sexta-feira, junho 15, 2012

2

Mentes organizam, corações mobilizam!

Algumas igrejas destacam-se por possuírem características muito peculiares. Muitas delas direcionam todos os seus esforços para manterem sua membresia. As programações visam apenas o bem-estar de seus membros, que a cada dia vão se tornando comodistas inveterados. Por isso, a preocupação de sua liderança é se o culto vai agradar. Se ele não agrada, a solução é mudar a liturgia, o estilo de música, os músicos ou até mesmo o pastor. Caso contrário, correm o sério risco de perder a tão protegida membresia. O mais interessante é que igrejas assim não se preocupam com os de fora; a prioridade é manter a máquina funcionando. Outras, no entanto, buscam caminhos diferentes: seus programas e estratégias visam o alcance de novos membros. Porém, o interesse está naquilo que eles têm a oferecer. A força motriz não é o “ide” de Mateus 28.19, e sim o tilintar da moeda em seus gazofilácios.

Os modelos ora citados criam dois tipos de “crentes-consumidores”: os eclesiásticos e os decepcionados. Os eclesiásticos são os que sugam da igreja; pessoas que não vivem sem ela. Em sua grande maioria, são frequentadores assíduos de suas atividades. Cantam em conjuntos e até fazem parte de algum departamento que lhes possa interessar. Mas o que os move é a busca pela satisfação pessoal. Já os consumidores decepcionados, com o tempo descobrem que adquiriram um produto que não satisfará para sempre as suas necessidades. Decepcionam-se com a igreja e, consequentemente, se afastam de Deus.

O que os dois tipos têm em comum? Programas e estratégias. Logicamente, para que elas se tornem atividades efetivas são necessárias mentes para organizá-las. Qualquer pastor que se preze falaria com orgulho se em sua igreja existissem tais mentes. Pessoas capazes, bem preparadas física e psicologicamente, instruídas, aptas a ensinar. Gente inserida na comunidade, com visão e percepção das tendências socioculturais. O problema é que se tudo isso existir sem amor, não há valor algum! Programas, estratégias, grupos pequenos ou grandes, ministérios, departamentos... seriam como címbalos retumbantes. O maior de todos os valores do evangelho é a transformação de pessoas. Quando Jesus curava um aleijado, ele finalmente podia ir para casa. Aleijados não frequentavam lugares de gente saudável (como igrejas, por exemplo). Jesus, além de curar, transformava a realidade de todos.

Podemos ter os melhores planejamentos estratégicos, mas se não proclamarmos um evangelho transformador, significa que não entendemos nada do que Cristo nos mandou fazer. E então, corremos o risco de fazer parte de uma das igrejas descritas no início. Por isto, relembro a frase-título desta reflexão: “Mentes organizam, corações mobilizam!”. As mentes são necessárias para a organização de nossas dinâmicas ministeriais. No entanto, corações sensíveis mobilizam pessoas a se renderem ao Senhor Jesus.

Que Deus nos ensine a colocar mentes e corações ao seu dispor.


Geovane Porto

Ultimato (Via Emeurgência)

2 comentários:

  1. Oii hermes..
    obrigada pela visita e pelo elogio,
    isso serve pa mim como incentivo a continuar blogando xD
    gostei muito do seu e ja estou seguindo,
    estou gostando das coisas que tenho encontrado por aqui no seu e em outros blogs, pois sou uma evangélica em crise com as igrejas e com a humanidade huheueh
    nada que não se resolva
    bom obrigada pela visita mais uma vez, vou atualizar com mais frequência e espero sua visita mais vezes ;)

    até mais

    ResponderExcluir
  2. Barbosa3:24 PM

    Hermes,Querido irmão em Cristo o Justo cordeiro Santo,a Paz seja com vc.
    Concordo plenamente com o texto,mas gostaria de deixar minha opinião ok?
    O POVO DE DEUS PRECISA URGÊNTE É DE SANTIFICAÇÃO.
    A igreja só será perfeita,se os irmãos santificarem totalmente.
    Santificação no Grego significa hagiasmos-seu significado é "TORNAR SANTO","SEPARAR DO MUNDO"E APARTAR DO PECADO",a fim de termos ampla comunhão com DEUS e servi-lo com alegria.
    - Além do termo "Santificar",o padrão Bíblico da santificação é expresso em termos tais como "Amarás o SENHOR,TEU DEUS,de todo o teu coração,e de toda a tua alma,e de todo o teu pensamento,irrepreensíveis em santidade,Aperfeiçoando em santificação,o amor de um coração puro,e de uma boa consciência,e de uma fé não fingida,sinceros e sem escanda-los algum,libertos do pecado,mortos para o pecado,para servirem à justiça para santificação,guardamos os seus mandamentos,e "vence o mundo" ver nos livros de I Tessalonecenses 5.23; Mateus 22.37; I Tessalonecenses 3.13; 2 Corintios 7.1; I Timóteo 1.5; Filipenses 1.10; Romanos 6.18; e 6.2; e 6.19; I João 3.22; e 5.4; Romanos 6.1-14; João 17.15-19,23; Romanos 6.5,13,16,19; e 21.1; Gálatas 5.16,22,23; e 2 Corintios 5.17.
    A santificação no Antigo Testamento foi a vontade manifesta de DEUS para os israelitas;eles tinham o dever de levar uma vida santificada,separada da maneira de viver dos povos à sua volta.De igual modo a santificação é um requesito para todo o cristão em Cristo.As Escrituras declaram que sem santificação ninguém verá o SENHOR ver nos livros de
    Êxodo 19.6; Levítico 11.44; 19.2; 2 Crônicas 29.5; e Hebreus 12.14.
    - Os Filhos de DEUS são santificados mediante a fé,pela união com Cristo na sua morte e ressurreição,pelo sangue do Cristo,pela Palavra de DEUS e pelo poder regenerador e santificador do ESPÍRITO SANTO,no seu coração ver nos livros de Atos 26.18; João 15.4-10; Romanos 6.1-11; I Corintios 1.30; I João 1.7-9; João 17.17; Jeremias 31.31-34; Romanos 8.13; I Corintios 6.11; I Pedro 1.2
    2 Tessalonecenses 2.13.
    - A Verdadeira santificação requer que o cristão mantenha profunda comunhão com Jesus Cristo,manter comunhão com os irmãos em Cristo,dedique-se à oração,obedeça a Palavra de DEUS,tenha consciência da presença e dos cuidados de DEUS,ame a justiça e odeie a iniquidade,mortifique o pecado,submeta-se à disciplina de DEUS,continue em obediência e seja cheio do ESPÍRITO SANTO ver nos livros de João 15.4; Efésios 4.15,16; Mateus 6.5-13; Colossenses4.2; João 17.17; Mateus 6.25-34; Hebreus 1.9; Romanos 6; Hebreus 12.5-11; Romanos 8.14; e Efésios 5.18.
    Concluindo: No Novo Testamento,a santificação não é descrita como um processo lento,de abandonar o pecado pouco a pouco.Pelo contrário,é apresentada como um ato defenitivo mediante o qual,o cristão,pela graça,é liberto da escravidão de satanás e rompe totalmente com o pecado a fim de viver para DEUS.Ao mesmo tempo,no entanto,a santificação é descrita como um processo vitalício mediante o qual continuamos a mortificar os desejos pecaminosos da carne,somos progressivamente transformados pelo ESPÍRITO SANTO À SEMELHANÇA DE JESUS CRISTO,crescemos na graça,e devotamos maior amor a DEUS e ao próximo ver nos livros de Romanos 6.18; 2 Corintios 5.17; Efésios 2.4,6; Colossenses 3.1-3; Romanos 8.1-17; 2 Corintios 3.18; 2 Pedro 3.18; Mateus 22.37-39 e I João 4.10-12,17-21.
    Com essa certeza,o cristão se apresenta a DEUS como Sacrifício Vivo e Santo e recebe da parte do ESPÍRITO SANTO,graça,pureza,poder e vitória para viver uma Vida Santa e agradável a DEUS ver no livro de Romanos 12.1,2; e 6.19-22.
    Irmão Hermes,e irmãos,a igreja do DEUS VIVO só terá vitória só se for através da santificação dos irmãos em Cristo;se não continuaremos ver as barbaridades que estão acontecendo com as igrejas e o povo de DEUS. O JOIO MANDANDO E DEMANDANDO,DITANDO AS ORDENS E REGRAS DO INFERNO.
    Hermes Servo de DEUS,me desculpe pelo espaço que tomei; DEUS irá te recompensar.

    ResponderExcluir