quinta-feira, janeiro 07, 2010

1

A iluminação de Galileu e dos Magos

Hoje, 7 de Janeiro, celebra o 400 centenário do salto científico dado por Galileu no registro dos satélites de Júpiter, iniciando assim uma nova abordagem cientifica, que se emancipou.

Também nesta data, o mundo cristão ortodoxo celebra o Natal, com a chegada dos magos para adorar o Rei Messias, nascido em Belém, Jesus.

A Igreja Ortodoxa, fá-lo, seguindo o calendário Juliano, o que, é interessante, pois apesar da diferença dos dois calendários, não colocam assim tão distante o nascimento do Salvador.

Ambos os casos - galileu e a visita dos magos - são claramente actos de iluminação que, trouxeram progressos inegáveis à humanidade. Uns, no campo científico, outros no campo do "Ser", do homem perdido, desgarrado, sem conhecer o seu Salvador.

Registo a coincidência das datas, apesar de distanciadas por séculos, ambas trouxeram clarividência a quem soube observar e tirar conclusões objectivas sobre o que via.

Hoje precisamos, tal como nas efemérides, saber distinguir o supérfluo do essencial. Saber fazer a distinção entre o que é importante e o que não merece sequer consideração ou desperdício de tempo e energias.

Esta "dissecação" fará a diferença entre; viver no tempo e para o tempo, em vez de desajustados inadaptados - como tal inoperantes - acumulando frustrações não processadas que resultam em desajuste total.

Os mágicos, seguiram uma estrela (alinhamento de planetas) que os levou a sair do seu conforto e partir para o desconhecido. Não eram 3, muito menos Reis, nem sequer vinham de lugares diferentes; mas conseguiram na astrologia, tal como Galileu, encontrar a iluminação que os levou a buscar algo que desconheciam, mas criam ser possível encontrar.

O Espírito Santo, prometido por Jesus como nosso guia em toda a verdade, continua a desafiar-nos a sair do lugar de conforto e apático, para a dependência constante da sua direcção e vontade, expressas na revelação bíblica, sem tabus nem preconceitos, para uma dimensão de vida iluminada que nos faz atenticos e relevantes nos dias actuais.

A marca de Galileu para a emancipação da ciência moderna, assim como os magos - talvez de onde menos se esperava, não teólogos, nem religiosos, mas astrólogos - abriram novos horizontes de conhecimento a serem considerados, para o progresso e desenvolvimento da humanidade.

Quando um cristão se predispõe a sair do marasmo quotidiano previsível para o desafio do estabelecido - até nas redes sociais encontramos o comummente aceito - desafiando as frases feitas, as maledicências modernas, as utopias esvaziadas de conteúdo, ou até as revoluções recicladas; para, a iluminação de algo que causa preplecção, como os casos referidos - ambos em palácios - poderemos ser incompreendidos, mas estaremos no bom caminho, naquela iluminação que produzirá mudança profunda, nas vidas reais das pessoas.

Um profeta não é quem denuncia, mas quem aponta um caminho a seguir. Vê o que está errado, desajustado, mal realizado, incompleto, e, revela o caminho a seguir, a solução a aplicar ou pelo menos como sair da apatia e indiferença instaladas.

Galileu, ofereceu uma nova metodologia do conhecimento, os mágicos do oriente adoraram o salvador no meio da indiferença do povo da aliança perante o seu Messias e Salvador.

Os que adquirem iluminação num determinado tempo - mesmo que incompreendidos e rejeitados - deixam um legado que é seguido nas gerações seguintes.

Bem-haja

João Pedro Robalo (Via uma terra sem fim)
Vale a pena conferir os textos de amigo de subversão do Reino. Sempre lúcidos e edificantes.

Um comentário: