sexta-feira, outubro 17, 2014

1

Cientistas alteram acontecimentos do passado


Um grupo de físicos conseguiu o que parecia impossível: a mudança desde o presente de um evento que ocorreu no passado.

O feito foi conseguido explorando uma estranha capacidade das partículas subatômicas que até agora não passava de simples teoria, foi agora provado em laboratório na Universidade de Viena.

À já longa lista de propriedades extraordinárias das partículas subatômicas será adicionada agora a capacidade de influenciar o passado. Ou, dito de outra forma, para mudar os eventos já ocorridos.

O conceito chave que permite que este comportamento novo e surpreendente é um velho conhecido da física: o entrelaçamento quântico , um fenômeno ainda não totalmente compreendido e é uma espécie de “união íntima” entre duas partículas subatômicas, não importando a distância a que se encontram uma da outra.

Quando duas partículas estão “entrelaçadas”, quaisquer modificações que realizamos numa delas será imediatamente reflectidas no outro, mesmo que a 2ª partícula se encontre do outro lado da galáxia.

Agora, pela primeira vez um grupo de investigadores conseguiu entrelaçar partículas depois de as terem medido, isto é, a posteriori e num momento em que alguma delas podia já não existir na realidade.

Parece confuso, é verdade. Mesmo os autores do teste referem-se a ele como “radical” no documento publicado esta semana na revista Nature Physics. “Que estas partículas estejam ou não entrelaçadas, diz o artigo, cujo primeiro autor é Xiaosong MA, o Instituto de Óptica Quântica da Universidade de Viena, é algo que foi decidido depois de efetuarem a sua medição.”

Em essência, os pesquisadores conseguiram demonstrar que as ações tomadas no futuro podem influenciar os acontecimentos ocorridos no passado. Desde que, evidentemente, limitar a experiência no campo da física quântica.

No estranho mundo das partículas subatômicas, as coisas acontecem de maneira muito diferente do que ocorre no mundo “real” e macroscópico, que podemos ver e tocar todos os dias ao nosso redor. Na verdade, quando o entrelaçamento quântico foi previsto pela primeira vez, Albert Einstein expressou a sua aversão à ideia chamando-o de “ação fantasmagórica à distância”.

Então, durante as últimas décadas, o entrelaçamento foi testado centenas de vezes no laboratório, mas apenas agora físicos não tinham sido capazes de descobrir como estabelecer este tipo de “comunicação instantânea” entre duas partículas que não estão em contacto físico. Agora, a equipa da Universidade de Viena levou o entrelaçamento um passo em frente, e conseguiu o que ninguém tinha sido capaz de fazer.

Para realizar esta experiência, os físicos começaram a partir de dois pares de partículas de luz, ou seja, dois “pacotes” de dois fotões cada. Cada uma das duas partículas de cada par de fotões foram entrelaçados entre si.

Mais tarde, um fotão de cada par foi enviado a uma pessoa hipotética chamado Victor. E das duas partículas (uma por casal) deixadas para trás, foi dado a uma Bob e outra a Alice. (Bob e Alice são nomes utilizados para ilustrar as experiências de física quântica).

Victor, ao possuir um fotão de cada par entrelaçado, tem total controlo sobre as partículas de Bob e Alice. Mas o que aconteceria se Victor decidi-se entrelaçar as duas partículas que ele tem.

Ao fazê-lo, também os fotões de Alice e Bob (já entrelaçados com cada um dos dois fotões na posse de Victor) iriam entrelaçar-se entre eles também. A boa notícia é que Victor pode decidir realizar esta ação a qualquer momento que desejar, mesmo depois de Bob e Alice terem medido, modificado ou até mesmo destruído os seus próprios fotões.

“O que é realmente fantástico, diz Anton Zellinger, também da Universidade de Viena e co-autor do experimento, é que a decisão de entrelaçar os dois fotões podem ser tomadas num momento muito mais tarde. Mesmo no caso de um dos outros fotões ter deixado de existirem.

A possibilidade de realizar esta experiência tinha sido prevista em 2000, mas ninguém conseguiu fazê-lo. “A forma como entrelaçamos as partículas – explica Zeilinger, é enviá-las para um cristal, cuja metade é um espelho. Glass, portanto, reflete metade dos fotões e passa para a outra metade. Se você enviar dois fotões, um à esquerda e um à direita, cada um deles irá esquecer-se de onde procede. Isto é, perdem as  suas identidades e ambos ficaram entrelaçados.

Zeilinger diz que a técnica pode um dia ser usada para a comunicação ultra-rápida entre dois computadores quânticos, capazes de usar o entrelaçamento para armazenar informações. Claro, uma máquina com estas características ainda não existe, apesar de experiências como estas representarem um grande passo em direção a esse objectivo e realidade.

“A ideia, diz Zeilinger, é criar dois pares de partículas, e enviar uma a um computador e outra para o outro. Assim, caso se entrelacem essas partículas (tal como na experiência), os dois computadores podiam usá-las usar para trocar informações, independentemente da distância.”


Um comentário:

  1. Por enquanto , a viagem no tempo também só é possível no nível quântico...

    ResponderExcluir