terça-feira, julho 10, 2012

12

Espero que você se escandalize com isso! Deus deve estar decepcionado...



Hermes C. Fernandes

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”
Papa Francisco

N
o tempo do ministério de Jeremias, havia um povo considerado excêntrico pelos demais habitantes de Judá, que era conhecido como os recabitas e viviam do lado de fora dos muros, isolados do resto do mundo. Não bebiam vinho, não construíam casas, nem cultivavam a terra. Habitavam em tendas, como os antigos patriarcas hebreus. Ninguém os levava realmente a sério. De repente, Deus ordena que Jeremias os convide para ir ao Templo em Jerusalém.

“Palavra que do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá: Vai à casa dos recabitas, fala com eles, leva-os à casa do Senhor, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber.” Jeremias 35:1-2

O profeta deve ter estranhado as orientações que Deus lhe estava dando. Por que oferecer ao recabitas algo que eles certamente recusariam? Que sentido havia em tentá-los?

Mas Jeremias não titubeou e pôs “diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos deu ordem, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem os vossos filhos. Também não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vós andais peregrinando” (vv.5-7).

Estas ordens haviam sido dadas por Jonadabe há duzentos anos, isto é, cinco gerações anteriores àquela. Todavia, os descendentes de Jonadabe jamais se desviaram delas.

Que grande líder foi Jonadabe, a ponto de sua influência permanecer por dois séculos após sua partida.

Antes de prosseguirmos em nossa reflexão sobre a postura dos recabitas diante da tentação, vamos descobrir um pouco mais sobre seu patriarca. Jonadabe aparece em II Reis 10:15, em parceria com Jeú, rei de Israel, na ação contra a casa do Acabe – o marido da abominável Jezabel. Deus havia confiado a Jeú a missão de não deixar vivo nenhum descendente daquele malévolo rei. Embora já estivesse morto à época, Acabe deixara nada menos que setenta filhos, que a qualquer momento poderiam reivindicar o trono de Israel, e manter a política devassa de seu pai. Nesse contexto, Jeú, que havia sido ungido rei de Israel por intermédio de Eliseu, se encontra com Jonadabe. Eis o relato:

“Partindo dali, encontrou-se com Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro. Saudou-o Jeú e lhe perguntou: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? Respondeu Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a tua mão. Ele lhe deu a mão, e Jeú o fez subir consigo ao carro. Disse Jeú: Vem comigo e vê o meu zelo pelo Senhor. Então o fez sentar consigo no carro.” II Reis 10:15-16

À luz deste texto, concluímos que Jonadabe era um homem fiel ao Deus de Israel, e leal ao homem escolhido por Deus para reinar sobre o Seu povo. Homens assim sempre deixam um legado para as próximas gerações. Gente fiel gera gente fiel. Por isso, duzentos anos depois de sua morte, seus descendentes ainda lhe eram fiéis. E é para essa fidelidade que Deus queria chamar a atenção do povo de Judá nos dias de Jeremias. A fidelidade dos recabitas lhes serviria como referência.

Aprendemos com Jonadabe que só devemos dar as mãos àqueles com os quais nosso coração for reto. Só há comunhão legítima, quando autenticada por convicções verdadeiras. É claro que Deus jamais requereu deles que vivessem separados dos demais, ou que se abstivessem de vinho ou do cultivo da terra. Pelo contrário. Quando o povo de Judá foi levado em exílio para a Babilônia devido à sua infidelidade, a ordem de Deus foi que eles construíssem casas, plantassem pomares, casassem suas filhas, enfim, que se estabelecessem lá, de onde só sairiam setenta anos depois (Jr.29:4-7).

O tipo de espiritualidade que Deus propõe ao Seu povo não é sinônimo de alienação. Deus almeja ver Seus filhos espalhados pelo mundo, infiltrados em todos os setores da sociedade, fazendo a diferença. Infelizmente, a maioria dos cristãos age com os recabitas. Preferem separar-se, viver em guetos, sem misturar-se com a sociedade à sua volta. Em momento algum Deus endossou o modo de vida dos recabitas. O que Ele quis foi dar uma lição aos demais judeus, demonstrando o tipo de fidelidade que Ele requeria deles. Veja o desabafo do Senhor:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? Diz o Senhor. As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberam vinho até este dia, antes ouviram o mandamento de seu pai. A mim, porém, que vos tenho falado a vós, madrugando e falando, não me ouvistes. Também vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando, e enviando, e dizendo: Convertei-vos, cada um do seu mau caminho (...) Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, que lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu”(vv.13-15a, 16).

A questão não era a abstenção de vinho, nem o fato de habitarem em tendas. A questão era a obediência às instruções de seu patriarca.

Presenciei durante minha estada nos Estados Unidos pessoas oriundas das mais diversas culturas, que apesar de estarem longe do seu chão, mantêm-se fiéis aos seus costumes e à sua fé. Vi mulheres que só saem de suas casas usando véus que cobrem parcialmente seus rostos. Muçulmanas, que apesar de todo preconceito que sofrem aqui, são fiéis àquilo que aprenderam de seu profeta Maomé. Vi hindus que jamais retiram seus turbantes em reverência aos seus inúmeros deuses. Deus não exige que vivamos como eles. Mas exige que sejamos tão fiéis a Ele, quanto eles são aos seus deuses e profetas.

Temos muito que aprender com os espíritas, e suas obras de caridade. Se fôssemos tão fiéis ao Evangelho, quanto eles aos ensinos de Kardec, esta exortação não nos caberia como uma luva.

Temos que tirar o chapéu para os crentes que chamamos carinhosamente de legalistas. Falta-nos o seu espírito aguerrido, sua coragem para ir além de suas possibilidades, tudo em nome de sua fé (ainda que equivocada!).

Deus poderia colocar diante de nós, testemunhas de Jeová, Mórmons, Budistas, e até Candomblecistas e Umbandistas, para que aprendêssemos com eles. Assim como Jesus usou um Samaritano como referência de bondade e amor, ainda que sua crença estivesse equivocada.

Não se escandalize com isso! Jesus era mestre em usar exemplos escandalosos. Ele chegou mesmo a elogiar um centurião romano, dizendo que jamais encontrara tamanha fé, nem entre os filhos de Abraão.

Todos sabemos dos pega-pra-capar que Jesus tinha com os fariseus. Ele os chamava carinhosamente de hipócritas. Mas nos esquecemos que Jesus os tomou como referência para os Seus discípulos:

“Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:20

Repare nisso: Deus requer muito mais de nós, do que a fidelidade demonstrada por qualquer religioso ao seu credo. Afinal de contas, a graça nos foi revelada, e isso nos torna indesculpáveis. E não se trata de uma graça barata, mas uma graça que, segundo Paulo, “nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente”(Tt.2:12).

Testemunhando sobre seus patrícios, Paulo diz: “Pois dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento” (Rm.10:2). Ora, o que esperar, então, de quem afirma ter recebido o entendimento da graça? Pior que ter zelo sem entendimento, é ter entendimento sem zelo.

Se um muçulmano é capaz de dobrar seus joelhos várias vezes ao dia em direção à Meca, cumprindo assim a uma ordenação de seu profeta Maomé, do que seria capaz um cristão que recebeu a graça de Cristo?

Recordo-me com carinho quando minha filha Revelyn estudava num High School em Lake Mary, na Flórida, e se dispôs a ajudar um colega muçulmano recém-chegado do Irã, e que não sabia falar uma única palavra em Inglês. Tanto ela, quanto meu filho Rhuan, tiveram que aprender a se relacionar com pessoas de diversas culturas, sem qualquer ranço de preconceito.

Já testemunhei uma família de judeus, em pleno aeroporto de Nova York, por volta das 5h. da manhã, fazendo suas orações na frente de todos, sem qualquer constrangimento.

O problema é que muitos têm usado a graça como justificativa para uma vida descomprometida e desregrada. Não seria isso que Paulo chama de receber a graça de Deus em vão (2 Co.6:1)?

Seguidores de credos de matizes africanos são capazes de se expor ao escárnio em plena luz do dia para oferecer suas oferendas em logadouros públicos. E quanto a nós, que afirmamos amar a Cristo? Quantas vezes temos nos exposto por Ele? Alguns nem sequer se identificam como cristãos. É de se admirar que as crenças oriundas do continente africano tenham sobrevivido a tantas perseguições e preconceitos, ainda que para isso algumas tenham se valido do sincretismo.

Um crente neo-pentecostal, sem o conhecimento da graça, faz qualquer sacrifício em nome de sua fé. E quanto a nós, o que temos feito em prol da mensagem do reino? É muito fácil criticá-los. Mas se a Bíblia diz que cada um será julgado de acordo com aquilo que houver recebido, o que será de nós? Eles vivem por aquilo que receberam. E com o pouco que têm recebido, têm feito muito mais do que aqueles que afirmam que receberam toda a revelação da Palavra.

Mais uma vez suplico: Não se escandalizem comigo. Não me vejo em condição de julgar, nem tampouco endossar qualquer prática religiosa. Minha questão aqui não tem nada a ver com a prática, mas com a fidelidade.

Posso condenar qualquer ato considerado idólatra, como por exemplo, carregar um andor com uma imagem qualquer. Mas também posso enxergar de outro ângulo e dizer: Uau, quanta disposição em servir! Quanta veneração! Paulo fez isso em Atenas. Ele não condenou seus cidadãos por serem idólatras, mas elogiou-os por serem fervorosos em sua religiosidade, garantindo com isso a sua atenção e simpatia, a fim de introduzir-lhes o evangelho (At.17:22).

Qualquer ato de terrorismo pode ser considerado abominável. Mas é admirável a disposição que alguns fundamentalistas islâmicos têm de morrer por sua fé. Disposição antes encontrada nos primeiros cristãos. A diferença é que estes morriam por sua fé, enquanto aqueles querem levar o maior número possível consigo. Os cristãos primitivos movidos por amor, enquanto aqueles são motivados pelo ódio.

Pode-se dizer que a doutrina das testemunhas de Jeová destoa do que consideramos ortodoxo. Porém, quem de nós se dispõe a bater de casa em casa para anunciar o Evangelho? Que prejuízo um adventista do sétimo dia se dispõe a sofrer por guardar o sábado? E nós, já sofremos algum prejuízo pela causa do Evangelho?

Voltemos para Jonadabe e os recabitas e consideremos a recompensa que tiveram por sua lealdade aos ensinos de seu pai.

“À casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, guardastes todas as suas instruções, e fizestes conforme tudo o que vos ordenou. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias” (vv.18-19).

Milhares de anos se passaram desde que esta palavra fora dita pelo Senhor. E onde foram parar os recabitas? Será que ainda existem? Teria Deus cumprido Sua promessa àquele povo? A mais recente notícia sobre eles dá conta de que foi descoberta na Arábia, perto de Meca, uma tribo que se diz descendente de Jonadabe. E mais recentemente, foi descoberta perto do Mar Morto, outra tribo beduína que também se identifica como recabitas. E pasmem: Esse povo que afirma ser os remanescentes dos recabitas, ainda se mantém fiel aos preceitos de Jonadabe.


E será que nesses dois mil anos de Cristianismo temos nos mantido fiéis aos preceitos de Cristo?

12 comentários:

  1. Meu amado irmão, parece que você leu os meus pensamentos ou está aqui em casa observando os meus estudos ou ainda sentado em uma das cadeiras de minha igreja, assistindo as minhas últimas pregações... Deus tem falado MUITO comigo e consequentemente com aqueles com quem tenho contato exatamente sobre Fidelidade. Tenho observado gente de todo tipo de crença tão fiéis às suas ideologias e tão felizes por respeitá-las, vivê-las, não importando o quanto até pareçam bitolados, fanáticos, loucos... tudo porque entenderam o princípio da Fidelidade. Nós, crentes em Jesus, precisamos aprender este princípio, o mais importante de todos, que nos torna pessoas maduras na fé, não importando as circunstâncias. Chova ou faça sol, fiéis. Na luz ou na escuridão, fiéis. Com pouco ou com muito, fiéis. Muito obrigada por compartilhar tão preciosa verdade. Deus te abençoe muitíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Hermes querido.

    O seu texto chacoalhou minhas idéias, me fez repensar muito minhas atuais configurações, o modos operandi da minha fé no Senhor.

    Senti um recado bem dado do Pai diretamente. Ainda mais na parte que vc friza que alguns nao gostam de se identificar como cristãos.

    Mais não por querer ser isenta da responsabilidade que isso pode me trazer, mais sim por raiva da religião. Odeio religião. Mais de fato existe uma linha muito tênue entre odiar a instituição humana, a religiosidade e negligenciar a fidelidade ao Senhor nosso amado Salvador.

    Creio que vidas serao impactadas através deste texto, assim como muitos outros que vc tem escrito.

    O que dizer mais?

    Somente, continue , vai nessa tua força.

    Continue sendo fiel, sua fidelidade a palavra tem impactado outras vidas.

    Agradecemos a Deus por sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Hermes, apesar da boa mensagem que você traz em seu texto, se você me permiti, vejo nele alguns problemas. Não que sejam problemas para você, claro, mas só o são para mim de acordo com o meu modo de ver as coisas tratadas por ele.

    “Infelizmente, a maioria dos cristãos age com os recabitas. Preferem separar-se, viver em guetos, sem misturar-se com a sociedade à sua volta.”

    Nessa frase você critica os “cristãos-recabitas” que vivem em guetos, mas no final do teu texto você bem observa que Deus(na verdade o profeta Jeremias), ao invés de repreendê-los pelo seu modo de vida, ao contrário, lhe faz promessa de longevidade como povo. Não há aí uma má colocação de exemplos? Não foi sempre essa visão dos antigos cristãos fundamentalistas de serem “separados do mundo” que o faziam firmes em seus propósitos e observâncias?

    “Veja o desabafo do Senhor:

    “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel...”
    Bem, aqui eu tenho uma diferença teológica com você: não concebo Deus fazendo “desabafos” mas concebo o profeta em nome de Deus tê-lo feito e autenticá-lo como se fosse de Deus.

    “Deus poderia colocar diante de nós, testemunhas de Jeová, Mórmons, Budistas, e até Candomblecistas e Umbandistas, para que aprendêssemos com eles. Assim como Jesus usou um Samaritano como referência de bondade e amor, ainda que sua crença estivesse equivocada.”

    De onde você tira que Jesus considera a fé do samaritano como equivocada? Nada é dito sobre isso no contexto da parábola. No encontro com a samaritana, no entanto, ele diz que tanto samaritanos quanto judeus adoravam de forma equivocada, mas realmente não vejo nessa afirmativa uma condenação mas um ensinamento. Mas você dá os exemplos de fidelidade de vários grupos considerados hereges pelos cristãos como se a medida de julgamento de todas as coisas fosse a nossa (ou a sua) própria prática de cristianismo. Será que Jesus também não diria que nem eles nem nós sabemos o modo certo de adorar?

    “Um crente neo-pentecostal, sem o conhecimento da graça, faz qualquer sacrifício em nome de sua fé. E quanto a nós, o que temos feito em prol da mensagem do Reino? É muito fácil criticá-los.”
    Porque você diz que um neo-pentecostal não conhece a graça? A graça é patrimônio de quem? É possível conhecer a graça e mesmo assim cometer equívocos? Os cristãos tradicionais ou reformados são perfeitos em tudo que fazem em sentido espiritual e interpretação bíblica?

    “À casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, guardastes todas as suas instruções, e fizestes conforme tudo o que vos ordenou. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias” (vv.18-19).

    Aqui, fica claro que Deus (ou melhor, o profeta) não questiona as práticas dos recabitas, ao contrário, confirma-lhes a autenticidade do seu modo de vida. Por isso não sei se o modo como você colocou esse exemplo de fato confirma a sua tese que creio, seja verdadeira.

    Bem, estou apenas tentando analisar teu texto por outro viéis que não o óbvio que seria a concordância com a sua tese quanto à fidelidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto, me sinto edificada por meio desta leitura.

    ResponderExcluir
  6. Barbosa12:02 PM

    Irmão HERMES,graça e paz do Mestre dos Mestres,o único e Justo: Jesus Cristo de Nazaré,o Cordeiro Santo de DEUS!
    Meu irmão! vc mencionou Jeremias 34.1,2,que é muito interessante,e gostaria de comentar ok?
    RECABITAS.
    Este povo fazia parte de uma tribo nômade aparentada com os queneus e com jetro,sogro de Moisés; ver Juízes 1.16; I Crônicas 2.55. Seu ancestral,Jonadabe; ver 2 Reis 10.15,27,ordenava a seus filhos,mais de duzentos anos antes,que não bebessem nenhum tipo de vinho,não habitasse em casas permanentes e não cultivassem a terra. Pelo contrário,deviam viver como Nômades,criando gado. DEUS mandou Jeremias provar os recabitas a fim de pôr em destaque sua fidelidade ao seu ancestral(Jonadabe),para assim contatar com a infedelidade da nação de Judá ao seu DEUS.
    Os recabitas permaneceram fiéis às suas convicções,e não desobedeceram aos princípios estabelecidos por antepassado.
    1- Jonadabe tinha prescrito essas regras para que seus descendentes tivessem uma vida simples,e permanecessem separados dos cananeus,e evitassem a conformação com os Israelitas por sua contante apostasia. A abstinência do vinho ajudava-os a evitar a imoralidade e a idolatria do culto de Baal,que geralmente envolvia embriaguês e orgia.
    2- Algumas das regras dos recabitas não se aplicam aos cristãos de hoje,mas o seu propósito de viverem separados do mal deve ser alvo dos Verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Todos os pais cristão devem da mesma maneira que Jonadabe,ensinar aos seu filhos os princípios Santos da Palavra de DEUS que os ajudarão a permanecer fiéis a DEUS e à sua Palavra de vida Eterna.
    No versículo de Jeremias 35.19 Diz: Assim diz o SENHOR dos Exércitos,DEUS de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe,filho de Rebeca,que assita perante a minha face todos os dias.
    A fidelidade dos recabitas seria recompensada. Sempre teriam descendentes que servissem ao SENHOR DEUS. Todos os cristãos que conhecem os ensinos divinos e os praticam fielmente para honrarem ao SENHOR DEUS,à igreja e aos pais receberão a bênção e a recompensa de DEUS.
    Concluindo: 2 Coríntios 6.1 ficou uma ? em vão.
    NÃO RECABAIS A GRAÇA DE DEUS EM VÃO.
    O apóstolo Paulo cria,indubitavelmente,que era possível o cristão receber a graça de DEUS e experimentar a salvação; ver 2 Coríntios 6.2,3; que diz:(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação;eis aqui agora o tempo aceitável,eis aqui agora o dia da salvação.);não dando nós escândalo em coisa alguma,para que nosso ministério não seja censurado. O cristão por causa de descuido espiritual ou viver em pecado deliberado,abandonar a fé e a vida do evangelho,e voltar a perder-se mundo do pecado. Todos devem ser exortados a se reconciliarem com DEUS e a receber a sua graça. Aqueles que recebem a graça de DEUS devem ser exortados a não recebê-la em vão; ver 2 Coríntios 5.20; e 2 Coríntios 6.14,18.
    IRMÃO HERMES,DEUS TE ABENÇÕE,E TAMBÉM A TODOS OS MEUS IRMÃOS EM JESUS CRISTO DE NAZARÉ ESPALHADO NESTA TERRA QUE ESTÃO PREGANDO A SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE VIDA ETERNA(JESUS CRISTO).
    IRMÃOS! PREPAREM-SE PARA A GRANDE PERSEGUIÇÃO QUE COMEÇARÁ AO FIEL POVO DE DEUS,ISTO VAI ACONTECER EM BREVE.
    SEDES FIRMES FIEL A JESUS CRISTO ATÉ A MORTE,E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA,ASSIM DIZ JESUS!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:03 PM

    Meu nome é Fernando.
    Discordo de vc Hermes. Quando vc cita as seitas, a impressão é que todos os seguidores são fiéis, quando na verdade são poucos. Vamos pegar como exemplo as Testemunhos de Jeová, de uma igreja de 100 membros quantos deles saem de porta em porta? 2, 4 talvez 6?.
    Vejo nós os Evangélicos como os maiores divulgadores de sua fé e do seu Deus.

    ResponderExcluir
  8. Você me abençoa demais com seus textos !
    Quero ser igual a você quando crescer, rsrsrs.

    Amei o texto!

    ResponderExcluir
  9. FERNANDO:

    As testemunhas de Jeová possuem uma forma de contagem de membros diferente da maioria dos outros grupos religosos.

    Quando se diz que uma congregação local das testemunhas de Jeová possui 100 membros, não quer dizer 100 frequentadores de reuniões, nem 100 batizados, mas sim 100 pregadores de casa em casa.

    Chamar um grupo de "seita" não prova nada, apenas demonstra que você não possui argumentos nem humildade e discernimento.

    HERMES:

    Gosto muito de seus textos.

    Apenas comento que as testemunhas de Jeová possuem pontos em comum com TODAS as vertentes cristãs. Assim, alguém dizer que a doutrina delas é TOTALMENTE antibíblica é admitir que o seu próprio grupo religioso também está errado nestes pontos.

    Além disso, se a doutrina das testemunhas de Jeová fosse TOTALMENTE errada, seu sistema entraria em colapso. É simplesmente impossível um sistema de crenças ser tão errado quanto alguns dizem que é o das testemunhas.

    * * *

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Emerson sem ofensas pessoais ok! E sim da posição de voces Testemunhas de Jeová errada.
    A testemunha de Jeová é uma seita sim! E sua jogada é ir de porta em porta para incomodar as pessoas, olha que eles só vem nas casas, na maioria das vezes, no horário do almoço e são incoerentes, e querem impôr a força com suas heresias antibíblica nas pessoas.
    Como pode acreditar no Pai Deus como voces acreditam e não acreditar em Jesus Cristo Filho de Deus que está na bíblia original e nos manuscritos originais.
    Jesus Cristo disse que Ele e o Pai: somos um!
    Por isto Ermerson, existe a trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo que são uma só pessoa.
    É difícil de voce entender, pois voces não lê a bíblia Sagrada, mas espero que voce um dia possa entender que Jesus Cristo morreu por voce, para que voce um dia confesse como seu único suficiente salvador de sua vida, de sua alma e obter a vida eterna.
    Vida eterna só se encontra em Jesus, e mais ninguém!
    Por acaso Emerson a Marçonaria já entrou em colapso?
    A macumba, o espiritismo? Etc?
    Meu caro Emersom, as coisa do diabo nunca entra em colapso neste mundo, porque? O mundo pertence a ele, o mundo jáz do maligno, e é obra obscuras como a sua seita Testemunhas de Jeová e outras.
    Não estou aqui só falando de religião, e de igrejas, que não leva a lugar algum, estou falando sim de uma só pessoa que leva a vida eterna, Ele Jesus Cristo, que é o caminho a verdade e a vida e não a religião que apodrece o homem!
    Emerson não sigo religião nem igrejas, sigo Jesus Cristo.
    Veja a bíblia que é fiel e Verdadeira, e que não bate com suas argumentações dos testemunhas de Jeová.
    Veremos se voces são certos no dia do arrebatamento, que vai acontecer queira voce acredite ou não, vai acontecer como diz a Bíblia Sagrada que não mente; pois Deus não é homem para mentir, e tudo que foi escrito foi ditado por ele.
    Dúvidas? Então voce verá que um povo em breve desaparecerá, este povo é o santos de Deus, nós os cristãos fiéis a sua Palavra, e que separamos do mundo santificando nossa vidas em Jesus Cristo.
    Só subirá e encontraram com Jesus Cristo nos ares, somente o santificados no sangue do Cordeiro Jesus Cristo de Nazaré.
    Ermerson, sem santificação como diz a Bíblia ninguém verá o Senhor, esqueçe isto de religião oK?
    O caminho e único é Jesus Cristo de Nazaré.
    Ele te chama para a salvação e quer lhe dar vida eterna.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Precisamos ser sacrificio vivo, sendo consumidos pelo fogo do Espirito, a candeia acessa, sábios e cumpridores dos mandamentos de Cristo: Ame a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a Ti mesmo. É o que menos tem sido pregado. E entendendo esta mensagem da Graça na qual está inserida toda a Lei e os Profetas, cumpriremos aquilo que Deus deseja, sem ordem, de puro coração o maior mandamento: Ide e pregai o Evangelho, para apressar a vinda de Cristo e cumprir o Venha a Nos o Teu Reino, seja feita a Tua vontade aqui como já foi feita nos céus. O Reino dos Céus! Justiça e paz! O tempo da Graça está chegando ao fim, pois ele veio trazer Graça e Justiça. Efatá!

    ResponderExcluir
  12. Da ate vergonha afirmar minha fe em Cristo!

    ResponderExcluir