sexta-feira, setembro 10, 2010

13

Narcisismo pra lá de metro... Pastores Metrossexuais

"Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo. A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento." (Fonte: wikipédia)

Qualquer correspondência com fatos da vida real, principalmente os que envolvem em especial pastores, pregadores e ensinadores evangélicos da atualidade, não é mera coincidência.

Há muitos nos "palcos da fé", se afogando em caprichos, excessos de vaidade, paixão e culto a si mesmos. É o Ministério Evangélico Narcisista em plena atividade, e com tanta força, ao ponto de influenciar a criação de outro ministério cristão evangélico, o Ministério Evangélico Metrosexual.

O ministro metrosexual é aquele que valoriza excessivamente a aparência, não se preocupando com o que os outros pensam ou falam ao seu respeito. Gasta muito tempo e dinheiro em clínicas de beleza, fazendo a unha, tratando da pele, dando um "grau" na sobrancelha, cuidando do cabelo (com direito a tintura, chapinha e tudo mais).

O ministro "metro", não dispensa de forma alguma, quando necessário, uma boa lipoaspiração, nem uma cirurgia estética corretora.

É um assíduo frequentador de academias e investe pesado em cremes, perfumes e shampoos. Na hora de se arrumar (principalmente para pregar) não dispensa uma boa maquiagem, um brilho nos lábios, um lápis nos olhos, aquele toque nos cílios, e uma bela lente de contato.

Seu vestuário é um verdadeiro show. Tons vivos, vibrantes, berrantes, "chegueis" e cintilantes, são a sua marca registrada.

Os sapatos são bicolores, tricolores e multicores. Quanto mais brilhosos, melhor (ops, tenho um preto verniz!).

Recebi a informação, de que o Ministério Evangélico Narcisista (MEN) e o Ministério Evangélico Metrosexual (MEM) estão credenciando novos obreiros e ministros. Trata-se de entidades evangélicas interdenominacionais, sem nenhuma dificuldade em receber ministros das várias confissões e tendências teológicas (tradicionais, históricos, reformados, pentecostais, neopentecostais, ultrapentecostais, etc.)

Calma, não estou julgando ninguém pela aparência, mas apenas relatando os fatos.





Pr. Altair Germano 

13 comentários:

  1. Meu Deus, que coisa mais sem cabimento esse texto! Não é porque vocês homens são relaxados que todo mundo tem que ser também!

    ResponderExcluir
  2. Isa,

    Creio que você não compreendeu o cerne do Texto... A critica do Bispo é contra aqueles ministros que põe a aparência acima do conteúdo... A Palavra é que é importante, e a atenção tem que estar voltada para Cristo! O ministro tem, como bom sal que é, desaparecer! E não é isto que vemos... Vemos imensos banners com o rosto dos lindões estampados!

    Deus te abençoe!

    nEle

    ResponderExcluir
  3. Nenhum pregador pode chamar mais a atenção do que a mensagem que ele está pregando...o Centro das atenções é, ou pelo menos deveria ser Cristo!
    Essa é a cerne do texto querida irmã....e com isso concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  4. Lóis4:47 PM

    Irmão Hermes,me desculpe-me,o irmão não tem nada há ver com o texo,mas não dá para ficar calado como ovelha indo,e sendo enganda para o matadouro.Não dá!Mas não dá mesmo?
    Realmente,concordo com a Isa Medeiros,este texto é siplesmente ridículo.
    É,perca de tempo e ganho de Satanás!
    Este texto é puramente vazio,onde está Deus?
    Cada um tem a liberdade de fazer o que quizer,agora vcs querem dizer que isto é pecado? Ah! Vão caçar o que fazer.
    O ser HUMANO está esperando que alguém possa falar de Jesus,principalmente os que estão totalmente escravizados nas drogas,no alcóol no Crack,onde Satanás está reinado,e está levando estas pessoas no nosso próximo,homens feitos a imagem e semelhança de Deus,indo minuto à minuto para para inferno. O que tens feito para impedir isto?
    Lembrem-se amanhã pode ser seu filho! Que Deus tenham misericórdia!
    Esta droga enviada do infenro está destruindo as famílias violentamente,as ruas estão cada dia só aumentando de pessoas acorrentadas pelo vício,a estatística é confirmada e verdadeira,os jovens de todas as classes,até os mais velhos estão virando mendigos e mendigando dormindo nas calçadas,nas ruas,como se fossem cachorro sem dono,totalmente destruídos aprisionado por Satanás.
    E vc! O que está fazendo! Está preocupando com os metrossexuais? Há meu irmão! A coisa é séria!
    Meu amigo,Jesus Cristo que te salvou da lama do pecado,e vc o que está fazendo para ele?
    Vc não ama seu próximo que está drogado,prostituindo,mendigando nas ruas?
    Está pregando para eles dizendo que só Jesus Cristo liberta e dá a vida eterna? VC ESTÁ FAZENDO ISTO?
    SE VC NÃO O SEU PRÓXIMO QUE VÊ,COMO PODEIS AMAR A DEUS QUE NÃO VÊ?
    Jesus disse,que a seara é grande e os trabalhadores são poucos.
    Meus irmãos,tem alguém precisando de vcs agora,para ouvir que Jesus Cristo salva,liberta,e cura,e é o único caminho que leva o pecador ao céu e dá vida eterna.
    Talvés em uma esquina e etc,e até mesmo dentro da sua própria casa.
    Este pastor que escreveu isto,deve lembrar que com o diabo não se brinca,principalmente com DEUS!
    Os dias são maus,e Satanás não está perdendo tempo,e está levando,empurrando milhares de pessoas a cada segundo ou minuto para o inferno.
    Parem de preocupar com as coisas futéis,e lembre-se,que o homem o ser humano sem Jesus Cristo,está clamando por socorro!
    Meus irmãos,eu estou guereando contra Satanás frente à frente,e digo,os poucos irmãos que estão combatendo o inferno são poucos.
    Novamente eu digo: TEM ALGUÉM PESSOAS PRECISANDO DE VCS! IDE,E PREGAI O EVANGELHO DE JESUS CRISTO,LIBERTE O CATIVO QUE ESTÁ ACORRENTADO POR SATANÁS ATRAVÉS DA AUTORIDADE DA PALAVRA E DO NOME DE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  5. alguem identificou uma pessoa q grita, faz gente cair, e usa chapinha aí, hein???

    ResponderExcluir
  6. Senti um desejo enorme de repiclar o último post, mas deixo o meu respeito ao pensamento do meu irmão e creio que o merece porque realmente não entendeu a mensagem em sua plenitude. Parabenizo ao Hermes pelo artigo e creio fielmente que essa é a realidade dos palcos "evangélicos", totalmente incondizente com a essência da pregação de Cristo. (Há... e o Cristo aqui citado é aquele dos evangelhos, sem a deturpação de muitas instituições cristãs atuais).

    ResponderExcluir
  7. Lóis7:59 PM

    Meu irmão Hernes,não está no texto mas,gostaria de concluir meu raciocínio que comentei anteriormente,queria finalizar,sobre esta maldita droga que se chama crack Ok. Se possível publique,obrigado.
    Meu irmão é caso real,Dois vizinhos meu viciaram neste maldito crack.
    Eles começaram a desmontar a sua casa toda,e venderam,portas janelas,tudo que tinha dentro desta casa,para comprar esta maldita obra do inferno.
    Sendo que um deles ouviu falar de Jesus através de um irmão e eu e aceitou.
    Ele ganhou uma bíblia,mas devido ao seu alto efeito do crack ele estava totalmente alucinado e agitado,quando em poucos minutos quando viramos as costas este rapaz ofereceu a bíblia para uma pessoa em troca de R$ 5,00,para comparar o crack. Tentamos falar com esta pessoa mas ela não quiz converar conosco. É Lamentável!
    Concluindo,a mãe desses dois faleceu de tanto desgosto,e um deles foi para no hospital psquiatrico,onde permanece,e o outro virou mendigo dormindo nas ruas.
    Eu ainda não consegui encontrá-los,mas vou fazer o possível para derrotar Satanás,e levá-los Verdadeiramente a Jesus Cristo para serem livres das correntes de Satanás e do inferno.
    Meu irmão! Está família era próspera financeiramente,e hoje eles não têm nada,nem casa para morar,venderam tudo que tinham,e moram nas ruas! É triste meu irmão ver meus vizinhos nesta situação.
    Eu resgatei dois jovem outro dia,sendo que eles estavam totalmente alucinados pelo crack,e um deles estava em um pequeno barranco e o barranco não era íngreme. Este jovem queria subir este barranco e tomando distancia correu mas não conseguia subir,de repente ele começou a subir,novamente não consegui pois não tinha força;de repente ele começou a subir gatinhando pois ele achava que este barranco era uma parede e ele pensou que estava bem alto,e começou a gritar socorro me tirem daqui.
    O outro rapaz,começou a subir em grade de uma garagem,e ficava de cabeça para baixo dizendo que era o homem aranha. Que cena terrível!
    A palavra de Deus foi semeada,os demônios sairam,e começaram a chorar e pediu socorro para ajudá-los a sair desta prisão.
    Mas devido a seus estados alto de alucinanção só Deus sabe,porque a Palavra de Deus não volta fazia,mesmo se a pessoas não estiver no seu consciênte perfeito. Porque a Palavra de Deus ela é viva e eficaz,é mais cortante que uma espada de dois gumes e penetra até a divisão de alma e espírito ,e juntas e medulas;e é apta para discernir os pensamentos e a intenção do corção.
    O evangelho de Jesus Cristo é para salvar os homens perdidos.
    É isto que Jesus Cristo quer do cristão,libertar os homens cativos da prisão de Satanás com o poder de sua Palavra.
    Falo para vc irmão Hermes,como é triste,e dói dentro do meu coração,ver como o diabo está destruindo nossos jovens.
    E as igrejas lotadas! Dando glórias a seus ídolos,cantores e pastores!
    E os necessitados pedindo socorro,e cominhando para o lago do fogo e exofre ,pois não há quem pregue o evangelho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela excelência do texto!Infelismente o que está fazendo sucesso hoje em dia é um evangelho barato e vazio que não tem nada a ver com o "Negar-se" de Jesus,prova disso são os comen~´arios equivocados acima.Devemos pregar O Evangelho de Jesus,que é simples,puro e direto,o que sai disso é vaidade.Agradeço suas gentis palavras no meu blog.Deus o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  9. Estou convencido... Algumas pessoas realmente não lêem o texto antes de comentar...


    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  10. O artigo tem uma mensagem central bem definida, e trata-se da aparência sobrepujando o conteúdo, com certeza não está em questão aqui o uso de cremes e perfumes, tampouco o aparar de unhas ou sobrancelhas, mas o exagero nesses pormenores que deveriam ser apenas questão de higiene pessoal e o bom cuidado de si.
    Infelizmente, o metrosexualismo tem tomado tanto tempo, que pesquisas mostram que menos de 70% dos "pregadores" atuais já leram a bíblia toda pelo menos uma vez.

    Parabens pelo texto Pr. Altair Germano

    ResponderExcluir
  11. O Irmão Antonio já disse tudo, o problema é a aparênca sobrepujar o conteúdo.

    Não sei até que ponto é verdade ou lenda, pois nunca estudei a história a partir de uma fonte confiavel. Mais já ouvi de diversas pessoas as narrativas a respeito do celebre Pastor W. J. Seymour, e o que acontecia na rua Azusa em Los Angeles, por volta de 1906. Segundo consta foi um dos maiores avivamentos do Espírito Santo, registrado em toda a história.

    Dizem que nesta epoca o Pastor W. J. Seymour durante os cultos, cobria o rosto com uma caixa de sapatos, ou ficava abaixado atrás do púlpito, para não chamar a atenção para si, o importante ali era a mensagem e o mover do Espírito.

    Verdade ou não, é um belo exemplo de humildade. Talvez, se vivesse em nosso tempo e agindo assim, poderia tirar muitos de nossos irmãos da droga. O que infelizmente, muitos hoje não conseguem, pois vão ao púpito para um show particular, não se preocupando se a mensagem edifica, ou pior, não tão nem ai se o Espírito está agindo ou não, eles sozinhos podem emocionar, convencer e conduzir a "platéia" ao céu.
    Naquele que deve ser o centro,
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz Bispo Hermes,

    Também tive um pastor metrossexual, era um homem jovem e tinha um ministério bem sucedido aqui em Portugal, pregava por diversos países na Europa e viajava muitas vezes ao Japão e EUA.

    Bem, como estava presente em vários congressos e conhecia muitas pessoas, se tornou uma pessoa obcecada pela aparência, gastava rios de dinheiro em ternos caríssimos e em tratamentos de beleza, sempre deixou claro que a aparência contava muito nas reuniões de "poder".

    Sua fixação por beleza se tornou tão grande ao ponto de ficar satisfeito quando algum cooperador lhe contava que alguma irmã tinha feito comentários sobre a sua aparência, às vezes até comentários não convenientes (mesmo sendo um homem casado).

    Uma certa feita estive internado em estado grave, estive entre a vida e a morte devido a um acidente, passados dois dias quando estava livre de perigo passei a receber visitas, e o tempo passou e nunca meu pastor me visitou, porém um dia um jovem da igreja foi me visitar e disse que tinha ido com o pastor, fiquei muito feliz, porém minha alegria se foi quando ele disse que o pastor estava em uma clínica de beleza ao lado do hospital.

    Depois o pastor ligou para se desculpar dizendo que demorou muito na depilação a laser e na hidratação da pele, eu nem sequer recebi uma visita pastoral o período todo em que estive internado, porém meu pastor semanalmente estava presente nesta clínica de estética fielmente.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia: A PAZ DO SENHOR:

    Amado Ministro, também compartilho da ideia engedrada pelo irmão.
    Esse comportamento narcisístico pode ser comparado com o precipício da idolatria, se formos analisar a deprimente raiz, e o mais triste é saber que estamos primando pelo contingente(forma externa) em detrimento do conteúdo (Palavra de Deus).
    Exatamente navegando ao contrário do que nós ensinamos, ou seja primamos pela exzcel~encia do conteúdo espiritual, exegetico, hermeneutico, teológico das Escrituras para dar ênfase ao "ser", enquanto isso os "colegas" ministros popstars dão ênfase ao aspecto visual,a performance, ao "ter".
    Me perdoem os "colegas" que utilizam desta forma, mas esta prática comportamental de um visual de vitrine com a mensagem da profundidad de uma chícara de chá, com seu conteúdo requentado, em detrimento do Evangelho puro e simples da Palavra é um comportamento execrável.
    A prática de ser popstar, isto é o aspecto visual destacar-se mais do que a Mensagem é literalemente, textualemnte, indubitavelemnte e inquestionavelmente contrária ao determinado no mandamento da Bíblia, me desculpe.

    PS: USO TERNO DE ALFAIATE, USO RELÓGIO DE OURO, USO SAPATO DE COURO EXÓTICO, MAS PREGO A PALAVRA BÍBLICA COM EXEGESE, HERMENEUTICA,E DISCERNIMENTO; ORO, SUBO MONTE, JEJUO, LEIO AS ESCRITURAS E LIVROS, PESQUISO, PREPARO A MENSAGEM, COM O MELHOR DO MEU TEMPO. NO MEU ENTENDER PESSOAL É O MÍNIMO QUE POSSO FAZER. ME PREOCUPO EM ESTAR DECENTEEMNTE TRAJADO LOGICAMENTE, MAS O FOCO SEMPRE FOI, É , E SEMPRE SERÁ A PALAVRA DE DEUS.
    PR CLAUDIO ACCONCI

    ResponderExcluir