terça-feira, agosto 04, 2009

2

E se Deus te mandasse plantar batata?

A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.

Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.

Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Atualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano, crescendo a cada ano, principalmente devido à popularização das batatas fritas, comercializadas nas redes de fastfood.

Os conterrâneos de Jesus não conheciam a batata. Talvez, se a conhecessem, Jesus a utilizaria como uma analogia de como as coisas funcionam no Reino de Deus.

Quem planta batatas investe em raízes invisíveis cujos resultados só se tornam visíveis na hora da colheita. Você as coloca no solo, cobre com terra e espera pela chuva. Ao contrário de outras plantações, você não tem indicação visível do que ocorre silenciosamente embaixo da terra. Você vive na esperança de uma boa colheita.

Plantar batatas simboliza o viver pela fé.

Portanto, vai plantar batata!


Esta reflexão foi inspirada num comentário acerca do filme "O fazendeiro de Deus", no blog Resumo da Ópera.

2 comentários:

  1. Ao vencedor, as batatas!

    E somente aquele que vencer, ou seja, perseverar até o fim — como o lavrador que pacientemente espera sua lavoura receber desde as primeiras até as últimas chuvas — é que poderá colher as batatas... =)

    Graça e paz sejam contigo.

    ResponderExcluir
  2. Hermes!

    E o filme é bom... risos.

    Abs.


    Danilo

    ResponderExcluir