segunda-feira, setembro 21, 2009

15

O Deus em que creio

Creio no Deus desaprisionado do Vaticano e de todas as religiões existentes e por existir. Deus que precede todos os batismos, preexiste aos sacramentos e desborda de todas as doutrinas religiosas.

Livre de teólogos, derrama-se graciosamente no coração de todos, crentes e ateus, bons e maus, dos que se julgam salvos e dos que se crêem filhos da perdição, e dos que são indiferentes aos abismos misteriosos do pós-morte.

Creio no Deus que não tem religião, criador do universo, doador da vida e da fé, presente em plenitude na natureza e nos seres humanos. Deus ourives em cada ínfimo elo das partículas elementares, da requintada arquitetura do cérebro humano ao sofisticado entrelaçamento do trio de quarks.

Creio no Deus que se faz sacramento em tudo que aproxima, atrai, enlaça, abraça e une – o amor. Todo amor é Deus e Deus é o real. Em se tratando de Deus, bem diz o pensador islâmico Rumî, não é o sedento que busca a água, é a água que busca o sedento. Basta manifestar sede e a água jorra.

Creio no Deus que se faz refração na história humana e resgata todas as vítimas de todo poder capaz de fazer o outro sofrer. Creio em teofanias permanentes e no espelho da alma que me faz ver um Outro que não sou eu.

Creio no Deus que, como o calor do sol, sinto na pele, sem no entanto conseguir fitar ou agarrar o astro que me aquece.

Creio no Deus da fé de Jesus, Deus que se aninha no ventre vazio da mendiga e se deita na rede para descansar dos desmandos do mundo. Deus da Arca de Noé, dos cavalos de fogo de Elias, da baleia de Jonas. Deus que extrapola a nossa fé, discorda dos nossos juízos e ri de nossas pretensões; enfada-se com nossos sermões moralistas e diverte-se quando o nosso destempero profere blasfêmias.

Creio no Deus que, na minha infância, plantou uma jabuticabeira em cada estrela e, na juventude, enciumou-se quando me viu beijar a primeira namorada. Deus festeiro e seresteiro, ele que criou a Lua para enfeitar a noites de deleite e as auroras para emoldurar a sinfonia passarinha dos amanheceres.

Creio no Deus dos radicais que abandonam tudo para se entregar a Ele. Deus da arte que desnuda o real e faz a beleza resplandecer prenhe de densidade espiritual. Deus bailarino que, na ponta dos pés, entra em silêncio do palco do coração e, soada a música, arrebata-nos à saciedade.

Creio no Deus do estupor de Maria, da trilha laboral das formigas e do bocejo sideral dos buracos negros. Deus despojado, montado num jumento, sem pedra onde recostar a cabeça, aterrorizado pela própria fraqueza.

Creio no Deus que se esconde no avesso da razão atéia, observa o empenho dos cientistas em decifrar-lhe os jogos, encanta-se com a liturgia amorosa de corpos excretando sumos a embriagar espíritos.

Creio no Deus intangível ao ódio mais cruel, às diatribes explosivas, ao hediondo coração daqueles que se nutrem com a morte alheia. Misericordioso, Deus se agacha à nossa pequenez, suplica por um cafuné e pede colo, exausto frente à profusão de estultices humanas.

Creio sobretudo que Deus crê em mim, em cada um de nós, em todos os seres gerados pelo mistério abissal de três pessoas enlaçadas pelo amor e cuja suficiência desbordou nossa Criação sustentada, em todo o seu esplendor, pelo frágil fio de nosso ato de fé.

Texto de Frei Betto, extraído do livro "A arte de semear estrelas", Ed. Rocco [via Meu Mundo]

15 comentários:

  1. Olá Hermes, é sempre um prazer compartilhar e aprender mais de Deus conhecendo pessoas tão cheias de sabedoria e graça para nos abençoar. Seu blog está lindo, parabéns por estas ricas postagens, já estou te seeguindo, espero que vc não deixe de visitar o 'comendo maná', sempre que tiver fome dá uma passadinha lá.. ;)
    Tem uma nova postagem, sobre santificação, vai lá pra comer um pouquinho, lá em provérbios diz que os que confiam no senhor engordará, como a gordura do maná é saudável, vale a pena conferir esse gostinho.. (risos)
    Fica na paz meu querido.. Deus te abençoe!
    www.comendomana.blogspot.com
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amado pelo seu belíssimo Blog.Também já estou seguindo o seu e obrigado por seguir o meu Blog. Fica na paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Saudações pr.Hermes
    Visitei seu Blog e fiquei impactado
    com o ministerio que Deus lhe tem confiado. Obrigado pela palavra de encorajamento. Estaremos acompanhando o blog sim...

    Fraternalmente em Cristo
    Anderson Bomfim

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão Hermes,

    O seu blog continua extremamente abençoado e abençoador.

    Lindo esse texto de Paulo Freire (que eu, inclusive, não conhecia).

    Gostei tanto que talvez poste na minha página.

    Que Senhor Deus continue fazendo prosperar esse belo trabalho.

    Se puder visitar o meu blog (ainda estou começando e aprendendo nessa nossa blogosfera), o endereço é www.vivendooevangelho.blogspot.com

    Tenho alguns textos seus postados lá. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Hermes,
    Obrigado por sua visita ao blog de nossa Igreja. E parabéns pelo seu blog também.

    ResponderExcluir
  6. Olá Hermes!
    Esse texto, na verdade, é do frei Betto. Publicado originalmente no livro "A arte de semear estrelas", Ed. Rocco.
    Sobre Paulo Freire, lhe indico este pequeno vídeo no Youtube, em que ele revela sua fé em Cristo: http://www.youtube.com/watch?v=pSyaZAWIr1I
    Um abração, Mano!

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Gito! A correção já foi feita. Quanto ao vídeo, já o conhecia e recomendo.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e por seguir meu blog Apologética - Sola Scriptura. Já estou aqui também.
    Deus nos permitiu dar uma nova cara para a Internet. Veja só, já são mais de 5.000 blogueiros inscritos na UBE. Quando entrei não dava para imaginar que essa União ia tomar tamanha magnitude.
    Unindo nossas forças, sempre debaixo da orientação do Espírito Santo, podemos ajudar a mudar esse mundo. Nossa batalha é espiritual e o diabo tem consciência de que está perdendo terreno para a Palavra de Deus.
    Parabéns pelo blog! Que o Senhor continue lhe dando sabedoria para levar a Sua mensagem de salvação àqueles que dela necessitam.
    Fique na Paz de Cristo.

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  9. Jônatas Rocha11:46 AM

    Amado Bispo!

    Se o senhor me dá a liberdade, gostaria de sugerir um texto para o seu blog, sobre o pecado, blasfêmia contra o Espírito Santo, da sua autoria. Gostaria de um esclarecimento sobre este assunto.

    Forte abraço!

    AH! O blog está nota 10!

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz amado irmão Hermes.
    Parabéns pelo mais do que excelente espaço.
    Já está linkado como referência, é uma honra.
    Que DEUS o abençoe, conte sempre conosco.

    http://caminhoplano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá. obrigada pelo comentário do meu blog. Seu blog é muito legal, parabéns. Esse é mesmo o nosso Deus, lindo e poderoso. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por visitar meu blog e ter se tornado um seguidor!
    Que Deus o abençoe e que Ele posso sempre nos usar para pregar o evangelho atraves dos blog!
    Abraços!
    (http://karladedeus.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Texto lindo e inspirador, reflexo de quem deixou o Espírito lhe revelar quem é Deus.

    ResponderExcluir
  14. Não me importa a linha literária do texto, pois crítico de arte não sou, mas quanta sandice de caráter ecumênico, ao agrado de muitos incautos que se arvoram de bereianos; uma antropossofia às escâncaras e os cristãos aplaudindo. Tenham paciência!

    Soli Deo Gloria
    Solus Christus
    Sola Gratia
    Sola Fide
    Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11:26 AM

    EU PREFIRO O DEUS DA BÍBLIA ! ESTE TEU DEUS NÃO PASSA DE UMA QUIMERA ECUMÊNICA , DISFARÇADAMENTE PANTEÍSTICA !!! lEIA kARL BARTH , POR FAVOR !!! E DELETE ESTE TEXTO APÓCRIFO !!!

    ResponderExcluir