quinta-feira, fevereiro 18, 2016

3

Reconhecendo a silhueta divina em meio à calamidade




Por Hermes C. Fernandes

Sabe quando a gente tem a impressão de ter agido precipitadamente, mas logo em seguida, somos tomados pela certeza de que agimos sob a direção divina? Já se sentiu assim antes? Pois os discípulos de Jesus passaram por um episódio em que se sentiram exatamente assim. Eles haviam acabado de presenciar um dos maiores milagres realizados por Cristo. Cinco mil homens, além de mulheres e crianças, foram alimentados com míseros cinco pães e dois peixinhos. Eles ainda estavam processando o significado do que tinham assistido.

Jesus, por Sua vez, parecia distraído com a multidão. Mateus conta que “ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão” (Mt.14:22). Aquela ordem não parecia razoável. Deixá-lO ali? E como os alcançaria depois? Não seria melhor esperá-lO um pouco mais?

Ordem é pra ser obedecida, não questionada. Por isso, lá se foram eles sem dizer uma palavra. O que Ele teria em mente? Talvez tomasse carona em outro barco para os encontrar. Tão logo acabou de despedir-se do povo, em vez de sair imediatamente ao encontro dos discípulos, Jesus foi para o monte orar. O fato é que Jesus precisava ficar a sós com o Pai.

Marcos relata que “sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra” (Mc.6:47). Mesmo tão distante geograficamente, Jesus não os perdeu de vista por um só instante.

“Vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da oite aproximou-se deles, andando por sobre o mar” (Mc.6:48a).

Ora, se eles estavam lá por uma ordem expressa de seu Mestre, por que o vento lhes era contrário? Posso imaginar uma discussão entre os discípulos:

- Eu não disse que deveríamos esperar por Ele?
- Mas foi Ele quem nos enviou?
- Que nada! Ele estava nos testando. Deveríamos ter ficado com Ele.
- É… acho que nos precipitamos.
- Vamos parar com este papo, e continuar a remar…

De fato, não houve qualquer precipitação. Eles estavam ali no meio daquele mar revolto por determinação de seu Senhor. E embora eles O tivessem perdido de vista, distraídos com os ventos contrários, Jesus não os perdera. E a prova disso é que veio correndo para socorrê-los.

Os pés que em breve seriam vazados pelos cravos, marchavam sem serem submergidos pelas águas. Os pés que seriam suspensos no madeiro, agora driblavam a lei da gravidade, suspensos sobre as águas pelo poder do amor.

Sua caminhada por sobre o mar não era uma demonstração performática de poder, mas evidência de Sua pressa em alcançá-los. Marcos diz que Jesus “queria passar à frente deles” (v.48b).

Convém destacar que Jesus caminhou em meio ao mar revolto. A calmaria só veio depois que Ele entrou no barco. Quando os discípulos viram aquela silhueta se insinuando no meio do nevoeiro, começaram a gritar apavorados, achando que era um fantasma.

- Só faltava essa! Como se não bastasse o vento contrário, agora nos aparece esta assombração! E cadê Jesus? Por que nos abandonou?

Se isso acontecesse em nossos dias, em terras tupininquins, alguns diriam que era Iemanjá…rs

Vendo-os desesperados, Jesus bradou: “Tende bom ânimo, sou eu, não temais” (Mt.14:27). Pedro, gato escaldado, preferiu tirar a prova dos nove: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por sobre as águas” (v.28).

Jesus deve ter sorrido nessa hora. Uma sugestão dessas só poderia vir de Pedro, o sanguíneo. Em momento algum Jesus o censurou por isso. Às vezes precisamos de sinais que nos evidenciem que a silhueta que se insinua diante de nós seja realmente de Jesus, e não de alguma assombração ou projeção de nosso inconsciente.

Às vezes enxergamos o que queremos enxergar. Outras vezes enxergamos o que preferíamos evitar. Somos assombrados por temores incontroláveis e assediados por desejos inconfessáveis. Antes de deixar nossa zona de conforto para nos aventurar em direção àquilo que nos atrai, convém buscar uma confirmação de que aquilo provém do Senhor.

Jesus não discursou. Não era momento para um sermão. Ele apenas deu voz de comando: VEM!

Sem titubear, Pedro “descendo do barco, andou por sobre as águas para ir ter com Jesus” (Mt.14:29).
Repare no detalhe: Ele andou por sobre as águas para encontrar Jesus. O problema é que muitas vezes queremos “andar sobre as águas” apenas pela sensação que isso poderia nos proporcioar, ou mesmo, pela repercussão que isso causaria. Perdemos o foco. Fazemos do meio um fim em si mesmo.

Enquanto os outros discípulos pasmavam e talvez questiovam o atrevimento do colega, Pedro pisava nas águas como quem se sustenta sobre o chão firme. Tudo ía bem até que Pedro se deixou distrair pelo vento que permanecia forte e contrário. As ondas do medo invadiram seu coração e logo, começou a afundar. Desesperado, Pedro começou a gritar:“Salva-me, Senhor!”

Sem cerimônia, Jesus Se aproximou, estendeu a mão e o socorreu, dizendo:”Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (v.31). Jesus não estava censurando por lhe haver pedido uma prova de que era Jesus quem se aproximava do barco. Jesus o repreendera por haver se distraído com a fúria do vento. Este é o tipo de dúvida que aborrece a Deus. A dúvida gerada pela distração.

Quando ambos entraram no barco, o vento cessou (v.32). O que indica que aquela tempestade servia como cenário para que os discípulos aprendessem uma importante lição: Reconhecer Jesus em meio da adversidade.

Atender a uma ordem divina nos garante que seremos imunes aos ventos contrários da vida. Mas nos garante que Jesus jamais nos perderá de vista, e quanto estivermos cansados de remar contra o mar, Ele virá em nosso socorro.

3 comentários:

  1. Linda mensagem.
    Deus o abençoe.
    Linda mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Missionário Barbosa7:44 AM

    Bispo Hermes, graça e paz de Jesus Cristo o Nazareno, que o único que dá a Veradeira paz.
    Meu irmão Bispo Hermes, gostaria de falar sobre a boa semente e o joio, sei que não bate com o texto mas alguém precisa ouvir amém? Se assim o irmão permitir!
    Mateus 13.24,25 diz: Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homnes, veio o inimigo, semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.
    A parábola do trigo e do joio salienta o fato de que há uma semeadura da má semente de Satanás paralela à Palavra de Deus, através de homens vestidos de ovelhas.
    O "campo" é o mundo e a "boa semente" são os fiés do reino seguidores de Jesus; leiam
    Mateus 13.38.
    - O evangelho original de Jesus e os cristãos Verdadeiros serão plantados em todo mundo, Satanás também plantará os seus seguidores, "os filhos do maligno", entre o povo de Deus, para se contraporem a verdade divina; leiam
    Mateus 13. 25,38,39.
    - A obra principal dos emissários de Satanás no reino dos céus na presente era é solapar a autoridade da Palavra original de Deus; leiam Gêneses 3.4, e promover a iniquidade e as falsas doutrinas; leiam Atos 20.30;
    2 Tessalonissenses 2.7,12.
    Jesus Cristo falou noutra ocasião, de um grande logro entre seu povo por causa desses que se apresentam como verdadeiros cristãos, quando na realidade são falsos mestres, seguidores minístros de Satanás; leiam Mateus 24.11.
    - Este fato da coexistência do povo de Satanás com o povo de Deus, na dimensão visível atual do reino dos céus(que é a igreja), terminará quando Deus destruir todos os ímpios, no fim da presente era; leiam Mateus 13. 38,43.
    Para outras parábolas que enfatizam a atual condição da mistura de cristãos e descrentes estes como se fossem do povo de Deus; leiam Mateus 22.1-14; 25.1.13,14,30; Lucas 18.10-14.
    Acautelaí-vos para que ninguém vos engane!
    Povo Verdadeiro de Deus, estudem à Palavra de Deus, e nela meditem de dia e de noite, nela acharás a saída para a liberdade e vida eterna, através de Jesus Cristo de Nazaré o santo e único e digno de ser louvado!
    Deus te abenções meu irmão Hermes, e sua família, e a todos os irmãos que estão agora sofrendo perseguições por amor a pregação do evangelho de Jesus.
    Deus é contigo meus irmãos fiéis a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Hermes, gostei muito do seu artigo, mas no último parágrafo não seria "Atender a uma ordem divina não nos garante que seremos imunes aos ventos contrários"...?
    Leonora Garrido

    ResponderExcluir