segunda-feira, agosto 10, 2015

24

O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade



Por Hermes C. Fernandes

Você se considera tímido? Então, responda-me com sinceridade: como se sente ao saber que os tímidos encabeçam a lista dos que passarão toda a eternidade sendo torturados no inferno? Pelo menos é o que lemos em Apocalipse 21:8. Confira:

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

Quando postei esta pergunta em meu perfil no facebook, a primeira resposta que obtive foi: “Sinto q se eu n for p o inferno de um jeito, vou de outro...rs”

Obviamente que esta resposta bem humorada está baseada na crença de que ir ou não para o inferno tenha a ver com o fato de constar de uma lista. Se depender exclusivamente disso, seria aconselhável dar uma checada noutras listas apresentadas nas Escrituras:
“Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”Apocalipse 22:15
E então, escapou desta? Você se considera um “cão”, seja lá o que isso signifique? Pratica feitiçaria? Anda se prostituindo por aí? Já matou alguém? Possui ídolos? Se prostra perante eles? Conta uma mentirinha de vez em quando? Não!? Tem certeza? Ok. Digamos que desta você escapou por pouco. Mas não termina aí. Vamos à próxima lista?

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”  
1 Coríntios 6:9,10

A coisa agora começou a apertar pra você, não? Já está até suando frio, hein? Mas que bom que você não é o que se poderia chamar de devasso, muito menos de adúltero... quer dizer, desde que não leve em conta aquela estória de que basta uma olhada para a mulher alheia e você já adulterou com ela...  Mas, tudo bem, né? Ninguém é de ferro. Mas pelo menos, você não é GAY! Isso mesmo! Tudo, menos isso.  Você pode até ser um maldizente (vulgo, fofoqueiro), mas não anda por aí desmunhecando. Quer saber... Deus nem vai se importar com os outros itens da lista. Desde que você não seja gay.

Está vendo como a gente trata logo de arrumar uma desculpa para salvar nossa pele? O importante é garantir que você esteja dentro e não fora, incluído e não excluído dos VIP’s que herdarão o reino dos céus.

É relativamente fácil dar uma manipulada quando nossas vicissitudes se encontram perdidas entre tantas outras. Parecem ser apenas detalhes que passam despercebidos. Mas aquela lista de Apocalipse é intragável. Pelos simples fato de ser encabeçada por uma vicissitude que julgamos ser trivial. Sete em cada dez pessoas se consideram tímidas. E agora?

Já sei. Há uma saída! Vamos vasculhar o texto em seu idioma original. Quem sabe a palavra “tímido” tenha outro significado. Talvez assim, a gente consiga salvar a pele de muita gente, inclusive a nossa.

Depois de uma breve pesquisada, a gente descobre que a palavra traduzida por “tímido” naquela passagem é ‘deilos’, encontrada em outros dois textos do Novo Testamento. Vamos dar uma conferida neles para ver se a gente escapa da lista?

Ambas as passagens relatam o episódio em que Jesus socorreu os Seus discípulos numa tempestade que quase os levou ao naufrágio (Mt.8:26, Mc.4:40). “Por que sois tão tímidos?  Ainda não tendes fé?”, repreendeu-os Jesus.  Concluímos daí que a tal timidez de que fala Apocalipse deve estar ligada à falta de fé. Não é o nosso caso, não é mesmo? Quer dizer... pensando bem, houve momentos em nossa caminhada em que nos intimidamos diante das circunstâncias. Ser “tímido” não teria a ver com ser introspectivo, calado, ter pavor de falar em público, e sim com sentir-se intimidado diante de uma situação. Então, sinto em lhe informar que por mais que nos desdobremos para fazer uma exegese que livre a nossa cara, estamos todos numa situação delicada.  Então, que tal colocar tudo isso na conta da misericórdia divina? Se Jesus pôde sair em socorro daqueles discípulos, certamente se compadecerá de nós e não nos deixará de fora.

Concordo plenamente. Só não concordo quando usamos duas medidas. Uma para livrar nossa pele, e outra para condenar os que consideramos indignos de desfrutar da mesma salvação. Esquecemo-nos de que estamos todos no mesmo barco, enfrentando a mesma tempestade. Somos humanos. Falíveis. Vulneráveis. Desesperadamente carentes da graça de Deus.

Reparou que numa das listas que apresentei acima encontramos os “efeminados” e “sodomitas”? É baseada nesta lista que afirmamos com convicção de que homossexuais são indignos de serem alcançados pela mesma graça que nos alcançou.

Que tal sermos honestos para fazer o mesmo tipo de exegese que fizemos para tentar salvar a pele dos tímidos?

O termo grego traduzido por “efeminados” é “malakoi”, que pode ser literalmente traduzido como “mole”, “macio”, “suave ao toque” (algo como “molengão”).  Alguém sem fibra, que se entregava facilmente diante de uma situação de pressão. Em época de implacável perseguição contra os cristãos, o mínimo exigido de um seguidor de Cristo é que fosse firme. O termo “malakoi” aponta para uma inaceitável fraqueza de caráter. Por que traduziram este termo como “efeminado”? Porque nas culturas antigas, a feminilidade era vista como sinônimo de fragilidade. Seria mais ou menos como dizer a um filho hoje em dia: Seja homem! Não seja uma mulherzinha! É óbvio que o objetivo de quem usa tal expressão não é diminuir o valor da mulher, mas encorajar o filho a portar-se varonilmente.  

Dicionários teológicos associam malakos (singular de “malakoi”) a um homem afeminado, mas reconhecem que o termo pode significar pessoas promíscuas, isto é, dadas aos prazeres da carne, tanto homens, quanto mulheres.  Porém, há estudos que relacionam malakoi com a prostituição masculina praticada na época de Paulo, principalmente em Corinto, cidade famosa por sua depravação sexual.

Já o termo “arsenokoitai”,  traduzido como “sodomita” na versão de Ferreira de Almeida, só passou a se referir a prática homossexual a partir da Alta Idade Média. Etimologicamente, o radical linguístico “arsen” significa macho, enquanto “koitos” significa leito. Bem da verdade, “arsenokoitai” é um termo de significado obscuro, que não possui qualquer registro na literatura clássica grega. O que levou alguns a considerar tratar-se de neologismo do próprio Paulo. Convém lembrar que há uma enorme quantidade de vocábulos do grego clássico usados para designar o comportamento homossexual, porém, Paulo não lançou mão de nenhum deles.  Logo, podemos deduzir que o apóstolo estivesse falando de algo bem particular e não propriamente da homossexualidade. A Bíblia de Jerusalém, considerada uma das melhores traduções das Escrituras, traduz o termo “arsenokoitai” como “pessoas de costumes infames”.

É plausível crer que Paulo estivesse se referindo à prática da prostituição cúltica tão disseminada no império romano, onde homens, independentemente de sua orientação sexual, tinham relações tanto com pessoas do mesmo sexo, quanto com do sexo oposto, atribuindo a isso um valor devocional.  

Festas religiosas como a dedicada a Dionísio, deus do vinho (conhecido também como Baco; daí o termo “bacanal”, festival de Baco) eram verdadeiras orgias, onde famílias inteiras se entregavam aos prazeres desenfreados da carne, julgando com isso estarem cultuando ao seu ídolo.

É também neste contexto de idolatria que Paulo expressa seu repúdio no primeiro capítulo de sua epístola aos Romanos, onde denuncia aqueles que, “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis”(Rm.1:22-23). Razão pela qual “Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador”(vv.24-25). Repare que tudo começa na idolatria. Este é o contexto imediato. Como juízo, Deus os entrega a si mesmos, como se dissesse: É isso mesmo que vocês querem? Então, lá vai...

A partir deste ponto, Paulo descreve as tais “paixões infames” às quais Deus os abandonou.
“Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.” Romanos 1:26-27
Interessante notar que, se a interpretação que tem sido feita está correta, é a primeira vez que encontramos nas Escrituras qualquer menção à homossexualidade feminina. Em Levíticos 18:22 lemos sobre a proibição de homem deitar-se com outro homem como se fosse mulher, mas não vemos nada acerca da mulher que se relaciona sexualmente com outra.  Acho que isso mereceria certa atenção. Porque se o assunto é, de fato, homossexualidade, então, não se poderia deixar de fora as mulheres. Há quem acredite que Paulo teria corrigido isso.

Será que Paulo estava falando de homoafetividade? Ou estaria falando de uma prática diretamente ligada à idolatria?

Imagine homens de orientação heterossexual mantendo relações homossexuais só para agradar a uma divindade pagã! Pois era justamente isso que acontecia naquela sociedade. Nada mais antinatural. Por isso, eles se embriagavam e usavam máscaras. A embriaguez era para tomar coragem e desafiar sua própria natureza. A máscara era para proteger o anonimato, e assim, ajudá-los a lidar com a culpa e a vergonha. Não se tratava de homossexualidade propriamente, mas de orgia, de promiscuidade elevada ao mais alto grau. Seres humanos reduzidos a objetos de prazer. Tudo em nome do culto a uma divindade pagã.

Assim como é antinatural a um homem ter relações com outro homem, sendo ambos héteros, também é antinatural forçar um homossexual a casar-se com alguém do sexo oposto para suprir as expectativas da sociedade de prima pela hipocrisia.

Mas digamos que a exegese apresentada aqui não o tenha convencido. Você prefere crer que homossexuais estão fadados a serem punidos para sempre no inferno, desde que sua própria timidez seja alvo da misericórdia divina.  Que tal se avançarmos um pouco na leitura de Romanos 1?

A severidade com que Deus julgará os idólatras, também julgará os que não se importaram de ter conhecimento de Deus (e aqui, o apóstolo mira sua metralhadora giratória para os judeus), que, mesmo não praticando tais coisas, aprovavam os que a praticavam (v.32). Por isso, o mesmo Deus que entregou os gentios às suas próprias paixões, também os entregou “a um sentimento perverso,  para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia” (vv. 28-31).

E por falar em lista, sabe o que mais me chama atenção nesta em particular? O último item.  De que adiantaria escaparmos de todas as listas apresentadas nas Escrituras, mas cairmos justamente no último item desta?

A falta de misericórdia nos faz inescusáveis perante Deus. Não foi à toa que Jesus disse que bem-aventurados são os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia. Sinceramente, espero ser contado entre estes. Se tiver que pecar pelo excesso, que peque pelo excesso de misericórdia e não de juízo.

O objetivo de Paulo nos primeiros capítulos de Romanos é mostrar que todos somos farinha do mesmo saco. Judeus e gentios, héteros e homossexuais, homens e mulheres, só escaparemos do severo juízo divino se formos tão misericordiosos com os outros quanto somos condescendentes conosco mesmos.  “Portanto”, arremata o apóstolo, “és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer se sejas, pois te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro” (Rm.2:1). 

Quando vejo o sofrimento de milhões de seres humanos, reputados como escória pelo simples fato de serem gays, meu coração é tomado de misericórdia. Não me vejo à vontade diante de um discurso odioso, que, direta ou indiretamente, fomenta o preconceito. Quando recebo e-mails e mensagens in box de seres humanos dispostos a tirar a própria vida por não se aceitarem, ou por não conseguirem lidar com a pressão social, meu coração se enternece. Foi o que senti ao assistir ao vídeo postado por Viviany Beleboni, a transexual que encenou a crucificação na Parada Gay deste ano em SP, que em prantos denunciou a agressão sofrida por alguém que a chamava de "demônio" e dizia "Você não é de Deus!" Com o olho roxo e feridas à faca abertas no rosto e no braço por uma faca, Viviany lamentava o episodio. Como ela, muitos têm sido agredidos e até mortos por causa de sua orientação sexual. Espero que este singelo texto ajude a desarmar espíritos e conduzir-nos pelas sendas da compreensão, do amor e da misericórdia. 

24 comentários:

  1. Brilhante!!!!! Mais esclarecedor só desenhando....

    ResponderExcluir
  2. Gostei do forma de como escreveu, prende o leitor. Excelente! Abraços mano, coerente como sempre...

    ResponderExcluir
  3. Quando a gente recorre às escrituras sem pré conceitos formados, o resultado é esse mesmo Bispo: somos todos pecadores. Sem distinção. O Espírito da Palavra é vida e traz vida. O está escrito gera morte. Amo o eu porém vos digo de Jesus. Isso é vida. É Espírito da Palavra! Que texto Bispo!!! Excelente!!! Abc

    ResponderExcluir
  4. Quer que desenha?
    Que paz minha alma sente ao ler seus textos! Tenho compartilhado todos e alguns amigos me dizem: vamos pro Rio pra ouvir isso de perto? Eu estou pensando seriamente nessa possibilidade.
    Não quero pregar, não quero cantar, não quero fazer nada na igreja, quero apenas sentar ouvir sobre Jesus, sobre sua graça e misericórdia só isso! Não tem pecado nisso. Só ouvir o evangelho sem que no final me digam o que devo fazer, por um alguém que nunca se colocou no meu lugar.
    Essa semana olhei pro vidro de chumbinho (um veneno de rato aqui de belo horizonte) em cima da minha estante que diga se de passagem dois amigos meus se foram com esse veneno por não aguentar a pressão e o juízo de suas famílias, amigos e igrejas. São dois amigos, duas almas, pessoas queridas, honestas, trabalhavam inclusive um deles empresário, aparentemente sem motivos pra tal. Olhei pro vidro e quase peguei, senti de dobrar meu joelho e orar um pouco, uma oração aflita, desesperada, doente, cheia de tristeza mais sem culpar Deus, mais orei. Depois de umas horas ali senti Jesus trazendo paz a minha alma, perdão por aquela vontade, consolo e alívio pra mim.
    Enfim, só quero ouvir de Jesus sem peso. Quero apenas deixar a cargo do Espírito Santo, aquilo que homem nem um, com pregação nem uma, poderá fazer. Entendendo que a graça, está pra mim como pra qualquer outro ser humano na face dessa terra, nem mais nem menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe Cléber!

      Estarei orando por você.
      Receba meu abraço e carinho em Cristo Jesus!

      Excluir
    2. Cleber, Deus é contigo irmão.. O fardo de Cristo é leve. Se o fardo estiver pesado é religião. Conte com as minhas orações. Grande abraço, Fabio

      Excluir
  5. Meu caro Cleber, não há ferida que o bálsamo do amor de Deus não possa cicatrizar, nem hemorragia existencial que ele não seja capaz de estancar. Louvo a Deus pela oportunidade de poder ministrar este bálsamo à sua alma. Jamais pense em desistir da vida. Ela é um dom precioso que serve a um propósito que vai muito além de nossa compreensão. Conte comigo, amigo.

    ResponderExcluir
  6. Cléber,

    De onde viemos , de Deus , éramos muito amados(e ainda somos) porisso não entendemos o desamor , os maltrato , a ofensa , sejam em atos , palavras e tantas coisas não é mesmo?Mas, tudo tem um por quê que às vezes não entendemos! Li seu relato "desabafo" e senti algo em você: "sua alma é linda!" Apesar de todo sofrimento , você ainda possui o mais sublime de todos os sentimentos : o amor! Principalmente por Deus e por Jesus! Sabe Cléber , por ignorância , por falta de Luz , algumas pessoas usam de preconceito contra o seu próximo .Mas, olhe um pouquinho para trás , e mesmo agora no presente , e perdoe! Se é que já não tenhas perdoado... Tenha compaixão! Tenha uma coisa em mente : Nada foi pessoal! Lembre-se , você é um espírito independente de quem quer que seja! Você pertence mesmo é a Deus! Ele é o nosso Juiz e somos preciosos aos Seus Olhos! Peça reforço À Deus e a Jesus. Lá de cima Eles estão te assistindo . Num momento de angústia , não dê ouvidos "às vozes " que querem atrapalhar a sua missão aqui na Terra com pensamentos negativos que te levam "para baixo" , por que voce é de cima! Naquele momento em que forças te faltarem , eleve uma oração a Deus e voce sentirá todo o seu amor que Ele tem pela sua alma! Ele é o seu Tudo!NO DIA DE AMANHÃ VOCE TERÁ UMA PALAVRA DE CONSÔLO , para aquele que estiver triste , amargurado , por que só quem passa entende o outro! Você vai vencer alma linda! Confie em Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. Senti um desejo enorme de compartilhar uma experiência pela qual passei há alguns anos , o qual foi me mostrado o quanto Deus nos ama

    Aconteceu à uns 7 anos atrás. Estavámos numa cidadezinha do interior de São Paulo, na casa da minha sogra, eu, meu esposo e meus filhos. Após o almoço, um pouco cansada, fui me deitar num dos quartos que fica nos fundos. Comecei a elevar meus pensamentos à Deus , nosso Pai Celestial, meditando Nele, quando de repente comecei a sentir a Sua presença, Seu Espírito pousar sobre mim, e uma sensação indescritível de amor, por parte dele, começou a envolver todo o meu ser, numa explosão de paz e alegria. Senti que estava numa comunhão e ligação intima com o Pai celestial, e em certo momento , em pensamento , perguntei-lhe se com uma certa ingenuidade se "Ele não se esquecia de mim, nenhum dos seus filhos?!. Senti fluir pela minha mente, como um pensamento, ou uma compreensão, não sei bem que expressão usar, mas entendi isso: "Hoje mesmo vou te provar que não me esqueço de ti e nenhum dos meus filhos!. Levantei-me, fui lá para frente para conversar com o pessoal, e acabei esquecendo desse ocorrido.
    Quando foi à noite, já na estrada, meus filhos estavam dormindo no banco de trás do carro, então meu esposo diz:
    - Bem, hoje presenciei algo muito interessante!
    Perguntei-lhe o que era e ele continua:
    - Sabe aquela oficina mecânica do lado da minha mãe? Eu estava lá conversando com o mecânico, quando avisto no fundo do salão uma cachorra com 6 filhotinhos ao lado dela. A cachorra se levanta, vai se deitar um pouco mais para frente, e 5 cachorrinhos vão atrás para poder mamar, mas o outro, o sexto, não consegue se levantar para ir junto à ela. Ficou lá quietinho. Fiquei só observando. Depois de certo tempo, aqueles cachorrinhos, já saciados, acabam adormecendo, e eu preocupado com o outro cachorrinho, pensei: será que ela não vai amamentá-lo também? Quando de repente a cachorra se levanta, dá uma volta no salão, e vai se deitar bem do lado daquele cachorrinho, que se achava isolado, para que ela também pudesse amamentá-lo. Achei esse gesto lindo!
    Meu esposo continua:
    - Ela não "esqueceu" daquele filhote!
    Quando meu esposo usa essa expressão, sou despertada por uma voz, um pensamento bem claro em minha mente: "se esse animalzinho, que Eu criei, não se esqueceu do seu filhotinho, porventura Eu Me esquecerei dos meus filhos?"
    Por isso não devemos duvidar onde está escrito em Mateus 6:26: "Observai as aves dos céus: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós, muito mais do que as aves dos céus?

    ResponderExcluir
  8. O Senhor Jesus nos ensinou a sermos misericordiósos... por isso, quem quer seguir os passos de Jesus precisa agir com amor. E como diz o Pr. Hermes, se for para pecar por excesso, que seja por excesso de misericórdia e não de juízo (juízo que não nos compete).

    ResponderExcluir
  9. Hermes o que a bíblia diz sobre os gays homossexuais é:
    Está escrito no livro de 1 Coríntios 6.9,10 que diz: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros,
    NEM OS EFEMINADOS, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
    Portanto Hermes essa sua tese de que ser gay é normal cai por terra pela Palavra de Deus que diz aí: nem os afeminados que seu significa aí é que é homossexuais, esses não herdarão os Reino de Deus.
    Portanto Hermes, pare de escrever heresias ok?
    Hermes, seja um homem de Deus meu caro, honesto com a Verdade bíblica, vc é um bispo pregador da Palavra de Deus, e vc vem se perdendo no que diz a respeito da Bíblia a Palavra original de Jesus Cristo e dos apóstolos.
    Hermes reveja seu conceito ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:29 PM

      Os julgadores , os condenadores , os que se julgam juízes e se colocam no lugar de Jesus Cristo , também não herdarão o Reino dos céus!

      Excluir
    2. Anônimo9:07 AM

      Poxa o texto está tão explicativo nele mesmo, será que você não sabe ler?

      Excluir
  10. Lalas5:03 PM

    Hermes, dá um jeito nos seus seguidores da sua seita a igreja Reina ok? Ensina a bíblia original de Jesus Cristo e dos apóstolos para eles entendeu? Os cara aí está lendo a bíblia da nova era.
    Olha um monte de asneira escrito por esses dois anônimos aí.
    Meu caro anônimo quem está condenando os gays os efeminados não
    sou eu, está escrito isso é na palavra de Deus no livro de 1 Co 6.9,10, que diz que os efeminados e etc não herdarão o Reino de Deus, não fui eu que disse isso, foi o apóstolo Paulo que escreveu e disse ungido pelo Espírito Santo e está escrito na bíblia a Palavra de Deus isso,, portanto se está na bíblia é de Deus e tem que fazer o que ela diz.
    Portanto vai estudar bíblia anônimo e converter de seu pecados que vc parece que pratica isso: homossexualismo.
    A Palavra de Deus não mente anônimo, e quem é o Juiz aí é o próprio Deus que mandou o apóstolo Paulo escrever isso,: Os EFEMINADOS ( HOMOSSEXUAIS ) e ETC não herdarão o Reino de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:05 PM

      OS MENTIROSOS E OS MALDIZENTES TAMBÉM NÃO!!!

      Excluir
  11. REINTERPRETAR OS TEXTOS BIBLICOS PODE SER MUITO PERIGOSO.."TORCEM AS ESCRITURAS PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO" DISSE JESUS.
    NO PRINCIPIO DEUS OS FEZ MACHO E FEMEA.
    É PRECISO COMPREENDER QUE DEUS AMA OS HOMOSSEXUAIS MAS NÃO PODE ACEITAR O HOMOSSEXUALISMO.OS HOMOSSEXUAIS SÃO PESSOAS E COMO TAIS PRECISAM SER AMADAS E RESPEITADAS EM SUAS ESCOLHAS, MAS TENTAR APROVAR TAL COMPORTAMENTO QUANDO A BIBLIA A REPUDIA.. AÍ NÃO DÁ.
    BUSCAR ATOS HOMOSSEXUAIS ENTRE ANIMAIS QUE EMBORA INTELIGENTES NÃO RACIOCINAM, É REBAIXAR OU IGUALAR O HOMEM AO NIVEL ANIMAL.
    NÃO TEMOS TODAS AS RESPOSTAS AO HOMOSSEXUALISMO MAS QUE NÃO É ALGO NATURAL COM CERTEZA NÃO, FOSSE DOIS HOMENS OU DUAS MULHERES GERARIAM FILHOS.
    DA MESMA FORMA COMO JESUS RECEBEU UMA ADULTERA SAMARITANA, UM PROSTITUTA MADALENA, E UM COBRADOR DE IMPOSTOS DESONESTO E MUDOU A VIDA DESSAS PESSOAS ASSIM DEVEMOS NÓS RECEBER ESSAS PESSOAS COMO SÃO E LEVA´LAS A CRISTO QUE É O ÚNICO QUE PODE TRANSFORMAR VIDAS.

    ResponderExcluir
  12. JESUS RECEBEU UMA ADULTERA SAMARITANA, UM PROSTITUTA MAGDALENA E UM COBRADOR DE IMPOSTOS DESONESTO. NUNCA REJEITOU AQUELES QUE A ELE FORAM MAS TODOS OS QUE ESTIVERAM COM ELE FORAM IMPÁCTADOS E TRANSFORMADOS.
    DEUS AMA OS HOMOSSEXUAIS MAS NÃO ACEITA O HOMOSSEXUALISMO, ASSIM COMO NÃO ACEITA O ADULTÉRIO.
    TORCER AS ESCRITURAS PARA JUSTIFICAR COMPORTAMENTOS OU BUSCAR NOS SERES IRRACIONAIS (ANIMAIS) A JUSTIFICATIVA PARA A PRATICA HOMOSSEXUAL, NÃO TORNARÁ A PRATICA ALGO "NORMAL".
    NATURAL FOSSE, HOMENS COM HOMENS OU MULHERES COM MULHERES GERARIAM FILHOS.
    A BIBLIA É CLARA QUANDO DIZ QUE..."DEUS OS FEZ MACHO E FEMEA" OU ESSE TEXTO TAMBÉM TEM OUTRA TRADUÇÃO?
    HOMOSSEXUAIS DEVEM SER RESPEITADOS COMO PESSOAS QUE SÃO.
    NÃO CABE A NINGUÉM JULGAR... SOMENTE À DEUS.

    ResponderExcluir
  13. "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

    Pela tese do sr Hermes, podemos anular esse texto da Bíblia. Nenhuma dessas características é pecado, pois se não é problema ser tímido, também não há problema em ser incrédulo, abominável, homicida, prostituto, feiticeiro, idólatra, mentiroso, etc., que tá tudo certo. Todo mundo vai pro céu. O texto inclui tímido e tímido não é motivo pra ir pro inferno, então podemos anular o texto na Bíblia e tudo o que diz respeito ao pecado, ou seja, não existe mais pecado, todo mundo vai ser salvo porque todo mundo faz coisas erradas.

    Esse é o discurso da igreja de Laodiceia de Apocalipse 3, conformada com o mundo e o pecado. Não somo nós que julgamos, é a Palavra. Os que praticam essas coisas abomináveis costumam citar Mateus 7:1 a 5 pra se justificarem da sua vida pecaminosa mas não levam em conta que em Mateus 7:6 fala pra não darem as coisas Santas aos porcos.

    Não esqueçam, a Bíblia já nos orienta sobre falsos profetas há muito tempo. Não se deixem levar pelas suas mensagens que massageiam o ego pecaminoso do ser humano mas que não salvam, levam pro inferno.

    "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
    Mateus 7:15-20

    “Sabe, porém, isto; que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. (II de Paulo a Timóteo 3:1-5).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:53 PM

      "pois se não é problema ser tímido, também não há problema em ser incrédulo, abominável, homicida, prostituto, feiticeiro, idólatra, mentiroso, etc., que tá tudo certo. Todo mundo vai pro céu."

      Não, não foi isso que ele disse. É impressionante como para o fundamentalismo ou você concorda com o seu dogmatismo ou você mergulha em um liberalismo teológico. Não se pode discordar, nem apresentar uma nova visão, que logo dizem que alega-se que ninguém vai para o Inferno, que nada é pecado ou coisa do tipo.
      Sabe o que é pecado? A sua falta de amor. O seu apreço ao dogmatismo religioso. Inclusive Jesus em nenhum momento criticou os homossexuais, por exemplo, mas fez vários sermões contra religiosos que se portavam como você está se portando.

      Excluir
  14. 2 Timóteo 4: 1-5

    1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

    2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

    3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

    ResponderExcluir
  15. A combinação de informações genéticas que formam os sistemas reprodutores masculinos ou femininos, é maior do que qualquer enciclopédia que existe no mundo. Aí é o seguinte: Deus forma um sistema reprodutor no indivíduo com toda essa complexidade e coloca nele uma mente que o impede de reproduzir? Se o indivíduo possui um sistema reprodutor com toda essa complexidade e não deseja reproduzir é porque tá doente, seja espiritualmente ou fisicamente, aí precisa ser tratado pra ser curado. Ir pra igreja louvar ao Criador pela criação dizendo que ser gay é normal é chamar o Criador de burro. É algo mais ou menos assim: Obrigado porque o Senhor fez meu sistema reprodutor altamente complexo completamente saudável e eu não reproduzo porque gosto de dar o rabo, ou esfregar minha perereca na perereca de outra mulher. Por favor, vamos ser sensatos. A homossexualidade é o maior atestado de insanidade contra Deus da humanidade pecaminosa.

    ResponderExcluir
  16. Caro Narci, baseado em seus argumentos, o que dizer daqueles que preferem o celibato? Estariam chamando Deus de burro? Afinal de contas, eles reúnem todas as condições para procriar, mas preferem abrir mão disso. E quanto ao próprio Jesus? Será que Ele era assexuado? E se tinha todas as condições de procriar, por que não o fez? Meu caro, seu argumento carece de um exame mais profundo. Seria ótimo se tudo fosse assim tão simples. Porém, quando entramos na questão da sexualidade, estamos entrando também na subjetividade. E subjetividade é território sagrado que não dá pra pisar estando calçado. A gente tira antes as sandálias de nossas presunções e preconceitos para depois examinar.

    ResponderExcluir
  17. Qualquer pessoa que tem o Espírito Santo compreende a Bíblia com simplicidade, não precisa de estudo filosófico alinhado com as teorias do espírito do anti Cristo pra interpreta-la. Quando a Bíblia fala em tímidos em Apocalipse 21, está falando sobre o que Jesus disse em Mateus 10:32,33
    32"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."
    Está falando sobre os cristãos que abandonam a fé por medo das perseguições.
    Princípio básico da hermenêutica: A Bíblia interpreta a própria Bíblia.
    No seu caso, o senhor abandou pelo politicamente correto.
    A não procriação é uma condição natural do ser humano até o matrimônio, o qual, biblicamente, acontece entre um homem e uma mulher. Dentro do livre arbítrio, o indivíduo é livre pra se unir sexualmente com quem quiser,homem com homem, mulher com mulher, mas no padrão cristão é homem e mulher e não são filosofias segundo o mundo que vão mudar isso. Se o indivíduo optar em não casar, permanece sexualmente no padrão original. Se optar em casar, é com uma mulher. Jesus poderia ou não ser casado. Não casou por vários motivos: porque não era o seu propósito; sua vida seria curta; foco no propósito do seu ministério; sua natureza humana e divina; o seu reinado é perpétuo, segundo o trono de Davi, se tivesse tido filhos, o reinado teria passado a seus descendentes, mas como Ele vai voltar pra estabelecer o reinado milenial, não vai haver discussão sobre quem é o sucessor do trono. Vária teorias podem ser debatidas mas motivos não faltam.
    Lamento que o senhor que se intitula pastor esteja a serviço do movimento gay.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o texto.
    Obrigado por ter me indicado!

    ResponderExcluir