quarta-feira, março 13, 2013

17

Disseram que estou sempre do lado do diabo!



Por Hermes C. Fernandes

Ao acessar hoje o meu perfil no facebook, deparo-me com o seguinte comentário: Você sempre está do lado do diabo. Junto com o comentário, um link de um post de Silas Malafaia sobre os pastores que se opuseram à eleição de Marco Feliciano ao posto de presidente da Comissão de Direitos Humanos.

Permita-me explicar as razões porque às vezes pareço estar do lado errado.

Olho para o mundo e vejo lampejos da graça de Deus em gestos, palavras, produções culturais, etc. Olho para a igreja e vejo anacronismo, sede de poder, narcisismo, e coisas que com tanta veemência parece condenar. Há coisas no mundo que gostaria de ver na igreja. E há coisas na igreja que a tornam muito semelhante ao mundo no que ele tem de pior.

Podemos afirmar que Jesus estava ao lado do diabo por ser tão duro com os religiosos do templo e complacente com os “inimigos”? Uma das principais razões pelos quais os religiosos conspiraram para mata-lo foi justamente esta. Como um rabino judeu poderia atender e elogiar publicamente um centurião romano? Como Ele poderia hospedar-se na casa de um cobrador de impostos, um traidor da pátria? Ao mesmo tempo em que comia com publicanos e prostitutas, Jesus era duro em Seu discurso contra os religiosos hipócritas.

Se Jesus estivesse do lado deles, jamais teria feito o que fez no templo em Jerusalém, expulsando os cambistas e acabando com a mamata dos sacerdotes. Se estivesse do lado deles, não os teria chamado de  guias cegos, hipócritas, sepulcros caiados, filhos do diabo, etc.

Os que se dizem seguidores de Jesus parecem ter tomado o caminho inverso. Somos duros com os de fora e complacentes com os de dentro. Não importa se o sujeito prega um monte de heresia; se seus inimigos são os mesmos nossos, logo, deduzimos que é nosso amigo (ou seria, comparsa?).

Até quem não professe nossa fé, ao colocar-se contra os que consideramos nossos inimigos, torna-se nosso aliado. E assim, promiscuímo-nos.  Aliamo-nos com aqueles que trazem um discurso raivoso recheado de preconceito.  Seria como se Jesus abraçasse a causa herodiana.

Fiquei chocado recentemente quando li que a bancada evangélica encontrou na bancada ruralista uma de suas principais parceiras no congresso. Ambas se lixam para as questões ambientais. Estamos sempre dando as mãos aos reacionários, aos que defendem os direitos dos poderosos em detrimento dos desafortunados. Traímos nosso Senhor e Cristo.

O que fazer diante desta triste realidade? Particularmente, prefiro cortar na própria carne.

De acordo com Pedro, o juízo de Deus deve começar por Sua própria casa. Não é em vão que no livro de Apocalipse, antes de tratar com a grande Babilônia, Jesus trata com a Sua igreja, repreendendo, exortando, corrigindo, e eventualmente, elogiando. Como julgar Roma, sem antes corrigir a igreja que estava em Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia?

Como poderíamos propor que o mundo se submetesse aos princípios e valores do Evangelho se em nossa própria casa isso não tem acontecido?

Veja, por exemplo, nossa ânsia por poder. Jesus disse que entre nós não deveria ser assim. Quem quisesse ser o maior deveria ser o serviçal. Que moral temos de conclamar o mundo a que tome Jesus como exemplo, servindo ao invés de dominar?

Jesus ensinou a humildade. Somos uma feira de vaidade.

Jesus ensinou a generosidade. Somos avarentos, gananciosos e mesquinhos. Basta ver os suntuosos templos fincados próximos a bolsões de miséria.

Jesus ensinou a amar até o inimigo. Incitamos uma cruzada contra qualquer que pense diferente de nós.

Jesus ensinou a discrição. Buscamos os holofotes a qualquer preço. Confundimos relevância com petulância.

Jesus ensinou a perdoar. Preferimos o caminho da revanche. Mexeu com um de nós, vai se ver conosco. Vamos jogar na cara da pessoa todo o seu passado, como fizemos recentemente com a Xuxa, só porque criticou um dos nossos.

Por isso o mundo não nos leva a sério. Somos uma vergonha para o evangelho de Cristo.  

De que lado eu estou? Espero estar do lado da justiça, da verdade, e do próprio Cristo. Mesmo que isso me custe a reputação. Almejo estar ao lado da adúltera, não de quem quer apedrejá-la; ao lado das minorias esmagadas, não da maioria esmagadora; dos injustiçados, não dos injustos; dos oprimidos, não dos opressores; dos pecadores, não dos pretensos santos que disfarçam suas taras com o seu farisaísmo. 

Onde quer que eu identifique traços da graça de Deus, quero realçá-los. Onde identificar traços de nossa natureza degenerada, pretendo denunciá-los, sem preocupar-me em fazer média com quem quer que seja. O importante é não trair a própria consciência. 

***
Abaixo o print do comentário que recebi:



17 comentários:

  1. So pra constar. Estamos do mesmo lado caro Hermes. Bem vindo a luta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, meu mano! Ainda há sete mil que não se dobraram... Abraços subversivos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:19 PM

      http://protestocristao.blogspot.com.br/2013/03/concurso-para-eleger-presidente-da.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/bVRfV+%28Protesto+Crist%C3%A3o%29

      Excluir
  3. Estamos do mesmo lado 2!
    O povo tem que saber diferenciar uma coisa de outra. Não é porque estou contra o Marco Feliciano nesse caso da C.D.H. que sou a favor do Jean Willian.

    Veja o comentário que recebi hoje:
    Comentário:
    O sr Wagner Lemos é um serviçal de satanás, poi vc assinou a petição junto com outros pastores de esquerda , pela retirada do pastor Marcos Feliciano da comissão dos direitos humanos , logos percebemos que vc esta a trabalho de satanás , pois prefere ver um inimigo de DEUS nesta comissão , como foi o pt por 16 anos , e deixou os ativistas gays fazer o que bem querem e se levantarem contra o povo de DEUS , zombarem, fazerem chacota , mas; vc prefere o inimigo de DEUS no controle da política e na comissão dos direitos humanos, teus argumentos são chulos e sem noção, vc pode conhecer muito da letra mas de DEUS é ignorante de pai e mãe, peça perdão a DEUS ; e converta ao Sr Jesus de verdade ,deixa ele controlar a sua alma. Conheça a sensibilidade do Espírito Santo , deixa ele te orientar , ai a verdade ira prevalecer em vc.!!!!.

    Muita ignorância, né?
    http://www.webevangelista.com/2013/03/quem-opoe-eleicao-de-marco-feliciano-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juscelino9:14 AM

      porque muita ignorancia.. ou muita arrogancia sua? quem es tú para definir a opniao dele? você é que é um hipocrita arrogante.

      Excluir
  4. FALANDO A VERDADE.3:41 PM

    Hermes, esta pessoa Jesus é o caminho tem razão de vc.
    Vc Hermes se passa por subversivo do evangelho, mas na Verdade é um pervertido do evangelho, é um vírus venenoso que mata aos poucos, e este veneno que vc aplica vai destruindo as pessoas aos poucos com suas palavras de heresias e compassivo com o erro e o mau escritas e ditas.
    Vc Hermes, só defende o errado, quem está errado nas suas atitudes vc o defende, mas aos seus irmãos da fé, principalmente pastor que no seminário temos um código de ética que vc sabe disto e vc não está cumprindo, vc quer derrubar à todos os pastores de qualquer jeito.
    E o pior defende os gays com suas orgias explícita anormais como se fosse normal o que eles fazem em via pública.
    Vc é um deles Hermes para defendê-los com braveza assim!
    Qual é a sua Hermes! De que lada está meu caro!
    Vc faz do erro o certo e quer que as pessoas concordem com vc? Assim meu caro! Vamos pensar que vc é joio, que sei que não és, mas estou ficando na dúvida de ver tantos textos que vc publica falando heresias, e apoiando o erro como se fosse normal.
    Isto é papel de um bispo líder de uma igreja como vc é?
    Hermes de que lado vc está meu amigo! Está em Jesus, ou do lado de satã!
    Da maneira que ages, parece que está na segunda opção satã!
    Aliás a maioria dos comentários que defende vc e é a seu favor, são de blogueiros DESVIADOS DO EVANGELHO ok?
    Eu sei disto pois conheço quase todos no decurso da internet.
    São Verdadeiros lobos vestidos de ovelhas.
    Este aí o tal de evangelista Wagner Jr. é o pior deles, é um fariseu hipócrita herege, herético e cara de pau!
    Falo a Verdade doa a quem doer ok?

    ResponderExcluir
  5. Parabens Hermes vc mostrou estar do lado, nao de quem está certo ou errado, mas de quem precisa da Graça tanto quanto qualquer um de nós. Como se vê, a sensatez da Graça incomoda.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:13 PM

    Ô força jovem, não é graça , é safadeza meu caro, vem é de vc, e do Hermes e de todos que concordam com o erro, principalmente concordando com as atitudes dos gays com suas orgias do inferno. Se vc acha que está certo, então more com um gay que vai desfilar a sua frente de calcinha etc, quem sabe vai rolar um troca, troca hein?
    Será que vc vai morar com um desses safados? É claro que não! E vc dizer que ajuda alguém? Vc não ajuda ninguém meu caro!
    Vc está querendo se promover neste blog, mas eu compreendo que os desviados dos caminhos de Jesus são assim mesmo.
    Joga seu veneno e os outrros que se gladiam entre si! E ficais rindo não é mesmo idiota! Infeliz! Amigo do mau!
    E por gentileza, me Poupe!
    Eu te coheço meu camarada! Vc é um desviado dos caminhos de Jesus!
    Como fica isto aí de tomar todas hein? e ..., seu bebum! E vem na cara de pau, dar sermão e ser pasar bonzinho cristão? Vc é um joio, aliás vc é o Wagner Jr e está se pasando por Jovem jacuí, me poupe por favor, não tem otário aqui não seu joio do inferno.
    Sai fora! E pare de hipócrisia por Gentileza!
    Não me faça de idiota meu caro! E pare de fazer os outros de idiota seu pervertido.
    Vc deve ser da igreja do Hermes só pode, heresias e falcidade só se encotra lá!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:19 PM

    Hermes, quem disse isto de vc, acertou em cheio! Bingo!
    Vc é isto e mais, um total pervertido do evangelho.
    Vc corrope o evamgelho de Jesus juntamente com estes blogueiros desviados que não tem nada a fazer na vida e fica escrevendo bobagens, asneiras escandalizando Jesus e o próximo sem dó e peiedade.
    Tenho dó dos membros que frequentam sua igreja "bispo hermes".

    ResponderExcluir
  8. Esses comentarios anonimos são tristes. Se for comentar usem os proprios nomes. Isso irá demonstrar pelo menos um pouco de coragem. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juscelino9:21 AM

      que diferença irá fazer? faça do seu modo e deixe quem queira fazer do dele? ou voce não leu o post seguinte do hermes em respeitar a liberdade dos outros..quer meu endereço.. telefone? só falta né?

      Excluir

  9. amo a reina porque não vive um evangelho de hipocrisia mas a nossa fé é pautada na cruz de cristo visando o amôr.

    miss athanasio.

    ResponderExcluir
  10. Tem gente que confunde Deus com o diabo e vice versa. E ai acham que os outros estão do lado errado.


    NEI exemplobereano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. juscelino9:43 AM

    Nesta eterna guerra entre o bem x mal , luz x escuridao , Deus x diabo, existem basicamente dois tipos de pessoas do lado do mal . os que por fraqueza humana praticam as coisas do mal/diabo, e os que são ferramentas/braços do mal/diabo nessa terra. uma coisa é um dito pastor/homem de Deus apoiar/proteger/tentar resgatar as pessoas que praticam o mal, outra coisa é servirem de instrumento de apoio (mesmo que aparentemente por altruímo) aos braços armados de satanás/diabo/tinhoso e outros 130 nomes que definem o mal maior sob um manto de uma pretensa bondade, altruismo e cristandade. no mínimo dos minimos num caso desse é se isentar. o que é pior , deixar um pretenso homem de Deus subverter os ensinamentos de Jesus que briga mesmo erroneamente contra a pratica do mal os atos anti-cristãos, ou crucifica-lo em detrimento de pessoas que são o braço armado do tinhoso por essas terras? fica a dúvida de qual seja realmente a intenção desses bem intencionados defensores dos frascos e comprimidos. o sr. acha que um joao uilis que em plena guerra pública pega uma Biblia a levanta para cima e a chama de livrinho de contos de carochinha para defender suas preferencias sexuais merece contemplação? merece respeito ao ponto de não poder ter oposiçao por parte de um pretenso homem de Deus e defensor da moral e bons costumes? Tem nego aí que me lembra o Fortunato, ou Fortunati. , o falso profeta da serie Deixados para traz..toda liberdade é aceitavel o importante e ser feliz.. a nova era. é o advento das deidades e divindades da natureza.
    Teologia e Filosofia e muito bom que um pastor tenha, mas como ferramenta complementar de um objetivo maior.Não tentar enquadrar a palavra em vãs filosofias é de bom tom. Teologia e Filosofia está mais para materialismo que para espiritualismo. O espiritualismo tem que falar mais forte em salvador de almas.

    ResponderExcluir
  12. Certa vez fiz exercício com o povo em um retiro em que pude perceber a maciça maioria surpresa com o resultado:
    Apenas pedi para procurarem como Jesus tratava os Fariseu, escribas, mestres e religiosos em geral; e procurarem como ele tratava prostitutas, publicanos e pecadores.
    A surpresa acontece justamente aí. A massa evangélica brasileira não foi ensinada a perceber este fato. Jesus não tratava da mesma forma as pessoas que estamos acostumados a ver na religiosidade atual.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10:19 PM

    Irmão, ha duas objeções: 1) quem nao e contra nos e por nos. Quem disse isso foi o mestre. E 2) luz nao foi feita para ser discreta. Luz e colocada no alto nao embaixo da cama. Discrição nao e virtude do crente.
    De resto, concordo.
    A paz.

    ResponderExcluir
  14. Renata8:23 PM

    Sonho com o dia em que as pessoas irão defender o evangelho de Jesus, com a mesma intensidade com que defendem telepastores, que são donos de empresas que não pagam impostos e há alguns acham que é uma igreja.
    Mtu bom saber que ainda existem pessoas interessadas em proclamar o verdadeiro evangelho. Parabéns pelo excelente texto, Hermes.
    Também quero realçar a graça de Deus.
    "Onde quer que eu identifique traços da graça de Deus, quero realçá-los."
    Bom inicio de semana!
    Beijo :)

    ResponderExcluir