quinta-feira, fevereiro 25, 2010

5

Pelados, pelados, nus com a mão na Bíblia...



Uma igreja no Estado americano da Virginia (nordeste dos Estados Unidos) está causando polêmica ao receber fiéis nus. Até o pastor celebra o culto como veio ao mundo.

Na capela de Whitetail - uma comunidade nudista fundada em 1984, na cidade de Ivor -, roupas são um item opcional.

"Eu não acredito que Deus se importe com a maneira como você se veste quando você faz suas orações. O negócio é fazer as orações", diz Richard Foley, um dos frequentadores.

Mas entre os que não fazem parte da congregação, a ideia de uma igreja nudista não agrada muito. Várias pessoas ouvidas nas ruas de Ivor se surpreenderam e disseram achar o conceito de uma igreja nudista desrespeitoso.

O pastor Allen Parker discorda: "Jesus estava nu em momentos fundamentais de sua vida. Quando ele nasceu estava nu, quando foi crucificado estava nu e quando ressuscitou, ele deixou suas roupas sobre o túmulo e estava nu. Se Deus nos fez deste jeito, como isso pode ser errado?"

Lucro

A comunidade nudista de Whitetail vai de vento em popa apesar dos tempos de crise. Segundo a administração do resort, mais de dez mil pessoas visitaram o local no último ano e os lucros subiram 12% no período.

Os visitantes dizem que ser nudista é algo libertador. Para eles, em um ambiente como este não há julgamento de classe social e todos ficam livres para ser quem realmente são.

Além disso, o clima seria de igualdade. Um frequentador exemplificou isso dizendo que, na comunidade, não é possível dizer quem está desempregado, quem é alto-executivo e quem é encanador.

"Aqui, todos participam, todos são compreensivos e preocupados com a comunidade e com a família. Temos uma das congregações mais ativas da região. Eu considero isso um presente de Deus e um privilégio", disse o pastor Parker.



Comentário de Hermes Fernandes: De fato, a nudez começou a ser tabu a partir da chamada Era Vitoriana. Há documentos que comprovam que nos primórdios da igreja as pessoas eram batizadas nuas. Também há indícios de que Jesus tenha sido crucificado completamente desnudo. Às vezes chego a me perguntar se na eternidade, quando recebermos nossos corpos incorruptíveis, haverá necessidade de roupas. Até aí... tudo bem. O problema é o testemunho que tal igreja está dando ao mundo através deste comportamento inusitado. Não me atenho à questão moral, nem faço eco ao pseudo-puritanismo, mas me preocupo com a repercussão negativa, que promove um desserviço à causa do reino. O pastor peladão deveria se lembrar da advertência de Jesus: Ai de onde vem os escândalos! Só espero que esta igreja não seja do tipo pentecostal, porque se for, imagine a cena... além do barulho dos aleluias, dos pandeiros, das línguas, haverá um barulho adicional... Acho que este pastor deveria ser sagrado "bispo"... digo isso pelo tamanho de sua "episcopança". Com uma dessas, não precisa nem de púlpito para colocar a Bíblia... rs Só mais uma observação: só tem idosos na congregação? Cadê a juventude? Como seria servir a Deus num ambiente desses com os hormônios à flor da pele?

5 comentários:

  1. Que coisa! Se o modismo pegar no Brasil vai ser estranho. Muitas ex-modelos vão querer se converter.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:27 PM

    O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

    ResponderExcluir
  3. é. os argumentos são bons.
    vc não sabe quem é executivo e quem é encanador.
    e de repente eles estejam bem unidos em amor.
    não sei. não julgo.

    só concordo com o seu pensamento, duvide-o-do que jovens se sentiriam bem neste ambiente. e como levar uma pessoa de fora?
    pense: chefe, vamos a igreja?
    de repente todo mundo pelado...

    sei lá.. esquisito demais.

    ResponderExcluir
  4. Carregando essa noticia para o Hospital da Alma, value cumpade Hermes

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:24 AM

    MISERICORDIA IRMAOS VAMOS LA E IMORAL ESTE TIPO
    DE CULTO
    O PECADO CHEGA ATE AS NARINA DE DEUS
    PAI PERDOA-OS ELES NAO SABE OQUE FAZ
    CONVERTEI-VOS DOS TEU MAUS CAMINHOS
    E FAREI DE TI UMA GRANDE NACAO DIZ O SENHOR

    ResponderExcluir