quinta-feira, junho 24, 2010

3

Tartarugas suicidas e o cristão imprudente

IMG_1733 Nunca vi um lugar pra ter tanta tartaruga quanto aqui na Florida central. Provavelmente devido ao enorme número de lagos na região. Hoje quase atropelei uma tartaruginha minúscula que resolveu atravessar a rua movimentada. O carro que vinha atrás também conseguiu se desviar, mas o seguinte, não. Adeus tartaruguinha. Será que tartarugas suicidas vão pro céu?

Num domingo de manhã, enquanto dirigíamos para a igreja, uma tartaruga de tamanho considerável estava atravessando a rua, e minha esposa pediu que parássemos para socorrê-la. Aquela era valente; não escondeu a cabeça no casco. Pelo contrário, encarou Tânia. Mesmo assim, minha esposa a socorreu, levando-a para o outro lado da pista. É comum assistirmos a esta cena aqui. As pessoas sempre param para socorrer as tartarugas imprudentes.

Mas esta semana fomos surpreendidos em um outro episódio envolvendo tartaruga. Três meninos tocaram nossa campainha. Achei que eram escoteiros pedindo dinheiro. Mas o que eles queriam era nos avisar que havia uma enorme tartaruga debaixo do meu carro. Estava muito calor, e pelo jeito ela quis refugiar-se à sombra do meu automóvel, que parecia um grande casco protetor. Meu receio era atropelá-la ao sair.

Como conhecemos o temperamento desse réptil, preferimos deixá-la em paz. Horas depois, ela se foi.

O que faz com que elas se exponham tanto? Seria excesso de confiança na resistência do seu casco? Será que desconhecem que não resistem ao peso de um carro?

Ou será pensam que são tartarugas ninjas, com habilidade suficiente para desviar-se rapidamente?

Quantas vezes temos agido como elas? Achamos que a armadura de Deus é uma espécie de casco protetor que nos capacita a resistir a qualquer tentação. Se isso fosse verdade, não seríamos orientados a “fugir” da aparência do mal.

É verdade que as tentações sempre vêem. Porém isso não significa que devamos nos expor desnecessariamente a elas. O nome disso é tentar a Deus, como respondeu Jesus a ser tentado por Satanás no deserto.

Ele não apenas nos ensinou a orar para não CAIRMOS em tentação, mas também a vigiar para não ENTRARMOS nela. Se pudermos evitar, evitemos.

Confio piamente em Deus que não me deixará tentar além de minha capacidade de resistir. Porém, não confio nem um pouquinho em minha natureza. Meu casco não é tão resistente quanto parece.

Se o sol estiver de rachar, é melhor fazer como aquela tartaruga, e refugiar-me debaixo de um casco maior, a saber, o esconderijo do Altíssimo.

3 comentários:

  1. Graça e PAZ!
    Excelente a postagem. Deus continue te abençoando e usando para esparramar da verdadeira Graça de Deus. Eu por aqui, vou me alimentando dessas mensagens, diariamente...
    Tenho citado algumas de suas mensagens em meu blog http://calebe-odemolidordegigantes.blogspot.com, e gostaria de ter a sua permiss!ao para isso, bem como contar com alguma visita, comentário, o que me deixaria imensamente honrado.
    Dálton Curvello

    ResponderExcluir
  2. Barbosa7:58 AM

    MEU QUERIDO IRMÃO EM JESUS CISTO HERMES,GRAÇA E PAZ DO CORDEIRO SANTO,E JUSTO,JESUS CRISTO.
    OLHE...NÃO CAIA.
    Os israelitas,como eleitos de DEUS,pensavam que poderiam entregar-se,sem perigo,ao pecado,à idolatria e à imoralidade;porém,foram jugados.Assim também,os cristãos da atualidade,que ACREDITAM QUE PODEM VIVER SANTISFAZENDO A CARNE,deve ser dar conta de que o juízo divino também os aguarda,caso não abandonem esses pecados.
    FIÉIS A DEUS.
    O cristão professo não pode justificar seu pecado com desculpa de que ele simplesmente é humano e,portanto,imperfeito;e que neste mundo todos os cristãos nascidos de Novo pecam por palavras,pensamentos e ações ver no livro de Romanos 6.1.Ao mesmo tempo,O Apóstolo Paulo assegura aos coríntios que o cristão precisa cair da graça e da misericórdia de DEUS.
    1- O ESPÍRITO SANTO afirma explicitamente que DEUS outorga aos seus FILHOS GRAÇA suficiente para vencer todas as tentações e,assim,resistir ao pecado ver no livro de Apocalipse 2.7,17,26.A Fidelidade de DEUS expressa-se de duas maneiras (a) Ele não permitirá que sejam tentados além do que podemos suportar,e (b) Ele, ocorrendo a tentação,proverá os meios de a suportamos e vencermos o pecado ver no liro de
    2 Tessalonicenses 3.3.
    2- A GRAÇA de DEUS,O SANGUE DE JESUS CRISTO,A PALAVRA DE DEUS,O PODER DO ESPÍRITO SANTO,que habita em nós e a intercessão celestial de JESUS CRISTO propocionam PODER suficiente para a guerra do cristão contra o pecado e contra as hostes espirituais da MALDADE ver nos livros de Efésios 2.8-10; Tito 2.11-14; Efésios 2.13; I Pedro 2.24; Efésios 6.17; 2 Timóteo 3.16,17; Tito 3.5,6; I Pedro 1.5; Efesiso 6.10-18; Hebeus 7.25.
    3- Se o cristão se entrega ao pecado,não porque a GRAÇA DIVINA é insuficiente,mas porque ele deixa de resistir,pelo PODER DO ESPÍRITO SANTO,a seus própositos desejos pecaminosos,DEUS,COM"O SEU DIVINO PODER,nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade,e pela SALVAÇÃO concedida por JESUS CRISTO,podemos"andar dignamente diante do SENHOR,agradando-lhe em tudo,frutificando em toda a BOA OBRA DO ESPÍRTO SANTO DE DEUS,corroborados significa,confirmação,fortalecimento,comprovação reafirmação,em toda fortaleza,segundo a força da sua GLÓRIA,em toda a PACIÊNCIA,E LONGAMINIDADE,com GOZO sobre como vencer as tentação.
    Podemos "SUPORTAR" toda a tentação e "ESCAPAR",se realmente desejamos assim fazer,na dependência da fidelidade e o PODER DE DEUS E SUA PALAVRA,E OBEDECER SEUS MANDAMENTOS ver nos livros de Romanos 8.13,14; Gálatas 5.16-24; Tiago 1.13-15; 2 Pedro 1.3; Colossenses1.10,11 e Mateus 4.1.
    A gravidade da transigência com o mundo.O próprio Jesus falou a respeito desse erro fatal."Ninguém pode servir a dois senhores" ver no livro de Mateus 6.24.
    O objetivo principal da vida do cristão é agradar a DEUS e promover sua GLÒRIA ATRAVÉS DA OBIDIÊNCIA E PREGAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS,PARA SALVAÇÃO DAS ALMAS PERDIDAS,QUE AINDA SÃO MUITAS PRESISANDO DE UMA PALAVRA QUE CONDUZIRÁ AO CAMINHO ETERNO;DA GLÓRIA DE DEUS,E AO LAR CELESTIAL QUE NOS AGUARDA.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz irmão Hermes...
    Bela analogia você postou para nosso deleite, parabéns, sou um fã de seus textos, sempre abençoados.
    Parabéns pelo blog, pois é um dos melhores que conheço, tem conteúdo e a estética é ótima, agradável aos olhos dos leitores.

    Abraços.

    ResponderExcluir