domingo, fevereiro 15, 2015

8

CARNAVAL: O que merece aplausos e vaias



Por Hermes C. Fernandes

"Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5:21

O que significa "examinar"? De acordo com o dicionário, examinar é ponderar, observar, analisar atentamente, minuciosamente. Considerando a sugestão de Paulo, que tal se examinássemos o Carnaval? Em vez de simplesmente bater o martelo e condenar a maior festa popular do mundo, prefiro desembrulhar o pacote e averiguar item por item. 

Como sou do Rio de Janeiro, apresentarei abaixo as razões que me levariam a aplaudir e a vaiar o carnaval carioca:

Primeiro, o que eu aplaudiria sem o menor constrangimento:

• A criatividade dos carnavalescos e compositores expressada 
 nas fantasias, no show de cores, nos carros alegóricos, e, principalmente, no samba-enredo, muitos dos quais retratam a história, o folclore e a cultura do povo brasileiro, enquanto outros denunciam o descalabro do preconceito, da devastação ambiental e outras mazelas que assolam a sociedade. Também é de se admirar a homenagem feita a alguns ícones populares.

• O empenho e a empolgação contagiosa do povo brasileiro, cantando, dançando e desfilando pela avenida, sempre com um sorriso nos lábios, mesmo com os pés sangrando de tanto sambar.

• A união de pessoas de camadas sociais diferentes. Morro e asfalto se unem em defesa do estandarte da escola de samba.

• O encontro de gerações. É bonito de se ver a honra dada à chamada velha guarda, bem como a integração e participação das crianças. 


O que deveria nos envergonhar, e que, portanto, merece minhas vaias:

• A política de pão e circo descaradamente usada e abusada pela classe política para distrair o foco da população dos assuntos importantes. Enquanto o povo festeja, a roubalheira prossegue. Não foi à toa que os mensaleiros foram absolvidos da acusação de formação de quadrilha na semana do Carnaval. Se fosse em outra época do ano, talvez o mesmo povo teria saído às ruas para protestar.

• A promiscuidade do poder público. Dos 51 vereadores do RJ, somente 5 se recusaram a usufruir de ingressos para o camarote patrocinado pelos contraventores do jogo de bicho, como pode ser constatado aqui.

• A lavagem de dinheiro do crime organizado e da contravenção com a anuência do poder público.

• A imagem da cidade associada ao turismo sexual e explorada à exaustão pelo mundo afora. O principal cartão postal que atrai turistas ao Rio de Janeiro não é o Corcovado, nem o Pão de Açúcar, mas os glúteos de nossas mulatas.

• A atmosfera de permissividade e licenciosidade, responsável pela gravidez precoce de muitas adolescentes, e pela destruição de muitas famílias através do sexo casual irresponsável e pelo uso de álcool e entorpecentes.

• O aumento drástico de acidentes nas estradas e da violência urbana que ceifam a vida de milhares de pessoas.

Cuidemos para não jogar fora a criança juntamente com a água do banho. O que for bom e belo deve ter seu sabor realçado pelo sal, mas o que for reprovável deve ser manifesto pela luz. Devemos, portanto, evitar dois extremos: o legalismo que a tudo condena sem se dar o trabalho de examinar e a licenciosidade que nos faz aceitar tudo, tornando-nos "cúmplices das obras infrutuosas das trevas" (Ef.5:11).

* Em tempo, muito merecida a homenagem que a Imperatriz fez para o galinho de Quintino. Zico foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Sinto por quem não teve o privilégio de vê-lo jogar. 

8 comentários:

  1. Anônimo11:00 AM

    O Bispo Hermes Fernandes disse: "Primeiro, o que eu aplaudiria sem o menor constrangimento:

    • A criatividade dos carnavalescos e compositores expressada nas fantasias, no show de cores, nos carros alegóricos, e, principalmente, no samba-enredo..."
    E PRINCIPALMENTE NO SAMBA ENREDO, então leia parte do samba enredo 2014 de 2 escolas, a Mangueira e o Salgueiro:

    MANGUEIRA:

    "Faço um pedido a rainha Iemanjá
    Ilumine a passarela pra minha escola passar"

    SALGUEIRO:

    "Templo sagrado de Olorum
    Salve a grandeza de Oxalá
    Guardiões da natureza
    É a magia dos orixás

    Oxum Iemanjá Iansã Oxóssi caçador
    Ossanha Ogum caô meu pai Xangô.."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:02 PM

      Lindos os dois enredos. Muito lindo

      Excluir
  2. Paulo César_PCB7:38 PM

    Podemos separar bem separado. Questões sobre enredo são relativas, umas prestando outras nem minimamente.

    O que devemos "aprender" com o carnaval das escolas de samba em geral é :

    1) Liderança, unir e gerir mais de 2 mil componentes / colaboradores, sem desequilíbrio em torno de um objetivo.

    2) Operacionalizar esses mais de 2 mil, sem que uns atropelem os outros.

    3) Gerenciar egos na avenida, cada macaco no seu galho sabendo que A não é mais destaque que B.

    4) Usar os recursos financeiros com aquilo que realmente causará impacto em que verdadeiramente tem que ser impactado.

    5) Organização efetiva com começo, meio e fim. com tudo no seu tempo correto.

    Imagina se a Igreja aprendesse com este exemplo e levasse o Reino de Deus a quem deve ser impactado com a verdadeira festa que há de vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:03 PM

      Então quer dizer que voce gostou e aprova o enredo da mangueira e do salgueiro?

      Excluir
  3. Qualquer cristão ainda mais um lider cristão que ache que algo do carnaval mereça aplauso tem mais é que comprar uma abadá e ir para salvador (a capital da bahia pois provavelmente seu Salvador não seja Cristo) saudar iEMANJÁ e se purificar a base de manjericão e outras ervas do naipe. Esse lixo em que alguns ou muitos Cristãos são e estão se tornando adeptos é a representação maxima da podridão , da Babilonia/Sodoma e Gomorra carnal bem como culturamente é a marca registrada de uma nação de quinta categoria onde no nosso caso é pelo qual entre o futebol e a bunda e somos lembrados mundo afora. e nada mais. HERMES VOCÊ É UM GRANDE TEÓLOGO (TEOLOGIA- CIENCIA QUE ESTUDA RELIGIÕES) e você usa essa sabedoria(grande diga-se de passagem) nessa ciencia pra se dizer Cristão.. se estiver errado me corrija e me desculpe...mas quando tiver diante do espelho lembra do que falei e faça uma analise..

    ResponderExcluir
  4. Claudio12:05 PM

    Hermes bravo! Vc é um Verdadeiro teólogo? É sim!
    Sem mais comentários.
    Hermes, eu sei muito bem que vc não aprova isto que escreveu.
    E sei muito bem que vc usa suas táticas de Hermenêutica nos seus textos para puxar a mente das pessoas a refletirem o certo e o errado da vida cristã e pessoal de cada uma pessoa, como este texto aí, e outros polêmicos que já publicou.
    Mas com certeza vc Hermes não aprova isto de carnaval eu sei, porque vc é um ganhador de almas para Jesus Cristo.
    Como eu disse, vc é muito bom no que faz em seu blog de jogar um texto polêmico, e deixar as pessoas chegarem ao bom senso da realidade cristã, e analisar seus caráter humanos.
    Isto é muito bom, isto leva as pessoas darem suas opiniões e mostrar o caminho certo do Verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e dos apóstolos.
    Carnaval? Festa da carne? Eu Claudio pessoa, delete totalmente em minha vida!
    Sou 100% mensageiro do reino de Jesus Cristo, sou ganhador de almas, isto é que é ser sábio, não perco tempo com o mundo que me odeia.
    O apóstolo João diz em 1 João 3.13; 4.5,6 diz: Meus irmãos, não maravilheis se o mundo vos aborrece.
    Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve.
    Nós somos de Deus; aqueles que conhece a Deus ouve-nos; aqueles que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
    Como diz no livro de Provérbios 11.30: O fruto do justo é árvore de vida, quem ganha almas sábio é.

    ResponderExcluir
  5. http://g1.globo.com/Carnaval2007/0,,AA1468372-8037,00-CARRO+ALEGORICO+DA+UNIDOS+DA+TIJUCA+PEGA+FOGO+NA+AVENIDA.html QUE CRIATIVIDADE DESSES CARNAVALESCOS...

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz! Bispo mais um excelente texto. O Seguidor de Cristo maduro ouvi de tudo e só retém o que é bom. Carnaval é Carnaval. É uma festa como outra qualquer. A Bíblia diz que do coração do homem é que provém os maus desígnos. O que comportamento que sem tem e se vê em qualquer festa seja lá qual festa for, é só o reflexo do que o o coração está cheio. Não acredito que Jesus vá perguntar quantas almas você ganhou pra mim no Carnaval? Quantas pessoas vc evangelizou no Carnaval? Isso quem vai perguntar é a instituição igreja. No fim Jesus vai perguntar quantos necessitados você ajudou? Quantos presos visitou? A quem vc deu de comer e de beber? Porque quando fizestes a estes, fizestes a mim. É isto que está dito nas Palavras de Cristo. Julgar o que se faz ou fez no Carnaval é agir no efeito. Não vai mudar nada nem ninguém. Entregar-se a Deus, abrir a boca e deixar o Espírito Santo convencer a quem Ele quer é a única esperança de transformação do ser humano. O Evangelho não pode ser só informação tem que ser consciência. É por isso que a bíblia diz não julgue para não ser julgado e quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Fabio.

    ResponderExcluir