terça-feira, novembro 03, 2009

1

Oração pelo Planeta Terra

Mui gracioso Deus, Criador de todas as boas coisas, graças Te damos pelo dom precioso da vida, pelos intricados ciclos e belo equilíbrio que a sustenta, e pelos desdobramentos da história do planeta Terra e de todas as criaturas que o compartilham.

Nós Te agradecemos por todos os povos da terra. Tu tens inspirado-nos a fazer muitas coisas boas, belas e verdadeiras, mas também temos optado por agir de maneira destrutiva, egoísta, feia e falsa. Através da ignorância e falta de cuidado temos envenenado o ar e a água pura. Pelo ganho monetário reduzimos florestas verdejantes à resíduos estéreis. Em nossa ânsia por mais, temos saqueado Sua amada criação e empurrado muitos de nossos semelhantes à extinção.

Apenas recentemente começamos a perceber o futuro perigoso a que os nossos atuais padrões de consumo e desperdício estão nos levando, especialmente em relação ao clima da Terra. Só recentemente começamos a ver a nossa necessidade de encontrar um modo melhor e mais sensato de vida no futuro, antes que seja tarde demais e nossas escolhas sejam limitadas pelas conseqüências de nossa omissão.

Temos que nos unir em oração hoje acreditando que chegou o momento, Senhor. Por favor, guia-nos agora, nosso Deus, neste momento crítico na história, para cumprirmos melhor o nosso papel de guardiães deste frágil planeta. Inspire-nos e capacita-nos a deixar o consumo impensado e a ganância destruidora, e abraçar e escolher uma vida de cuidado, de proteção e sagrada regeneração.

Ajude-nos a descobrir novamente uma maneira saudável e sustentável de vida que reflita Sua sabedoria, Sua compaixão, Sua justiça, e Seu amor. Ajude-nos a rejeitar a mentira de que não há alternativa à ganância e à exploração irresponsável, e nos ajude a acreditar em Sua Verdade, e que a genuína prosperidade, e a vida em toda sua plenitude, só podem vir da mordomia sábia, e da responsabilidade e assistência mútuas.

Guie os líderes das nações que se reunirão em Copenhagen no próximo dia 6 de dezembro. Dê-lhes a coragem de definir objetivos nobres que vão além da oportunidade de curto alcance político, do lucro econômico a curto prazo, e do egoísmo míope. Conceda-lhes que se sintam ameaçados por um futuro problemático caracterizado pela elevação do nível do mar, provocando secas e desertos, derretimento de geleiras, sofrimento de famílias e populações deslocadas, doenças devastadoras e fome catastrófica. Mova-os a escolher um futuro melhor. Imprima em sua consciência o nosso sagrado dever de legar aos nossos filhos e netos um ambiente saudável e próspero, em vez de um mundo em crise climática.

Se os nossos líderes, Senhor, não tomarem as medidas necessárias, estarão traindo tanto a nossa confiança quanto a sua vocação de usar seu poder para o bem comum. Se eles falharem, cada pessoa será afetada, incluindo as gerações ainda por vir. Por favor, Deus de Justiça e compaixão, não deixe que os mais pobres e os mais jovens entre nós, que fizeram o mínimo para gerar esta crise, sofram as conseqüências da cobiça desenfreada dos imprudentes, e a complacência arrogante dos mais ricos e confortados. Em vez disso, mova as nações prósperas a arcar com sua parte na solução, na proporção justa em que contribuíram para o problema. Desperte-nos à ação em favor de todos com que estamos entrelaçados na malha da criação.

Este é o momento, Deus, quando uma grande virada de coração deve começar. Assim, através desta oração, nós, oriundos de muitas tradições que seguem a Cristo - juntos a amigos e vizinhos de muitos credos - unimos nossos corações em um grito de mudança. Começamos com poucos, em seguida, centenas, e depois muitos milhares, que se unem em oração a Ti em favor de nossos líderes, em solidariedade com os pobres, e em forte esperança de cura para este belo mundo, Sua criação e nosso Lar. Senhor, em Tua misericórdia, ouve a nossa oração.

Oramos em nome de Cristo, a Quem Tu deste a todo o mundo em Sua encarnação, crucificação e ressurreição. Amém.

Um comentário:

  1. Anônimo11:28 AM

    Olá, Graça e Paz meu irmão, muito sabio o teu blog e abençoado...obrigada por me seguir e claro eu tbm estou...assim estaremos anunciando e bendizendo o nome de Deus e Jesus Cristo !!Um grande abraço ..Cinthia
    www.cintbellyvask.blogspot.com

    ResponderExcluir