domingo, maio 30, 2010

6

Camisa de força nesses crentes!


O texto a seguir, de Weber Chagas, pastor e autor do blog Pastoreando com o Coração, mostra que há pastores preocupados com a onda de Igrejas Evangélicas que se baseiam mais em supostas "ações" do Espírito Santo, do que em viver a essência de um Evangelho de amor e aceitação, o que faz até mesmo com que alguns crentes desenvolvam ou manifestem problemas psicológicos, devido a tanta exposição às teorias absurdas dos "moveres do Espírito":

"Esta semana tomei conhecimento de um dado estatístico assustador: 70% dos pacientes internados em manicômios do Brasil são de origem evangélica.

Sinceramente, perdi o chão. Que a religião pode ser um fator que contribui para o desequilíbrio psíquico, ao mesmo tempo que pode constituir um espaço confortável para desequilibrados mentais, eu já sabia, o que não sabia era que a contribuição evangélica para este desastre fosse tão acentuada.

A razão para esse trágico dado passa pela teologia, pela liturgia, e principalmente pelo compromisso do resgate de um Cristianismo mais bíblico, emoldurado pela Verdade escrita e não pela “verdade” sensitiva.

Já não é de agora que denominações inteiras cultivam e estimulam um emocionalismo barato, sem o menor temor de rotular suas práticas ao “mover do Espírito Santo”. Com isso, transformam suas reuniões e grandes encontros num autêntico espetáculo do circo dos horrores, com gente caindo pra todo lado, tremendo, correndo, saltando e expressando sua insanidade em gargalhadas descontroladas, tudo isso sob a bandeira de um suposto “avivamento espiritual”.

O mais preocupante em todo esse processo é a falta de alguém lúcido e psicologicamente são, que seja capaz de sugerir um exame criterioso das Escrituras.

A espiritualidade cristã jamais será moldada por qualquer geração doente. A chancela do que é saudável e do que é doentio é dada pelo próprio Cristo, por Seu ensino e exemplo. A tentativa de desenvolver uma espiritualidade vinculada à cultura ou às tendência de qualquer desequilibrado que aparece, contando uma visão ou uma revelação, só contribui para aumentar o número dos que dão entrada em clínicas psiquiátricas em meio a verdadeiros surtos psicóticos. O pior de tudo isto é que ninguém fala absolutamente nada.

É bem provável que a causa deste silêncio seja o despreparo teológico da maioria e a construção de certos paradigmas podres. Um deles é relacionar o estudo teológico à falta de unção. Com todo respeito, não há estupidez maior do que esta. Na verdade, é a resistência ao texto que colocou o movimento evangélico no Brasil e no mundo sob suspeita.

Uma rápida leitura dos Evangelhos, deixará em qualquer leitor minimamente atento, a real impressão de que o ministério de Jesus foi reflexivo. Ele nunca tencionou provocar transes e catarses. Suas mensagens e ensinamentos tinham o objetivo de fazer sua audiência pensar. Logo, embarcando na boléia de Jesus, Sua espiritualidade tinha um caráter mais cognitivo do que sensitivo, por isso Ele foi chamado de Mestre.

Já estou antevendo os comentários que chegarão: “O intelectualismo é morte”; “a letra mata”; “a teologia não presta pra nada”… Mas, vou correr o risco e fazer uma colocação final.

Todo cristão precisa estar comprometido com Cristo e o seu ensino. Nenhuma manifestação que escape ao escrutínio bíblico e não faça parte das práticas pessoais de Cristo e dos apóstolos, merece ser considerada, sequer analisada como possivelmente legítima, sob o risco de se abraçar a loucura ao invés da fé. Pense nisto!

Sola Escriptura!"

Weber Chagas (Via Heresia Loira)
Título original: Fábrica de loucos

6 comentários:

  1. Assino em baixo!!
    No comercio da fé temos a fome e vontade de comer, por conta disto há tanta "prosperidade" na reuniões onde só há aberrações, manipulação descarada e abuso da fragilidade mental alheia.Existem lideres espertalhões que dão aquela caprichada dependendo do público que se apresenta, a convivência te dá know-how para detectar os mais suscetiveis e até os doentes!!
    Na minha opinião isto é crime!!
    Não é tipificado? ótimo, mas deveria.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é exatamente isto que temos visto.O Evangelho da graça sendo substituído pro essa palhaçada que aí está.Fica cada dia mais difícil a verdadeira conversão do incrédulo.Eu teria vergonha de levar um amigo ímpio em determinadas igrejas.
    Misericórdia Senhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Estimado irmão Hermes Fernandes

    Sou o Pr. Weber Chagas, autor do curto artigo que o irmão postou no seu blog. Estou escrevendo para agradecer a divulgação do texto e fazer uma correção. Na verdade o título original é: FÁBRICA DE LOUCOS. O que o irmão visualizou no blog "HERESIA LOIRA" já foi modificado.

    Nos fraternos laços do Calvário!

    Pr. Weber

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o texto, com Adriana e com o Anselmo tambem, é um quadro bem triste este, até o pastoreado esta mais pra fest food do que pra transformacao de pessoas... esses dias ouvi um pastor q tem uma igreja dessas cheia dos poderes, de libertacao etc.. falando que ele tem paciencia pra ouvir apenas no primeiro encontro e que no segundo ja se mostra sem animo,(caso a pessoa nao apresente melhoras) ele falou isso de pupito e o que me deixou mais estupefata é que ele falou pras ovelhas que Deus era assim tambem... eu pensei: Não o meu Deus... eu fiquei imaginando uma pessoa com crise existencial, ou em luto, ou ate mesmo com dificuldades de relacionamentos, pais com filhos drogados, etc..resolvendo e tendo q resolver todos os seus problemas e questões em apenas um encontro, logo, pensei: Noooossa os psicologos precisam descobrir essa tecnica de atender uma só vez.. e ficar tudo bem... não é a toa que 70% da populacao dos sanatorios sejam evangelicos... Não vão aos psicologos por que não precisam, afinal tem sessoes de cura interior nos templos, uma chorada e ta tudo resolvido. Psiquiatra entao?? nem pensar, não são loucos, mas dentro de si, ouvem um evangelho que não funciona em suas vidas, e temem dizer que não está funcionando, que sofrem que tem questoes e questionamentos dentro de si que nao conseguem resolver sozinhos, sei q o que se ouve de pupito as vezes não tem nada a ver com o evangelho...tem mais a ver com auto ajuda, manipulacao em massa, do que amor, graça, perdao e misericordia de Deus que é senao o EVANGELHO...

    ResponderExcluir
  5. Paz amado,
    gosto de fazer comentários baseada em minhas próprias experiências, e no que diz respeito a este assunto gostaria de deixar aqui algo para vcs.
    Há seis anos atrás entreguei minha vida nas mãos do Senhor. Como recém nascida precisa muito de alimento e foi na igreja que encontrei a maneira mais fácil de adquirí-lo.
    Pela graça de Deus pude provar do seu amor e misericórdia, da sua paz e poder, e por todas as minhas próprias experiências com Jesus hoje estou firmada na rocha.
    Sei o que é andar com o Senhor não apenas de ouvir falar, mas de realmente caminhar e ter as mãos seguras em Cristo.
    Quanto a esta matéria venho apenas confirmar a veracidade dela.
    Durante meu caminhar na igreja, eu presenciava tantos espetáculos, tantas coisas enganosas, tanta falta de amor, que eu me questionava aonde eu estava errando que não conseguia fazer igual, a igreja do "Senhor" me dizia que eu estava errada, e eu pensava quem sou eu, um nada, alguém que nada sabe, não sou teóloga, pastora, líder, quem sou eu para questionar pessoas tão entendidas? Mas meu coração não entendia e não aceitava.
    E eles fizeram eu acreditar que realmente não era "nada".
    E hoje estou através do meu blog, com incentivo de uma psicóloga, tentando encontrar alguém que se perdeu...."EU".
    Cada postagem seja ela escrita ou não por mim, muitas vezes não, pois desaprendi a expressar meus sentimentos devido ao "negar-se", que foi ensinado de uma maneira
    apenas conveniente à igreja, cada postagem tem como intuito ensinar-me.
    Muitas coisas que leio, identifico o que sinto, então coloco lá e dia após dia vou lendo e tentando construir novamente alguém.
    Sabe, o meu blog foi criado para mim mesma, fico feliz qdo alguém faz um comentário, pois lá faço postagens de coisas em que acredito, e um comentário apenas vem acalentar meu coração e dizer que estou no caminho certo. Por isso também fica aqui dois alertas:
    - qdo fizerem um comentário, entendam que ele pode ser muito mais importante do que aparentemente parece ser.
    - líderes, pastores,....entendam que a nossa responsabilidade é muito grande, podemos construir ou destruir pessoas, e eu, sou a prova viva, que só não fui destruida completamente porque em algum tempo, em algum lugar o meu SALVADOR me encontrou, perdida, desorientada, incapacitada, jogada, porém clamando dia e noite, JESUS, JESUS, JESUS. E Ele veio e me amou, e me amparou, e esta aperfeiçoando a boa obra que começou um dia.
    E Ele vem resgatando o que de bom havia em mim, porque negar-se não quer dizer anular-se, pois se fosse assim Deus nos teria feito uns iguais aos outros, mas não, Ele nos fez únicos e nos usa com aquilo que Ele mesmo fez, se fosse diferente não haveria razão de sermos quem somos.
    Deus abençoe o autor desta matéria, e que sirva para atentarmos cada dia mais para a responsabilide que é falar do amor restaurador, transformador.....daquEle que se deu, se deixou humilhar, se deixou ferir, se deixou crucificar... por AMAR DEMAIS eu e vc.
    http://sheilapassuello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. aprendí na escola algo bem básico mas de extrema importância, sempre que citamos algo, ou damos algum dado devemos citar a referência, da onde foi tirado este dado? vamos acreditar em tudo o que a internet diz? se for assim acredito em chupa-cabra também! aguardo querido autor a referência, se não o texto fica bem vago né?

    ResponderExcluir