domingo, dezembro 28, 2014

3

Abertos para Balanço - Parte 2


Meu filho Rhuan alguns anos atrás quando morávamos na Florida


Abertos à avaliação de outros

O segundo tipo de avaliação é a feita pelos outros. Quem disse que não devemos nos submeter a ela?

Temos que estar abertos constantemente à avaliação dos que nos cercam. E isto inclui, principalmente, aqueles que nos precederam na fé, ou que exercem autoridade espiritual sobre nós. Às vezes precisamos até de um avalista que dê testemunho de nossa transformação diante dos demais.

Confira comigo o episódio que narra a primeira viagem de Paulo a Jerusalém para encontrar-se com os apóstolos, três anos depois de sua conversão:
“Quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não acreditando que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como no caminho ele vira o Senhor, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, e pregando ousadamente em nome do Senhor...” (Atos 9:26-29a).
Barnabé foi o avalista de Paulo perante os apóstolos veteranos. Ninguém se sentia confortável diante de um homem que fora cúmplice no assassinato do primeiro mártir da igreja. As pessoas o olhavam com desconfiança. Mas quando Barnabé prestou testemunho de sua conversão, Paulo foi convidado a acompanhar os apóstolos por algum tempo. Isso lhe rendeu credibilidade diante dos demais cristãos. Não é em vão que a sabedoria popular diz: Diga-me com quem tu andas, e direi quem tu és. Os apóstolos fizeram questão que todos vissem Paulo caminhando ao lado deles,e desta maneira, abonaram sua conduta.

Quatorze anos se passaram. Paulo já desfrutava de total credibilidade entre as igrejas. Mas mesmo assim, voltou a Jerusalém para prestar contas aos demais apóstolos. Confira:
“Depois, passados quatorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. E subi por causa de uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios. Mas particularmente aos que pareciam ter maior destaque, para que de maneira alguma não corresse, ou não tivesse corrido em vão” (Gl.2:1-2).
Repare que a preocupação do apóstolo era não ter corrido em vão. Uma vida ministerial, ou mesmo uma vida cristã regular, poderá ser um completo desperdício de tempo e de energias, se não estivermos dispostos a prestar contas com outros.

Paulo já não era um novato. Pelo contrário. Sozinho já havia feito mais do que todos os apóstolos juntos. Mas isso não lhe dava o direito de levar uma vida autônoma, fazendo o que lhe desse na gana.

Líderes também devem prestar contas a outros líderes. Ninguém pode isolar-se dos demais. Nossa experiência não nos isenta da prestação de contas.

Lucas nos oferece outra narrativa desta segunda prestação de contas de Paulo: “Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.” (Atos 15:4).

Se não quisermos desperdiçar uma década inteira de nossa vida, estejamos prontos para prestar contas, expondo-nos à avaliação de nossos líderes e companheiros de jornada. Lembremo-nos que, enquanto estamos na pista, estamos cercados por uma nuvem de testemunhas. Portanto,“deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus” (Hb.12:1-2).

Continua amanhã...

3 comentários:

  1. Amém!!!

    Gostei muito do seu Blog.. de vz em quando venho dar uma espiada e aprender um pouquinho!! ainda estou começando minha carreira.. rsrrs


    "Então os que EBEDECIAM e AMAVAM o Senhor falavam muito dEle uns aos outros. O senhor tinha à sua frente um livro onde Ele registrava os nomes dos que OBEDECIAM e gostavam de PENSAR nele." [Malaquias 3.16]

    Deus abnçoe para que seu Blog faça as pessoas pensarem mais em Deus..
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido irmão Hermes Fernandes. Sempre fico impactada com as mensagens trazidas do coração de Deus a ti. Fico feliz em saber que 'perto' de mim tem um homem de Deus disposto a 'pagar o preço' por jovens numa geração tão corrupta e depravada. Gostaria de parabeniza-lo por este texto, verdadeiramente todos nós temos líderes, todos, e precisamos obedece-los e respeita-los,afinal, nossa instrução e aprendizagem sempre fluiu de cima, tanto dos céus, como dos púlpitos. Deveriamos ser mais gratos a Deus por ainda existirem líderes que prezam a verdade, a essência da palavra viva de Deus. Também gostaria muito que visitasse meu blog e se pudesse seguisse o Comendo Maná; vou colocar seu banner no blog e espero ser retribuída, e o Comendo Maná sempre lembrado. Sou professora da EBD dos jovens e sempre busco mais informações para passar aos meus príncipes.
    Agradeço a Deus por sua vida!
    Deus te abençoe muito a vc e toda a sua família!
    Shalom..
    Myllena Carneiro
    www.comendomana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As vezes as pessoas se utilizam de determinadas frases e fazem delas sua bandeira de vida.
    "O que faço da minha vida só diz respeito a mim mesma"
    "Tô nem aí, para o que pensam a meu respeito"
    E assim vai...
    Mas, querendo ou não querendo estamos ligados e coligados uns aos outros, nosso próximo é nossa maior motivação para sermos o que somos, não há como negar sua influência em nossas vidas.
    Nisso aumenta ainda mais nossa reponsabilidade, principalmente como cristãos.
    A de sermos uma ponte que conduz as pessoas a se aproximarem mais ainda de Deus ou a de sermos uma ponte onde aqueles que passam por ela, a vontade que tem é a de se jogar lá de cima.

    Um Abraço Hermes,
    Saudades sua!
    Sandrahbn

    Te deixo também um abraço de meu esposo, o pastor Marinaldo

    ResponderExcluir