segunda-feira, março 21, 2016

8

O dia em que Jesus frustou a expectativa de um golpe



Hermes C. Fernandes


Havia uma expectativa no ar. Todos comentavam entre si que finalmente chegara o dia em que o Messias tão esperado adentraria triunfantemente em Jerusalém; dirigindo-se ao palácio, deporia Herodes, o rei fajuto, marionete do império romano. Um tal galileu surgira na periferia, fazendo milagres, exorcizando demônios, alimentando multidões. Além de tudo, tinha pedigree. Só poderia ser Ele, o filho de Davi, que libertaria Seu povo do domínio romano, e assumiria o trono do qual era herdeiro.

A cidade estava em polvorosa. Munidos de ramos, todos dirigiram-se ao portão principal para dar boas vindas ao que vinha em nome do Senhor. HOSANA! Os tempos áureos voltaram! Viva o Filho de Davi!

De repente, desponta no horizonte um figura doce, serena, montada num jumentinho. Seus discípulos O precediam e engrossavam os brados de hosana.

Acostumados em assistir às paradas triunfais, em que reis e generais se apresentavam montados em extravagantes corcéis, a imagem d’Aquele galileu montado num jumento era, no mínimo, frustrante. Mesmo sem entender direito o que acontecia, os brados de hosana se intensificavam. Talvez aquilo fosse um recurso cênico, visando identificá-lO com as camadas mais pobres e oprimidas da sociedade. Ninguém podia supor que o jumentinho era emprestado.

Ao atravessar o portão da cidade, todos imaginavam que Ele Se dirigiria ao palácio, liderando o povo para um golpe de estado, mas em vez disso, Ele toma o lado oposto, e Se dirige ao Templo.

Possivelmente muitos pensaram que Ele faria uma breve escala no templo, a fim de legitimar Seu motim, buscando apoio da casta sacerdotal.

Inusitadamente, Sua feição é transformada. O galileu humilde montado num burrinho, agora improvisa um chicote, adentra os pátios do templo, e de lá expulsa os cambistas e mercadores.

Confusão geral! Os brados de hosana foram substituídos por burburinhos. Todos estavam enganados em suas expectativas. Ele não estava interessado em ser unanimidade. Não buscava apoio dos sacerdotes, nem dos dos principais partidos religiosos.

O reino que Ele representava não propunha mudanças que começassem pelo palácio, mas pelo templo. A Casa de Seu Pai estava sendo profanada, transformada num mercadão a céu aberto. Antes de instaurar a ordem do reino, aquela “ordem” teria que ser subvertida. Mesas de pernas pro ar! Gaiolas abertas! Cambistas expulsos!

O mesmo Cristo do jumentinho é o Cristo do chicote. Não confunda Sua humildade com passividade. Ele jamais fez vista grossa às injustiças dos homens.

Depois de limpar o terreno, cegos e coxos Lhes são trazidos, e Ele os cura ali mesmo. De repente, o silêncio é quebrado por brados de hosana, que desta vez vinham dos lábios de crianças.

Os sacerdotes, indignados, perguntam se Ele não se incomoda com aquilo. Jesus responde: Vocês jamais leram? Da boca das crianças é que sai o mais puro louvor.

Repare nisso: Os hosanas bradados à entrada de Jerusalém não mereceram qualquer comentário de Jesus. Entretanto, Ele sai em defesa das crianças que O louvavam com a mesma expressão. Por quê? Porque estes eram legítimos, desprovidos de interesses. Os hosanas de quem O recepcionou à porta da cidade foram interrompidos, tão logo Jesus feriu seus interesses. Os mesmos lábios que O enalteciam, dias depois clamavam por sua crucificação. Quão volúveis somos nós, humanos. Num dia aplaudimos, noutro vaiamos. Quem hoje é unanimidade, amanhã é execrado. 

Aqueles O louvavam por imaginarem que Jesus planejava um golpe político, e que, em posse do trono, romperia relações com Roma, reduziria a carga tributária, e restabeleceria a monarquia de Davi. Mas Jesus tinha em mente outro tipo de revolução. Somente as crianças estavam prontas para isso. Naquele momento, Jesus Se tornou no super-herói da meninada.

Só Ele teve a coragem de desafiar o status quo. Só Ele ousou enfrentar os que detinham o monopólio religioso.

Enquanto as crianças O louvavam, os adultos, indignados, já pensavam em como detê-lO. Foi esta postura subversiva que Lhe custou a vida. Começava ali a contagem regressiva para que o Cristo subversivo fosse morto, não por defender uma ideologia, mas um ideal, o ideal do Reino de Deus.

Desde então, o grito de “hosana” deveria ter conotação subversiva, e não ser mais um jargão religioso. Que seja o hosana das crianças, dos representantes do futuro, aqueles para os quais é o reino dos céus, e não o hosana dos interesses inconfessáveis, do monopólio, da religiosidade insípida, do jogo político. É triste e revoltante ver tantos cristãos deixando seus cultos dominicais portando ramos nas mãos, sem com isso serem cúmplices de Deus na instauração do Seu reino.

Que a religião instituída desista de tentar domesticar Jesus. Que ninguém se atreva a reduzir Sua agenda às nossas expectativas e paixões ideológicas.

Aos líderes evangélicos que fazem coro com o que há de mais reacionário no atual cenário brasileiro, antes de saírem às ruas, promovendo seus 'atos proféticos' para amarrar o principado da corrupção, com seus comícios travestidos de cruzadas evangelísticas, preparem-se para receber uma visita relâmpago de Jesus em suas próprias igrejas. Assim como os cambistas transformaram o pátio do templo num mercadão a céu aberto, muitos estão transformando a igreja em curral eleitoral. O Cristo que derruba mesas, também derruba púlpitos. Então, antes de apontar seus dedos inquisidores para os de fora, tratem de parar de negociar os votos de suas ovelhas ou induzi-las com seu discurso de ódio a se posicionarem contra outros segmentos. Lembrem-se de que o juízo de Deus sempre começa pela Sua própria casa, e ele será sem misericórdia com os que não usaram de misericórdia com os seus semelhantes. 

8 comentários:

  1. Excelente reflexão! Grata por palavras tão edificante aos que crêem.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:56 AM

    texto de um tremendo comunista.
    Conheço o seu jogo Hermes, vc está usando texto bíblicos nada mais é para introduzir seus pensamentos comunistas para pegar os menos favorecidos intelectual e espiritual.
    Isso é coisa de ministros de satã.
    Vc Hermes é inimigo do Brasil do povo brasileiro meu caro, tanto que vc foi expulso do EUA da Flórida, lá eles não gosta de comunista e nem de clandestinos como vc.
    Fora do brasil vc também Hermes junto com PT, Lula e Dilma que será isso vai acontecer em breve, vai para Venezuela e Cuba fazer baderna lá, no brasil não vai não.
    Vai ter é golpe Militar no brasil ok?
    Entendeu o recado?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:53 PM

    Anônimo 2
    Porque tanto ódio no coração irmão. Escrever é um direito dele, afinal estamos numa democracia, e olha que eu não sou petista e nem peessedebista...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:34 PM

    Eu conheço muito bem o Hermes, e bem sei onde ele quer chegar usando esses textos com contexto bíblicos, mas o intuído é outro ok?
    Tô na cola dele. O buraco é mais embaixo anônimo fica na sua entendeu o recado?
    Vai ter intervenção militar no brasil em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:23 PM

      Como você sabe que vai ter intervenção?

      Excluir
    2. Anônimo10:18 AM

      Um outro anônimo falou, anonimamente, para o "primeiro anônimo" que haverá intervenção militar no Brasil... Aparentemente, questionar de forma argumentativa um posicionamento é algo que o "primeiro anônimo" parece ser incapaz de fazer.

      Excluir
  5. Anônimo9:48 PM

    Hermes vc não publicou minha reposta do anônimo aí que disse como eu sei que vai ter intervenção militar.
    Não Omite Hermes publique esta resposta ok?
    Meu caro anônimo como eu sei? Eu estou lá dentro, pois sou oficial das Forças Armadas do Brasil, e te digo o porque vai ter intervenção militar.
    Existe uma Carta Magna no mundo em que as Forças Armadas do Brasil tem que cumprir o que diz nessa Carta Magna, e uma delas é o artigo 142 que diz: É dever das Forças Armadas defender o país de ameças externa e interna.
    O que estamos vendo é uma ameaça interna que está levando a ter uma guerra civil e revolução .
    Havendo isso, é obrigação das Forças Armadas do Brasil fazer intervenção no Brasil para proteger o povo.
    Agora meu negocio anônimo é com o Hermes, por gentileza fica na sua ok? Como eu disse o buraco é mais embaixo e vai ser tampado em breve.

    ResponderExcluir