Teologia dos Pactos x Dispensacionalismo
Modelo da História
TP: Pacto das Obras com Adão: Pacto da Graça com Cristo em nome dos eleitos (alguns distinguem entre o Pacto de Redenção com Cristo e o Pacto da Graça com os eleitos).
D: Dividido em dispensações (usualmente sete): Inocência (antes da queda), Consciência (Adão), Governo Humano (Noé), Promessa (Abraão), Lei (Moisés), Graça (Primeira vinda de Cristo), Reino (Segunda Vinda de Cristo). -- (Alguns adicionam sete anos da tribulação e a lei como outra dispensação).
Como a História é Vista
TP: Otimista; Deus está estendendo seu Reino.
D: Pessimista: os últimos dias se ressaltam por uma crescente maldade que impera no mundo e pela apostasia na igreja.
Propósito de Deus na História
TP: Existe UM propósito de redenção unido.
D: Existem DOIS propósitos, um terreno (Israel), um celestial (a igreja).
Como os Pactos Bíblicos São Vistos
TP: Existem várias administrações do Pacto da Graça
D: Marcam-se períodos de tempo onde as demandas específicas de Deus para os homens são distintas.
Relações entre o Antigo e o Novo Testamento
TP: Aceita-se o ensinamento do Antigo Testamento, a menos que tenha sido ab-rogado pelo Novo Testamento.
D: O Antigo Testamento não tem autoridade, a menos que seja confirmado com o Novo Testamento.
Relação entre Israel e a Igreja
TP: A Igreja é o Israel espiritual, em continuidade com o verdadeiro Israel do Antigo Testamento.
D: A Igreja é o povo espiritual de Deus, distinto de Israel, o povo físico de Deus.
A Profecia do Antigo Testamento
TP: Refere-se ao povo de Deus, a Igreja.
D: Refere-se ao Israel étnico.
A Era da Igreja
TP: O propósito redentor de Deus continua sendo desenrolado.
D: É um parêntese entre o passado e a futura manifestação do Reino.
Papel do Espírito Santo
TP: O Espírito Santo tem atuado nas pessoas através de toda a história.
D: O Espírito Santo tem atuado nas pessoas desde o Pentecostes até o Rapto.
Implicações Sociais
TP: Enfatiza-se "o mandato cultural", isto é, o trabalho da igreja deve-se estender às diversas culturas, transformando-as através da pregação do Evangelho e dos princípios do Reino de Deus.
D: A única maneira de salvar o mundo é salvando indivíduos; por isso, o evangelismo toma precedência sobre a “ação social”.
Escatologia
TP: Usualmente Pós-milenista ou Amilenista; raramente Pré-milenista.
D: Pré-milenista, usualmente Pré-tribulacionalista, com ênfase no Arrebatamento.
Milênio
TP: Simbólico, freqüentemente identificado como a era presente.
D: Literal, reino terreno de 1000 anos depois da Segunda Vinda.
Me poderia esplicar o que significa
ResponderExcluir"Teologia do Pactos" e "Dispensacionalismo"? Que tipos da igrejas/perssoas practican o creen en dispensacionalismo e teologia do pactos?
São duas maneiras diferentes de se interpretar a História e o Plano de Deus.
ResponderExcluirA Teologia dos Pactos é defendida pela maioria dos cristãos reformados, isto é, aqueles que abraçam as doutrinas defendidas na Reforma Protestante.
Já o Dispensacionalismo foi criado por John Darby no século XVIII, e divulgado através dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield. Há dados que remetem este ensino aos Jesuítas no século XVI.
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