segunda-feira, julho 01, 2019

0

FLORDELIS - Tragédia Anunciada



Por Hermes C. Fernandes

O que se poderia esperar de uma família tão grande em que os pais não davam conta de dar atenção a todos os filhos?

Como entender que uma mãe fosse capaz de manipular um dos seus filhos, aquele que lhe era mais chegado, para enganar o próprio pai?

Se pensa que estou falando do caso Flordelis, você está enganado. Refiro-me, antes, a dois casos envolvendo um mesmo personagem: JACÓ.

No primeiro que menciono, dez filhos de Jacó tramam contra a vida de seu caçula, José, forjando sua morte e vendendo-o como escravo a uma caravana de mercadores.  A razão? Sentiam-se preteridos por seu pai que não escondia sua predileção por José. De fato, aquela era uma família disfuncional.

No segundo caso, refiro-me à mãe de Jacó que o convenceu de se fazer passar por seu irmão gêmeo Esaú, aproveitando-se da condição física de seu pai, para roubar-lhe a bênção da primogenitura.

Por incrível que pareça, esse tem sido considerado por muitos evangélicos modelo de família perfeita segundo os padrões bíblicos. Só se esquecem de que dos doze filhos de Jacó, somente dois foram frutos de seu amor por Raquel, sua mulher. Os demais foram filhos de sua outra esposa, Lia, e de suas servas.

Se foi assim na família do grande patriarca hebreu, imagina como seria em uma família formada de 56 filhos (4 biológicos e 52 adotados).

Se já é complicado criar dois ou três filhos, dando-lhes igual atenção, quão complicado e até impossível seria criar mais de cinquenta sob um mesmo teto?

O fato é que em cima disso, Flordelis alcançou notoriedade. Chegou mesmo a participar de um programa da Xuxa que a catapultou para a fama além das fronteiras do mundo evangélico.  E não foram poucos que tomaram carona em sua obra. Quem não gostaria de ter sua imagem associada a de uma pessoa de tão bom coração?

Sem perder tempo, Flordelis e seu esposo, Anderson do Carmo, trataram de fundar uma igreja. Cantores e pastores de renome desfilaram em seu púlpito.

Longe de ser ingênua, e, certamente orientada por alguns caciques do cenário político, Flordelis resolveu capitalizar politicamente sua fama, lançando-se candidata a Deputada Federal. Resultado: ganhou de lavada, sendo uma das cinco mais votadas no Estado do Rio.

Torço para que as suspeitas acerca de sua participação na morte do marido sejam infundadas. É difícil acreditar que alguém capaz de abrir a porta de sua casa para tantas crianças pudesse convencer a três de suas filhas a envenenar a comida do próprio pai dia após dia. É difícil acreditar que ela fosse tão fria a ponto de convencer a um dos filhos a comprar a arma e a outro a alvejar o pai na porta de sua casa. Caso isso se comprove, não me restará alternativa senão reputá-la por psicopata de sangue frio que se valeu dos filhos que adotou para cometer um crime bárbaro. Ainda que se comprove que o marido mantinha um caso extraconjugal, nada justifica manipular os próprios filhos, fossem adotivos ou não, para odiar e participar do assassinato do pai. Antes de convencê-los a isso, ela teve que leva-los a odiá-lo, um processo que talvez tenha se dado em doses homeopáticas. Não duvido que para isso recorresse a expedientes melodramáticos, chorando copiosamente, dizendo-se traída e injustiçada.

A mesma semente do ódio que germinou na família de Jacó, fazendo com que tivesse que fugir de seu irmão por vinte anos para não morrer, também pode ter germinado na família de Flordelis.

É lamentável que uma história que parecia tão bonita, termine assim, feito um Thriller de terror. Não duvido que em poucos anos se torne filme.

Oro a Deus para que a verdade venha à tona a fim de que os responsáveis por este crime sejam devidamente punidos. E que seus filhos biológicos e adotivos sejam encaminhados, cuidados e sarados desta ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário