segunda-feira, outubro 22, 2018

0

COMO BLINDAR SUA IGREJA CONTRA O FASCISMO -



Por Hermes C. Fernandes

1 - Pregue mais sobre o amor e encoraje os fiéis a vivê-lo no dia a dia.
2 - Ensine que a misericórdia prevalece sobre o juízo.
3 - Promova ações sociais que não apenas sensibilizem os fiéis, mas que também os conscientizem de seu papel social e os façam engajar-se na transformação da realidade.
4 - Estimule seus fiéis a partilharem seu pão com os necessitados, e não apenas a contribuírem com a instituição, independentemente de qualquer iniciativa da igreja. Que seja uma prática cotidiana.
5 - Ensine que o pobre, o excluído, o marginalizado e as minorias ocupam lugar de prioridade na agenda do reino de Deus.
6 - Ensine que a igreja não pode impor valores morais à sociedade, mas que ela deve ser uma “amostra grátis” de como funciona uma sociedade pautada no amor e no respeito ao próximo.
7 - Ensine aos fiéis a valorizarem mais às pessoas do que as coisas.
8 - Ensine que há pecados estruturais que perpetuam as condições miseráveis em que muitos estão vivendo. Os profetas os chamavam de iniquidades. Esses são os pecados que devem ser severamente combatidos, pois desumanizam e coisificam seres criados à imagem e semelhança de Deus.
9 - Ensine os fiéis a pensarem por si mesmos e a jamais comprarem pacotes fechados. Que cada proposta seja dissecada, e analisada item por item.
10 - Ensine-os que o inferno não é uma câmara de tortura usada por um deus sádico para castigar os que desafiam sua autoridade, e sim a consequência de se levar uma vida alienada, centrada no ego, desprovida de empatia e amor.
11 - Ensine-os que Deus não carece de ser amado, adorado e louvado, mas que Ele escolheu ser amado e servido através do serviço que prestamos ao nosso semelhante. E quando o adoramos, o fazemos no afã de assimilarmos Seus atributos, tais como justiça e amor, e assim, nos tornamos Sua extensão no mundo. Quando o louvamos o fazemos para manter fresca em nossa memória os Seus feitos de amor e Seus cuidados providenciais para conosco.
12 - Ensine-os que para dizermos “Pai Nosso”, também temos que dizer “pão nosso.” Portanto, que deixemos de usar tanto o pronome possessivo “meu”, substituindo-o pelo “nosso.”
13 - Ensine-os que a justiça distributiva deve vir antes da justiça retributiva. E que quando Deus nos abençoa, Ele o faz pensando no bem comum e não unicamente em nosso aprazimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário