quarta-feira, fevereiro 06, 2013

24

Carta Aberta do Rei Momo às Igrejas




Gostaria de expressar minha gratidão por deixarem a cidade inteiramente entregue ao meu reinado. Acho que refugiar-se num retiro foi a melhor coisa que vocês poderiam fazer durante o período carnavalesco.

Estou muito à vontade. Não se preocupem com as almas perdidas, eu cuidarei de cada uma delas pessoalmente, garantindo-lhes muita folia, seguida de tristeza sem fim. Confetes sucedidos de cinzas, fantasias em vez de vestes de louvor, espírito abatido em vez de alegria perene.

Eu deveria condecorar vocês! Seus pastores são meus heróis. O que seria do carnaval se vocês continuassem por aqui, nos importunando, com suas igrejas abertas para receber meus súditos? Prefiro vê-las com as portas fechadas... assim, pelo menos, tenho a cidade inteira ao meu dispor.

Desejo que vocês se divirtam durante o retiro. Ouço dizer que alguns de vocês aproveitam para aprontar as suas... Já até liberei alguns enviados especiais para garantir certa medida de libertinagem lá.

Meninos... comportem-se! Ou pelo menos, finjam isso.

Às vezes penso que a diferença entre meus súditos e eles é que meus súditos tiram as máscaras durante o carnaval, eles não.

Parabenizem seus líderes! Muitos deles me desdenham, mas servem ao meu primo Mamom. Ou vocês nunca pararam pra pensar que é mais barato pular carnaval do que pagar por um retiro desses?

Ah... já ia me esquecendo. Agradeço também àqueles que montaram seus próprios blocos, segundo eles, com o propósito de evangelizar durante a minha festa. Bobos esses meninos! Eles têm mais de trezentos dias do ano para isso, mas preferem colocar o bloco na rua justamente quando ninguém está disposto a ouvi-los. Muitos deles aproveitam a boa justificativa pra matar saudade do mundo...

Tem uns chatos aqui que insistem em manter a igreja aberta, e ficam de plantão para atender aos foliões... Quem eles pensam que são? Ousam desafiar o meu reinado? Eles caminham pelas avenidas esboçando um olhar misericordioso e um sorriso discreto. Agem como se fossem agentes secretos de outro reino invadindo meu domínio. Preciso tomar cuidado com esses, pois são perigosos, subversivos e extremamente nocivos.


Publicado originalmente em 11/02/2010
Texto de autoria de Hermes C. Fernandes

24 comentários:

  1. Texto muito bom! A mais pura verdade!

    ResponderExcluir
  2. Caro Hermes:

    Sempre pensei da mesma forma. A cidade fica entregue ao "Rei Momo" e "otras cositas más".

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post,
    Na nossa igreja fazemos retiro para pessoas que querem aproveitar o feriado (crentes) e que não querem participar do carnaval (não crentes). Mas a igreja funciona normalmente.
    Alguns crentes dão assistencia espiritual nos hospitais e proto-socorros

    ResponderExcluir
  4. Nosssaaaaaaaa, totalmente bom.

    Sem palavras.....todas as minhas palavras seriam em vão diante desse texto!

    ResponderExcluir
  5. Muito Feliz fostes neste post Hermes,muito feliz! Que Deus tenha misericórdia de nós! Shalom!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito Feliz fostes neste post Hermes,muito feliz! Que Deus tenha misericórdia de nós! Shalom!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:35 PM

    Muito Feliz fostes neste post Hermes,muito feliz! Que Deus tenha misericórdia de nós! Shalom!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. o papel das igrejas nao só nesse periodo mas em tds os momentos é levar o amor de cristo
    pq só Ele salva cura e liberta
    nao há alegria maior do que q esta com o nosso DEUS

    ResponderExcluir
  10. Uhullll.... Muito bom !
    Isso aí tinha que ir ao ar na TV Brasileira principalmente.
    Vou puxar lá para o meu blog e para o da REINA de Vilar dos Teles Rs...
    Bem humorado, reflexivo, e muito forte.
    Christus Victor !

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha parado pra pensar dessa forma !

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom mesmo, soube expressar a mais objetiva verdade que tendem a fingir esconder !

    pegarei o texto e jogarei no blog da juventude , http://cristogeneration.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ficou bem humorado.

    A meu ver, nós, seguidores de Jesus, precisamos estar ligados na evangelização de vidas que, nesta época do ano, podem precisar de apoio já que muita gente aproveita as festas populares do Carnaval para se embriagarem, usarem droga, partirem para o sexo desenfreado e cometerem atos de violência.

    Por outro lado, acho que a Igreja pode e deve participar deste momento de um modo construtivo, pelo que compartilho o que já havia comentado ainda este mês em outro blogue:

    "Talvez o que ainda assuste os evangélicos quanto ao Carnaval é a pouca roupa, o uso descontrolado de bebida alcoólica e o comportamento de boa parte do público que se torna provocantemente libidinoso ou até violento quando surgem as brigas. Aqui em Nova Friburgo, já houve carnavais em que, se não me engano, teve até blocos evangélicos e que tinham por objetivo a evangelização. Foi o que ouvi falar porque não assisti (aliás detesto o barulho que fazem aqui bem perto de casa e ainda com o uso do dinheiro público que financia as escolas). Entretanto, já participei de atividades evangelísticas no Carnaval de 2007 em que o pessoal de dança da igreja onde eu congregava fez vários teatros e exibições de danças rítimas na rua. Obviamente que havia pessoas de outras denominações que não deveriam ver agente com bons olhos... De qualquer modo, prefiro ir pra um retiro espiritual."

    "Ano passado o tema da minha igreja atual foi 'ser cristão na sociedade' e foi a meu ver bem trabalhado pois começamos a criar meios de conexão com os de fora. Fizemos eventos como o 'Bar & Adoração' onde o salão da igreja passou a ser disponibilizado para servir salgados e petiscos com refrigerantes (nada de bebida alcoólica), tocando tanto música gospel como secular. Também iniciamos o 'Celebrando a Recuperação' que é um trabalho de cura interior semelhante ao AA aberto a todos. E ainda tivemos um fórum sobre política e consciência, convidando a comunidade e autoridades da cidade que é feito também no auditório (alguns vereadores já vieram lá debater). Ou seja, no mesmo local onde rolam os cultos, temos feito eventos seculares afim de que o sagrado esteja em todos os locais..."

    ResponderExcluir
  14. Complementando...

    O que vocês acham se pessoas crentes resolvessem criar uma escola de samba com princípios bíblicos e se apresentasse nos desfiles junto com as demais instituições carnavalescas?

    Eu penso até que seria bem legal e eu diria até que evangelístico, com todas as possibilidades de se desenvolver composições de músicas seculares que prestigiem a cultura brasileira, o que não deixa de ser uma maneira de falarmos em Deus. Penso em uma escola de samba em que seus integrantes desfilem com descência e sem consumo excessivo de álcool ou drogas.

    Este mês, eu e minha esposa recebemos a visita de uma irmã que, salvo engano, fora criada na Assembléia de Deus. Embora ela esteja hoje em outra igreja, minha ideia compartilhada acima deixou-a bem perplexa proque muitos crentes olham para o Carnaval como a "festa da carne", algo ruim e incompatível. Já os católicos também têm uma noção de incompatibilidade, tanto é que, na quarta-feira, eles vão até à missa para o padre colocar cinzas sobre suas frontes. Só as religiões afro é que aeitam o Carnaval e fazem do momento uma oportunidade dde culto para os seus Orixás.

    Ora, por que o crente não pode louvar e adorar o Deus único durante o Carnaval?!

    Como disse em comentário anterior, já tive a experiência de ir com o pessoal de uma igreja onde me congreguei para fazer evangelismo na praça, muito embora não tenhamos apresentado nada de samba. Em outra ocasião que não participei, a galera até desfilou num bloco, mas cantando só músicas de louvores pelas ruas para perplexidade das igrejas mais fundamentalistas que costumava olhar atravessado os irmãos da Maranata...

    Bem, iniciativas destas são ótimas, mas entendo que não se pode reprimir a cultura secular a ponto de restringirmos aos cânticos de louvores. Todas as nossas expressões devem ser de louvor a Deus, inclusive nas comunicações que ainda são consideradas como seculares, muito embora paravras de saudação como um "oi", "bom dia", "como vai" podem muito bem conter em si mesma o reconhecimento do amor divino na existência do nosso próximo. Algo mais ou menos como o "anamastê" indiano, mas de um ponto de vista monoteísta (risos).

    Enfim, compreendo que o Carnaval, em tese, deve servir para interagirmos com a sociedade onde vivemos e aí, obviamente, precisamos reconhecer a Divina Presença em todas as ocasiões de sociabilidade.

    Termino com esta indagação que inclui o tema adotado em 2010 pela minha igreja atual: como seguir a Cristo em sociedade.

    ResponderExcluir
  15. O texto é legal, mas realmente é verdade?

    Será que manter as igrejas abertas durante as festas faria alguma diferença? Tenho minhas dúvidas quanto a isso.

    Também sou contra as igrejas que criam seus blocos de carnaval, mas sou a favor dos retiros, mesmo porque, normalmente que os faz são os jovens, e não a igreja toda. Sendo assim alguém poderia ficar para deixar a igreja aberta (se realmente faz diferença).

    Quero aproveitar para divulgar que estou sorteando um exemplar do livro O Monge e o Executivo em meu blog (Vivendo Como Servo).

    Para concorrer, basta deixar um comentário dizendo: "quero participar".

    Mais informações:
    http://vivendocomoservo.blogspot.com/2011/02/sorteio-da-biblia.html

    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  16. O texto é legal, mas realmente é verdade?

    Será que manter as igrejas abertas durante as festas faria alguma diferença? Tenho minhas dúvidas quanto a isso.

    Também sou contra as igrejas que criam seus blocos de carnaval, mas sou a favor dos retiros, mesmo porque, normalmente que os faz são os jovens, e não a igreja toda. Sendo assim alguém poderia ficar para deixar a igreja aberta (se realmente faz diferença).

    Quero aproveitar para divulgar que estou sorteando um exemplar do livro O Monge e o Executivo em meu blog (Vivendo Como Servo).

    Para concorrer, basta deixar um comentário dizendo: "quero participar".

    Mais informações:
    http://vivendocomoservo.blogspot.com/2011/02/sorteio-da-biblia.html

    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que essa tendencia evangélica de demonizar toda expressão humana de arte e alegria muito ocidental e triste, porque apoio os orinetais que acreditem que a espiritualidade flui de dentro pra fora naturalemnte sem tanta apologia, teologia e demagogia, nisto estou com vc Hermes, religiosidade e demagogia caminha bem proximos, católicoe e protestantes, historicos ou neo pentecostais estão juntos nisso.
    Equnto se faz muito barulho erm nome de Deus não há silêncio suficiente para ouvir sua voz.
    Nem blocos nem escolas de samba evagélicos , mas os blocos e as escolas que existem contando a historia da criação, os feitos de criador, alias algumas já fizeram isso e fazem. Umas das escolas vai contar a historia do cabel e o personagem biblico Sansão será lembrado este ano na Sapucaí.
    sacro e profona é uma invenção diabolica para fazer o que o Dial-blos faz tão bem , "separar" as pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Precisamos de soloução para tal questão. A igreja precisa cumprir seu papel de avangelizar não só nos carnavais, mas diariamente. Quanto aos dias carnavalescos, o Corpo de Cristo deve também criar estratégias para pregar à gente que só os ouvirão nesta ocasião. Uma solução para uma igreja local seria colocar parte dos fiéis, aqueles que foram devidamente treinados para evangelizar nestas ocasiões, nos chamados "impactos de carnaval", enquanto que outra parte dos fiéis, aquela que precisa de treinamento e discipulado ainda, participassem de seus "retiros espirituais", capacitando-os para o serviço na Seara do Mestre.
    Obviamente que isto dependerá da visão daquela igreja ou de seu líder.
    Quanto à suposta carta postada aqui, não acredito que o tal "Momo" esteja tão alegre assim. tenho visto aqui em Salvador muitas igrejas envolvidas com a evangelização nos carnavais, até blocos com cantores gospel desfilaram no último Carnaval. A Banda Sal da Terra tem feito um trabalho extraordinário em nossa cidade nesta ocasião, bem como a Igreja Batista 2 de Julho, Assembléia de Deus, etc., além dos Jovens da Jocum.
    Todavia, o post serve como um despertamento para quem não está envolvido com a tarefa de ganhar almas no Carnaval.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal,

    O final da terça-feira e a uarta são excelentes dias para se anunciar o Evangelho a alguém. É quando cai a casa da ilusão e muitos se dão conta que viveram apenas uma breve fantasia, uma fuga de si mesmos.

    Por outro lado, a presença do povo de Deus nos eventos carnavalescos é de enorme importância, inclusive brincando e promovendo a diversão com muito samba e músicas seculares. Aliás, não vejo nada de mais se fizermos nossos bailes de Carnaval em locais onde não haja venda de bebida alcoólica misturando louvores e músicas seculares. Aliás, tenho achado bem interessante algumas festas com pagode tocarem aquela música do Régis Danese sobre o Zaqueu.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12:08 PM

    É isso ai eu sou contra a esses retiros idiotas no carnaval.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom! Perfeito eu diria...

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6:08 PM

    Hermes, só concordo com vc ao escrever Rei Momo com Rei maiúsculo para um homem carnal.
    Rei com letra maiúscula só devemos escrever, a Ele e único que é Jesus Cristo.
    Jesus é o Rei dos reis, Senhor dos senhores.
    Hermes se queres achar os Verdadeiros rei Momo vá as igrejas que lá está cheio deles, os pastores líderes barrigudos, gordos, pançudos de tanta mordomias e riquezas, a custa dos irmãos.

    ResponderExcluir