quinta-feira, março 14, 2013

7

Papa Francisco, uma incógnita argentina



Por Hermes C. Fernandes

Apesar de pertencer à tradição protestante, devo confessar que estava torcendo para que dom Odilo Scherer foi eleito papa. Estava terminando de escrever um artigo explicando minha predileção quando foi anunciado que o processo de escolha no novo papa chegara ao fim. Torci até o último instante. Confesso que fiquei um tanto quanto decepcionado com a escolha, mas logo me conformei e senti-me contente de saber que finalmente a igreja católica estaria sob a batuta de um papa latino-americano.

Imediatamente fui ao google em busca de informações sobre o arcebispo de Buenos Aires, agora eleito sumo-pontífice do maior ramo do cristianismo mundial.  Algumas coisas me chamaram a atenção e me fizeram olhar para o novo papa como uma incógnita.

Além de ser o primeiro papa latino-americano (apesar de sua origem italiana), o argentino Jorge Mario Bergoglio também é o primeiro jesuíta a ocupar o cargo, e o primeiro a se chamar Francisco.

Terá ele escolhido o nome Francisco em honra a São Francisco de Assis ou a São Francisco Xavier, um dos fundadores da Companhia de Jesus, da qual é membro? Embora os veículos de comunicação tenham anunciado que o nome foi escolhido em homenagem ao Francisco de Assis, tenho minhas dúvidas.

Soa irônico que um papa escolha chamar-se pelo nome de um homem que confrontou o papado, desafiando-o a deixar a ostentação e abraçar a humildade. Um homem que se despiu de toda a vaidade, e que considerava até a mais vil das criaturas como sua irmã. Se, de fato, ele se inspira neste santo revolucionário, podemos esperar que a igreja católica passe por grandes mudanças. Mas, se em vez disso, sua inspiração for outro Francisco, o Xavier, que se destacou como missionário jesuíta, podemos esperar um grande esforço missionário e evangelístico, talvez no afã de reconquistar fiéis que evadiram para as igrejas evangélicas. Só o tempo nos revelará qual será a marca de seu pontificado.

O perfil traçado pela mídia dá conta de que Bergoglio seja um intelectual conservador moderado, solícito ao diálogo com outras religiões. Dizem que é bem-humorado, não desperdiçando a oportunidade de contar uma piada, inclusive sobre a própria religião e seus padres. Esboça uma abordagem bem peculiar da pobreza. Tem sido um forte oponente à legalização do casamento gay, bem como ao uso de preservativos para prevenção de doenças. Entre suas prioridades estaria a reforma da Cúria Romana. Há quem considere algumas de suas posturas progressistas. No ano passado criticou duramente os sacerdotes que se recusaram a batizar filhos de mães solteiras e chamou-os de hipócritas. Como amante da poesia e dos livros, aprecia a obra de Fiódor Dostoiévski. Como leitor voraz, lia atentamente até a revista do Partido Comunista da Argentina, mesmo ressaltando jamais ter sido comunista. Combateu os partidários da Teologia da Libertação nos anos 70, impedindo que seus confrades jesuítas se rendessem à  proposta esquerdista. Mas não hesitou deixar transparecer sua vocação política através de seu enfoque pastoral com viés social, criticando severamente tanto a pobreza, quanto a corrupção.  Em 2001, numa visita a um hospital, lavou e beijou os pés de 12 pacientes com Aids.  

Seu país é marcado por frequentes confrontos entre o Estado e a cúpula eclesiástica. A relação entre a presidente Cristina Kirchner e a Igreja é fria e distante. Suas homilias são vistas como críticas ao governo.

Enquanto arcebispo de Buenos Aires, sua rotina começava às 4:30h e terminava às 21h. Seu estilo de vida é sóbrio e austero. Anda de metrô e ônibus como um passageiro qualquer. Dispensou o cozinheiro, e faz a própria comida. Rejeitou a residência oficial oferecida pela Arquidiocese de Buenos Aires, optando por morar em um simples apartamento nos arredores da capital argentina. Quando vai a Roma, viaja de classe econômica.

Como cristão que busca seguir as orientações apostólicas, tomo como encargo interceder pelo novo papa, desejando êxito em sua gestão à frente da ICAR. Peço que Deus lhe conceda a sabedoria necessária para promover as reformas tão sonhadas pelos reformadores protestantes. Se não der conta de realizá-las, que ao menos deixe o caminho preparado para o próximo, já que, a julgar pela sua idade, não deverá ficar muito tempo no cargo.

É possível que este papa tenha para a América Latina importância semelhante ao que João Paulo II teve para o Leste Europeu, sendo um dos principais responsáveis pela queda do Muro de Berlim e do regime comunista. Como conhece bem a realidade do nosso tão sofrido continente, espero que lute em defesa das classes menos favorecidas em vez de empenhar-se em estancar a sangria de fiéis para as igrejas evangélicas.

Ao ser apresentado na Praça de São Pedro, o papa Chico (como já está sendo chamado por aqui) pediu que os romeiros orassem por ele, antes mesmo que os abençoasse. Também solicitou orações pelo papa emérito Bento XVI. Se isso for indicação de sua índole, podemos nutrir boas expectativas de seu pontificado. 

Numa conversa recente antes do conclave, disse: "Temos que evitar a doença espiritual de uma igreja auto-referencial. Se a igreja permanece fechada em si mesma, ela fica velha. Entre uma igreja que sofre acidentes na rua e uma igreja que está doente porque é auto-referencial, não tenho dúvidas sobre preferir a primeira".

Para mim, tais declarações soam bem subversivas. Tomara que eu não esteja enganado. Já pensou, um papa que dispense o papa-móvel?


7 comentários:

  1. Anônimo2:11 AM

    Este Papa é uma estratégia poderosa da igreja católica para combater os escandalos continuos por riqueza dos líderes evangélicos, que só prezam por grandes carros, poder e dinheiro...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:26 AM

    Hermes para que tanta emoção sua!
    Este sujeito aí o novo Papa será mais um que vai perseguir os cristãos.
    Nada vai mudar lá pois o vaticano é uma máfia, e este aí vai fazer o que Satanás mandar, pois quem comanda o vaticano é o diabo, e digo, que será pior ainda do que está, nós os cristãos seremos perseguidos meu chapa! Está na pauta do vaticano perseguições aos cristãos professos, isto a mando da Nova Ordem Mundial.
    Agora me assusto ainda mais, ler isto, vindo de um bispo líder de uma "igreja chamada evangélica com vc é dono dela", dizer que estava torcendo por um Papa Brasileiro? Aí vc entregou de vez que é um Católico roxo e se passa por evangélico. Vc Evangélico Hermes? Cada dia que passa Hermes, vemos que vc não é evangélico conforme suas atitudes e textos que não condiz com o Verdadeiro evangelho! Suas ideias são mundanas, e vc é subversivo para o lado obscuro negro de trevas.
    Vc sabe que a Babilônia Católica é contra Jesus e seus seguidores e vc os apioa? Mais uma fora sua Hermes, das demais que vc está sempre dando!
    É por essas coisa que as pessoas estão dizendo que vc é herege, falso cristão.
    Presta atenção! O caminho da besta já está traçado pelo vaticano e vc Hermes se continuar em cima do muro vai ter que adorar a besta.
    Jesus Cristo está voltando, e ainda há tempo para vc Hermes converter realmente, e parar com isto de querer glórias e holofotes que vai te levar para o lago de fogo e enxofre. Acorda Hermes! Sai desta de prazeres do mundo meu caro!
    Serve também para os demais blogueiros desviados que vão te defender, mas o impressionante que os que te defende são sempre os mesmos desviados, eu sei um por um quem é.
    Olha que teremos respostas de blogueiros desviados te defendendo quer apostar?
    Novamente pergunto: Vc Hermes é cristãos mesmo? Parece que não!
    Eu quero que a Igreja Católica se dane, desde os tempos da inquisição eles são crueis perseguidores dos cristãos, e vão continuar agora com maior força, pois agora eles tem que cumprir o que a Nova Ordem Mundial manda que é acabar de vez com os cristãos.
    Se toca meu carissimo!
    Judas só foi um, e não pensa que teremos outro para ser mencinado na bíblia não Hermes, que vc não vai ser.
    Vc pode ser mencionado, mas como um joio, no meio do povo sincero evangélico.

    ResponderExcluir
  3. Os discípulos de Jesus perguntam a Jesus quando seria a sua volta, e Jesus disse em parábola: Olhai os sinais nos céus e sabeis que está próximo o verão.
    Estes sinais nos céus e na terra também estão aí diante de nossos olhos dia a dia, e muitos cristãos não estão enxergando e brincando de ser cristão.
    Cuidado, com Deus e seu evangelho não se brinca não! Abrem os olhos espirituais e enxergam o que está ao seu redor, pois o circulo sobre nós cristãos, está fechando e sermos perseguidos cruelmente pelos RomanosIgreja Católica.
    Nada vai mudar, é mais uma mentira do vaticano.
    Eles disseram que o ex Papa Bento estava velho e iam eleger um Papa mais novo, que satãnica mentira hein?
    Este sujeito aí o novo Papa é um ano mais novo que o ex Papa Bento XVI.
    E a pedofilia, e os gays a bicharada de Cardeias, bispos, padres no vaticano e na igreja Católica vão continuar, e aposto que vão queimar o arquimo no Bento pois ele sabe demais, é só uma questão de tempo, isto já é prática da Igreja Católica como faziam na época da iquisição, matavam sem dó e piedade inocêntes, e cristãos? Estes eram os primeiros a serem mortos, isto era a meta dos romanos: acabar com o cristianismo que não conseguiram, mas vão tentar novamente acabar neste século com ajuda de outros países que detestam Jesus e sua Palavra de vida eterna.
    Jesus Cristo muito em breve está voltando meus caros! O filho da perdição vai se manifestar a qualquer momento pela igreja Catolica, aí Jesus Cristo voltará para buscar sua igreja, seu povo, que não se prosta diante de imagem de escultura e não contamimam com os prazeres do mundo.
    A besta do Apocalipse sairá de dentro do vaticano e vai trazer falsa paz ao mundo, está escrito na Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  4. Testemunhas vinculam novo papa à ditadura argentina

    Vide link abaixo:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/la-jornada-jesuita-denunciou-bergoglio-por-colaborar-com-regime.html

    ResponderExcluir
  5. JUSCELINO8:30 AM

    PELO MENOS A LIMOUSINE ELE JÁ DISPENSOU. FOI DE ONIBUS.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:32 PM

    Chamar a Icar de satânica e nao ter noção nenhuma de história. Esses crentes, que sao meus irmãos, acham que a igreja terminou no ano 200 e renasceu na Reforma com Lutero... Também sou evangélico e nao obedeco ao papa, mas dai falar que a icar e satânica em tudo e desconhecimento.
    Papa Chico estou orando e torcendo por vocês.

    ResponderExcluir
  7. Nesse momento em particular, a rede está inundada de pessoas espiritualmente imaturas, "talibãs do cristianismo" brigando por causa do novo papa. Dizem ter fé em Jesus mas vivem com as calças cheias, com medo do futuro, belicosos, imbecis, fomentadores da discórida e desconhecedores da Palavra:
    Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mt 12,25
    Jesus pediu para fazer alguma Reforma??? Se pediu, foi para quem??? E desde quando quem Reforma abandona a Casa????
    A Igreja de Cristo, dividida ou não é uma só e no cumprir das profecias vai separar o jóio do trigo que está tanto na Igreja Católica quanto na Igreja Protestante. Desperta, Igreja!

    ResponderExcluir