sexta-feira, agosto 20, 2010

15

Para que serve o púlpito dos cristãos?

Primeiramente precisamos definir o que é púlpito. Praticamente todas as igrejas protestantes utilizam esse móvel chamado púlpito para que os preletores pastores preguem. Ele encontra-se no centro da plataforma, geralmente elevada, dando assim uma conotação de autoridade e centralidade.

O púlpito surgiu nos templos pagãos, sendo oficializado na Idade Média pela Igreja Católica como, de fato, o local propício para a pregação.

Na Reforma Protestante o altar foi praticamente removido, deixando toda a atenção dedicada ao púlpito, reforçando ainda mais a centralidade da pregação. Portanto, isso tudo quer dizer que nem Jesus, nem os apóstolos, muito menos os pais da Igreja pregaram em púlpitos.

A palavra púlpito vem do latim pulpitum, traduzindo, palco.

Então, para que fique claro, o púlpito em si não tem importância nenhuma no que diz respeito a pregação do Evangelho, mesmo porque a Nova Aliança não é mais focada em templos, altares, púlpitos ou plataformas, mas na ação do Espírito Santo nos crentes em Cristo Jesus.

Portanto, o púlpito ao qual me refiro não é aquele de madeira utilizado nos templos, mas qualquer oportunidade em que compartilhamos das Boas Novas.

Sendo assim, comecemos pelo mais fácil: Para que o púlpito não serve.

Para jogadas de poder, principalmente político: De fato, nenhuma barganha, nenhum privilégio e nenhuma bandeira, por mais pura que seja, justifica a abertura do púlpito a politicagem. A igreja precisa de uma vez por todas posicionar-se contra qualquer manobra política que a envolva. Mas obviamente que um cristão maduro nutrirá uma consciência política com relação à escolha de seus governantes.

Para seminários de auto-ajuda ou palestras motivacionais: Os pastores de hoje em dia, mesmo que sem intenção acabam caindo nos discursos de auto-ajuda. Sete passos, doze chaves, cinco pedras. Isso tudo é filosofia barata, que não serve para o amadurecimento de um crente, apenas mais muletas e sonhos ilusórios. Preguem a ajuda que vem do alto!

Para barganhas financeiras: Assunto já muito batido por vários escritores e blogueiros, mas sempre válido. Precisamos acabar de uma vez por todas com as pregações que ensinam o crente a barganhar com Deus, entregar o dízimo ou dar oferta não é moeda de troca com o Todo-Poderoso, que nunca mendigaria moeda nenhuma, e quando precisou tirou dinheiro da boca de um peixe. Nesse balaio entram os seguidores de São Malaquias, a deturpadíssima lei da semeadura, o medo de ser infiel com seu dízimo, os desafios sobre ofertas. Ensinem o que a bíblia diz, ofertem com liberalidade e plena consciência de que isso é um gesto de amor.

Para pastorear seu grande rebanho: Muitos e muitos pastores bem intencionados tem caído no erro crasso de tentar resolver os problemas dos membros da sua congregação através das pregações, podemos chamar de pastoreio à distância. Palavras direcionadas e expectativas de reações das pessoas nos apelos acabam levando pastores à loucura. Se um membro tem problema, chame-o e resolva, não submeta a igreja toda aos problemas dos outros.

Para stand-up comedy: Essa é nova, mas é velha ao mesmo tempo. Muitos pastores estão se achando os comediantes da vez. Cheios de piadas, situações inusitadas, histórias ridículas confidenciadas em seus gabinetes, ilustrações toscas. A platéia cai na gargalhada, e sai do culto lembrando mais das anedotas do que da Palavra de Deus. Amigos, deixem as piadas para os comediantes e procurem que a congregação saia dos cultos lembrando apenas da maravilhosa palavra de Deus.

Para sua própria terapia: Por mais tentador que seja, é ridículo o quanto nossos líderes usam do púlpito para aliviar suas frustrações cotidianas. Travestem seus relatos com o manto da “transparência” de vida e mais falam de si mesmos do que de Deus. Gente, eu garanto, a bíblia já tem exemplos suficientes.

A lista poderia ser bem mais extensa, mas acredito que esses são os pontos principais, que tem levado nossos púlpitos a serem usados de maneira errônea, e até mesmo impedindo o agir pleno de Deus pela nossa meninice.

Então, o que devemos falar, afinal, nos púlpitos?

A Palavra de Deus, pura e simples, profunda e ao mesmo tempo feita para as crianças. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus, não de histórias, anedotas, piadas, lamúrias. Jesus usava parábolas pois ainda haviam muitas coisas encobertas aos seus discípulos, que ainda careciam do Espírito Santo. Mas nós, os que cremos, recebemos o dom de Deus, temos a unção para que tudo nos seja claro como a luz do dia.

Parafraseando o apóstolo Paulo, prega a Palavra!

Texto de Matheus Soares  Fonte: Entendes?

15 comentários:

  1. Grande Hermes... Gostei muito do blog... Que Deus continue te abençoando de montão...

    Abração...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:35 PM

    um texto muito simples, sem rodeios .. Parabéns por mais esse

    que Deus seja louvado sempre
    e parabéns pelo talento da escrita

    Daniel Brianese

    ResponderExcluir
  3. de uns tempo pra cá nem precisamos pagar pra ver grandes comediantes (ou melhor, até pagamos, subliminarmente, rsrsrs): eles estão engravatados, de carrões reluzentes, com suas esposas recauchutadas e levando multidões a nossas igrejas...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:41 PM

    Eu,não concordo com este texto não!
    Esta pessoa que escreveu,deve estar revoltada com a vida.
    Esse papo já está enchendo,que pastor ganha muito,anda de carrões,mansões etc.
    Que conversa cansativa,já é mais de mil vezes que eu leio este tipo de texto,e o papo é o mesmo.
    Será que não tem outro assunto não?
    Quem escreveu esta besteira cansativa,deve lembrar e escrever também sobre os políticos legislativo do planalto central;eles também tem carrões mansões,e alguns deles,até mesmo pegam o que é do povo não é mesmo?
    Esconde dinheiro que é nosso na cueca,na meia,na bolsa etc não é mesmo? E o que vc está fazendo hem?
    Ao escritor deste pessímo texto,vc que escreveu sobre a igreja condenado-a,faça alguma coisa como cidadão e revendica o seu direito de ficalizar alguns políticos,que estão roubando o dinheiro do povo.
    Pois o povo,precisa deste dinheiro para melhorias de sua cidade,e qualidade de vida.
    Vc escritor deste texto,o seu dever e o nosso,isto eu estou fazendo mas uma andorinha não faz verão,é fiscalizar quem está no poder legislativo,o que ele está fazendo com o nosso dinheiro para onde vai,como está sendo aplicado,é só olhar no site do legislativo,e acompanhar,faça isto! E também deve acompanhar se está fazendo alguma melhoria para o povo e suas cidades.
    Não adianta o povo evangélico votar neste ou aquele,isto não mudará nada,o sistema legislativo continuará o mesmo.
    Se ficarmos acomodados,e o povo em geral não reinvidicar seus direitos,veremos mais escanda-los por aí!
    Os nossos direitos,está nas mãos dos os polícos,e ninguém faz nada? Porque serà? Será porque eles são poderosos?
    Como vc que escreveu estas besteiras,vc está pegando no lado mais fraco que é a igreja não seja convarde,e fale também dos políticos corruptos,e fiscalize o que está acontecendo ok?
    Porque as igrejas,já tem e está transbordando de acusadores como vc!
    Lembre-se como vc disse,a igreja está usando o púlpito,e os polícos o seu dinheiro! ACORDA E AMADUREÇA!
    JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO!
    A IGREJA ESTOU FALANDO DOS TEMPLOS,ISTO TODO FICARÁ PARA O ANTICRISTO E SERÁ COMANDADO POR SATANÁS.
    E TODOS OS HOMENS,TERÃO QUE COMPARECER PERANTE AO TRIBUNAL DE DEUS,E PRESTARÃO CONTAS DE TUDO QUE FIZERAM NESTA TERRA.
    O QUE ADIANTA O HOMEM GANHAR O MUNDO TODO,E PERDER A SUA "ALMA".
    DEVEMOS É PREOCULPAR COM AS ALMAS PERDIDAS,E PREGAR O EVANGELHO DE SALVAÇÃO.
    " JESUS ESTÁ AS PORTAS NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER COM ESTE MUNDO DE DENSAS TREVAS ONDE SATANÁS É O COMANDANTE.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:58 PM

    Irmão Hermes,POR FAVOR PUBLIQUE.
    Antes de me acusarem que estou escondendo atrás do anonimato,o meu nome é CLÁUDIO.

    ResponderExcluir
  6. Caro Daniel, este texto não é de minha autoria, mas de autoria de Matheus Soares.

    Concordo contigo quanto a avaliação do texto.

    ResponderExcluir
  7. Caro Claudio,

    Você tem todo o direito de discordar do texto. Mas sugeriria que você o relesse, e percebesse a intenção do autor, que não é meramente criticar, mas abrir nossos olhos quanto ao mal uso do púlpito em nossos dias.

    Muitos o tem usado inclusive como palanque político.

    Seus comentários são sempre bem-vindos, concordando ou discordando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8:22 AM

    Meu irmão Hermes,a paz do Senhor.
    Isto que estou escrevendo,não é uma agessão e nem estou contra a pessoa de ninguém,e sim contra as ATITUDES FALSAS. Apenas não concordo! Ok?
    Isto de igrejas usar o púlpito já vem acontecendo a anos e anos,eles elegem vários políticos e nenhum "cristão não fazem nada,só falam e criticam da boca fora fora.
    Porque não agem? Em todas as igreja,há uma assembléia deliberativa interna com pastores,e externa com os membros,onde se descute o que deve ser feito na igreja.
    O que eu sei,tudo que é de ser feito tem que passar pela aprovação da igreja o povo.
    SE OS PASTORES APOIAM UM CANDIDATO DENTRO DA IGREJA,NINGUÉM FAZ NADA TODOS FICAM CALADOS E FICAM APENAS RESMUNGANDO UNS PARA OS OUTROS,E APOIAM ACEITAM,MESMO NÃO CONCORDANDO;PARA MIM ESTAS PESSOAS NÃO TEM O DIREITO DE FICAR ACUSANDO.
    ELAS MESMO FAZEM PARTE DIRETA CONCORDANDO COM ESTA PORCARIA? Ou seja,são ovelhas povo sem domínio próprio murmuradores com quem estão envolvidos na história e inflamando os outros.
    Sou uma testemunha ocular,pois já fiz parte desta assembléia deliberativa pastoral e também outras pessoas que não concordava-mos com as atitudes que eles tomavam,mas sempre eu,e alguns,que para eles não fazia diferênça a nossa opinião;fomos adivertidos,e depois simplesmente fomos excluidos desta "linda igreja" entendeu?
    Então,eu vejo que muitos membros tem duas faces,alguns são verdadeiros vaquinha de presépio,só fala da boca para fora.
    Isto,com quem não tem nada há ver com isto.
    Os artista principais,estão brilhando não só na igreja como também na política.
    Agora,este papo de que estão apenas alertando,é pura conversa fiada,pois quem está reclamando e escevendo,que para mim é pura perca de tempo,eles mesmos não fazem nada para impedir isto nas igrejas e na política.
    OBS:TENTEM FAZER O QUE EU FIZ,E VCS VERÃO O RESULTADO FINAL OK? TENTEM!
    OBS: Somos bem grandinhos para saber o que é bom,e ruim 0k?
    Hermes,vc não tem nada à ver com isto.
    Deus te abençõe.
    CLÁUDIO

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu trabalho, e que artigo revelador e infelizmente uma realidade que toma conta de nossas igrejas, ainda bem que temos profetas como você que não se venderam e nem se prostrou diante de outros deuses,Deus abençoe sua vida, é um prazer te-lo acompanhando meu blog e uma grande satisfação em acompanhar seu Trabalho.

    Blog: http://www.anjodejustica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Meu querido Muito bom o site e ja estou seguindo suas postagens
    Parabens Pelas postagens sao muitas Reveladoras
    Fique na paz de cristo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4:49 PM

    é muito complicado avaliar o texto pois o tema é polêmico mesmo entre aqueles que fazem um contraponto ao evangelho pregado hoje na mídia mas é sempre bom termos vários pontos de vista para formamos uma opinião solida que nos ajude a crescer
    Fiquem na paz

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Primeiramente quero agradecer a divulgação do meu texto nesse tão conceituado blog. Espero que possamos todos juntos continuar no caminho da boa subversão, aquela que resgata os princípios elementares do Reino de Deus, quase que perdidos hoje em dia.

    Agradeço também aos elogios, e é claro também às críticas.

    Acredito que o Cláudio levantou um ponto importante na discussão, não adianta nada criticar e resmungar, tem que botar a mão na massa. Infelizmente o amigo não me conhece pessoalmente, senão saberia que participo ativamente da comunidade em que congrego, dou aulas, prego e ainda sou membro da junta de oficiais. Portanto as críticas que faço aqui, meus pastores e membros da comunidade já conhecem e além disso, tento fazer a diferença nesse meio, trabalhando muito.

    E de maneira nenhuma sou infalível, mas estou tentando caminhar na graça maravilhosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Grande abraço!

    Matheus Soares

    ResponderExcluir
  13. Irmão Hermes, em primeiro lugar, muito grato por seguir ao luloure.blogspot.com.
    Quanto ao assunto em epígrafe, faço menção de que nada tenho a destacar que configure contrariedade ao uso do púlpito. Ele é um objeto interessante, pois vem dar mais ênfase àquele que o está usando no momento. Sozinho, ele é simplesmente um objeto inanimado e desprezível, que pra nada serve, mas quando alguém, qualquer que seja ele, com boas intenções ou não, toma-o como um apoio ao seu discurso ou oração, então ele se torna interessante, quase animado. Infelizmente, em muitas igrejas que se dizem cristãs, esse objeto de destaque tem se transformado, por meio de obreiros fraudulentos, gananciosos, avarentos e enganadores, em uma praça de negócios, e os expectadores em consumidores. Há pastores que mudam a mensagem para auferir lucros. Pregam prosperidade e enganam o povo com mensagens tendenciosas para abastecer a si mesmos. Estamos vivemos uma época parecida com a de Jeremias. Deus abominou as atitudes dos pastores de Israel e, certamente, aborrece as atitudes mercenárias de inúmeros pastores dos dias de hoje que ludibriam o rebanho com falsas mensagens e mentiras, no púlpito.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2:31 PM

    A PAZ DE CRISTO,IRMÃO HERMES!
    MUITO BOM O TEXTO,GOSTEI,CONCORDO COM A VISÃO DO AUTOR E VOU ATE ENVIAR PARA ALGUNS CRISTÃOS QUE CONHEÇO.
    PODE TER CERTEZA QUE VOU SEGUIR SEU BLOG POIS ATÉ AKI ESTOU GOSTANDO MUITO DA SUA VISÃO.
    OBRIGADA PELO COMENTARIO NO MEU BLOG NO SEU SANGUE, PELO INCENTIVO E POR ME SEGUIR, VINDO DE UM ESCRITOR CRISTÃO COMO VC IRMÃO SIGNIFICOU MUITO MESMO PARA MIM,MUITO OBRIGADA
    QUE DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMILIA HJ E SEMPRE

    ResponderExcluir
  15. Gostei da matéria... Se desejar faça-me uma visitinha no blog:
    http://profetadoevangelho.blogspot.com/

    Se gostar siga... Paz.

    ResponderExcluir