sexta-feira, dezembro 26, 2008

0

Um Cântico Novo

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" (Salmo 33:3).

Confesso que já tentei ouvir só música "gospel". Mas cheguei a um ponto que não deu mais. É muito sofrível, com raríssimas excessões.

Sempre os mesmos temas, ora se fala de chuva, ora de vento, ora de avivamento, de uma sede insaciável, paixão, desespero. O elenco de temas é extremamente repetitivo.

De um tempo pra cá redescobri a música secular, e tenho me deleitado em algumas preciosidades, seja da música internacional, ou da MPB.

Algumas pérolas parecem até inspiradas por Deus. E não duvido que seja.

Devo admitir que a música cristã dos últimos tempos tem melhorado muito tecnicamente. Há muitos músicos de qualidade irrefutável. Mas as letras... Sinceramente, prefiro os clássicos cristãos que, ainda que mal gravados, traziam inspiração ímpar.

Creio que se os compositores cristãos tomassem os salmos bíblicos como exemplo, suas composições dariam um salto de qualidade. Sabe porquê? Porque ali encontramos os mais diversos temas sendo tratados com poesia.

Os Salmos falam de guerra, de fome, de injustiças sociais, de amizades, de ordem, de caos, da criação, de relacionamentos humanos, de cataclismos, de perdão, etc. Lá encontramos ação de graça, protesto, constatação, declaração de amor, confissão de pecado, etc.

Acorda gente! Deixem de ser repetitivos!

Ademais, acho que já está na hora de superarmos aquele dualismo secular/profano. O que existe é música boa e música ruim. Não importa quem cante, quem tenha composto, ou qual o estilo.

Ontem mesmo, assisti ao especial de Roberto Carlos e fiquei emocionado com sua nova composição em louvor a Jesus Cristo.

Precisamos de cancões que abram nossos olhos à realidade, em vez de nos alienar dela. Canções que nos desafiem a arregaçar as mangas e trabalhar por um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário