quinta-feira, setembro 24, 2009

12

O Evangelho 3G: Grana, Glamour e Gambiarra

“Uma congregação enorme é algo bom e agradável, mas a maior parte das comunidades precisa mesmo é de alguns santos. A tragédia é que pode ser que eles estejam lá, como embriões, esperando ser descobertos, precisando de treinamento eficiente, aguardando ser libertados do culto à mediocridade”- Martin Thornton

Está inaugurada a portabilidade eclesiástica! Vai ter pastor colocando catraca eletrônica na porta do templo, pelo menos assim dá pra saber (contabilizar) se o fluxo aumentou ou (bate três vezes na madeira da cruz…) se diminuiu. Imagine a cena: uma pessoa chega para o pastor e diz: “Pastor, quero mudar pra essa igreja, mas quero ficar com a minha teologia” – eis a porta(dos fundos)bilidade da fé.

O evangelho 3G chegou pra ficar! Grana, glamour e gambiarra. Agora vai! Só não sabemos pra onde… O problema maior é que os crentes/clientes do balcão da religiosidade tresloucada pós-moderna vão ficar cada vez mais chatos. Para aquela perguntinha do apóstolo Paulo aos Gálatas 3.1: “Quem vos fascinou?”, a resposta hoje será um uníssono: “a portabilidade!”.

O evangelho 3G tem a seguinte configuração:

Grana: O evangelho 3G é o evangelho do moneycentrismo. Você vale o que seu bolso determinar. Se você tem dinheiro, ah, “o céu é o limite”, você pode tudo! O evangelho 3G tem horror a pobre. É a teologia Caco Antibiana! Detesta “ofertinhas” e “viuvinhas”. Tem alergia ao diminutivo. O negócio é a “reunião dos empresários”, a “unção da prosperidade” e o “voto faraônico”. A sua trindade é assim: Lucro, Consumo e Prosperidade. Coitados dos que recebem o famigerado salário mínimo…

Glamour: O evangelho 3G é o evangelho da ostentação, do luxo. Das revistas imitando pobremente a “Caras” (aí fica “Faces”, pra dar uma de crente), aos pastores e pastoras “emergentes” (aqueles “papagaios de piratas” que não perdem uma noite de autógrafos). Eles adoram aparecer na TV. São viciados nos holofotes. Já não andam de carro (principalmente no trânsito eterno de sampa), eles têm helicóptero, chiques não? É o evangelho Dolce Gabana, Daslu, Armani e cia. Coitado do Jesus dos evangelhos, com aquelas sandalinhas de couro… ninguém merece…

Gambiarra: O evangelho 3G é o evangelho da maracutaia. É a igreja de Simão (um mágico safado que percebeu a possibilidade marqueteira e quis “dar uma de esperto” pra cima dos apóstolos – At. 8. 9-20). É a teologia canalha que, em nome de Deus, vai “profetizando” seu estelionato religioso. O evangelho da gambiarra é baseado na lei fundamental da pilantragem: você é um trouxa; eu sou o profeta que vai dar a você a chance de ser alvo da minha esperteza! Você nasceu pra ser iludido; eu, pra iludir – o mundo é maravilhosamente ordenado! Coitados daqueles irmãos que acreditam numa coisa chamada “caráter...

Esse é o Evangelho 3G. Eu até queria escrever mais… só que tô me sentindo péssimo… desculpe, é que a vontade de vomitar é grande… vou correr pro banheiro…


***
Fonte: Alan Brizotti

12 comentários:

  1. Anônimo10:35 AM

    eXCELENTE COMENTÁRIO. iNFELIZMENTE É JUSTAMENTO ISSO QUE ACONTECE NO MEIO EVANGELIGO HOJE.
    Os evangelicos de nossos dias estão a procura de vantagens, de status. As Doutrinas da Graça foram esquecidas, a Bíblia deixada de lado em nome de um evangeliquêis separado da verdade, separado de Deus.
    Que Deus te abençõe

    Taciano Cassimiro

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor irmão Hermes!!!
    Todos aqueles que se enquadram nesse evangelho 3G, infelizmente estão como a igreja de Laodicéia, pensam que são ricos,famosos,respeitados, mas no fundo e na realidade; são uns desgraçados, miseráveis, pobres, cegos, e nus.(Ap.3.17).
    O conselho da bíblia para essas pessoas e o verso 18 do mesmo citado.

    Desculpe pela minha indignação.

    obrigado por ser um seguido, o seu também é muito bom.
    Um grande abraço meu Irmão!!!

    ResponderExcluir
  3. PILANTROPIA! É a prática dessas coisas que ainda tem a coragem de se denominar igrejas.

    Trackback: Salvação

    ResponderExcluir
  4. Grande Hermes! Obrigado por postar essa loucura aí em seu blog. É bom saber que conto com pessoas do seu nível. Gente séria, honesta e capaz de batalhar pela fé.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Realístico,enfatico e objetivo.
    Deus o abençoe sempre!
    Tua irmã em cristo,
    Laudiceia Mendes.

    ResponderExcluir
  6. Caro Alan, o prazer é todo meu. Seus textos são sempre uma bênção. E se não se importar, de vez em quando vou postar algum aqui.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns amigo pelo blog.

    Estou seguindo.
    Abraços

    Geziel

    ResponderExcluir
  8. Hermes,

    Passando para agradecê-lo pela visita, pelas palavras de incentivo, e por tornar-se um seguidor. parabéns pelo seu excelente blog.

    Abraço!

    Sidnei Moura
    www.sidneiemoura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Evangelho 3G! É que sem tem visto, ouvido e pregado na igreja hoje dia. Misericórdia!!! Infelizmente os que se dizem Cristãos hoje em dia não querem pregar a verdade, e sim o que é conveniente a eles que que atraia mais pessoas para a igreja. Pois que eles realmente querem não é qualidade de vida Cristã e sim quantidade... Misericórdia!
    Ótima postagem!
    Ah, convido-o a visitar meu blog e seguir-me...
    http://francine-scardua.blogspot.com/
    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito bom ......... É a verdade nua e crua ...

    ResponderExcluir
  11. Nossa muito bom ......... É a verdade nua e crua ...

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz, Hermes!

    Parabéns pela postagem. Realmente, vivemos dias difíceis. São muitas igrejas e pouco Evangelho sendo pregado. Ainda tem gente que diz que vivemos um "avivamento". Lamentável.

    Um abração!

    ResponderExcluir