quinta-feira, agosto 17, 2017

11

Os paradigmas subversivos do Reino






Por Hermes C. Fernandes

Jesus tem muitos admiradores, porém, poucos discípulos. Tem muitos adoradores, mas poucos seguidores. Muitos chamados, poucos escolhidos. Seguir Jesus é muito mais do que aceitar um dogma, é dispor-se a quebrar paradigmas que vêm formatando nossa civilização por milênios.

Quero destacar aqui três destes paradigmas:

# Comparação 

 # Competição 

 # Concentração

Nossa sociedade está alicerçada sobre este tripé. Ele é, por assim dizer, a trindade comportamental que forma nosso Ego.

Para que o Reino de Deus seja estabelecido entre os homens, há que se fazer uma limpeza no terreno antes de lançar seus fundamentos. Estes paradigmas têm que ser removidos para dar lugar a novos paradigmas, que por sua vez são centrados em Deus e no semelhante, e não no indivíduo em si.

Em lugar da comparação, complementação. Ninguém é melhor ou pior do que o outro. Se Deus desse a todos os mesmos dons e aptidões, tornaríamos como ilhas auto-suficientes. Em vez disso, Deus distribuiu dons da maneira como Lhe aprouve, para que aprendêssemos a depender uns dos outros. Portanto, é perda de tempo ficar fazendo comparações. Se sou melhor em algo, isso não me dá o direito de vangloriar-me. Certamente alguém é muito melhor do que eu em alguma outra coisa. Devemos sim, complementar uns aos outros. Se naquilo em que sou fraco, você é forte, devemos dar os braços e caminhar juntos. Meus dons não me fazem superior àquele que não os recebeu, mas me fazem seu servo. Deus confiou-os a mim para que os usasse em benefício comum. Da mesma maneira, não devo invejar aquele que recebeu o que me falta. Devo enxergá-lo como alguém a quem Deus confiou algo para me complementar.

É da comparação que surge a competição. Queremos provar para todos o quanto somos bons e melhores do que outros. Porém, se nos livrarmos do paradigma da comparação, o paradigma da competição ficará órfão. Se nos complementamos, logo, o lugar da competição será cedido à cooperação. O que somos afetará a maneira como operamos. Somos todos dependentes uns dos outros, e por isso, devemos co-operar, trabalhar em conjunto visando um bem comum.

E quanto ao fruto deste trabalho? Numa sociedade competitiva, o fruto deve ser concentrado nas mãos de quem produz. Mas em uma sociedade cooperativa, o paradigma da distribuição dos frutos deixa de ser a concentração para ser a comunhão. Foi isso que a igreja primitiva experimentou. Todos tinham tudo em comum.

Não cabe ao Estado distribuir igualmente os bens entre seus cidadãos. É a consciência transformada pela graça que deve levar os cidadãos do reino a reconhecerem que tudo quanto Deus lhes proporcionou deve ser partilhado com os demais. Se não derrubarmos antes os paradigmas da comparação e da competição, jamais nos disporemos a abrir mão do ‘sagrado’ direito de concentrar bens. Por isso a sociedade é tão injusta. Seus alicerces estão carcomidos pelo egoísmo humano.

Comunhão não é algo que se impõe, nem por autoridades eclesiásticas, nem por autoridades civis. Os crentes primitivos só se dispunham a compartilhar seus bens entre a comunidade porque “era um o coração e alma da multidão dos que criam” (At.4:32a). Portanto, não havia lugar para competitividade ou mesmo para comparações.

Quando estes sentimentos começaram a brotar, Paulo, o apóstolo, os combateu com veemência, chegando mesmo a implorar para que não permitissem que eles comprometessem a unidade original dos crentes (1 Co.1:10). Dirigindo-se aos coríntios, Paulo os acusa de serem carnais, e justifica: “Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?” (1 Co.3:3). “Inveja” e “contendas” nada mais são do que os velhos paradigmas que têm guiado a humanidade por longas eras. Só há inveja onde haja comparação (A grama do vizinho sempre parece mais ver que a nossa). Só há contendas onde haja competição (Vamos tirar a prova e ver quem é melhor, ou quem tem a razão!).

Em posse de novos paradigmas, Paulo detona aquela fortaleza espiritual que insistia em manter-se de pé entre os cristãos de Corinto:
“Afinal de contas, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e isto conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um, e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Pois somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” 1 Coríntios 3:5-9
Quanta sensibilidade há neste texto paulino! Quanta humildade. Paulo deixa claro que não estava numa disputa com Apolo pela primazia daquela igreja. Eles não eram rivais, mas cooperadores. Em vez de inveja, o que havia era reconhecimento à importância do outro. Em vez de contendas, trabalho conjunto.

Infelizmente, parece que a igreja ainda não conseguiu virar esta página, e vem recapitulando o mesmo erro dos coríntios por séculos. Urge levantar-se uma nova geração de cristãos comprometidos com os paradigmas do reino, que desprezem a feira de vaidades em que se tornaram nossos ajuntamentos, e encarnem o modus vivendi de seu Mestre, Salvador e Rei.

11 comentários:

  1. Wendel Bernardes4:44 PM

    Urge levantar-se uma nova geração de cristãos comprometidos com os paradigmas do reino...
    Faço minhas suas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Barbosa6:13 PM

    Irmão HERMES,Graça e Paz de Jesus Cristo de Nazaré,esteja com o Irmão.
    Meu irmão vc disse a Verdade,o que vemos nos tempos atuais nas igrejas,é cristãos passando por cima do outro sem dó e piedade.
    Meu irmão gostaria de falar sobre alguns assuntos ok?
    Um dos problemas principais da igreja de corinto deixavam os novos cristãos permanecer nas congregações sem abandonarem muitas de suas práticas pecaminosas.
    É o que vemos nas igrejas atuais.
    Os Coríntios estavam tolerendo na igreja divisões egoístas,filosofia mundana,inveja e contenta,orgulho,imoralidade,ações banais na justiça,frequência a festas idólatras,e a rejeição dos ensinos apostólicos; ver no livro de I Coríntios 11.18; 1.18-25; 3.19; 3.3; 3.21; 4.7; 5.1; 6.1-8; 8.10;14.36,37.
    Os cristãos de Coríntios deixaram de perceber a necessidade absoluta da verdade apostólica,do amor e dos padrões da piedade;passaram a exercitar erroneamente os dons do Espírito;profanar a Ceia do Senhor,e distorce a mensagem do evangelho; Ver no livro de
    I Coríntios 6.9,10,3.13; caps 12;14; e 11.20-34; 1.18-31. Começaram a surgir facções entre os dirigentes da igreja de Corinto. Alguns membros da igreja passaram a considerar mais a certos ministros do evangelho do que o próprio evangelho. O apóstolo Paulo condena essa atitude,e os faz lembrar que nem ele,nem qualquer outro homem foi crucificado por amor a eles. Esse mesmo erro ainda existe hoje. Alguns cristãos se apegam mais a um certo pastor ou evangelista,cantores etc,do que a Jesus Cristo e à sua Palavra. Essa atitude pode torná-los infiéis aos princípios cristãos e até mesmo levá-los a dividir a igreja. Sempre devemos tomar o cuidado de concentrar nosso amor,devoção e lealdade em DEUS e na sua PALAVRA;não em qualquer pastor doutrinas humanas ou outra pessoa.
    O partido de Jesus Cristo provavelmente consistia dos falsos mestres que eram inimigos do apóstolo e que alegam ter espiritualidade e sabedoria superiores. Acreditavam que seus conhecimentos ciência os insentavam das restrições das lei e das exigências da moralidade. Estavam procurando induzir a igreja para o seu evangelho distorcido ver nos livros de I Coríntios 4.18,19; 8.1; 6.12; 10.23; 5.2; 2 Coríntios 11.4,20,21.
    Concluíndo: O próprio Jesus adverte que qualquer igreja que tolera dentro da sua comunhão as práticas iníquas deste mundo ou distorção da verdade Bíblica,será rejeitada por Ele e perderá seu lugar no Reino de DEUS. À tal igreja,o Espírito Santo chama ao arrependimento sincero,à separação do mundo e a "Aperfeiçoar a santificação no Temor de DEUS; ver nos livros de Apocalipse 2.20; 2.5,16; 3.15,16;
    2 Coríntios 6.16-18;e 7.1.
    É IRMÃO HERMES,O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CHAMA AS IGREJAS PARA O ARREPENDIMENTO SINCERO.
    PODEMOS CONTAR AOS DEDOS,QUANTOS SÃO OS CRISTÃOS QUE SÃO ALICERCES,COLUNAS QUE SUSTENTA A IGREJA EM ORAÇÃO E PREGAÇÃO DO VERDADEIRO EVANGELHO.
    INFELIZMENTE,SÃO POUCOS QUE ESTÃO ADORANDO A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE.
    JESUS DISSE QUE OS FARISEUS E O POVO,ME HONRA SOMENTE COM OS LÁBIOS MAS O CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM EU JESUS!
    ACORDA POVO DO DEUS VIVO,À HORA É CHEGADA EM QUE O FILHO DO HOMEM DESCERÁ EM BREVE.
    E VOCE! ESTÁS PRONTO PARA ENCONTRAR COM JESUS CRISTO? PENSE BEM NISTO!

    ResponderExcluir
  3. Que mania dessa gente de querer contar nos dedos quem é de Cristo! Cometem o pecado de se acharem bons e pecam outra vez ao julgarem o próximo. Pelo visto, o irmaozinho aí, não leu o artigo, ou, se leu, não entendeu nadinha.

    ResponderExcluir
  4. Barbosa3:39 PM

    IRMÃO HERMES,GRAÇA E PAZ DE JESUS OH! HOMEM DE DEUS!
    IRMÃO HERMES,ME PERMITA DIZER PARA O IRMÃO JULIO APESAR DAS ACUSAÇÕES,QUE O AMO EM JESUS CRISTO.
    E QUERO DIZER-LHE,QUE O PRÓPRIO JESUS CRISTO DISSE NAS ESCRITURAS "QUE BOM É SOMENTE O PAI(DEUS)."
    LEMBREM-SE POR FALAR A VERDADE, "A PALAVRA VERDADEIRA DE DEUS" QUE JESUS CRISTO FOI CRUCIFICADO,O PROFETA JOÃO BATISTA A VOZ QUE CLAMAVA NO DESERTO FOI DECAPTADO,ISTO FOI POR AMOR A JESUS CRISTO E SUA VERDADE DE VIDA ETERNA.
    É MEU IRMÃO HERMES AS PERSEGUIÇÕES COMEÇARAM AOS VERDADEIROS MENSAGEIROS DE JESUS CRISTO.
    VAMOS FICAR FIRMES,E NUNCA DEIXAR DE DIZER A VERDADE DA VIDA ETERNA EM JESUS.
    O DIABO ESTÁ FURIOSO,MAS A NOSSA VITÓRIA É CERTA ATRAVÉS DE JESUS CRISTO O NOSSO SENHOR E SALVADOR,QUE NOS DEU A VIDA ETERNA,ATRAVÉS DO SEU SANGUE E MORTE DE CRUZ.
    VOU DEIXAR UMA REFLEXÃO, "INVEJA" NO GREGO É FTHONOS,ANTIPATIA RESSENDIDA CONTRA OUTRA PESSOA QUE POSSUI ALGO QUE NÃO TEMOS E QUEREMOS.
    MEU IRMÃO JULIO,TEM ALGUÉM,TALVÉS UM MENDIGO,UM DROGADO,UM NECESSITADO PRECISANDO DE VC E DA PALAVRA DE SALVAÇÃO DE JESUS CRISTO AMÉM?.
    QUERO DIZER PARA VC SR JULIO.
    SOU UM MISSIONÁRIO UM SIMPLES SERVO PREGADOR DA VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS,E PREGO O EVANGELHO ONDE QUASE NINGUÉM QUER IR;E NÃO BRINCO DE SER CRISTÃO E PRINCIPALMENTE COM DEUS;POIS EU SEI QUE O EVANGELHO É VIDA ETERNA,E TUDO QUE EU FIZER DE ERRADO SERÁ JULGADO NO JULGAMENTO FINAL DE DEUS.
    REVEJA SEUS CONCEITOS,E OUVE O QUE O ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS,OU SEJA: JESUS E O ESPÍRITO SANTO ESTÃO FICANDO EM SEGUNDO PLANO.
    ESTÃO FICANDO DO LADO DE FORA DE MUITAS IGREJAS QUE SE DIZEM EVANGÉLICAS,SENDO Á ATRAÇÃO O HOMEM CARNAL OBSERVE OK?.
    LEMBRE-SE O VERDADEIRO CAMINHO PARA O LAR CELESTIAL,É SÓ ATRAVÉS DE JESUS CRISTO,E NÃO DE IGREJAS FÍSICAS.
    DEUS TE ABENÇÕE IRMÃO JULIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Barbosa, só lhe peço um favor: não escreva em Caixa Alta! Fica ruim de ler e parece que o senhor está gritando o tempo todo! Grato! Fique na Paz!

      Excluir
  5. Paulo5:08 AM

    Concordo com o Júlio, que mania desse povo mostrar o quando sabe de bíblia... para poder com todo o seu blá blá blá, dizer: "eu é que sei fazer igreja, vocês não sabem nada, reveja seus conceitos, eu sou perseguido mas sou profeta ..." ahhhh, o cara não leu e não entendeu o que foi escrito pelo Hermes...ou quer se justificar em catarse, mais um que não sabe ser confrontado, quando o é...manda juízo de DEUS nos outros.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da mensagens, reflete muito bem à atualidade, onde a população não busca mais viver um em pro do outro, e sim se servida pelo mesmo. Devemos lembra da humildade de Cristo, sendo Filho de Deus não ostentou seu lugar, ao contrario veio para cumpri-la, pelo o que sei os cristão devem imita-lo.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, vc é cristão?
    Se vc não é perseguido, por amor a Palavra de Deus, me desculpe meu caro, vc está na contra mão do evangelho, ou no mundão o seja o CRENTE MORNO, QUE JESUS DIZ, QUE ESTA CUSPINDO DE SUA BOCA OS CRISTÃOS MORNOS NA FÉ, COMO DIZ EM APOCALIPSE.
    Jesus disse: Por amor de mim serão perseguidos, humilhados, maltrados presos, por amor do meu nome.
    vc já foi perseguido por amor a Jesus? Paulo!
    Vc vai pregar em presídios Paulo?
    Vc já foi preso por falar a Palavra de Jesus Paulo?
    O Verdadeiro evangelho, é cruz meu caro!
    Te perguntei, porque já passei por isto várias vezes 0k?
    Então concluindo: a inveja mata!
    Converta meu caro, e leia a bíblia, quem sabe um dia vc será como estes poucos homens, que estão pregando com sabedoria na palavra Deus, o que está difícil achar pregadores do evangelho original de Cristo.
    E alguns que estão aí, comentando estes textos bíblicamente e provando na palavra e com referências, tendo um conhecimento profundo da bíblia a Palavra de Deus que vc não tem, e vc vem com esta inveja e debacha meu caro Paulo!
    Não fica com inveja não Paulo!
    Quem não tem sabedoria Paulo peça a Deus!
    Mas o dom da Palavra é para poucos ok?
    Faça um seminário e vc verá como é uma batalha espíruitual para concluir o curso de Teologia, se não tiver chamado de Deus, não termina ok?
    Olha que já fiz Bacharel em Teologia à quase 30 Uma simples ilustração: Anos atrás, minha sala tinha 30 alunos, só terminaram o curso 10 pessoas incluindo eu.
    Se não tiver chamado por Deus não consegui!
    Paulo procure seu ministério, porque o da palavra não é o seu ok? Há diversos ministério que Deus dá o homem, Talvés o seu é o "DOM DE LÍNGUA GRANDE."
    Realmente, o Barbosa tem razão em tudo que falou! É a Verdade! As chamadas igrejas de tijolos atuais, estão enquadradas nas sete igrejas do Apocalipse, ou seja igreja mortas, onde há contendas, por faltar a Verdadeira Palavra de Deus que não tem! E pessoas como vc estão no falso cristianismo de igrejas físicas, pastores corruptos e sonegadores de impostos, doutrians antibíblicas.
    Paulo, fica esperto e desperta deste sono espiritual que vc está.
    Talvés vc pode ser até um joio quem sabe?
    Prove que não é meu caro Paulo!
    " ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS, NEM O PODER DE dEUS.
    Paulo procure este versículo para vc começar a aprender a bíblia.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor bispo Hermes.
    Parabens pelo texto, é edificante mesmo!
    Outrossim, parabenizo-te também pelo novo
    projeto musical.
    Ja sou seguidor seu mas com outra conta extra. Mas essa é que mais uso. Que Deus abençoe.
    Em Cristo.
    Xavier Campos Joaquim.

    ResponderExcluir
  9. Pastor Claudio11:49 AM

    Meus caros Julio Zamparette e Paulo, o que vejo é que vcs dois estão numa visão de burro com viseira, e uma inveja que corroem seus ossos deu para perceber.
    Eu entendi muito bem o que o irmão Barbosa escreveu, e digo que este irmão Barbosa é uma bênção, um sábio na Palavra de Deus, um mestre na Palavra de Deus, conheço este homem, e ele é um missionário que anda por todo o mundo pregando o evangelho que Jesus ordenou, o que vcs dois não fazem.
    Já li vários comentários dele aí neste blog do amado de Jesus, Hermes, que me serviram até para dar palestras ok? E vejo que poucos pastores, bispo etc tem este conhecimento da bíblia como ele tem.
    Vejo que o Barbosa abriu o leque e mostrou outra interpretação do texto do Hermes que vcs não enxergaram, visão de galinha, tenham visão de águia meus caros! Não vi nenhuma exibição dele, vi sim fvi uma Palavra de Deus entregue escrita para todos nos.
    Só quem é Formado em Bacharel em Teologia que entende isto, e escreve isto ok? Como sou também.
    Isto se chama Hermenêutica, sabem o que é isto o que significa?
    Como ele disse, errais por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus.
    Erramos em precipitar no falar.
    Concordo com ele 100%.
    Aliás vc Julio, vc é parente do Hermes ou do Danilo? Se for do Danilo está explicado esta sua reação, pois este camarada só fala besteira, como vc também fala que já li em seus blog que é péssimo, e este Paulo aí que caiu de para queda, deve ser da sua igreja e seu amigo íntimo pois te defendeu com unhas e dentes, a verdade está sendo dita por minha pessoa ok? Viu como não é bom jogar pedras no seu próximo, dói não é mesmo?
    A carapuça do comentário do Barbosa parece que encaixou certinho em vcs dois Julio e Paulo e milhares de pessoas por aí. Esta é minha opinião que eu estou fazendo.
    É como pessoas como vcs e muitos por aí que se dizem cristão que a igreja do Deus Vivo nesta terra estão enfermas, isto por falta de conhecimento da Palavra de Deus, e da presença do Espírito Santo.
    Quer debater as escrituras, estou aberto para dialogo ok?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6:37 PM

    Gálatas 1: 06 até 09.
    6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
    7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
    8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
    9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema( amaldiçoado)

    ResponderExcluir