quinta-feira, fevereiro 28, 2013

3

Quatro Homens e um Segredo



Por Hermes C. Fernandes

Voltando ao texto:
“Chegando estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda. Comeram e beberam e, tomando dali prata, ouro e vestes, foram-se e os esconderam. Voltaram, entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam. Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem. Este dia é dia de boas novas, e nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, algum castigo nos sobrevirá. Pelo que vamos e o anunciemos à casa do rei” (vv.8-9).
Duas opções se descortinavam ante seus olhos:

# Guardar segredo

# Partilhar a boa nova

Não fosse a súbita crise de consciência, aqueles homens teriam guardado segredo pelo resto de suas vidas. Por que deveriam compartilhar a boa nova com aquela gente que os tinha rejeitado por tanto tempo?

A igreja cristã é detentora da mais importante mensagem de todos os tempos. Apesar de nem sempre saber as implicações e aplicações dessa mensagem. E o que ela tem feito? Guardado segredo.

Os princípios contidos no Evangelho poderiam mudar drasticamente a história da civilização humana, se tão-somente fossem compartilhados com o mundo.

O que a igreja precisa saber é que ela existe em função do mundo. Assim como Deus escolheu a Abraão e a sua descendência, para que por meio dele todas as famílias da terra fossem beneficiadas, Deus escolheu a igreja para ser o canal que trará a restauração do mundo.

Temos falhado no cumprimento de nossa missão. Tornamo-nos um fim em nós mesmos. Vivemos em função de nossas próprias necessidades e da manutenção de nossos projetos pessoais. Se a igreja continuar assim, ensimesmada, ela experimentará uma processo de implosão. Ou ela se volta para o mundo, ou será implodida. Por isso, tantas denominações têm perdido a relevância, e consequentemente, seus membros.

O projeto original de Deus é que a igreja se torne uma referência para o mundo. Ela é uma espécie de amostra grátis, de workshop do reino de Deus. Sua vocação é a de ser paradigma civilizatório. Mas em vez disso, ela se tornou num gueto religioso, repleto de gente ensimesmada.

Conscientes dos riscos que corriam, aqueles leprosos resolveram, unânimes, anunciar a boa nova ao rei.
“Assim, vieram e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram: Fomos ao arraial dos siros e lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só os cavalos e os jumentos atados, e as tendas como estavam” (v.10).
É claro que o rei não deu crédito àquele anúncio. Ele achou que podia ser uma armadilha dos siros. Por isso, aconselhado por um dos seus servos, enviou cinco cavaleiros para que investigassem e constatassem o fato.
“Foram após eles até o Jordão, e todo o caminho estava cheio de roupas e de objetos que os siros, apressando-se, lançaram fora. Voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei. Então saiu o povo e saqueou o arraial dos siros. Assim houve uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor” (vv.15-16).
Quantos mensageiros do mundo têm entrado em nossos arraiais, para constatar se de fato há coerência entre o que anunciamos e a realidade! O mundo espera encontrar em nós, no mínimo, coerência entre o que pregamos e o que vivemos. Não podemos ser um microcosmo do mundo, reproduzindo seus vícios e mazelas. Antes, temos que ser uma referência, um sinal vivo da presença do Reino. A igreja deve promover um ambiente acolhedor, onde as pessoas sejam estimuladas ao exercício da livre iniciativa, à partilha de seus bens, à vivência comunitária.

E quanto àquele capitão que havia duvidado da palavra profética de Eliseu?
“Ora, o rei havia colocado à porta o capitão em cujo braço se apoiava, e o povo o atropelou na porta, e ele morreu, como dissera o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele” (v.17).
Este é o destino de quem se atreve a duvidar dos propósitos de Deus. Acaba sendo atropelado pela história. Não é a incredulidade humana que vai impedir a execução dos propósitos divinos. Quem crê, participa. Quem duvida, assiste.

Nossa vocação, enquanto seguidores de Cristo, é de ser protagonistas, e não meros expectadores da história.


* Não deixe de ler os dois posts anteriores para melhor entendimento desta mensagem. 

3 comentários:

  1. Mateus 5:13 ¶ Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

    Mateus 5:15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

    Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

    São palavras para todos nós ouvirmos, relfetirmos, meditarmos e ruminarmos e cada uma delas, de dia e de noite.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:54 AM

    hermes, você é foda parabens. Se mais cristãos fossem como você não teriamos transformado o cristianismo em um remédio alérgico para quem tem senso crítico.

    Por acaso você já fez algum post sobre a Igreja. O que é a Igreja? Qual a diferença entre Igreja e denominações?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:37 AM

    Grande e doloroso é esse caminho q nós, os crentes, seguimos...

    Foi anunciado as boas novas:
    "E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: ARREPENDEI-VOS, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:1,2)

    Fomos chamados para o arrependimento das más obras, pois o Filho de Deus veio salvar o mundo...

    Nosso alvo é a estar na verdade:
    "Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, PORQUE SÃO FEITAS POR DEUS." (Mateus 3:21)

    Estar na verdade é conhecer as próprias fraquezas e lutar contra elas:
    "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14:38)

    E...

    "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
    Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
    Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
    E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
    Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 1:9,10;2:1-4)

    Porque..."Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
    Tenho-vos dito isto, estando convosco.
    Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:24-26)

    O Espírito Santo é a marca da promessa... Essa marca que buscamos, e alcançando, ganhamos forças pra toda boa obra:
    “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

    Porque...

    “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
    Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
    Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.”
    (1 João 3:8,9)

    É esta promessa de sermos filhos de Deus, mencionada, que buscamos!

    ResponderExcluir