terça-feira, janeiro 06, 2009

0

Jornal americano diz que operação no Rio usa táticas americanas no Iraque












Rio - O jornal americano The Washington Post afirma em matéria publicada em seu site na internet que a polícia do Rio está adotando táticas de ocupação em favelas como o Dona Marta, similares às que os Estados Unidos usam no Iraque.

"Os oficiais de polícia brasileiros estão usando táticas contra a insurgência parecidas com as usadas por soldados americanos no Iraque - estabelecendo pequenas bases ocupadas 24 horas por dia em vizinhanças violentas, desenvolvendo inteligência ao viver entre os adversários e usando fundos do governo para reconstruir áreas arruinadas e gerar boa vontade", diz o Post.

No entanto, segundo o diário, esse modelo – “de forte presença policial durante tempos de paz em uma grande cidade” - está atraindo críticas, não apenas de parte dos moradores dessas comunidades, mas também de organizações de defesa dos direitos humanos, e não necessariamente poderá ser copiado por qualquer outra comunidade.

“Nesta e em similares operações em outras favelas do Rio, a polícia proibiu moto-táxis – um veículo comumente usado para a distribuição de drogas. Os moradores afirmam que a polícia arrombou portas e maltratou gente, fechou festas da vizinhança, cortou conexões ilegais de TV e internet e impôs toques de recolher na prática.”

O oficial da Secretaria de Segurança do Rio, Antônio Roberto Cesário de Sá, diz na matéria que há uma estimativa de que serão necessários mais 10 mil policiais para combater efetivamente o crime e replicar a operação do Santa Marta em outras favelas.

O jornal cita também um pesquisador da ONG Justiça Global, Rafael Dias, que classifica a ação policial como uma ocupação e critica a falta de liberdade e a violência com que os moradores são tratados.

A reportagem ainda comenta a ação policial nos mesmos moldes adotada na Cidade de Deus, e afirma que apesar de o número de roubos e assassinatos ter diminuido nas duas comunidades, os moradores se queixam da falta de liberdade e dos excessos da polícia.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário