quinta-feira, junho 03, 2010

3

Igreja boa não é a que ajunta, mas a que espalha.

Nós temos uma vontade muito grande de que as pessoas nos sigam, de que possamos ser influentes. O Twitter é um exemplo claro disso. Tem prestígio quem tem muitos followers (seguidores). Assim também no Orkut, Facebook e outras redes sociais na internet, quem tem muitos amigos adicionados no seu perfil tem prestígio.

Da mesma forma, uma grande organização comercial sempre vai alardear quantas filiais possui, quantos empregados trabalham nela, quantos clientes tem, qual o faturamento da empresa, etc. Isso traz prestígio, se os números foram grandes, claro.

No mundo religioso, em especial no Ocidente, não parece ser diferente. Já virou motivo de piada os números “evangelásticos” de alguns movimentos. O evento reuniu 200 mil pessoas, mas a organização diz que foram um milhão de pessoas. E assim sempre.

Já se perdeu a conta de quantos livros já foram escritos para ensinar como fazer a igreja crescer. São livros que vendem como água, porque pretensamente “ensinam”, em poucos passos, como fazer a igreja local crescer e como tornar os membros da igreja fiéis. Em outras palavras, como fidelizá-los para que eles não saiam daquela igreja e ainda estejam sempre dispostos a fazer o que líder mandar.

Depois se diz que tal movimento realmente é de Deus porque cresce muito e as pessoas aderem a ele fervorosamente. É preciso ter cuidado ao dizer que o fato de muitas pessoas aderirem a um movimento o torna legítimo. O Nazismo contava com a adesão fervorosa de milhões e pessoas. E era o Nazismo.

O tamanho não legitima nada. Apenas dá poder ao movimento, à organização, seja lá o que for. Igreja, partido político, organizações comerciais, ou mesmo organizações criminosas, o que for, sempre que houver muita gente, esse grupo será poderoso, mas isso não quer dizer que as ações dessa organização sejam legítimas.

É evidente que eu sou um fervoroso defensor de que a igreja tem mesmo que crescer e ser frequentada. Ela é a comunidade dos seguidores de Jesus, e nas suas reuniões há, ou deveria haver, estímulo, oração comunitária, louvor comunitário, ajuda mútua e isso é muito bom. Aprendemos juntos sobre a palavra de Deus e aprendemos uns com os outros a viver essa palavra. Isso é muito desejável.

Mas ter uma igreja com muitas pessoas não é um fim em si mesmo. É uma oportunidade para dizer às pessoas que, ao saírem das reuniões da igreja, elas devem ser verdadeiros discípulos de Jesus indo pelo mundo, não apenas ficando na igreja, mas saindo dela e sendo realmente sal e luz num mundo que carece de um reflexo de Jesus.

Por diversas vezes, Jesus disse vem. Assim foi com seus discípulos, que depois formaram o grupo de apóstolos e para tantos outros. Mas, mais do que dizer “vem”, Jesus disse “vai”. Sim, há mais ordens de Jesus dizendo “vai”, do que dizendo “vem”. Ele não estava tão interessado em ter muitos seguidores, mas sim em que as pessoas que tivessem se encontrado com ele fossem embora, agora vivendo suas vidas de modo diferente, amando a Deus e às pessoas.

Penso que, em vez de querermos que a igreja seja composta de uma multidão que apenas se reúne, temos que desejar que a igreja seja uma multidão que se espalha e, por onde passa, reflete a pessoa de Jesus Cristo.

Márcio Rosa da Silva (Via Emeurgência)

3 comentários:

  1. Muito bom o texto.Aqui na cidade vivemos esse "fenômeno", da ibope dizer ser dessa ou daquela denominação.
    Infelizmente homens de Deus são julgados por melhores ou piores considerando-se o número de cadeiras ocupadas em suas congregações no domingo à noite.
    Lamentável,mas,é assim mesmo que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Barbosa11:59 AM

    Amado e querido em Cristo,irmão Hermes,a Paz do Senhor Jesus Cristo de Nazaré.
    Concordo com vc,e deixo minha opinião,complemento do que vc diz ok?
    A palavra grega ekklesia( igreja),litelamente,refer-se à reunião de um povo,por convocação.No Novo Testamento,o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo,que se reúne,como cidadãos do reino de Deus,com o propósito de adorar a Deus;em Efésios 2.19 diz:Assim que já não sois estrangeiros,nem forasteiros,mas concidadãos dos Santos e da família de Deus.
    Temos que ter uma igreja local fisíca para acolherem os novos convertidos,os inciantes na fé,para que crescam e alimentão a palavra de Deus.
    Mas,os CRISTÃOS já praparados maduros na fé,devem sair e fazer "obedecer" a ordem que Jesus cristo disse IDE,E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
    Infelizmente,o que vimos é o contrário,igrejas lotadas a maioria de homens e mulheres estão apegados em seus ídolos os pastores,revelações que não condiz com o que Deus quer para cristão,os pop star gospel,só pensam em si mesmos egoísmo pessoal,pregados dia a dia em um banco de uma igreja e etc;sendo assim esquecem do principal: As almas perdidas que estão famintas da Palavra de Deus,que estão no lado de fora da igreja,nos bares,prostibulos,numa esquina usando drogas,esperando a quem possa ajuda-las.
    PEDRO,A PEDRA E A IGREJA.
    O significado desta passagem é que Cristo edificará a sua igreja sobre a Verdade da confissão feita por o seu díscipulo Pedro e os demais díscipulos,que Jesus é o Cristo,Filho do Deus Vivo.
    Jesus emprega,Ele chama seu díscipulo de "Pedro" em Grego Petros,que significa uma pedra pequena;a seguir,Jesus diz: Sobre esta pedra que no Grego significa Petra,que significa uma grande rocha maciça ou rochedo,edificarei a minha igreja sobre a confissão feita por pedro.
    É Jesus Cristo que é a pedra,o único e grande alicerce da igreja que somos nos os cristãos ver em I Corintios 3.11,Pedro declara que Jesus Cristo é a "Pedra Viva" eleita e precisosa a pedra que os edificadores reprovam ver I Pedro 2.4,6,7; Atos 4.11.
    Pedro como os demais díscipulos,e nos o cristãos atuais somos "pedras vivas",como parte da estrutura da casa espítual(a igreja) que Deus está edificando ver I Pedro 2.5.
    Jesus admoesta a todos os cristãos a estarem sempre conscientes de que os perdidos têm uma alma eterna,de valor incalculável,e que terão que passar a eternidade no céu ou no inferno,e que muitos poderão ser salvos se alguém tão somente lhes anunciar o evangelho Ver Mateus 10.28.
    O tipo de obreiro que Jesus deseja no seu reino é aquele que:
    1- Ensina e prega o evangelho do reino ver Mateus 9.35,que diz: E pecorria Jesus todas as cidades e aldeias,ensinando nas sinagogas deles,e pregando o evangelho do Reino,salvando as pessoas do pecado e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
    2- Cura dos enfermos ver Mateus 9.35; 10.1,8.
    3- Expulsa os espíritos imundos.
    Jesus declara que o profeta João Batista a vos que clamava no deserto refé-se o caráter justo de João e ao fato de ser ele um pregador que não transigia com o erro.João pregava a Verdade e os mandamentos de Deus,sem temer os homens e sem jamais temer a opinião popular.Ele opós-se ao tal pecado,com firmesa total,demostrando nisso fidelidade absoluta a Deus e à sua Palavra.
    João Batista,foi fiel a Deus ao condenar o pecado,embora tal atitude viesse a custar-lhe a vida.
    Finalizando: Que todo cristão pregador da Palavra de Deus lembre-se disso: Cristo,também,julgará seu ministério,seu caráter e sua posição em relação ao pecado ver em Lucas 1.17.
    Irmãos,o mar é mundo,e os peixes que nele há é são homens;temos que ser pescadores de homens.(no simbólico)
    Jesus disse: vinde após mim,e vós fareis pescadores de homens.
    A igreja do Deus Vivo!, IDE e pregai o EVANGELHO.
    Irmãos,fiquem na Paz do Todo Poderoso Deus;aquele que um dia estaremos diante dEle e prestaremos contas,e será pesada na balança de Deus nossa obras.

    ResponderExcluir
  3. Wendel Bernardes3:01 PM

    Olá Hermes,
    vejo sempre o seu banner em alguns blogs que sigo e decidi visitá-lo somente hoje. Mas deve dizer que minha espera não foi desanimadora! Quero parabenizá-lo pelo ótimo conteúdo pautano numa boa visão (do Reino graças d Deus)e com a verdade como plano de fundo. Então o que mais posso te dizer senão; estou seguindo seu blog e devo publicar seu banner no meu... ppois creio que conteúdo deve ser exposto. fica na paz.

    qualquer coisa estou no
    www.wendelbernardes.blogspot.com

    ResponderExcluir