sábado, dezembro 27, 2014

3

Abertos para Balanço - Parte 1

Minha caçula Revelyn próxima de um lago em Orlando, FL


Por Hermes C. Fernandes

Chegamos a mais um ano novo. Depois das fartas vendas de final de ano, chega a época em que muitas lojas fecham para balanço. É hora de calcular os lucros ou eventuais perdas. Depois do balanço, as lojas costumam reabrir com grandes liquidações de estoque.

E quanto à vida que temos levado? Não haveria também um momento em que precisamos fazer um balanço? E que tal se aproveitássemos a chegada da metade de mais uma década para fazer balanço dos últimos cinco anos?

Há três tipos de avaliação às quais devemos nos submeter.

O primeiro deles é a auto-avaliação.

O apóstolo Paulo admoesta à todos os que participam da mesa do Senhor: “Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice” (1 Coríntios 11:28).

Este auto-exame deve ser, ao mesmo tempo, introspectivo e retrospectivo. Devemos avaliar nosso estado atual, e verificar se estamos numa carreira ascendente ou descendente, isto é, se estamos progredindo ou regredindo espiritualmente. Para isso, teremos que fazer um balanço que inclua deste do início de nossa caminhada com Deus até o momento presente. Paulo exorta os Coríntios: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Coríntios 13:5).

Às vezes não nos damos conta de que nossa vida espiritual se esfriou. Somos como aquela rã colocada numa panela de água fria, que não percebe que aos poucos a água está esquentando, e acaba cozida na água fervendo. Por isso, precisamos de uma referência em nossa própria caminhada, que é chamada nas Escrituras de “Primeiro Amor” (Ap.2:4). Se neste balanço descobrirmos que já estivemos numa situação espiritual melhor que a atual, temos que dar meia volta, e atender à recomendação de Cristo à igreja de Éfeso: “Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras”(Ap.2:5a). Repare num detalhe: Não é lembrar “onde caiu”, mas “de onde caiu”. A caminhada cristã deve ser sempre ascendente. Temos a garantia de que seríamos guiados pelo Espírito Santo de “glória em glória”. E se recuarmos, Deus não terá prazer em nós! A cada nova glória galgada, devemos parecer mais com Jesus.

Escrevendo a uma igreja que havia retrocedido, Paulo deixou escapar: “Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade?” (Gl.5:7). Paulo compara nossa jornada cristã à uma modalidade esportiva muito popular em sua época: o atletismo. Os cristãos da Galácia deixaram a raia, caíram da graça, abandonaram a santa ambição de um dia subir ao podium celestial.

Usando a mesma analogia do atletismo, Paulo escreve em outra epístola:

“Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. Portanto corro, não como indeciso; combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Coríntios 9:25-27).

Se almejamos, de fato, a coroa da vida, temos que ser fiéis até a morte! Temos que concluir nossa carreira,e para isso, subjugar o nosso corpo, mantê-lo sob disciplina.

Muito perto de cruzar a linha de chegada, o apóstolo declarou:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada...” (2 Tm.4:7-8a).

As pessoas estão tão preocupadas em acumular bens, e serem bem-sucedidas, que perdem o foco da caminhada cristã, que nada mais é do que nos tornarmos semelhantes Àquele que nos chamou.

A coroa da vida, ou coroa da justiça, será o prêmio da soberana vocação, entregue àqueles que se mantiverem fiéis até cruzarem a linha de chegada. Portanto, a ordem é avançar! Esquecendo das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de nós, prossigamos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp.3:13-14).

E para tal, há um custo. Não há balanço sem que se calcule os custos. E o custo para que alcancemos o alvo é a nossa vida. Por isso, não podemos amar nossas próprias vidas. Esta corrida é ganha por aqueles que “não amaram as suas vidas até a morte” (Ap.12:11b). Paulo sabia muito bem disso. Para manter seu corpo em disciplina e manter o foco no alvo, ele tinha que abrir mão da própria vida. Veja o que ele diz: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira...” (At.20:24a). Alguém poderá objetar: Mas não pela graça? Sim! Mas não se trata de uma graça barata, aí não seria salvação, mas promoção, ou ainda, liquidação! A graça que se manifestou salvadora é a mesma que nos ensina a renunciar as paixões desta vida (Tt.2:11-12).

Quanto mais avançamos nesta corrida, mas nos desapegamos das coisas desta vida e nos voltamos para Aquele que é a própria Vida. Ele é a nossa Coroa! Nada mais nos interessa senão Ele! Como disse Paulo: "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar legitimamente" (2 Tm.2:4-5). Nada mais importa senão agradar à quem nos vocacionou. Se tem quem lute legitimamente, tem que ache que possa trapacear. São os querem Cristo sem abrir mão de nada! Seguidores de uma graça que confunde salvação com liquidação. Dizem amar a Deus, mas servem a Mamom. Afirmam ser Seus discípulos, mas se ajustam aos moldes deste Mundo. São discípulos pré-moldados de Gezuis.

Pergunto: Estamos hoje mais parecidos com Ele do que há dez anos? Como está o processo de transformação conduzido pelo Espírito Santo em nossa vida? Examine-se. Abra-se para este balanço.

Continua amanhã...

Postado originalmente em 03/01/2010

3 comentários:

  1. Gostei de mais desta mensagem, maravilhosa, que o espirito Santo me ajude a aplica-la no meu dia-a-dia em 2010. Deus o abençoe rev Hermes

    ResponderExcluir
  2. Gostei do novo visual do blog. Cores bem suaves.A leitura se torna ainda mais agradável. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Hermes, parabéns pela mensagem, gostei muito ja estou seguindo este blog também, pois ja o sigo no outro.
    Quando tiver umtempinho acesse o meu
    http://wwwadoradoresemverdade.blogspot.com/ e nos de o previlégio de um comentário, sugestões e porque não criticas.Um abraço fik na Paz.

    ResponderExcluir