sábado, junho 02, 2012

21

Desigrejados sim, desviados não!






Por Hermes C. Fernandes


Acredito ter sido o primeiro a usar a expressão “desigrejados”. Estava em busca de uma palavra que expressasse a condição de muitos cristãos de nossos dias, daí surgiu esse neologismo. Aqui nos Estados Unidos, cunhou-se a expressão “churchless” para designar esta enorme massa de crentes que deixaram os currais denominacionais para servirem a Deus em seu próprio ambiente doméstico.

Ser “desigrejado” não é o mesmo que ser “desviado”. O desviado seria aquele que não apenas deixou a igreja, mas afastou-se do próprio Cristo, voltando às práticas pecaminosas que antes dominavam sua vida. Já o desigrejado não pretende afastar-se de Cristo, nem de Seus ensinamentos, mas tão-somente da máquina eclesiástica.

Solidarizo-me com os milhões de desigrejados espalhados em nosso País, ainda que eu mesmo não me considere propriamente um.

Embora seja bispo de uma igreja sediada no Brasil, tenho experimentado um pouco da sensação de ser desigrejado durante meu exílio aqui nos Estados Unidos. Não deixei de pregar para nossa igreja, ainda que via Skype com freqüência semanal. Até a Ceia tenho celebrado com minha família, com transmissão ao vivo para o Brasil. Nosso povo lá, e nós aqui, todos ao redor da Mesa do Senhor. Embora unidos no espírito, temos estado separados fisicamente por mais de um ano. Temos saudade do calor humano, do cheiro de gente, das atividades da igreja, etc.

Creio que esta sensação de exílio tem sido sentida por muitos desigrejados. No meu caso, devido à distância geográfica. Mas para muitos, deve-se a outros fatores, tais como, discordância doutrinária, não conformismo com a maneira em que a igreja tem sido conduzida, etc.

Os blogs apololéticos têm servido de púlpito para muitos desses cristãos autênticos, que decidiram não se dobrar ao espírito de Mamom. Eles se alimentam do que neles têm sido postados diariamente.

Infelizmente, não dá para dizer o mesmo da maioria dos programas evangélicos veiculados nos canais de TV ou em emissoras de rádio, onde a marca registrada é o proselitismo descarado.

Fenômeno semelhante ocorreu durante os dias da igreja primitiva. Houve um êxodo de cristãos que abandonaram o templo em Jerusalém e as sinagogas espalhadas pelo império, para servir a Deus em suas próprias casas. Santuários cristãos só surgiriam séculos depois com a paganização do cristianismo.

Os desigrejados não estão abandonando a Igreja, como geralmente se alega, e sim as estruturas denominacionais que se arrogam o direito de se intitular “igreja”. A Igreja de Cristo não é e nunca foi presbiteriana, batista, metodista, pentecostal, episcopal ou coisa parecida. Tais termos designam estruturas eclesiásticas. Isso inclui a denominação que presido. Muitíssimas vezes tenho declarado em nossos cultos: O Reino é muito maior que a REINA (nome de nossa denominação). O problema é que estamos mais preocupados em preservar os odres do que o vinho.

As estruturas denominacionais servem como andaimes usados na construção da genuína Igreja. Depois que esta estiver pronta, de nada servirão aquelas. Foram feitas pra acabar.

Meu conselho aos desigrejados é que busquem unir-se para cultuar a Deus e dar testemunho do Seu amor. Seu desânimo para com as instituições é justo. Mas não permitam que isso lhes afaste da prática do primeiro amor.

* Escrito e postado originalmente em 22/06/2010, durante meu "exílio" nos EUA.

21 comentários:

  1. Paa variar, concordo plenamente!!!!!

    Abraço forte,

    JC

    ResponderExcluir
  2. Sou cúmplice nesta subversão...rs

    ResponderExcluir
  3. Realmente como eu, os desigrejados” não estão fora das igrejas por não amarem a Deus, mas por não aquentar mais tanta imoralidade e perversidade em nome Dele.

    ResponderExcluir
  4. Hermes, fora o seu post sobre o Dízimo e mais outro que não me recordo, sempre concordo com você. Infelizmente os "ismos" que a teologia inventou durante todo o processo até hoje só atrapalha, mais confundindo do que ajuda. Por isso, há pessoas que morrem defendendo algum "ismo" teológico. Isso é totalmente contra Ele, pois pessoas demonizam, luciferizam, denominam imundo e até manda para o inferno pessoas que pensam diferente dos "ismos" que eles escolheram para seguir. Por isso há pessoas que dão o ultimato:"Ou se está na igreja/templo ou está no inferno". Doutrina está inventade pelo catolicismo romano e encorporado pelos evangélicos em sua eclesiologia.
    Esses infelizmente não entendem ou não querem entender que o compromisso de Jesus é com sua Igreja, ou seja, GENTE de carne e osso, pois é GENTE que Jesus veio salvar, dar sua vida e resgatar do poder de satanás. Quando as pessoas aprenderem que IGREJA de Cristo é GENTE, ai sim poderão ter o entendimento que você tem hoje.
    Grande beijo de seu irmão em Cristo.

    Ed Coelho
    www.edmaisbom.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:32 PM

      Meu querido a igreja do salvador nunca foi a ela ordenada estar em templo surgido do poganismo instituido por constantino e sim, que fosimos uma igreija canstituida por membros que é individus que pela fé cre no salvador e adora ele em espirito e em verdade

      Excluir
  5. Oi.
    Sou uma desigrejada, mas não me afastei da comunhão. Eu e minha família fazemos cultos domésticos, inclusive, tomamos a Santa Ceia. Jamais me afastarei do caminho do Senhor, porém da igreja de hoje, com certeza "tô fora", pois não quero "contaminar as minhas vestes".

    ResponderExcluir
  6. Hermes querido Hermes... como Deus te usa mano !
    Permita-me republicar esse texto no "Verdades Nuas" ... vc expressou e expos meu coração como ninguém !
    Já estou ha mais de 3 anos sem igreja e como agravante moro numa cidadezinha do litoral norte paulista (Ubatuba-conheçe?)onde não há muitas opções e as poucas que temos estão totalmente corrompidas e bichadas...triste, mas aqui o que mais tem são desigrejados. Trabalho com uma turma todo esse tempo e nos reunimos as quartas onde estudamos a palavra, ceiamos, e adoramos a Deus. Ano passado batizei 2 pessoas lindas que estão comigo desde o início. Não sou pastora (muitos me chamam assim, mas nunca aceitei se-lo, nem quando estava na igreja)pois creio nessa unção de uma forma diferente, creio na forma onde todos somos usados por Deus sem precisar de títulos, ainda mais agora desigrejada. Mas vira e mexe minha cabeça se enche de questões,p pois o tempo passa e a saudade chega forte... já tentei congregar novamente no=uma igreja mas confesso q não consegui. Mas tem uma coisa bacana, sinto a presença de Deus e sua voz fala amim muito mais do que no tempo em que ministrava 7 dias por semana.
    Quero te agradecer por vc se permitir ser tão usado por Deus e tb te confessar que tenho usado seus textos (assim como tb do Rubinho Pirola e o Juber Donizete) como fonte de inspiração e informação para meus estudos.
    Oro por vc todos os dias .

    Super abraços para ti.

    Na Graça do Pai, em Cristo Jesus

    Alice

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Hermes!
    Tbm sou um desigrejado, mas nunca deixei os caminhos do Senhor. Pois mesmo não acredito em desviado... pois creio que ou o neguinho é de Jesus ou nunca foi.
    Além do mais, como sempre digo, Igreja é uma só! E somo uma só unidade, independente de linhas teológicas ou ministeriais.

    E por fim, se o irmão me permite corrigi-lo num só ponto, como o irmão mesmo disse, na Igreja primitiva os culto caseiros eram predominantes, mas no século I já haviam alguns templos cristãos, não como os temos hoje, mas estes iam desde cavernas ou instalações em regiões periféricas das cidades, que serviam como esconderijo e local de culto aos cristãos às perseguições. Realmente, somente após a institucionalização da igreja, os templos passaram à suntuosidade dos templos pagãos.

    Abração!

    www.sementedarenovacao.com

    ResponderExcluir
  9. olá hermes vou ser sincero contigo, antes deste texto, havia alguns textos que não concordava muito contigo, apesar da maioria dos outros textos seres maravilhosos, até cheguei a pensar ele é melhor sociologo do que pastor, mas hoje aprendi a respeitar mais o teu trabalho...gostei do teu termo desigreijados, mas também uso o termo desviado, mas não de Cristo e sim do Sistema e assim também me considero...um forte abraço... de uma passadinha no blog http://cristaosseguidoresdecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Barbosa9:56 AM

    Meu irmão Amado Hermes, Graça e PAZ do único que é A PAZ,JESUS CRISTO O JUSTO.
    No livro de Hebreus 2.1 diz: Portanto,convém-nos atentar,com mais diligência,para as coisas que já temos ouvido,para que,em tempo algum,nos desviaremos delas.
    Devemos dar muita atenção à Palavra de DEUS,ao nosso relacionamento com JESUS e à direção do ESPÍRITO SANTO ver no livro de Gálatas 5.16,25.
    1- A negligência,o descuido ou falta de interesse a Palavra de DEUS,é desastroso.O cristão que,por negligência,desconhece a Verdade e os ensinos do evangelho de Jesus,corre o grande perigo de ser arrastado rio abaixo além do porto seguro,onde não há mais segurança.
    2- Assim como todos os endereçados de Hrebreus,como os cristãos dos nossos dias atuais,todo cristão é tentado a tornar-se indiferente para com a Palavra de DEUS.Por causa do descuido e desinteresse,é fácil começarmos a prestar menos atenção às advertências de DEUS,cessarmos de preservar em nossa luta contra o pecado,e aos poucos desviar-nos do FILHO DE DEUS,JESUS CRISTO Ver nos livros de Hebreus 2.2; 12.4; I Pedro 2.11;Hebreus 1-3; 6.4,8,31,32; Romanos 8.13.
    Não devemos desanimar,o livro de Hebreus provavelmente foi escrito a um grupo de cristão judeu que,depois da sua conversão a JESUS,foram submetidos à perseguição e ao desânimo ver no livro de Herbreus 10.32,39.Que os destinatários de Hebreus eram verdadeiros cristãos,nascidos de Novo,fica claro pelas referências abaixo.
    Hebreus 2.1,4,fala do perigo de se desviarem da salvação.
    2- Hebreus 3.1,os leitores são chamados "irmãos Santos,participantes da vocação celestial".
    As decalrações condicionais de Hebreus merecem atenção especial ver no capítulo 2.3; 3.6;6.14;e 10.26.Porque advertem que a Salvação é condicional.
    1- A segurança do cristão em Jesus é mantida somente enquanto ele cooperar com a graça de DEUS perseverando na fé e na santidade até o fim da sua existência terrena.Essa Verdade foi enfatizado por JESUS e é uma admoestação repetida em Hebreus ver nos livros de João 8.31; Apocalipse 2.7,11,17,25,26; 3.5,11,12,21;Hebreus 2.1; 3.6,14; 4.16; 7.25; 10.34,38; 12.1-4,14.
    2- A Salvação assegurada aos membros da igreja que deliberadamente pecam nas igrejas,que fazem irmãos desviarem do caminho de JESUS,hoje tão em voga nalguns círculos,não tem lugar no Novo Testamento,em JESUS CRISTO ver nos Livros de Apocalipse 3.14-16; Lucas 12.42-48; João 15.6.
    O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ.
    Esta Verdade fundamentada afirma que os justos obterão a Vida Eterna por se aproximarem fielmente à DEUS cm um coração sincero e crente.Quanto àquele que abandona a JESUS e deliberadamente continua pecando,DEUS "Não tem prazer nele"e incorrerá na condenação Eterna ver no livro de Hebreus 10.22,38,39.
    Irmão Hermes a igreja fisíca é muito importante para os cristãos principalmente os que estão começando na fé.
    Como dis um irmão Lóis no comentário atrás.
    Mas,JESUS quer,é que nos os preparados,devemos é pregar o evangelho a toda criatura,sair ao encontro do perdido no mundo a fora e fazer discípulos de JESUS.
    Haverá dias em que não teremos mais onde congregar,voltaremos como nos dias dos discípulos que reunião-se em casa dos irmãos por causa da perseguição.
    NO TEMPO ATUAL SERÁ PERSEGUIÇÃO E DOUTRINAS FALSAS NAS IGREJAS.

    ResponderExcluir
  11. Também sou um desigrejado por não concordar de como a igreja evangélica tem se portado, já somos um pequeno grupo reunido aqui no Rio de Janeiro, e tenho ciência de muitos outros grupos.
    Nossos estudos estão no blog http://estudodonovotestamento.blogspot.com/

    Abraços,
    Rodrigo Silva

    ResponderExcluir
  12. "Desigrejados" ou "desdenominacionados"? Isso porque igreja e instituição tem uma longinqua distância entre elas.
    Sou totalmente à favor do rompimento com o sistema e a pesada engrenagem de programas a que a igreja hoje se entregou. Sou a favor do rompimento com a consciência filial que a igreja tem para com a denominação a que pertence, onde a forma de crer, adorar e se estruturar, bom como a própria agenda eclesiástica, é determinada pela denominação.
    Contudo, sou a favor de relacionamentos. O Reino de Deus se mostrará ao mundo perdido por intermédio de relacionamentos saudáveis vividos entre os cristãos e estes com as pessoas perdidas que precisam ser alcançadas pela graça de Cristo.
    Agora, como viver isso se não congregarmos juntos? Como cumprir os "uns aos outros" se não estivermos uns com os outros?
    Perdoe-me a sinceridade ( e não há nada mais subversivo do que ela) mas este discurso que a cada momento ganha força e adeptos, é uma verdadeira falácia. Um completo despropósito ao Reino, já que o mesmo é experimentado no âmbito do relacionamento - desde o mais básico: Deus e eu até os com meus irmãos de fé e com pessoas que carecem da salvação.
    A revelação de Deus sempre navegou nas águas relacionais:
    1) Deus uma comunidade de três: Pai, Filho e Espírito Santo;

    2) Deus fez Eva para Adão que se sentia só.

    3) Deus escolheu uma nação (coletividade) para ser seu povo.

    4) Jesus escolheu a convivência em comunidade para treinar 12 homens e lhes revelar as verdades do Reino.

    5) Os primeiros cristãos estavam todos juntos, no templo e de casa em casa. Tinham tudo em comum(nidade).

    Será que isso não é suficiente para perceber que crente desigrejado é uma incoerência de fatos? Que é experimentar do todo apenas uma pequena parte?

    E esse todo de que falo nada tem a ver com salvação, mas sim, com diferentes dimensões da vida cristã que nos levam a transitar por uma via individual e outra coletiva.

    Infelizmente, os desigrejados decidem ficar apenas com o lado individual, já que o coletivo está tão contaminado e permanecer entre pecadores poderia colocar em risco a santidade daqueles.

    Amados...joio sempre vai existir no meio do trigo! Sempre vai existir gente se dobrando e beijando os pés de Baal (ou seria Mamon?)

    Gostaria de saber o que os desigrejados vão fazer com suas Bíblias, já que nelas existe um simples verso admoestativo que nos diz: "E não deixeis de congregar-vos como é o costume de alguns".
    Ainda bem que o autor desta frase preferiu ficar no anonimato, pois, se tivesse deixado seu nome com certeza estaria sendo nesta geração xingado até sua última geração, por através de tão simples frase lançar por terra toda pretensão de genuína espiritualidade que o movimento dos desigrejados advoga para si.

    Ah! Amados... desdenominacionados, sim!
    Desigrejados...em nome de Jesus, não!

    Abrç a todos.

    Ass: um igrejado e muito feliz!

    ResponderExcluir
  13. Muito, muito, muito bom. Linkei, preciso mostrar isso.
    Me permita ou não, copiei pro meu blog. Perdoe-me, mas eu adoraria ter escrito isso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o Sr. Felipe R. Maia.

    Em Cristo Jesus.

    Rafael

    ResponderExcluir
  15. olá! gostei deste post então também decidi comentar. esta e realmente uma palavra totalmente nova! mas sobre este tema eu discordo de alguns pensamentos postados. porque vejo em algumas atitudes sobressaído, uma atitudes que nos brasileiros temos camuflados no nosso interior: não queremos lutar, não achamos que somos capazes. li muitos comentários onde se dizia: "deixei por cansei de ver muita imoralidade" e será que lutamos o suficiente? ou simplesmente cruzamos os braços? não sou desigrejado, porque amo a comunhão com meus irmãos. Mas, condeno a auto centralização de igreja denominacionais que dizem que tem a revelação de Deus para este século, e que so fazem os cultos voltados para sua alegria sem estarem minimamente preocupado com os perdidos.

    ResponderExcluir
  16. Graça e paz e amor vos sejam multiplicados.

    Censo 2010 - O Jornal Dia Dia diz evangélicos 'independentes', e, são os 'desigrejados', os desvinculados de igrejas que cresceram mais de 5 vezes em 10 anos, tiveram um comportamento oposto aos evangélicos das igrejas históricas como Adventista, Luterana, Batista e Presbiteriana; segundo técnicos do IBGE, nesta categoria se enquadram tanto os que circulam entre várias denominações quanto os que se consideram evangélicos mas não frequentam igrejas. Esse grupo cresceu mais de cinco vezes em uma década: os evangélicos "independentes" eram menos de 1,7 milhão em 2000 e passaram para 9,2 milhões em 2010. Em proporção, pularam de apenas 1% para população brasileira para 4,8%.

    Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Deus eternamente. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou. Amém.

    James, crente desigrejado™ da "igreja instituição" ou instituições religiosas com placas de igrejas.
    Site Jesus, o maior Amor
    Site DESIGREJADOS
    Site Adoradores em Casas

    ResponderExcluir
  17. É ISSO AÍ HERMES! AS PESSOAS - PRINCIPALMENTE OS CONTROLADORES - QUEREM QUE VOCÊ FIQUE DEBAIXO DA DITADURA DOS SEUS CAPRICHOS. ASSIM, NEM NÓS AVANÇAMOS, NEM ELES TÊM ÊXITO. O ÊXITO DESTES É NÚMERO NA IGREJA, NÃO A QUALIDADE DO QUE NELA ESTÃO...
    POSTE MAIS TEXTOS SOBRE ESTE ASSUNTO, POIS TÊM NOS FEITO BEM!

    ResponderExcluir
  18. É ISSO AÍ HERMES!
    OS CONTROLADORES QUEREM QUE VOCÊ FIQUE DEBAIXO DAS SUAS DITADURAS E CAPRICHOS. DESTE MODO NEM NÓS CRESCEMOS, NEM ELES AVANÇAM. O ÊXITO DELES É UMA COISA SÓ: NUMERO NA IGREJA. ENQUANTO QUE DEVERIA SER A QUALIDADE DOS SEUS LIDERADOS. A IGREJA INCHA, NÃO AMADURECE.
    INDICO AQUI A LEITURA DO LIVRO
    " HERÓIS DA FÉ "
    VAMOS VER O QUE ESTES "DESIGREJADOS" FIZERAM, E REPENSAREMOS NOSSAS ATITUDES COM CERTEZA!
    SOBRE UM DELES LI : "QUANDO LHE FECHAVAM AS PORTAS DA IGREJA, ELE PREGAVA AO AR LIVRE"
    O DESIGREJADO, MAS NÃO DESVIADO, ESTE QUER O ÊXITO DE CRISTO PARA AS PESSOAS!

    UM ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6:21 PM

    Citação:Solidarizo-me com os milhões de desigrejados espalhados em nosso País, ainda que eu mesmo não me considere propriamente um. "

    Milhões? Independente da quantidade o foco está em que a maioria se tornou desigrejado por que não aguentou ficar sem beber, sem ir a festas, etc. E, outros milhoes estão tb querendo se afastar para seguir a vida antiga. Porém, apenas alguma CENTENA é verdadeiramente desigrejado. Dentro dos templos tem muiots desigrejados que fazem parte desses milhoes. Isso é a grande verdade.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10:46 AM

    É isso! Desigrejada, Flávia

    ResponderExcluir