quarta-feira, outubro 15, 2014

21

O universo é uma projeção holográfica do futuro?


Andrew Strominger, pesquisador da teoria das cordas na Universidade de Harvard, teve uma estranha ideia há algum tempo. Até hoje, ele defende a tese de que nosso universo é uma ilusão – uma imagem projetada no passado por meio de um holograma localizado no limite do universo, em um futuro infinito.
A medida que essa imagem é projetada para trás no tempo, ela se atenua, ganhando um aspecto indefinido e podendo até sumir.
Essa ideia tem sido cada vez mais aceita pela comunidade científica mundial, sobretudo no aspecto matemático de algumas teorias baseadas na física quântica, como a teoria das cordas.
Embora o próprio Strominger admita que isso é um trabalho de pura especulação, a ideia – caso esteja correta –  explicaria como o espaço e o tempo surgiram do “nada”, além de ajudar na unificação das duas principais teorias físicas, a relatividade de Einstein e mecânica quântica, que juntas podem explicar todas as coisas do universo.
Diferentemente da teoria do Big Bang, onde toda a matéria surge de um único ponto cuja origem é incerta, a teoria do holograma apresenta um lento e contínuo processo de criação, conforme cada vez mais detalhes do holograma surjam para nós.
Pensando assim, todas as coisas, até mesmo os seres vivos, seriam projeções vindas de um futuro distante.
Mas calma, toda essa loucura tem um fundamento matemático.


Tudo isso começou quando Stephen Hawking e Jacob Bekenstein, em meados da década de 1970, notaram que o conteúdo da informação da singularidade de um buraco negro (entropia) é proporcional à sua superfície (conhecida como horizonte de eventos). Isso pode ter sido uma das maiores descobertas da história da cosmologia, e não é difícil entender o por quê.
A descoberta foi denominada “princípio holográfico”. Buracos negros de fato funcionam como hologramas. A informação tridimensional de um buraco negro é codificada em sua superfície bidimensional.
    Strominger então calculou a entropia de um buraco negro através de equações utilizadas para descrever o comportamento de partículas na Teoria Quântica de Campos, e posteriormente percebeu que existia uma equivalência matemática entre dois tipos de universos: um no qual as partículas obedecem à teoria quântica de campos, mas não possui gravidade; e outro no qual há cordas e gravidade, além de um espaço-tempo negativamente curvado, como acredita-se que existe dentro dos buracos negros.
    Embora isso não diga muita coisa para a maioria das pessoas, isso trouxe um grande impacto na física teórica. Strominger explica que, quando os cálculos estão difíceis de serem resolvidos, eles criam uma outra situação, denominada “universo espelho”, onde sua matemática é mais simples, e ali terminam seus cálculos antes de voltarem para o “universo real”.
    E os cálculos do físico têm se mostrado incrivelmente precisos entre esses dois universos.
    No entanto, sabemos que o espaço-tempo de nosso universo não é como de um buraco negro. Ele está se expandindo devido à força da energia escura que age em oposição à gravidade. Esse universo é diferente dos dois apresentados anteriormente, e os cálculos de Strominger simplesmente não se aplicavam a esse caso.
    Mas durante os esforços do físico para reverter a situação, ele descobriu algumas evidências matemáticas que apoiam a tese de que há informações contidas em uma superfície, holograficamente projetada para trás no tempo.
    Contudo, provar que nosso universo é uma mera projeção holográfica vinda do futuro é algo praticamente impossível, além da matemática. E você leitor, acredita nessa ideia?

    Fonte: Mistérios do Mundo

    21 comentários:

    1. ...A luz que nos ilumina, o brilho das estrelas já não existem mais.São apenas imagens geradas. É isso?

      ResponderExcluir
    2. Sinceramente , não entendo nada de Física Quântica ,por isso não tenho como contra argumenta; mas, quando se fala em holograma, o bom senso diz ( e de um modo simplista , vem em mente) alguma figura , objeto , etc... "projetada" com todas as informações do "original" em forma tridimensional(3D) que ao tocarmos , nossa mão flutuará , ou seja não encontraremos nada sólido! Não encontraremos o tato. Bem , eu creio mesmo em duas versões : matéria e espírito! Se o Universo é holográfico , nos támbém somos?!!! Ai! Meus neurônios holográficos se fundiram... rsss

      ResponderExcluir
    3. Ou melhor : meus neurônios neste cérebro holográfico se fundiram...

      ResponderExcluir
    4. Pensando assim, todas as coisas, até mesmo os seres vivos, seriam projeções vindas de um futuro distante.

      Quer dizer , o que vivencio no dia a dia seria a projeção das ações realizadas em outro universo ou dimensão ? Logo eu sou irreal? Ilusão? Igual o Matrix? É isso ? O mundo é irreal , tudo que há nele... Não acredito nisso. Apenas uma teoria... entre muitas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anônimo6:39 AM

        Mesmo que fosse Matrix ou Holográfico, mesmo assim, o mundo seria perfeitamente real. O nosso conceito de realidade tem que ser revisto, pois somos terrenos e falamos das coisas terrenas APENAS.

        Excluir
    5. Anônimo11:25 AM

      Hermes! Hermes! Não tentais desvendar os mistérios de Deus.
      Toda o universo pertence a Ele, o Grande Eu Sou, o Deus todo-Poderoso.
      Nas sua palavra dita Deus diz há luz, haja , haja isto,a, haja aquilo, e foi formando o seu propósito da sua grandeza.
      As coisas ocultas, pertence a Deus, as reveladas a nos os homens.
      Deus é Deus, e sua Glória Ele não dá à ninguém.
      O ser humana nunca, jamaias vai entender o universo, porque o universo pertence a Deus, , não chegarão a lugar algum querer desvendar os mistérios de Deus, o ser humano é apenas pó da terra que voltara para ela um dia.
      Vamos falar ade bíblia? vamos?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anônimo12:39 PM

        As coisas ocultas, pertence a Deus, as reveladas a nos os homens.

        Deus também pode revelar coisas ocultas ao homem se este estiver preparado!

        Excluir
      2. Anônimo12:41 PM

        Ao que Ele lhes replicou: “A vós outros é concedido saber os mistérios do Reino de Deus; aos demais, contudo, anuncio através de parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não compreendam’.

        Excluir
    6. Nosso espíritos têm conhecimento(memórias contidas) de muita coisa que há neste Universo e em outros , mas quando adentra esta matéria , ele vive num véu de esquecimento! TODO o conhecimento seja ele material ou espiritual está e vem de Jesus Cristo! Ele é a Sabedoria. Ao homem (através da "inspiração" invisível: descobertas , invenções etc..) é revelado , pois foram criados antes por prodígios espirituais .Um exemplo?A Carruagem de fogo que arrebatou Elias. )ensinado o necessário para a sobrevivência aqui neste planeta. .. Mas tudo por etapa . Por exemplo : primeiro ano escolar , depois 2, 3 etc... até universidade ou além dela.Quantas vezes durante o dia não encontramos a solução ou o resultado para um problema , e a noite durante o sono , sonhamos , ou acordamos com um "insight" : é isso!Tudo foi criado a partir do mundo espiritual: àrvores, mares , rios cachoeiras , flores etc... Até o próprio homem...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se o autor do blog me permitir , gostaria de refazer meu comentário acima pois ficou um tanto confuso .O erro ocorreu na transcrição das palavras.

        Nossos espíritos têm conhecimento(memórias contidas de eternidades) de muita coisa a respeito do Universo bem como de outros; mas , quando nossos espíritos adentram esta matéria , todas essas informações são bloqueadas , e vivemos sobre um véu de esquecimento. Todo o conhecimento , seja ele de ordem material ou espiritual está e vem de Jesus Cristo. Ele é a Sabedoria. Ao homem, através de "inspirações" "invisíveis , como invenções , descobertas ; é revelado e ensinado o necessário para sua sobrevivência aqui neste planeta. Muitas coisas foram antes criados por prodígios espirituais. Quer um exemplo : a carruagem que levou Elias para os céus. Mas tudo acontece por etapa como num curriculum escolar : 1 ano escolar até atingir o curso superior.
        Quantas vezes durante o dia debatemos para encontrar uma solução para um problema e de repente a noite sonhamos ou acordamos com a solução como num "insight"? Tudo foi criado a partir do mundo espiritual: árvores, mares, rios , cachoeiras , flores , etc... Até o próprio homem.

        Excluir
    7. Anônimo2:56 PM

      Meu caro anônimo, os mistérios só pertence a Deus, não confunda as coisas.
      Olha aí um mistério de Deus,e quero que vc me diz, onde está Enoque e Elias que subiram vivos para céu, onde eles estão, eles estão ainda
      vivos, na terra eles não estavam mais na época, ele subiram para o
      céu vivos.
      Se a bíblia diz que ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu que é Jesus, onde eles estão meu caro! Eis aí um mistério de Deus
      que foi revelado, e não revelado, onde eles estão.
      Existe três céus, o céu que vemos a nosso olhos, o céu do universo, e o céu que lá é o paraíso, que provavelmente Paulo esteve no terceiro
      céu que é o paraíso, que para mim, Enoque e Elias estão também lá no paraíso ainda vivos, e serão as duas testemunhas que fala no livro do Apocalipse.
      Olha outra coisa, Deus revelou a Paulo coisa inefáveis que o homem não pode saber, então é um mistério de Deus, revelado, mas é mistério, que não sabemos o que Deus falou a Paulo.
      Isto é para deixar qualquer um doido meu caro.
      Então meu caro, quero dizer que se vc ficar querendo desvendar os mistérios de Deus, com certeza vai ficar biruta, doido, como isto aí de
      Enoque, Elias e Paulo e etc .
      Se Deus revelou é porque , deixa de ser oculta, e sim revelada, que
      para Deus, Ele é Deus e decide a hora que quer revelar alguma coisa
      aos homens, mas como disse, revelações que receberemos, mas não conseguiremos entender o porque, Deus manda falar e pronto.
      Mas a sua Grandeza como a formação da criação, universo, etc, isto ninguém jamais vai saber como e porque, Gênese diz sobre algumas
      coisas reveladas, mas não as ocultas o profundo da criação, universo etc.
      Mas temos um mistério de Deus que foi revelado para os homens, quando Deus mandou João escrever o livro do Apocalipse, João ficou
      perturbado depois que viu tudo aquilo, aí não é mais mistério e sim revelação que Deus quis revelar para cumpri as Escrituras, e dar um
      fim neste mundo, mesmo assim João ficou perturbado, confuso como estas revelações, achando que era sonho, mas ele sabia que não.
      Isto vc achará nos manuscritos original, só quem faz Bacharel em
      Teologia quem tem acesso a estes estudos.
      Deus pode revelar coisas os homens, mas como eu disse, as reveladas superficial aos homens, como o livro do Apocalipse, Paulo ao terceiro, o profundo disto, só Deus sabe o seu propósito.
      Olha aí, que já estou ficando pirado só de falar isto, como vai acontece, como aconteceu.
      Mesmo revelada aos homens não conseguimos entender, como o livro do Apocalipse, Paulo ao terceiro céu, Enoque e Elias que subiu para o céu vivos, se a bíblia diz que ninguém subiu ao céu,senão aquele, que
      desceu Jesus, e diz também carne nem sangue estrarão no reino dos céus.
      Olha aí o mistério de Deus, onde está Enoque e Elias?
      Os mistérios de Deus pertence a Ele, é por isso que chama mistério, que não pode ser revelado, se Deus revelou, algum mistério, é porque Ele deixou de ser mistério, para ser revelado aos homens, os
      mistérios da raça humana revelado, mas os mistérios da sua Grandeza, criação, universo etc, Deus jamais vai revelar a sua criatura.
      Pois Deus é o criador e nos, criaturas.
      Este artigo aí do Hermes o universo, ninguém jamais vai compreender como foi feito e etc.e o porque.
      São coisas ocultas, algumas revelada como a bíblia em Gêneses, mas o porque nunca, ninguém jamais saberá.

      ResponderExcluir
    8. Meu caro anônimo, os mistérios só pertence a Deus, não confunda as coisas.
      Olha aí um mistério de Deus,e quero que vc me diz, onde está Enoque e Elias que subiram vivos para céu, onde eles estão, eles estão ainda
      vivos, na terra eles não estavam mais na época, ele subiram para o
      céu vivos.

      Querido anônimo , me corrija se estiver errado , mas tem uma parte que Paulo diz que na vinda de Jesus , os que estão vivos serão transformados...

      ResponderExcluir
    9. Anônimo3:43 PM

      Existe três céus, o céu que vemos a nosso olhos, o céu do universo, e o céu que lá é o paraíso, que provavelmente Paulo esteve no terceiro
      céu que é o paraíso, que para mim, Enoque e Elias estão também lá no paraíso ainda vivos, e serão as duas testemunhas que fala no livro do Apocalipse.

      Não creio que Elias e Enoque estejam vivos , ou seja em carne e sangue nos céus; pois está escrito que o sangue e a carne não entraram nos céus.Acredito que estejam em espíritos , ao não ser que fossem anjos com o poder de materialização .Mas prefiro ficar com Paulo que diz que os vivos serão transformados na vinda do Senhor e isso pode ter ocorrido com eles. Desculpe minha ignorância...

      ResponderExcluir
    10. Anônimo3:52 PM

      Olha outra coisa, Deus revelou a Paulo coisa inefáveis que o homem não pode saber, então é um mistério de Deus, revelado, mas é mistério, que não sabemos o que Deus falou a Paulo.

      Sim. Acredito numa teoria que diz que Paulo foi arrebatado aos céus no momento que ele sofreu grande martírio onde o deram como morto e então nesse momento seu espírito saiu do corpo e subiu. Foi recebido nos céus com muito amor e consolado com palavras tão inefáveis que se forem ditas perderão o seu valor.É uma experiência pessoal , única.

      ResponderExcluir
    11. Anônimo3:55 PM

      Mas temos um mistério de Deus que foi revelado para os homens, quando Deus mandou João escrever o livro do Apocalipse, João ficou
      perturbado depois que viu tudo aquilo, aí não é mais mistério e sim revelação que Deus quis revelar para cumpri as Escrituras, e dar um
      fim neste mundo, mesmo assim João ficou perturbado, confuso como estas revelações, achando que era sonho, mas ele sabia que não.
      Isto vc achará nos manuscritos original, só quem faz Bacharel em
      Teologia quem tem acesso a estes estudos.

      Então querido anônimo, Apocalipse me fascina.Só que o problema reside nas diversas interpretações que dão a este Livro.Qual a verdadeira?Somente o seu Autor , o Espírto Santo pode nos revelar a verdadeira.

      ResponderExcluir
    12. Anônimo3:59 PM

      Enoque e Elias que subiu para o céu vivos, se a bíblia diz que ninguém subiu ao céu,senão aquele, que
      desceu Jesus,

      De que céus Jesus desceu? Ele não estava com Deus? Será que Deus o Pai está no Paraíso ou numa outra dimensão superior?

      ResponderExcluir
    13. Anônimo4:00 PM

      Este artigo aí do Hermes o universo, ninguém jamais vai compreender como foi feito e etc.e o porque.
      São coisas ocultas, algumas revelada como a bíblia em Gêneses, mas o porque nunca, ninguém jamais saberá.

      Espíritos evoluídos compreendem...Tudo é questão de conhecimento.

      ResponderExcluir
    14. Anônimo4:18 PM

      Agora anônimo , se Jesus para "falar" com Elias e Moisés se transfigurou, é por que eles estavam em espírito concorda? Se eles estivessem em carne , não haveria necessidade. .. Agora eu também creio que os olhos espirituais dos discípulos foram abertos para os enxergarem... Esse assunto dá pano para manga rss... Uma perguntinha: voce acredita que após a ressurreição de Jesus todas as pessoas o viam , ou somente os seus?

      ResponderExcluir
    15. Anônimo7:34 PM

      Hermes este anônimo é vc nê? Rssss. Vc que gosta de escatologia.
      Isto meu caro anônimo, só sei que os mortos que estão no paraíso serão arrebatados primeiro, os vivos fiéis em Cristo e santificado vão ser arrebatados estarão o corpo glorificado; pois no céu não entra
      pecado.
      Sem santificação meu caro ninguém verá o Senhor,
      Meu caro anônimo, a bíblia fala em três céus como Paulo disse,.
      A bíblia fala no reino dos céus, reino é diferente do que céus, reino é
      um lugar que tem alguém comandando. A bíblia fala de Três céus
      e ponto final, onde está Deus, aí pergunte a Ele, que eu não sei, só sei que Ele é meu Senhor.
      Eu sei que onde Deus está, se chama trona da graça, é mistério meu caro, e se ficarmos querendo saber em que céu Deus está vamos ficar
      biruta. A bíblia é cheio metáforas e simbologia, e números, eu não vou
      me atrever querer saber onde Deus está, Ele é Deus, só sei que Ele está no seu trono que se chama trono da graça, que com certeza não é o paraíso, no paraíso estão as almas .
      Como eu disse, a bíblia só relata três céus, não me pergunte qual o
      céu que Deus está, se nem a bíblia diz menciona isto onde, eu que vou dizer? Me poupe!
      Meu caro, a bíblia diz que no céu não entra pecado, este céu se refere
      o trono da graça onde está Deus, já no paraíso que é o terceiro céu
      que Paulo foi, onde as almas estão esperando para o dia do arrebatamento, e aguardando o juízo de Deus, aí não sei te dizer, pois eu nunca fui lá, quem foi lá, foi Paulo.
      Deus está em todo lugar, Ele é onipotente, onipresente, onisciente
      Deus é espírito, onde Deus está no seu trono? Eis aí mais um mistério, e deixo vc dizer onde Deus está ok?
      Meu caro, sobre Enoque e Elias, Enoque andou com Deus, e Deus
      para si o levou, Elias subiu em uma carro de fogo, e vivos, está na Palavra de Deus no livro de 2 Reis 2.11,12 diz: E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de
      fogo, os separou um ao outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
      Elias foi levado ao céu assim como Enoque, se experimentar a morte, leia Gêneses 5.24 que diz: E andou Enoque com Deus; e não se viu
      mais, porquanto Deus para si o tomou.
      Enoque agradou a Deus, leia Hebreus 11.5. Sua vida, mensagem e espiritualidade, agradaram tanto o Senhor que Deus honrou-o tirando-
      o da terra para estar eternamente na sua presença, sem provar a
      morte leia Hebreus 11.5 meu caro.
      A bíblia em Mateus 28.1,910 diz que Maria Madalena e outra Maria e os discípulos que o viram Jesus glorificado, o povão não.
      Como eu disse, os mistérios de Deus pertence a Ele, e vou para por aqui ok?
      O nosso negocio nesta terra é cumprir a ordem que Jesus deixou, Ide
      por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
      Só sei que Elias e enoque subiram vivos para o céu.
      Se eles estão no paraíso não sei, Enoque está em algum lugar com Deus, e Elias aí vc me apertou que não sei onde elel está, mas eles estão vivos como diz a bíblia onde? Deixo esta pesquisa para vc fazer e me fala onde eles estão ok?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anonimo eu não sou o Hermes. Agora quanto às perguntas , são perguntas que ficam no ar , que despertam a nossa curiosidade., mas cuja resposta provavelmente teremos quando já não estivermos mais neste corpo de pó. Todas as respostas às perguntas , naquele dia serão esclarecidas , conhecidas ...

        Excluir
    16. Tenho minhas curiosidades , até acho isso normal.Mas , sabe , quando penso em Deus , e olhando , admirando suas obras me sinto tão pequena diante de tanta grandeza! Um pó mesmo... Na verdade quando leio ou faço pergunta: onde Deus está? Terceiro céus , sétimo etc... Deus está em todo o lugar e mesmo diante de tanta pequenez , Ele habita em mim também! Ele está no olhar de uma criança ,num canto de um pássaro , numa flor , nas ondas dos mares... num mendigo pedindo um pedaço de pão, na vastidão do Universo, etc...Enfim... me faltam palavras , diante de minha limitação para falar de Deus , e aqui na Terra a coisa mais preciosa que podemos conhecer e de grande valor para nós , não se compara a Ele! E mesmo tão pequenos diante de toda a sua grandeza , Ele nos ama com um amor incomensurável, um amor que o homem é incapaz às vezes de compreender. Da próxima vez que alguém me fizer uma pergunta , ou mesmo se eu ler :Onde Deus habita? Deus habita também em meu coração , pois eu posso senti-Lo .

      ResponderExcluir