sexta-feira, fevereiro 07, 2014

18

Tá quente... tá frio... tá morno!





Por Hermes C. Fernandes

Quem nunca brincou de “tá quente-tá frio”? Se não está ligando o nome à brincadeira, deixe-me explicar: trata-se daquele jogo infantil em que a criança tem seus olhos vendados, e tenta encontrar algo através do tato, enquanto as outras crianças dizem “está quente” ou “está frio” de acordo com a proximidade da coisa que se almeja achar. A graça da brincadeira é dizer que tá quente, quando na verdade tá frio. O problema é que ninguém se segura, e acaba caindo na gargalhada, revelando assim o embuste.

Penso que isso sirva de analogia para a relação entre a igreja e a cultura. Como cristãos, cremos que tivemos nossos olhos desvendados, e fomos arrebatados do império das trevas para o reino da luz. Porém, o mundo ao nosso redor segue mergulhado na escuridão. Devo esclarecer que não me refiro aos cristãos nominais, cegos em sua presunção religiosa, mas àqueles que, de fato, foram encontrados e transformados pelo amor que emana de Deus, e que personalizou-se na figura histórica do Nazareno.

Como cristãos, não podemos fazer vistas grossas ao que acontece à nossa volta. As Escrituras dizem que as nações andariam à nossa luz. Compete-nos, portanto, ajudar àqueles cujas vistas parecem estar ainda vendadas.

É claro que entre os ‘vendados’, há os que estão ‘quentes’ e os que estão ‘frios’ em sua busca. Isso pode ser facilmente percebido através de expressões culturais, seja na música, na poesia, na dramaturgia, nas artes plásticas, e até na ciência. Como também pode ser percebido na práxis adotada por cada um.

Em seu discurso no Areópago de Atenas, Paulo resume a verdade bíblica magistralmente. Ele afirma, sem medo de errar, que o Deus desconhecido a quem eles dedicaram um altar, é o Criador do Mundo e de tudo quanto existia, e que não carece de ser servido por mãos humanas. Também diz que ele mesmo havia estabelecido as nações, ordenando de antemão quais seriam seus limites geográficos e históricos. Segundo o apóstolo dos gentios, “Deus fez isto para que o buscassem, e talvez, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós” (At.17:27).

Após esta contundente declaração, Paulo cita os poetas/filósofos gregos: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns dos vossos poetas disseram: Somos também sua geração” (v.28). Seria como se um pregador de nossos dias resolvesse citar um autor secular famoso em um de seus sermões. Quem bom que Paulo não estava se dirigindo a crentes legalistas de nosso tempo, ou estaria se metendo numa encrenca das boas.

Em outras palavras, era como se o apóstolo dissesse: Está quente! Vocês não estão longe d’Ele. Estão chegando cada vez mais perto. Mas estou aqui para desvendar seus olhos para que finalmente vocês O encontrem.

Se fossem alguns pregadores de hoje, aquele altar teria sido derrubado num verdadeiro show de exorcismo e desrespeito à crença alheia. É difícil falar disso e não lembrar do episódio em que o bispo da igreja universal chutou a imagem de uma santa católica em pleno programa de TV. O que teria feito Paulo numa situação daquela? Teria xingado a imagem? Creio que não. Em vez disso, teria dito: Maria, a mãe do Salvador, por quem vocês têm tamanho respeito e devoção, foi quem disse acerca de seu Filho: Fazei tudo quanto Ele mandar. E por aí, Paulo conquistaria o coração até do mais fervoroso devoto mariano.

Imagine um pregador de hoje ter a ousadia de citar Chico Xavier para anunciar as boas novas aos espíritas? Ou ainda: que tal citar Maomé para introduzir a mensagem de Cristo aos muçulmanos? Ousado, não?

Mas a gente prefere gritar: Tá frio! Vocês estão completamente errados em sua fé! Chico Xavier era apenas um embuste! Maomé era um falso profeta! Buda não passava de um glutão safado!

E o pior é que com esta postura, estamos cada vez mais afastados daqueles que realmente necessitam conhecer a Luz do Mundo. E enquanto atacamos os que julgamos estar frios, nós estamos nos amornando, como a igreja dos laodicenses. Achamo-nos tão perto, e não percebemos o quanto estamos nos distanciando da verdade, na mesma medida em que nos distanciamos do amor. Tão perto, mas tão distante. Bom seria se déssemos ouvidos à advertência de Jesus à igreja de Laodicéia: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem qunte, vomitar-te-ei da minha boca. Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas” (Ap.3:15-18).

Bem que podiam ter dormido sem esta! Não se enganem. A carapuça cabe em nossas cabeças. Achamo-nos tão ricos, que jamais aceitaríamos que a cultura ao nosso redor tivesse qualquer contribuição a dar. Fechamo-nos hermeticamente em nosso mundinho gospel, a ponto de deixarmos de fora o próprio Jesus, que insistentemente bate à porta, conclamando-nos a cear com Ele. Aliás, Jesus toma a realidade social e cultural da cidade Laodicéia como analogia do estado espiritual em que aquela igreja estava. O colírio, por exemplo, era produto daquela região. Eis o exemplo de uma espiritualidade engajada com a realidade, aberta ao diálogo respeitoso, sem contudo, abrir mão da verdade do Evangelho.

Penso que nosso maior problema é com a presunção. Somos os santos, os eleitos, os sabichões, e que, ainda por cima, têm que aturar este monte de gente pecadora. Cabe aqui a reflexão certeira de Tomás de Aquino: “A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito." Tenho a impressão de que muitos cristãos contemporâneos estão entre aqueles para quem Paulo declara: “Confias que és guia dos cegos, luz dos que estão trevas, instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?”(Rm.2:19-21a).

Que tal se mirássemos nossas críticas mais ferrenhas em nossa própria direção, e olhássemos com mais amor e compaixão aqueles que nos rodeiam?

18 comentários:

  1. Eu penso que começar um discurso com "Andei pela cidade de vocês e vi que vocês são muito supersticiosos [tradução possível]" - depois de olhar templos e altares tão valiosos para aqueles homens - ainda afirmar "O Deus que criou todas as coisas nunca precisou disso, ele não é servido pelas mãos dos homens", não está muito claro pra mim que a intenção era ser agradável.

    O ponto de contato cultural da passagem é obvio, mas não percebo Paulo como tentando compatibilizar ou equiparar a Verdade que ele que ele possuía com a 'verdade' daqueles gregos. Parece exatamente o contrário, o desejo de confrontar usando as próprias bases deles. Isso inclusive nos versículos 27 e 28.

    Quando ele cita os poetas gregos, vale lembrar que eles não eram apenas homens de conhecimento, mas eram também pagãos e dos bons. Epimênides, que Paulo cita em outra epístola, é um bom exemplo disso. Mas, o contexto demonstra que ele faz isso para enfatizar a Verdade daquilo que diz e também inegavelmente confrontar.

    No restante da passagem ele chama aqueles homens de "profundo conhecimento religioso" de ignorantes, ordena que se arrependam e anuncia o juízo de Cristo (v. 30,31).

    O ponto em que eu quero chegar é apenas que, eu posso citar Edir Macedo em alguma pregação cristã, mas no final das contas deve ficar evidente que ele não é cristão.

    Assim como eu posso citar Hitler para algum skinhead nazista, mas de forma alguma para afagar o seu idealismo estúpido, antes para demonstrar o quanto o que ele crê ainda que tenha alguma aparência de verdade é contrário a verdade.

    O mesmo serve para os ateus. Bertrand Russel é ótimo para ser citado, principalmente pra mostrar o quando ateus são confusos e auto-contraditórios.

    Citar um trecho da bíblia da Satã simplesmente para cativar o coração de um seguidor da seita de Anton Lavey e depois conduzi-lo a outra verdade não me parece ser semelhante ao intento de Paulo. (E também não penso seja o seu Bp. Hermes, mas a maneira como o texto está colocado, para mim permite essas conclusões).

    Concordo plenamente que um dos nossos problemas é a presunção. Ou somos presunçosos dentro de igrejas como ativistas de um clube restrito, ou saímos achando que nós converteremos pessoas sendo simpáticos e evitando confrontá-las com a Verdade.

    Eu sempre falho no segundo grupo, principalmente com amigos da faculdade, ateus em especial. Pela graça de Deus pude dar testemunho algumas vezes, mas oro muito para ter a ousadia de Paulo.

    Penso que podemos ser humildes e fracos na presença como o crente Paulo (2 Co 10.1), mas estamos numa guerra onde o nosso discurso, como o dele nas epístolas (2 Co 10.9,10) é de potência destrutiva contra tudo que é contrário ao conhecimento de Deus:

    "As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

    Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo". (2 Co 10.4,5)

    Em todo caso deixo anotada minha posição, abraços!

    Obs: Estou deixando o mesmo comentário aqui pois parece que ele ainda não foi aceito no Genizah.

    ResponderExcluir
  2. Barbosa9:17 PM

    Irmão HERMES,DEUS seja louvado para todo sempre amem?
    É meu irmão! com certeza as igrejas estão mornas,e eu gostaria de falar sobre este assunto ok?
    Igrejas,sem a unção do Espírito Santo onde DEUS está pronto em vomita-las de sua boca.
    Alguns púlpitosde igrejas estão ministrando ensinos diabólicos.
    Meu Irmão,vc mencionou em Apocalipse 3.15 que diz: Eu sei as tuas obras,que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente. no versículo 16 diz: assim,porque és morno e não quente,vomitar-te-ei da minha boca. Assim diz DEUS!
    Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de Laudicéia morna,mas que também se enquadra nas igrejas de hoje atual,igrejas mortas,sem o Espírito Santo de DEUS.
    - A igreja morna é aquela que transige com o mundo e,em comportamento,se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor;professa o cristianismo,mas na realidade,é espirituamente "desgraçada e miserável" ver Apocalipse 3.17,18 que diz: Como dizes: Rico sou,e estou enriquecido,e de nada tenho falta(e não sabes que és um desgraçado,e miserável,e pobre,e cego,e nu),aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo,para que te enriqueças,e vestes brancas,para que te vistas,e não apareça a vergonha da tua nudez;e que unjas os olhos com colírio,para que vejas.
    - Jesus Cristo faz a esta igreja,e que se enquadra nas igreja atuais,uma séria advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual ver Apocalipse 3.15,17.
    - Jesus Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé,justiça,revelação e comunhão ver Apocalipse 3.18,19.
    - Nesta era de igreja morna,firmes são as promessas de Jesus Cristo às igrejas vencedoras. Jesus virá a elas com bençãos e no poder do Espírito Santo,e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno ver Apocalipse 3.20,22 e 8.
    - A igreja de Laudicéia,e as igrejas de hoje,em sua próspera auto-suficiência e seu mundanismo,tinha e têm rejeitado o Senhor Jesus Cristo. O convite de Jesus,como estando fora da porta da igreja,e o homem carnal,pastores,bispos,sendo atrações especiais assumindo o lugar que é e sempre será de Jesus cristo de Nazaré,Ele faz um apelo por uma comunhão com Ele com qualquer pessoa que se arrepender da mornidão espiritual,e do pecado ver Apocalipse 3.21.
    - O Espírito Santo não é propriedade das igrejas,nem de qualquer instituição humana. Ele é o Espírito de DEUS e de Jesus Cristo,e não o Espírito das igrejas ver Apocalipse 3.1 que diz: E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de DEUS e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras,que tens nome de que vives e estás morto.
    Jesus Cristo de Nazaré! Reaviva a tua igreja o teu povo! Senhor mande um avivamento para despertar seu povo do sono que dormes!

    ResponderExcluir
  3. Gordom7:11 AM

    Hermes,tenho minhas dúvidas deste Luiz Henrique que comentou,para mim ele corta dos lados.
    Está me cheirando que ele é da turminha do infeliz Edir Macedo.
    Pelas suas diversas colocações,para mim ele se entregou!Principalmente onde ele fala do trecho da bíblia da satã,que para mim onde ele se revelou seu propósito o que ele quer. Onde quer chegar!
    À mim ele não engana não! Se a bomba expuldir ele pula para o outro lado.
    Me desculpa mas é minha opinião! E tenho certeza no que falei.
    Podem jogar a primeira pedra,pois já estou acostumado de levar sempre.

    ResponderExcluir
  4. parker10:23 AM

    Caro Hermes
    Nao sigo a sua linha doutrinária mas gosto de ler o que vc escreve. Alguns artigos concordo totalmente, outros discordo totalmente, mas como sigo a máxima: "Posso nao concordar com a opiniao de outro, mas irei defender até o fim o direito desse outro ter a sua opiniao".
    Vc escreveu: "Penso que nosso maior problema é com a presunção. Somos os santos, os eleitos, os sabichões, e que, ainda por cima, têm que aturar este monte de gente pecadora".
    Caro Hermes, vc nao tem ideia de como é agressivo, como é preconceituoso estarmos numa roda de amigos e alguem chamar uns de irmaos (por ex.: Como está irmão Manuel?, Irmão João como foi o resultado do jogo? etc...) e outros apenas pelo nome (Por ex.: Como está Jose? Renato como foi o resutado do jogo).
    Ou seja a mesma pessoa trata alguns como irmaos e outros como nao sendo irmaos. E esta pessoa se diz defensora do Evangelho de Cristo?
    Como pode acontecer isso se Cristo pregou que todos somos filhos do Pai indepentedemente de estar numa igreja ou nao, de estar numa religiao ou nao.
    Pq esse tipo de atitude, embora acretido que a pessoa faça sem perceber) é extremamente agressiva e preconceituosa.
    Nao considero cristã esse tipo de atitude e isso é fato corriqueiro, isso acontece cotidianamente e o pior incentivado por muitos lideres que deveriam pregar o contrario.
    Claro que isso é apenas uma opiniao pessoal minha embora eu conheça mais gente que pensa como eu.
    Um grande abraço e felicidades
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão! Infelizmente, essa maldita bitolação, implantada nos crentes por décadas a fio, acabou por tornar-lhes vazios de conteúdo e de argumentação. Daí a pobreza franciscana em púlpitos e em grupos de evangelismo.
    A expressão "hermeticamente fechado" é auto-explicativa!

    Se der, visite: http://www.apenas-para-argumentar.blogspot.com/2010/09/fides-et-ratio-em-prol-de-uma-fe.html

    P.S.: Coloquei o seu banner lá. Teria o sr. a possibilidade de conceder-me a recíproca?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários, mesmo os discordantes.

    Pr. Ricardo, já inclui seu banner aqui. A gente segue juntos anunciando o reino de Deus e a Sua justiça.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Gordom11:42 AM

    Hermes,me desculpe mas não consigo ficar calado!
    Eses tipos de comentários,respeito a opinião deles,mas este meu caro Parker,também ele não me engana não!
    Vc mexeu na ferida deles,e eles estão furiosos!
    Vou falar novamente,têm muitos discípulos do "cristão",ou ... da "Estrela o artista principal" Edir Macedo escrevendo aí! Cuidado eles estão mascarados.
    O que este meu caro Parker disse,se é o seu nome verdadeiro,ele agora é o autêntico defensor dos outros,dos pobres e oprimidos o famoso justiceiro. Os fariseus estão de volta!
    Meu caro Parker,se falar besteira eu logo retruco,pois chega de mentiras,hiprosia!
    Eu gostaria de uma simples informação sua Hermes homem de Deus!
    Será que agora,temos um juiz para defender os outros? Ou será um super herói que apareceu,para defender os bonitões.
    Para mim eu trato o sr Parker pelo nome,e não como irmão! Que para mim também é da
    turminha do ...
    Por favor,Bispo Hermes,publique este comentário de elogios que faço,a estes comentáristas juízes! ok?

    ResponderExcluir
  8. Gordom,
    caro amigo, ou você não leu o que eu escrevi ou precisa se esforçar um pouco mais na interpretação de texto.

    O que eu disse é exatamente contrário ao Edir Macedo, ou a idéia de que algum dia ele foi ou seja cristão.

    Aliás, por favor, releia o que escrevi, se não for pelo meu pedido, que seja pelo menos para você não passar vergonha com o próprio comentário.

    Se ainda pensa que eu faço parte da turma do Macedo (ainda não consigo entender como vc concluiu isso) leia meu blog, lá tem muita coisa sobre o que penso dessa gente e outros textos de outros que refletem minha posição, que é alinhanda com o pensamento reformado tradicional histórico, como o do Bispo Hermes.

    Se ainda continuar acreditando nisso que você disse sobre mim, podemos ainda conversar por e-mail: luisvegano@gmail.com

    Mas se em todo caso, persistir nesse pensamento totalmente estranho peço que por favor, tome mais cuidado na leitura e interpretação de textos. Se você não conseguiu nem entender o que escrevi e fez questão de dizer que tem certeza que eu sou da turma do Macedo ou afins, tenho medo do que você possa fazer com a Bíblia ou com os livros que você lê.

    Com sinceridade e preocupação.

    Luis Henrique.

    ResponderExcluir
  9. Caro Hermes,

    A realidade da "igreja" se mostra no seu artigo, onde esfria-se o amor, e valoriza-se o ritual e o legalismo instituido pelos "os Caras"...só consigo enchergar Jesus, pela ótica da simplicidade e do Amor abundante, oriunda da Sua Graça...

    Parabéns pelo seu blog, certamente um ferramenta de reflexão e que tem nos trazido para atual situal do "mundinho gospel"...

    Deus lhe abençoe! Eder.

    ResponderExcluir
  10. Gordom1:45 PM

    Bispo Hermes,É a última vez que escrevo para o sr L.Henrique ok?
    L.Henrique,não vou ficar perdendo tempo com vc não!
    AH! Me poupe meu caro L. Henrique! É vc que têm que tomar cuidado com que escreve,pois já vi muitas besteiras,heresias que vc escreveu,que não levam a nada,e vc vem me dar sermão? Tira a trava do teu olho primeiro para que possa enxergar ok?
    Agora o que eu faço com a Bíblia,te digo com todo prazer.
    Eu me alimento através dela,a minha vida,alma,Espírito,e prego o evangelho,não fico assentado em banco de uma igreja,como vc deve ficar,APLAUDINDO LÍDERES E ETC não é mesmo? E nem escrevendo textos difamando seu próximo. Me parece que a carapuça encaixou certinho o que vc acha?
    Concluindo,vc não tem que ter medo,do que eu possa fazer com a Bíblia e livros.
    Sou eu,que tenho medo dos textos que vc escreve,isto é muito pior não é mesmo?
    A minha meditação é somente na Bíblia a Palavra de Deus,e não em textos de fofoqueiros correto?
    Foi um pazer,fazer este elogio a sua tremenda sabedoria;Luis Henrique: O MELHOR DE TODOS,O ÚNICO SÁBIO NESTA TERRA,O MELHOR INTÉRPRETE DE TEXTOS DE TODOS OS TEMPOS!
    IGUAL O SR DISSE,DIGO O MESMO: COM SINCERIDADE E PREOCUPAÇÃO.

    ResponderExcluir
  11. parker2:11 PM

    Gordon

    faço minhas as palavras que Dalai Lama usou qdo pediram sua opiniao sobre o Cristianismo.

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. parker2:13 PM

    Gordon

    e nao pense que fico feliz em ter que concordar com Dalai Lama, pelo contrario, lamento muito por isso.

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Gordom2:51 PM

    Bispo Hermes,eu disse que era a última vez que comentava,mas não dá para ficar calado!
    Meu caro parker,apenas foi um elogio de minha parte ao seu excelente comentário que é muito profundo,ou seja um monte de abrobrinhas! Ah! Vai plantar batatas.
    Pimenta nos olhos dos outros,dói não é mesmo?
    Vc desceu a lenha no Bispo Hermes,e agora vem dar de vítima? Me poupe por favor! Hipócrita!
    Mas eu vou te elogiar pelo excelente comentário que vc fez,é totalmente um lixo,uma porcaria que nunca mais deve ser lembrado.
    Para vc,até nunca mais. Joio!
    Bispo Hermes,prometo dou a minha Palavra,que não responderei mais ok? Mas publique pela última vez

    ResponderExcluir
  14. parker3:38 PM

    Hermes

    nao sei onde posso ter faltado ao respeito à sua pessoa.

    Apenas expressei minha opiniao e julgo que agi de forma educada e honesta.

    Pessoalmente não considero que discordar de alguem de forma civilizada seja sinonimo de "descer a lenha".

    Agora, eu não posso concordar que seja exemplo de Cristinismo agredir os outros de forma gratuita e desnecessãria em uma conversa civilizada.

    Lamento que o Gordon esqueça que ditadura acabou ja alguns anos e que para a infelicidade dele e nossa felicidade estamos em uma democracia (pelo menos por enquanto).

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4:31 PM

    "Obrigado meu Deus!
    Por usar o Hermes pra falar o que precisamos ouvir e não o que queremos!"


    Texto maravilhoso, vou jogar meu tumblr com créditos a vc, okz?!

    @danysussa

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4:42 PM

    Tá quente... tá fio... tá morno! É uma boa idéia para refletirmos sobre a proximidade ou distanciamento ao qual estamos do centro borbulhante da caldeira que ferve.
    Refletir sobre a necessidade que temos de espelhar a Glória de Deus vai nos habilitar a saber a temperatura que temos que assumir a cada circunstancia da milícia que nos foi confiada. O Evangelho da Paz é o nosso Norte, a nossa Bússola a nossa Mira. O Amor é o conjunto Universo que abarca todas as operações humanas dentro do trabalho de Campo da Seara Divina. Não podemos perder de vista o Dono da Seara.
    O enfoque pervertido que desvia a Mira da direção do Porto desejado inverte a fraternidade do Amor que sublima numa desordem Orgânica contrária ao curso Livre de uma Vida ventilada.
    A brincadeira infantil nos remete à orientação que Jesus pregou usando daquelas crianças como figura: Aquele que não tornar-se como uma destas crianças não é digno do Reino dos Céus.

    ResponderExcluir
  17. Tá quente... tá fio... tá morno! É uma boa idéia para refletirmos sobre a proximidade ou distanciamento ao qual estamos do centro borbulhante da caldeira que ferve.
    Refletir sobre a necessidade que temos de espelhar a Glória de Deus vai nos habilitar a saber a temperatura que temos que assumir a cada circunstancia da milícia que nos foi confiada. O Evangelho da Paz é o nosso Norte, a nossa Bússola a nossa Mira. O Amor é o conjunto Universo que abarca todas as operações humanas dentro do trabalho de Campo da Seara Divina. Não podemos perder de vista o Dono da Seara.
    O enfoque pervertido que desvia a Mira da direção do Porto desejado inverte a fraternidade do Amor que sublima numa desordem Orgânica contrária ao curso Livre de uma Vida ventilada.
    A brincadeira infantil nos remete à orientação que Jesus pregou usando daquelas crianças como figura: Aquele que não tornar-se como uma destas crianças não é digno do Reino dos Céus.

    PAIXÃO,Edson.

    ResponderExcluir