quinta-feira, agosto 26, 2010

2

O pão seco de uma religiosidade egoísta

Quando Jesus multiplicou o pão e alimentou uma multidão, ele olhava para além da fome física. Havia uma fome naquela multidão que só seria saciada com um outro tipo de pão. É uma fome que todos nós temos, mas não é apenas do pão que perece, não é apenas de comida, nem uma sede só de bebida. É mais. É como aquela saudade de tudo o que ainda não vi, como cantou Renato Russo. É como uma ânsia pelo transcendente que não se explica, apenas se sente. É como aquele sentimento tão bem poetizado por Agostinho, o Santo: “Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti”.

A questão é: as pessoas querem realmente o pão que sacia essa fome? Ou será que buscam soluções que não passam de um arremedo formado por uma religiosidade medieval? Será que em vez de buscarem o Pão da Vida, querem mesmo é um naco de um pãozinho seco que é oferecido facilmente, mas que não alimenta a alma nem dá sentido a vida, apenas mata a fome por um instante e depois se quer mais.

Em outras palavras, será que as pessoas querem mesmo Jesus e sua mensagem, ou querem um deus que resolva seus problemas e as ajude a se darem bem sem muito esforço?

A parte mais visível, mais midiática, da igreja brasileira conseguiu vender um cristianismo medieval pré-reforma. Naquela época as pessoas pagavam para terem um lugar no céu, para conseguirem o favor divino, acreditavam em relíquias, etc. Pois hoje há uma multidão que lota auditórios disposta a pagar para conseguir um emprego sem muita dificuldade, para passar no concurso sem muito estudo, para ter uma doença curada sem nenhum tratamento. Estão dispostos a pagar o que for necessário para serem considerados filhos preferidos de Deus.

Não querem saber do Deus de amor, mas querem muito saber do deus de milagres, ainda que se tenha que pagar por eles. Mercantilizaram a fé. O produto maior desse comércio diabólico é deus. Não Deus, o Deus de Jesus, o Deus dos Evangelhos, mas um deus, um deusinho caprichoso, que aceita suborno para abençoar seus filhos. O Deus de Jesus não aceita suborno!

Deus não tem filhos preferidos. Deus nos ama a todos igualmente, com a mesma intensidade, com o mesmo amor. Porque vou exigir que Ele dê mais atenção para mim, então? Oração não é convencer a Deus do que é o melhor a fazer. Oração é derramar-se diante de Deus, para ser transformado por Ele, e não para transformá-lo. Oração é uma conversa entre um filho e um Pai, de maneira desinteressada, em que o filho se contenta em simplesmente ter a presença discreta do Pai.

A proposta de vida que Jesus traz não é a de uma religiosidade mágica que livrará as pessoas das agruras a todos impostas. Ele reprova aqueles que o seguem por causa do pão. Fica insatisfeito com isso. Seu discurso é que se alimentem do Pão da Vida que desceu do céu. Que tenham comunhão com ele e com sua mensagem, que tenham o seu caráter, o caráter de Cristo. Isso seria se alimentar do Pão da Vida.

Infelizmente é grande a multidão que, em vez do Pão da Vida, prefere o pão seco de uma religiosidade egoísta, que de cristã só tem o nome.

Marcio Rosa

2 comentários:

  1. Barbosa4:04 PM

    Irmão HERMES,graça e paz,vc é um servo pregador da Palavra de vida eterna do DEUS Altissímo!
    No livro de João 6.35 Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida;aquele que vem a mim não terá fome;e quem crê em mim nunca terá sede.
    EU SOU O PÃO DA VIDA.
    "Eu sou o pão da vida" é a primeira das sete declarações "Eu sou" proferidas por Jesus,e contidas no evangelho segundo João. Cada uma delas ressalta um aspecto importante do ministério pessoal de Jesus. As outras são: "Eu Sou a Luz do Mundo","Eu Sou a Porta", "Eu Sou o Bom Pastor,"Eu Sou a Ressurreição e a Vida", "Eu Sou o Caminho,e a Verdade,e a Vida","Eu Sou a Videira". A declaração "Eu Sou o Pão da Vida" informa-nos que Jesus Cristo de Nazaré é o sustento que nutre a nossa vida espiritual. ver João 8.12; 10.9; 10.1,14; 11.25; 14.6; e 15.1,5.
    EU SOU A LUZ DO MUNDO.
    Jesus é a luz Verdadeira ver João 1.9. Ele remove as trevas e o engano,iluminando o cominho certo para DEUS e a salvação.
    EU SOU A PORTA.
    Quem entrar por meio de Jesus Cristo será "Salvo",e terá Vida Eterna e Abundante;
    ver João 10.10,tudo quanto necessita para ser liberto do pecado,da culpa e da condenação.
    Jesus Cristo de Nazaré é a única porta da salvação;não há salvação senão por Ele; ver Atos 4.12.
    EU SOU O BOM PASTOR,E CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS.
    O conhecimento que DEUS tem dos seus filhos e seu amor por eles incluem sua afeição pessoal,fidelidade e cuidado providencial constante. O cristão está gravado nas palmas das mãos de DEUS; ver Isáias 49.14,17.
    EU SOU A RESSURREIÇÃO.
    Para quem crê em Jesus,a morte física não é um fim trágico. É pelo contrário,a admissão à vida eterna e abundante,e à comunhão com DEUS. "Viverá" refer-se à ressurreição;"nunca morrerá" significa que o cristão terá um corpo novo,imortal e incorruptível,que não poderá morrer,nem deteriorar-se; ver João11.26; I Coríntios 15.42,54; Romanos 8.10;2 Coríntios 4.16.
    João 14.6 diz: Disse-lhe Jesus Eu Sou o Caminho,e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai Senão por Mim.
    EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA.
    Nesta parábola ou alegoria,Jesus Cristo se descreve como "A Videira Verdadeira"e aqueles que se tornaram seu discípulos,como "Os Ramos". Ao permanecerem ligados nEle como a fonte da vida,frutificam. DEUS é o lavrador que cuida do ramos,para que dêem fruto,ver João 2.8.
    DEUS espera que todo cristão dê fruto.
    IRMÃOS,TEMOS QUE LOUVAR,HONRA E GLORIFICAR A DEUS,POIS "ELE É O GRANDE EU SOU" O SENHOR DOS EXÉRCITOS.
    LOUVADO SEJA A DEUS,QUE NOS DEU JESUS CRISTO QUE MORREU EM NOSSO LUGAR LEVANDO NOSSOS PECADOS,PARA QUE HOJE TEMOS O ACESSO A SALVAÇAO E A VIDA ETERNA.
    FIQUEM NA PAZ DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

    ResponderExcluir
  2. Amado Hermes,

    Como diz no texto, todos buscam a Deus, todos querem o Pão. Desde Abel e Caim. Mas, assim como eles, uns entendem que o verdadeiro Pão se alcança através do Sangue do Cordeiro e O imitam, vivendo o Reino. Outros são descuidados e não querem sacrifícios, optando, assim, pela religião.

    Grande abraço e continue na Paz!

    ResponderExcluir