terça-feira, junho 15, 2010

13

O Fenômeno “Cala boca Galvão” e os exploradores da fé

cala_boca_galvao Para o embaraço da Rede Globo de Televisão, e principalmente do Galvão Bueno, o hit “Cala a boca Galvão” tornou-se num fenômeno sem precedentes na história das copas, demonstrando o poder que tem o Twitter, o Youtube e outros sites de relacionamento da internet.

A Globo até tentou abafar, anunciando o lançamento de um vídeo no Youtube onde o Galvão aparece dançando. Explicaram que o “Cala boca…” era devido ao fato dele não ter parado de falar durante a cerimônia de abertura da Copa. Tolice! Agora, já era! Caiu na rede e na boca do povão!

Diante da curiosidade dos estrangeiros, foram postados vídeos no Youtube em tom jocoso, dando explicações completamente estapafúrdias sobre a frase. Um deles diz que o Galvão é uma ave em extinção no Brasil, e que o “Cala boca Galvão” seria um protesto pela preservação do animal. Com isso, a campanha está ganhando a adesão de torcedores de outras nacionalidades na África do Sul.

O que pouca gente sabe é que o tal “cala boca…” tem base bíblica… Duvida? Quem lançou a campanha original foi Paulo, em sua carta a Tito. Confira:

“É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância” (Tt.1:11).

Quem precisa calar a boca não é apenas o Galvão, que pelo que parece, entende pouco do esporte de que é narrador oficial do plim-plim. Quem precisa calar a boca são os exploradores da fé, que ocupam espaço na grade de várias emissoras de TV e rádio, espalhando seu pseudo-evangelho pelos lares brasileiros. Alguns desses pregadores são quase onipresentes na TV. E não estão satisfeitos… querem mais, sempre mais. Não basta ter horários, eles também querem seu próprio canal, e se deixar, sua própria rede.

Que tal parafrasearmos o “Cala boca Galvão”?

A quem você dedicaria um “Cala boca…”?

13 comentários:

  1. Cala a boca, Silas Malafaia!!!

    (esse seria o meu, rs)

    ResponderExcluir
  2. Oi irmão Hermes.

    Posso começar? Obrigado!

    "Cala boca, SILAS MALAFAIA!"

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  3. rs.. Prefiro não julgar, caro amigo, mas adorei o post e devo concordar, é uma vergonha o q estão fazendo por ai c o evangelho de nosso querido e único Salvador, Jesus Cristo. Uma vergonha! E muito triste. Deus deve se inquietar em seu trono...

    ResponderExcluir
  4. Show demais a ideia. Não quero julgar ninguem, imagino o que todos pensam quando uma campanha dessa é "lançada". No meio evangélico temos visto vários pregadores que infelizmente tem usado a Biblia como algo para se promover e arrumar uma forma de arrecadar dinheiro. Creio que a tendência é piorar. Daqui pra frente teremos que falar "cala boca..." para não só os que estão aqui na mídia mas também para tantos outros que estão surgindo. Mais uma vez quero dizer que é Show demais o blog e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Calem a boca, Macedo, Hernandes, Malafaia, e Cia!!

    Blog nota 10, Hermes!

    ResponderExcluir
  6. Querido Hermes, creio que tem muita gente precisando calar a boca em nosso meio. O que falta são Paulos. Com a forte personalidade de Paulo, mesmo se tornando um homem manso depois de sua conversão, acho que esse "cala boca" que ele ordenou a Tito era muito no campo fisico mesmo. Não sei se ele encontrasse um desses pelo caminho não teria feito como o Mestre no caso dos vendilhões. E partido mesmo para as vias de fato.

    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:19 PM

    Cala a boca Sila Malafaia

    ResponderExcluir
  8. Pode escolher mesmo???

    Então... CALA A BOCA HERMES FERNANDES!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6:02 PM

    Você fala de todo mundo como um dono da Verdade... entre e confira o que pensam de vc!!! http://noticias-gospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Já estava prevendo que ia sobrar pra mim. rsrs

    Tem problema não! Pau que dá em Chico, também dá em Francisco.

    Você tem o direito de expressar sua opinião. Só sinto em lhe dizer que não pretendo me calar. E sabe por quê?

    Tomo pra mim o que Cristo disse a Paulo numa visão: "Abra bem a tua boca, e não te cales... porque tenho muito povo nesta cidade".

    Ao meu amigo anônimo, considero sua postagem uma homenagem que não mereço.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:14 PM

    Vc quando quer distorce a Palavra do jeito que gosta, né? Vou te explicar Sr. Bispo... Nessa passagem vc sabe muito bem que o Senhor estava falando em pregação e não esculhambação... porque vc não olha a postagem em sua homenagem? rsrs... www.noticias-gospel.blogspot.com
    observação: sou anonimo sim, pois ao contrário de muita gente, não quero levantar meu nome em cima de ninguem...

    ResponderExcluir