quinta-feira, julho 12, 2007

1

O que significa "Christus Victor"?

Sempre que participamos de um debate radiofônico, ou quando encerramos um culto na REINA, bradamos "Christus Victor!" Respondendo às perguntas de muitos, a expressão "Christus Victor" vem do latim, e significa "Cristo Vencedor".
Expressa e sintetiza a fé reinista.


Christus Victor aponta para um tema antigo, central e unificador da fé do povo de Deus desde o início (Gn.3:15). Os profetas o chamavam de “o conselho do Senhor” (Jr.23:18; Am.3:7). Paulo referia-se a ele, quando falou acerca da “boa confissão” feita por Jesus diante de Pôncius Pilatos (1 Tm.6:13). E o próprio Jesus chamou-o de “o mistério do reino de Deus” (Mc.4:11).

No centro deste mistério do reino está a Pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus Cristo. Somente em Cristo e em Sua vitória sobre os poderes do mal que nós encontraremos a chave para natureza da realidade, o significado da vida, e a certeza da esperança na restauração de toda a criação. O tema de Christus Victor é a visão da expansão do domínio de Jesus Cristo através de Sua Igreja, pela atuação de indivíduos e nações, que voluntariamente aplicam Sua Palavra em todas as áreas do pensamento e da vida, até a Sua volta.

Este tema “Christus Victor” não é revelado por “carne e sangue” mas unicamento pelo nosso “Pai no céu” (Mt.16:17). Como Jesus disse, “para vós tem sido dado o mistério do reino” (Mc.4:11). Assim, ele é o âmago de nossa confissão e o mais básico de nossas regras de fé. É o fio que tece junto a outros num coerente e holístico mosaico. Ele é a estrutura ou padrão de nossa fé através do qual nós, juntamente com o povo de Deus em todos os tempos e culturas, adequadamente entendem a Escritura, a igreja, a adoração, nossa missão no mundo e muito mais. Nós não podemos entender corretamente um fato revelado nas Escrituras, pelo Espírito, ou através da criação até que o entendamos em relação a Cristo (Ef.2:1-3).


Christus Victor! REINA!

Um comentário:

  1. Anônimo10:41 PM

    Caro amigo! Gostei da mensagem sobre a situação do Brasil e das medalhas e da volta a realidade. Como sempre voçe demonstra sua sapiciência até nesta área. Tudo que voçe disse é a pura ralidade, Deus te abençoe mais e mais..... Pr. Paulo Affonso Generoso

    ResponderExcluir