sexta-feira, novembro 22, 2013

5

Como administrar melhor nosso tempo



Por Hermes C. Fernandes

Como administrar algo sobre o qual não temos qualquer controle? Se você sabe, por exemplo, o quanto vai ganhar no final do mês, você pode fazer um planejamento de gastos, para não se endividar, nem ter dificuldades para pagar suas contas. Mas quanto ao tempo, como administrá-lo? Se ao menos soubéssemos quanto tempo ainda nos resta!

É justamente por saber que o futuro é imprevisível, que devemos administrar da melhor maneira o tempo presente.

Do passado, a gente adquire experiência. Do futuro, a gente nutre expectativas. E do presente a gente busca tirar o melhor proveito para que não tenhamos do que nos arrepender amanhã.

* O Passado

O passado deve ser considerado como um professor, cujas lições devem ser aprendidas e utilizadas no presente e no futuro. Porém, não há como reviver ou recuperar o tempo perdido. Há algo no passado que deve ser esquecido, deixado para trás. Não devemos, por exemplo, permitir que nossos fracassos passados nos impeçam de tentar novamente. Nem viver reféns da saudade de sucessos passados. Porém, aprende-se muito, tanto com os acertos, quanto com os erros. Suas lições devem ser constantemente relembradas e aplicadas para se evitar fracassos futuros.

O sábio Salomão nos adverte:
“Não digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois nunca com sabedoria isto perguntarias.” Eclesiastes 7:10
O saudosismo nos prende a um passado impossível de se reviver. Já a culpa nos prende a um passado impossível de se consertar. Temos que adotar a mesma postura de Paulo ao dizer: “Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo” (Fp.3:13b-14a).

Se quisermos avançar rumo a um futuro promissor, temos que ser alunos do passado, mas jamais seu refém.

* O Futuro

Nossa relação com o futuro deve ser de planejamento e expectativa. Porém, deve-se ter cuidado para que nosso planejamento não se torne em presunção, e nossa expectativa não se torne em ansiedade. Tiago nos deixa uma importante advertência:
“E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:13-15
Portanto, todos os nossos planos devem ser submetidos ao crivo do Senhor. Temos o direito de planejar e de nos preparar para o que virá. Mas não podemos ser presunçosos. “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor procede a resposta da língua” (Pv.16:1). “O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Pv.16:9). É a vontade de Deus que deve sempre prevalecer em nossas vidas.

Antes de executarmos qualquer plano, por melhor que seja, devemos consultar ao Senhor, buscando descobrir o que Lhe é agradável (Ef.5:10).

Alguém já disse que “quem falha em planejar, está planejando falhar”. Não se pode brincar com o futuro. Pois antes que a gente perceba, ele se torna presente...e, finalmente, passado. Por isso, é melhor planejar, do que sacrificar o que jamais poderemos reaver. Se Deus fosse contrário ao planejamento, as Escrituras não diriam: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos” (Pv.16:3).

Assim como planejamento pode tornar-se presunção, se não o submetermos a Deus, nossas expectativas quanto ao futuro podem tornar-se ansiedade. Todo ansioso deseja que as coisas ocorram antes do tempo deter-minado. A expectativa é gerada pela certeza de um futuro melhor. A ansiedade é filha das incertezas.
Jesus disse:
“Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? (...) Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã.” Mateus 6:27,34a
A cura para a ansiedade é a fé. É pela fé que sabemos que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ecl.3:1). Portanto, não adianta tentar apressar as coisas. No tempo certo determinado por Deus, elas acontecerão.

Pedro declara em sua epístola:
“Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1 Pedro 5:6-7

* Vivendo o Hoje

O salmista afirma: “Todos os dias que foram ordenados para mim, no teu livro foram escritos quando nenhum deles havia ainda” (Sl.139:16b). O Senhor conhece o futuro tão bem quanto o presente e o passado. Nossos dias já foram previamente ordenados.

Porém, isso não significa que devemos viver pródiga e irresponsavelmente. Lembremo-nos que “Deus pede conta do que passou” (Ec.3:15b).

Assim como fazemos com os recursos financeiros, devemos “contabilizar” o tempo. Deveríamos fazer a mesma oração do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12). Neste texto “contar” significa “contabilizar” ou “administrar”. Portanto, temos que aprender a administrar nossos dias, a fim de que nos tornemos sábios.

O tempo não nos foi dado para ser gasto, mas para ser aproveitado. Tempo gasto é tempo desperdiçado com atividades infrutíferas ou danosas. Tempo aproveitado é aquele em que usamos cada oportunidade para fazer o bem.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” Gálatas 6:9-10
É triste olhar para trás, e verificar o quanto tempo já desperdiçamos. Quando jovens, achamos que temos todo o tempo do mundo, e por isso, não nos preocupamos e aproveitá-lo bem.

Observe o conselho que a Bíblia dá aos mais jovens:

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.”Eclesiastes 12:1

Quando menos esperamos, a velhice chega, e nosso tempo neste mundo se abrevia. Infelizmente, muitos parecem estar dormindo, e com isso, estão “matando” o tempo. Para esses, vale a recomendação de Paulo: “E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono” (Rm.13:11a).

Quem mata o tempo, pode estar ferindo a eternidade. Em outras palavras, a maneira como gastamos nosso tempo, vai determinar o galardão que receberemos na eternidade. Afinal, “todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Co.5:10).

“Portanto”
recomenda o apóstolo, “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo” (Ef.5:15-16a).

5 comentários:

  1. Anônimo1:00 AM

    Parabéns Hermes muito impactante..!
    Toda urgência da vida se concentra no momento presente. Tudo o que possuímos é o dia de hoje. O ontem passou de nós. O amanhã não é nosso. O tempo de Deus para o seu povo é indicado por estas duas palavras: "agora" e "hoje".
    A paz de Cristo para ti e familia!

    ResponderExcluir
  2. Barbosa10:11 AM

    Amado Irmão HERMES e querido em Jesus Cristo,Paz e Graça daquele que Vive Eternamente,e É,o (REI DOS REIS,SENHOR DOS SENHORES,JESUS CRISTO DE NAZARÉ).
    Gostaria de deixar o comentário ok?
    O irmão tem razão,tudo tem o seu tempo; ver no livro de Eclesiastes 3.de 1 a 11.
    DEUS tem um plano eterno que inclui os propósitos e atividades de toda pessoa na terra.
    O cristão deve entregar-se a DEUS como sacrifício vivo de louvor e servi-lo fielmente,deixar que o Espírito Santo leve a efeito o plano de DEUS em sua vida e ter cuidado para não se afastar da vontade de DEUS,e assim perder a oportunidade quanto ao propósito divino para a sua vida; ver no livro de Romanos 12.1,2.
    Como o irmão citou,No livro de 2 Corintios 5.10 diz:"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo,para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo,ou bem ou mal."
    A Bíblia ensina que os cristãos terão,um dia,de prestar contas "Ante ao tribunal de Cristo",de todos os seus atos praticados por meio do corpo,sejam bons ou maus.
    1- Todos cristãos serão julgados;não haverá exceção; ver nos livros de Romanos 14.10,12; I Corintios 3.12-15; 2 Corintios 5.10; Eclesiastes
    12.14.
    2- Esse julgamento ocorrerá quando Jesus vier buscar sua igreja; ver nos livros de João 14.3; I Tessalonicenses 4.14-17.
    3- O Juíz desse julgamento é Jesus Cristo,"todo juízo","Juíz" ver nos livros de João 5.22;
    2 Timóteo 4.8.
    4- A Bíblia fala do julgamento do cristão como algo sério e solene,normente porque inclui para estes a possibilidade de dano ou perda;de ficar envergonhado diante de Jesus"na sua vinda",e queimar-se o trabalho de toda sua vida na terra.
    Esse julgamento,não é para sua salvação,ou condenação. É um julgamento de nossas obras na terra; ver nos livro de I corintios 3.15; 2 João 8; I João 2.28; I Cotintios 3.13-15.
    5- Tudo será conhecido. A palavra 'comparecer" no GREGO É PHANEROO,significa "tornar conhecido aberta ou publicamente".
    DEUS examinará e revelará abertamente,na sua exata realidade,NOSSOS ATOS SECRETOS,NOSSO CARÁTER,NOSSAS PALAVRAS,NOSSAS BOAS OBRAS,NOSSA ATITUDE PERANTE A DEUS,O MUNDO E AOS HOMENS,NOSSOS MOTIVOS, NOSSA FALTA DE AMOR E FINALMENTE NOSSO TRABALHO E MINISTÉRIO COMO SERVO DE DEUS; ver nos livros de Marcos 4.22; Romanos 2.16; e 2.5-11;
    Mateus 12.36,37; Efésios 6.8; Mateus 5.22;
    I Corintios 4.5; Colossenses 3.23;4.1; e I Corintios 3.13.
    6- As más ações do cristão,quando ele se arrepende,são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno,mas são levadas em conta quanto à seus atos e à sua recompensa: "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer" ver nos livros de Romanos 8.1; Colossenses 3.25; Eclesiastes 12.4; I Corintios 3.15; 2 Corintios 5.10.
    7- A perspectiva de um iminente julgamento do cristão deve aperfeiçoar neste o temor do SENHOR,e leva-lo a ser sóbrio,a vigiar e orar,a viver em Santa conduta e amor;e a demonstrar misericórdia e amor bondade a todos; ver nos livros de 2 Corintios 5.11; Filipenses 2.12;
    I Pedro 1.17;e 4.5,7; 2 Pedro 3.11; Mateus 5.7 e 2 Timóteo 1.16-18.
    Concluíndo: Os cristãos,ao estabelecerem alvos e planos para o futuro,sempre devem buscar a DEUS e a sua vontade. Não devem agir como insensato; pelo contrário,devemos reconhecer que a verdadeira felicidade e uma vida de beneficência dependem totalmente de DEUS. O princípio pelo qual devemos viver deve ser: "SE O SENHOR DEUS QUIZER". Se for sincera a nossa oração " FAÇA-SE A TUA VONTADE",estejamos certos de que nosso presente e futuro estarão ao cuidados protetores do nosso PAI CELESTIAL; ver nos livros de Lucas 12.16-21; Mateus 26.42; Atos 18.21; I Corintios 4.19; e 16.7; Hebreus 6.3.
    IRMÃO HERMES,me desculpe o espaço que tomei,mas à Palavra do TODO PODEROSO DEUS,TEM QUE SER REVELADA E SEMEADA PARA A SALVAÇÃO DOS HOMENS, QUE NÃO CONHECEM À DEUS E ESTÃO SEM RUMO;INDO DIRETO PARA O INFERNO.
    OH GLÓRIAS! JESUS ESTÁ VOTANDO!

    ResponderExcluir
  3. Wendel Bernardes11:06 AM

    Justamente por não saber o tempo que nos resta, é que devemos estar sempre o mais perto de Cristo, sua vontade, e suas palavras...
    Ótima reflexão!
    Paz

    www.wendelbernardes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!!

    É mesmo isso!

    O hoje é tudo o que temos agora!

    O futuro nas mãos de Deus, em quem temos um futuro seguro!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa tarde!
    Irmão Hermes, obrigada por se deixar usar por Deus desta maneira, estas palavras abençoaram minha vida especialmente hoje, é que preciso de sabedoria para administrar o tempo que Deus me dar, de uma maneira que volte a ter tempo para minha devocional, ultimamente tenho me envolvido em tantas coisas que o tempo que dedico a Deus tem sido ridiculo.
    Agradeço a Deus por tua vida.

    Deus te abençoe e te guarde.

    Em Cristo irmã Ana Rosa.

    http://afontedevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir