terça-feira, agosto 25, 2009

0

Em quê consiste a nossa herança?

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo”. ROMANOS 8:16-17a.

Nada mais lógico que isto: Se somos filhos de Deus, logo, também somos Seus herdeiros. Esta é a conclusão a que chegara Paulo, no desenvolvimento de sua epístola aos Romanos.

Muito se tem pregado acerca de nossa filiação divina, porém, raramente ouvimos alguma mensagem que fale a respeito da herança dos filhos de Deus. Afinal, o que a Bíblia quer dizer quando nos chama de herdeiros de Deus? Ser herdeiro implica ter uma herança. Quê herança é esta?

Vejamos o que diz Pedro:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para um viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, guardada nos céus para vós” (1 Pe.1:3-4).

Baseados nesta passagem, muitos concluem que a herança dos filhos de Deus é sua morada celeste. Mas seria isso o que Pedro intentava dizer? Que herança incorruptível é esta que está guardada nos céus para nós? Seria a Nova Jerusalém? Estou convencido que a resposta é ‘não’. A Nova Jerusalém apresentada em Apocalipse nada mais é do que uma figura da Igreja de Cristo, o protótipo de uma sociedade construída ao redor do Trono de Deus. Portanto, trata-se de uma realidade presente, não futura.

Ora, se não é a Nova Jerusalém, o que seria, então?

Outras duas passagens usadas em conexão com esta são Filipenses 3:20 e Gálatas 4:26, onde lemos:

“Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”

“Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós.”


Ora, tanto uma como a outra falam, não de nosso destino, mas de nossa origem. Somos a Nova Jerusalém, e nossa origem é celestial. Por isso, João relata que em sua visão, Jerusalém “descia do céu, da parte de Deus” (Ap.21:10). Tal fato encontra eco nas palavras de Jesus acerca de Seus discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como eu do mundo não sou (...) Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”(Jo.17:15-16,18). Fica claro que nosso destino não é ser tirados do mundo, ainda que nossa origem espiritual seja o céu.

Então, a pergunta persiste: em quê consiste nossa herança? O que devemos esperar, quer nesta vida, ou na eternidade?

Um dos versos considerados acima nos dá uma pista. Nossa pátria/origem está nos céus, de onde esperamos o Salvador. Portanto, a questão não é “o quê”, mas “quem”.

Pedro diz que nossa herança está guardada nos céus. E “o quê” esperamos dos céus?

Trata-se de uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível. Vejamos o significado de cada uma destas qualidades:

IncorruptívelQue não se corrompe, isto é, não se decompõe com o tempo.
IncontaminávelQue não se contamina.
ImarcescívelQue não murcha, isto é, não perde o vigor.

O que, ou melhor, quem será que se encaixa perfeitamente nesta descrição? A resposta é: JESUS CRISTO.

Cristo é a nossa herança incorruptível, guardada nos céus para nós. Por isso, Pedro não hesitou em advertir seus contemporâneos:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. Convém que o céu o contenha até os tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”
(Atos 3:19-21).

Algumas linhas antes, Pedro declara que através de Sua ressurreição, a alma de Cristo não foi deixada na morte, “nem a sua carne viu a corrupção” (At.2:31).

Agora, em Seu Corpo glorificado, Jesus está guardado nos céus, esperando a hora em que há de manifestar-Se ao Mundo.

Então, não haveria nada a mais que esperar do céu, senão a Jesus?

O Salmista já dizia: “A quem tenho eu no céu senão a ti?” (Sl.73:25). E mais: "A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti (...) O Senhor é a porção da minha herança" (Sl.16:2,5a).

Surpresa? Não deveria ser. Não foi por falta de aviso. O próprio Deus afirma pela boca do profeta: “Eles terão uma herança; eu serei a sua herança” (Ez.44:28a ).

A Bíblia não diz que somos herdeiros dos céus, e sim, herdeiros de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário