quinta-feira, novembro 26, 2009

1

Razões de sobra para agradecer

Um dos indicadores de maturidade espiritual se encontra na oração. À medida que amadurecemos, o número de pedidos diminui, na proporção em que aumenta o número de ações de graça.

Os anseios incontidos, tão característicos das crianças, dão lugar à consciência grata.

Muitos dos nossos pedidos demonstram o quanto desconhecemos a Palavra de Deus. Eu diria até que nada mais são do que "chover no molhado".

Por exemplo:

Temos o costume de pedir: Senhor, envia Teus anjos para nos guardar. Ora, se as Escrituras afirmam que o Anjo do Senhor já está acampado ao redor daqueles que O temem, deveríamos trocar a petição por ação de graça. Diríamos: Senhor, graças Te dou pelo anjos que ordenaste para que se acampassem ao nosso redor.

Também costumamos orar: Senhor, estenda-nos as Tuas mãos! Como assim? A Bíblia diz que as mãos do Senhor não estão encolhidas, logo, não faz sentido pedir que Ele as estenda. Em vez disso, deveríamos dizer: Graças Te damos, Senhor, por manter Tuas mãos estendidas sobre nós.

Gostaria de sugerir que agradecêssemos a Deus por já nos haver abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais, nos lugares celestiais. Também pela provisão que nos tem alcançado, abastecendo nossas mesas e dispensas. Pela saúde, sem a qual não poderíamos desfrutar dessa provisão. Por aqueles que nos antecederam, preparando-nos o caminho; nossos pais, avós, professores, etc. Pelas gerações futuras, que manterão acesa a chama que hoje arde em nosso peito. Pela liberdade que temos em nosso País. Pelas lutas que nos desafiam a confiar mais em Deus. Pelos amigos que enchem de alegria os nossos dias. E até pelos desafetos, que nos oferecem a oportunidade de exercer o domínio próprio, o perdão, e a benignidade. Por este maravilhoso planeta, preparado por Deus sob medida, para ser cenário do relacionamento entre Ele e Suas criaturas. Por cada ser vivente, com quem compartilhamos o resto da criação. E sobretudo, por Deus não haver desistido de nós, mas nos ter enviado Seu Filho Unigênito, para que por Ele alcançássemos a Salvação Eterna.

Agradecer é uma maneira de reconhecer a fonte de todas as boas coisas, e ao mesmo tempo, aprender a atribuir-lhes valor. Que tal pararmos de reclamar um pouco?

Acredito que ao chegarmos à maturidade, nossa oração será composta de 90% de ação de graça, louvor e adoração, e apenas 10% de petições.

Mais uma sugestão: substitua a expressão "Obrigado" por "agradecido". Pode parecer sinônimos, mas não são. Quando dizemos "obrigado", estamos afirmando que nosso relacionamento é baseado numa espécie de contabilidade. É como se disséssemos: Te devo uma! Ou ainda: Estou na obrigação de lhe atender depois. Já a expressão "agradecido" revela que nosso relacionamento é baseado na Graça, onde ninguém deve nada a ninguém. O que nos motiva é o amor.


Um comentário:

  1. Anônimo3:54 PM

    Razões de sobra para agradecer é uma evidência na vida dos que percebem a bem aventurança da graça divina manifestada na vida de toda Alma vivente. Muito mais razão tem a vida das Almas que fazem profissão de servir ao Deus Criador. As Almas que participam da Graça comum gozam do benefício comum distribuído a toda humanidade, mas, os que militam a milícia do evangelho da Paz têm mais há agradecer, pois estes recebem somado à Graça comum a Graça do Soldo de militante legítimo.

    ResponderExcluir