quarta-feira, abril 03, 2013

7

A pergunta mais importante não é "por quê" nem "pra quê"


Por Hermes C. Fernandes

Já há algum tempo tenho aprendido que antes de buscar respostas, devemos reconsiderar as perguntas. Geralmente, perguntamos "por quê". Por que fomos traídos? Por que estamos doentes? Por que nos mandaram embora do trabalho? Por que... Por que... Por que...

Tenho ensinado que em vez de "por quê", deveríamos perguntar "pra quê". Em outras palavras, deveríamos nos preocupar mais com os propósitos do que com as razões. Mas ultimamente tenho refletido sobre outra pergunta igualmente importante. Em vez de "por quê", deveríamos perguntar "por quem".

Deixe-me exemplificar:

Jesus teve que mudar seu trajeto à caminho de Jerusalém. Em vez de um atalho, tomou o caminho mais largo, que passava por Samaria, um lugar inóspito para judeus. Talvez os discípulos perguntassem: Por quê? Mas a pergunta certa era "por quem". E a resposta é: por uma samaritana a qual Jesus queria encontrar.

Filipe, conquanto gozasse do maior sucesso ministerial obtido por um dos seguidores de Jesus até então, foi tirado pelo Espírito de Samaria, e levado para o deserto. Por quê? Não. Por quem? Por um eunuco desejoso de conhecer a Palavra.

Paulo e Silas foram presos e açoitados injustamente em Filipos. O que eles fizeram pra merecer aquilo? Nada. Mas eles estavam ali por alguém. Um carcereiro frustrado e suicida. Aquele carcereiro era o tal "varão macedônio" com o qual Paulo havia sonhado dias antes, rogando para ele passasse à Macedônia.

Se Deus lhe enviou a um lugar, pergunte-O por quem você está ali. Seja atrás das grades de uma prisão, no CTI de um Hospital, numa fila de desempregados. Talvez haja ali uma vida preciosa aos olhos de Deus, com a qual deseja que você se encontre.

Depois de três anos, eu e minha família retornamos aos Estados Unidos. Muitos perguntam a razão pela qual eu me dispus a expor minha família, num momento em que esse país atravessa sua maior crise econômica. Sei, porém, que o que me trouxe aqui não foi nenhum desejo de aventurar-me, ou de fugir de qualquer que seja o problema. Estou aqui por alguém. Por um povo que aprendi a amar. Por gente sedenta e faminta da Palavra.

Todos os propósitos de Deus vão de encontro àqueles que Ele mesmo escolheu desde a fundação do mundo. E para que tais sejam alcançados, vale a pena atravessar oceanos, vales e montanhas, arriscar tudo, inclusive a própria vida.

Pessoas são mais importantes do que paredes, projetos, programas, estratégias, etc. Foi por elas que Jesus deu a vida. E é por elas que devemos viver.


* Postado originalmente em 24/05/2009 durante os primeiros meses de minha estada nos EUA

7 comentários:

  1. Excelente!
    Vc é uma benção, Bp. Hermes.

    Que Deus abençoe vc e sua família, em qualquer lugar onde estiverem.

    Beijão

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ana Paula. Você também é uma bênção.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:11 AM

    Hermes, esta foto nestes vidros coloridos aí em cima do texto, é igualzinho o que tem na igreja Católica!
    Para com isto! Já não basta as igrejas evangélicas copiar o mundo e por o mundo dentro delas, e voce vem com fotos da Babilônia? Hermes a cada dia voce te denuncia em seus argumentos que é um Católico Romano .
    Cuidado que lá só padres gays e pedófilos! Sai desta meu chapa!
    Entendo o porquê que Jesus disse que Satanás virá como um anjo de luz e enganará à muitos, até mesmos os próprios escolhidos de Deus.
    Hermes voce não me engana não, pode enganar os outros mas vc é devoto da Babilônia Igreja Católica, tudo indica nos seus textos que apresentam e seu posicionamento, isto ninguém tira da minha cabeça.
    Tenho 100% que vc é Católico e se passa por cristão.
    Qual é a sua meu irmão! Sai de cima do muro se não voce caí.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:38 PM

    O conteúdo extraordinário deste post sustenta-se na crença de que:
    "Nós somos seres espirituais que estamos passando por uma experiência humana". (Pascal)

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:17 PM

    Edson que ser espiritual somos meu caro! Eu sou um ser humano natural feito de carne ossso e não estou passando por uma experiência humana.
    Que heresia é esta sua? E acha que tenho que ficar calado? Não! Falar bobagem tem hora! e sua Hora já encerrou!
    Eu nasci humano, e nem Jesus Passou experiência humana ok? Porquê Ele mesmo estando aqui nesta terra como homem natural, Jesus É é Deus e Ele estava com a Trindade Santa quando fez o homem, e ele sabe muito bem o que passa o ser humano, meu caro se não fosse Jesus nós os gentios estavamos fritos, a salvação era só para Israel meu caro, e ele se deu sua vida por nós gentios, se não fosse Jesus vc já estava condenado ao inferno.
    Vc só diz bobagem? Ó que é isto?
    Fala alguma coisa que seja útil, e edificante, só vem com filosofias humanas e barata sem noção no que fala? Assim dá depressão MEU CARO!

    ResponderExcluir
  6. Edson os cientistas também falaram que os macacos eram descedêntes do homem, e que o home veio do macaco e sua filosofia os filósofos concorda com isto, então como vc disse os macacos também são seres espirituais? E passam por uma experiência humana? Tenah pasciência! Tem limite para ler tanta bobagem juntas.

    ResponderExcluir
  7. Marco Feliciano reafirma que africanos são amaldiçoados

    http://www.paulopes.com.br/2013/04/feliciano-reafirma-que-africanos-sao-amaldicoados.html#.UV9EoaLU_2s

    ResponderExcluir