quinta-feira, março 26, 2009

0

Ter Deus por perto ou estar perto de Deus?

Quando lemos o início do capítulo 58 do livro do profeta Isaías, encontramos Deus falando através do seu ungido para denunciar os pecados do Seu povo. Logo no versículo 2 o que me chamou a atenção é que o Senhor diz o seguinte: "Eles me consultam dia após dia, mostram desejo de conhecer meus caminhos, como um povo que pratica a justiça e não deixa o mandamento do seu Deus; eles me perguntam sobre os mandamentos de justiça, e desejam ter a Deus por perto."

O título dessa matéria pode até parecer um trocadilho, mas não se trata disso. Há uma grande diferença entre Querer estar perto de Deus e Desejar ter Deus por perto. Quando queremos estar perto de Deus procuramos fazer a Sua vontade e cumprir todas as Suas ordens. Essa é a atitude de pessoas tementes ao Senhor, que se preocupam com a Sua obra e sempre priorizam o que agrada a Ele. Pode-se conhecer essas pessoas através do desapego delas aos bens materiais Deus se agrada dessas pessoas e supre todas as suas necessidades porque, devido a não se apegarem aos bens desse mundo, eles tem o seu foco totalmente voltado para o Senhor e essa é a Sua vontade. Quando o nosso foco está unicamente n'Ele, Ele vela para cumprir a Sua palavra não nos decepciona. Quando temos prazer n Senhor, Ele atende às nossas necessidades mais imediatas e vai além, concedendo também os desejos do nosso coração (Salmos 37:4). Mas quando desejamos ter Deus por perto e só nos preocupamos com as nossas necessidades e negligenciamos a Sua obra, acabamos entregues à nossa própria sorte.

Desejar ter Deus por perto é uma atitude egoísta de querê-lo somente para atender aos nossos caprichos e o egoísmo não agrada aos olhos do Senhor, que apesar de ser Auto Suficiente, faz questão de compartilhar os Seus tesouros conosco. Podendo não dar a mínima importância para nós, Ele se preocupou em oferecer o Seu melhor (Seu próprio filho) para sofrer e morrer em nosso lugar. A morte de Jesus era nossa, mas Deus só queria compartilhar conosco a Eternidade e isso só seria possível se compartilhássemos com Ele a Vida Eterna.

Se almejamos ser uma Igreja de vanguarda, verdadeiramente voltada para o futuro, precisamos reavaliar todos os nossos conceitos e princípios, retomando os trilhos como locomotiva do mundo e estando sempre perto dEle, como servos prontos a fazer a Sua vontade e não querer estar tê-lo por perto, como um "quebra-galho" que está sempre à mão quando necessitamos e depois fica relegado ao esquecimento. Ele é o Senhor e nós os servos. Devemos estar de prontidão para cumprir a nossa tarefa.

Pare. Pense. Reflita sobre o que você acabou de ler e responda para si mesmo qual tem sido a tua postura.

Texto de Carlos Eduardo, Pastor da REINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário