sexta-feira, julho 23, 2010

3

Grande Comissão ou grande omissão?

grande comissão hermes fernandes Para quem não está acostumado a termos teológicos, chamamos de “Grande Comissão” a ordem dada por Cristo aos Seus discípulos antes de Sua ascensão, registrada em Mateus 28:18-20:

“Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.”

Dois milênios se passaram… será que a igreja tem feito o dever de casa? Será que nossa agenda se ajusta à Grande Comissão, ou seria melhor definida como a Grande Omissão?

Antes de responder a esta questão, vamos tentar compreender melhor a natureza desta comissão.

Primeiro, há que se compreender que para cumpri-la, a igreja teria que depender da atuação do Espírito Santo. A Grande Comissão foi confiada aos discípulos no último discurso de Jesus. De acordo com o relato de Lucas, Jesus garantiu que os discípulos receberiam uma habilidade especial ao descer sobre eles o Espírito Santo, e que lhes conferiria o status de testemunhas, começando por Jerusalém, alcançando toda a Judéia, Samaria e “até os confins da terra” (At.1:8).

Portanto, sem a presença do Espírito, jamais seríamos capazes de concluir esta obra. E mais, o conteúdo da mensagem poderia diluir-se com o passar dos anos. Por isso Jesus afirmou: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo.14:26). Havia, de fato, coisas sobre as quais Jesus não havia tratado ainda com Seus discípulos, e que caberia ao Espírito revelá-las. Jesus confessou: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (Jo.16:12-13a). Portanto, a atuação do Espírito na igreja seria capacitadora, pedagógica e, por isso mesmo, imprescindível. Precisamos aprender a depender mais d'Ele e menos de nossas estratégias.

Para que o Espírito nos fosse outorgado, Cristo teria que ser exaltado à destra do Pai, e isso equivaleria a receber toda a autoridade no céu e na terra. Como Ele mesmo disse: “Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei” (Jo.16:7).

Engana-se quem pensa que após ser assunto ao céu, Jesus assentou-se num trono mais parecido com uma cadeira de balanço, e que esteja esperando pra receber autoridade do Pai somente num milênio. Não! A única garantia que temos que seremos bem sucedidos no cumprimento da Grande Comissão é o fato de Jesus estar reinando.

A Grande Comissão é o meio através do qual Seu governo é estendido a todas as nações (Rm.16:26).

A palavra grega traduzida por reino é “basileia”, que poderia ser traduzida como império, isto é, um reino em franca expansão. Não se trata de anexar novos territórios, mas alcançar novas consciências, levando-as a reconhecê-Lo como o Senhor de toda a Criação.

Isaías profetizou acerca disso: “Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Is.9:7).

A cada passo que a igreja dá em sua marcha triunfal, o Reino de Cristo se expande. Vidas são reconciliadas com Deus. Sociedades inteiras são transformadas. Era isso que os puritanos e avivalistas dos três últimos séculos chamavam de “avivamento”.

Não tem nada a ver com povoar o céu. Tem a ver com encher a terra do conhecimento da glória de Deus (Is.11:9).

Cristo não está esperando um sinal do Pai pra começar a reinar. Ele reina agora, e “convém que ele reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo dos seus pés” (1 Co.15:25).

No cumprimento da Grande Comissão, os discípulos de Jesus subvertem a ordem, e por onde passem, declaram o Senhorio de Cristo. Por isso, dizia-se acerca deles: “Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui” (At.17:6b).

Interessante notar que o verbo “alvoroçar” tem a mesma origem do verbo “alvorecer”. É justamente isso que os discípulos de Jesus fazem ao subverter a ordem, anunciar a chegada da alvorada, do Reino de Deus. À medida que caminham pelos rincões da Terra, trazem consigo o alvorecer do novo dia. Cumpre-se, então, o que diz Probérvios 4:18: “A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

Se tudo isso é verdade, por que temos a impressão de que a igreja tem falhado em sua missão?

A resposta não é tão simples, mas me atrevo a apontar uma das razões: Limitamos a grande comissão à tarefa de ganhar almas, isto é, fazer prosélitos.

Até a expressão “ganhar almas” soa estranha. “Todas as almas são minhas”, disse o Senhor (Ez.18:4). Como podemos ganhar pra Ele o que já foi comprado com Seu próprio sangue?

Examine as palavras usadas por Jesus na Grande Comissão. Em momento algum fala de “ganhar almas”, e sim de “fazer discípulos”.

Imagine se toda mãe achasse que seu papel seria tão-somente parir. Depois de cortado o cordão umbilical, a criança seria entregue à própria sorte.

Ser mãe é muito mais do que dar a luz. É também amamentar, educar, guiar, ser exemplo. Paulo toma esta analogia ao escrever aos Gálatas: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gl.4:19).

A igreja não é só uma maternidade onde novas vidas são geradas. É mais que isso. É uma espécie de fábrica de que “cristos” em série. Aliás, o termo “cristão”, embora pareça estar no superlativo, significa literalmente “pequenos cristos”.

Discipular é reproduzir cópias do Mestre. Ele é, por assim dizer, nosso protótipo, nosso referencial.

Mas como fazê-lo? Ensinado-os a guardar tudo quanto Ele disse. Já ouvi de alguns que sermões como o das bem-aventuranças não servem para nós, gentios, pois teriam sido destinados exclusivamente aos judeus. Há até um ultra-dispensacionalismo que ensina que somente os escritos de Paulo são válidos hoje. Tudo isso não passa de aberração doutrinária que deve sofrer nosso repúdio. Uns focam a obra expiatória de Cristo na Cruz, e se esquecem de Seus ensinamentos. Outros enfatizam-nO como Mestre e O negligenciam como Salvador.

Se quisermos cumprir a Grande Comissão, temos que pregar o Evangelho integralmente, sem tirar nem por. Tudo o que Ele ensinou é para hoje, é para sempre. No dizer de Paulo, “toda Escritura ( e isso inclui o Antigo e o Novo Testamentos, os sinópticos, as epístolas, etc.) é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2 Tm.3:16-17).

Nosso dever não é preparar ninguém pra vida após a morte. É preparar os homens para toda a boa obra aqui. Mesmo porque depois da morte “não há obra, nem projetos” (Ec.9:10).

Portanto, discipular é preparar vidas para reproduzir Jesus neste mundo. É lançar as bases de uma nova civilização, pautada na ética do Reino de Deus e em sua justiça.

3 comentários:

  1. Barbosa4:00 PM

    Irmão HERMES,Graçã e Paz de Jesus Cristo de Nazaré.
    Gostaria de deixar um comentário não é igual o texto mas gostaria que o irmão publicasse ok?
    No Livro de Provérbios 11.30 diz o seguinte:
    O FRUTO DO JUSTO É ARVORE DE VIDA,E O QUE "GANHA ALMAS SÁBIO É".
    O que DEUS e a sua Palavra quer dizer que quem levar as pessoas a favor da justiça,á SALVAÇÃO DAS ALMAS ATRAVÉS DE JESUS CRISTO É SER SÁBIO.
    No Novo Testamento destaca o fato que todo o cristão deve levar o pecador a Jesus Cristo,à salvação e a uma Vida de Retidão,Vida Eterna.
    LER JOÃO 14.6 QUE DIZ: Disse-lhe Jesus: EU SOU O CAMINHO E A VERDADE,E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.
    I CORÍNTIOS 9.20,22 QUE DIZ: e FIZ-ME COMO JUDEU PARA OS JUDEUS,PARA GANHAR OS JUDEUS;PARA OS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI,COMO SE ESTIVERA DEBAIXO DA LEI,PARA GANHAR OS QUE ESTÃO DEBAIXO DA LEI.
    FIZ-ME COMO FRACO PARA COM OS FRACOS,PARA GANHAR OS FRACOS,FIZ-ME TUDO PARA TODOS,PARA,POR TODOS OS MEIOS,CHEGAR A SALVAR ALGUNS. e I CORÍNTIOS 10.33 QUE DIZ: COMO TAMBÉM EU EM TUDO AGRADO A TODOS,NÃO BUSCANDO O MEU PRÓPRIO PROVEITO,MAS O DE MUITOS,PARA QUE ASSIM SE POSSAM SALVAR.
    TIAGO 5.19,20 QUE DIZ: IRMÃOS,SE ALGUM DE ENTRE VÓS SE TEM DESVIADO DA VERDADE,E ALGUÉM O CONVERTER,SAIBA QUE AQUELE QUE FIZER CONVERTER DO ERRO DO SEU CAMINHO UM PECADOR SALVARÁ DA MORTE UMA ALMA E COBRIRÁ UMA MULTIDÃO DE PECADOS.
    Irmão HERMES,temos razão para crer que rapidamente aproxima-se o dia em que aquele que é Chamado "A Palavra de DEUS"e "A Estrela da Manhã" descerá do céu para levar da terra so seus fiéis para a casa do PAI,depois Jesus voltará em glória e triunfo para Reinar para sempre como "REI DOS REIS,SENHOR DOS SENHORES" ler Apocalipse 19.13; João 14.1-3; I Tessalonicenses 4.16-18 Apocalipse 19.16; 2 Pedro 1.19.
    Meu Irmão HERMES,e Irmãos espalhados na terra, ser SÁBIO é ganhar almas para Jesus Cristo de Nazaré.

    ResponderExcluir
  2. Barbosa4:59 PM

    Irmão HERMES,eu coloquei um ~TIl na palavra graça,por favor desconsidere o til ok?
    Obrigado Barbosa.

    ResponderExcluir
  3. Hermes, tenho estado triste com alguns que acham que as pessoas devem apenas "aceitar a Cristo". Se prepara uma grande estrutura que tem por objetivo convencer a pessoa a declarar: "eu aceito a Cristo!

    Feito isto, parece haver um lavar de mãos. Não se produz estruturas pedagógicas e quaisquer outras que contemplem o "fazer discípulos", encaminhá-los, andar junto, ensiná-los, corrigi-los...

    É, isso leva tempo, energia e na maioria das vezes não promove um crescimento explosivo da igreja, que tanto enche os olhos das pessoas.

    Diga-se de passagem, até para fazer um palito de dente existe estrutura, dedicação, empenho, tempo, preparo, técnica...Imagine só para "fazer um discípulo"

    Como presbítero tenho lutado junto com meu pastor e com os outros membros do conselho para fortalecer o ensino das escrituras e fornecer a estrutura para, de verdade, fazer discípulos. Os frutos? Eles vêm de Deus não de nós. Quantos vamos colher? Essa resposta também só Deus pode dar!

    Não considero minha igreja uma mega igreja, mas considero que estamos fazendo discípulos!

    Jesus mostrou o que é fazer discípulos! Os seus discípulos fizeram a diferença. Quanto tempo Jesus gastou com eles? Muito tempo!!

    Na verdade, se considerarmos (a quantidade) dos discípulos de Jesus à luz do que algumas igrejas entendem que é fazer discípulos, talvez Jesus teria sido taxado de incompetente...

    Valeu!!


    André Sanchez

    ResponderExcluir