Logo no início do capítulo, o escritor sagrado se preocupa em nos dar uma definição do que seja a fé:
“Ora, a fé a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Foi por ela que os antigos alcançaram bom testemunho” (Hb.11:1-2).
Como ter certeza de coisas futuras?
Ora, a fé não lida com probabilidades, mas com certezas. Ela não joga dados! Nem se fundamenta em dados estatísticos.
Então, de onde provém sua certeza acerca das coisas que se esperam?
Ora, para Deus o futuro já é uma realidade. Não é que Deus preveja o futuro. O futuro simplesmente está diante d’Ele, da mesma maneira como o presente e o passado.
Deus não é prisioneiro do tempo, como nós.
Podemos chamar nossa esfera existencial de cronosfera, posto que está presa ao tempo cronológico, onde existe antes, agora e depois. Embora atue na cronosfera, Deus vive para além do tempo e do espaço, numa esfera que podemos chamar de kairosfera, onde passado, presente e futuro coexistem.
Ao nos conectar a Deus, a fé também nos conecta à kairosfera.
Imagine que vivamos em um submarino. O mar seria nossa "cronosfera". Para nos locomovermos em sua imensidão, usamos um sonar, já que nossa visão é limitada pelas águas turbas do mar. O sonar equivaleria aos nossos sentidos naturais. Porém, há um instrumento através do qual sua tripulação pode ver o que acontece acima na superfície. Esse instrumento chamado periscópio fornece uma visão panorâmica, isto é, de 360º. A fé é este periscópio. Somos desafiados a viver por fé, e não por vista.
A fé, portanto, é o instrumento através do qual podemos vislumbrar o futuro. Por isso, ela é a certeza daquilo que ainda virá.
A fé não nos faz prever, mas antever. Ela nos projeta na direção do futuro. Em vez de previsão, ela nos faz enxergar a provisão já realizada por Deus.
O futuro já está pronto!
Coisas que nossos olhos não viram, que nossos ouvidos jamais ouviram, ou sequer subiram ao nosso coração, são as que Deus já preparou para os que o amam (1 Co.2:9).
Deus não faz improvisos! Tudo está pronto. E é pela fé que adquirimos tal conhecimento.
A fé nos desafia a viver em conformidade com aquilo que antevemos.
Paulo escreve aos Filipenses que cada um deve andar de acordo com aquilo já alcançou (Fp.3:16). À medida que o horizonte se insinua à nossa frente, somos desafiados a caminhar em sua direção.
E foi justamente isso que fizeram os heróis de Hebreus 11. Eles viveram pela fé, e por ela foram capazes de memoráveis feitos.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário