sexta-feira, janeiro 02, 2015

9

O futuro já aconteceu e o tempo é uma ilusão


Você sabia que há um lugar onde o tempo não passa igual para todos? E nenhum relógio marca a mesma hora? Pois saiba que ele existe. Nesse lugar tudo está congelado: passado, presente e futuro são a mesma coisa e tudo aconteceu ao mesmo tempo. Nesse lugar, tudo o que aconteceu desde o início do universo até seu fim existe ao mesmo tempo.
O que é futuro para você já está registrado na memória de outro alguém nesse lugar. Para você, seu filho não nasceu… mas para seu irmão, ele já tem dez anos. Ou seja, talvez você nem tenha resolvido se terá filhos ou não, mas você não tem escolha. Daqui a alguns anos, seu filho terá 20. Você já deve ter percebido que a liberdade de poder decidir é uma mera ilusão nesse universo. Podemos tanto decidir o que faremos amanhã quanto uma pedra.
Isso foi descoberto por um alemão em 1905 e inspirou várias teorias surpreendentes, de por no chinelo qualquer obra de ficção. O nome do tal descobridor era Albert Einstein e o lugar a quem nos referimos desde o início é o nosso próprio universo.
- A distinção entre passado, presente e futuro é só uma ilusão, ainda que persistente… – disse Einstein uma vez numa carta em 1955.
Mas não existe algo mais concreto que a passagem do tempo! Nascemos com a consciência de que as horas passam no mesmo ritmo para todas as pessoas, e que viajamos juntos para o futuro. Como isso pode ser uma ilusão?
Vamos complicar sua mente um pouquinho… Segundo Einstein, o tempo é um lugar, uma dimensão onde andamos até morrer. Enquanto você lê essa matéria, o tempo passa, não? Na verdade, você está cruzando o tempo num meio de transporte invisível nesse instante.
Se isso ainda não foi suficiente, saiba que esse meio de transporte é bem rápido, anda numa velocidade de 1,08 bilhão de km/h, a exata velocidade da luz. Einstein também afirmou que o tempo e o espaço são a mesma coisa, que na verdade é chamado de espaço-tempo.
Se você prestou atenção, temos um probleminha. Como você deve saber, nada pode viajar mais rápido que a luz. Mas você já está andando na velocidade da luz, então e se você se levantar agora e ir até a cozinha pegar um copo de água e andar a 5 km/h? Você está ultrapassando a velocidade da luz?
Não, essa velocidade sai de algum lugar, mais precisamente dos motores que empurram o tempo. Imagine que a velocidade do tempo é um banco. Ela empresta um pouco de sua velocidade para todas as coisas que se movem. Mas claro que isso tem um preço: faz seu relógio perder velocidade, ou seja, o tempo anda mais lentamente para você. Aí as coisas ficam mais interessantes…
Exemplo: imagine que esteja sentado em frente à seu computador, você está atravessando o tempo a 1,08 bilhão de km/h. Ou seja, 1 minuto irá passar em 1 minuto mesmo, nada demais. Mas aí em algum universo paralelo você ganhou na loteria e comprou um Bugatti Veryon e decidiu dar uma voltinha com ele à 180 km/h, por exemplo. Aí então você pega emprestado 180 km/h do banco do tempo, e o que acontece? Seu relógio anda mais devagar, seu tempo passa mais lentamente em relação à todos os que estão parados no momento. Um momento que durava exatos 60 segundos passa a durar 59,99999999999952 segundos. O carro está te acelerando, mas está freando seu relógio, entenda bem, o SEU relógio. Nada muda do lado de fora do carro. Após uma hora à 180 km/h, você viajou 0,0000000576 milésimo de segundo para o futuro. Insignificante, não?
Tanta complicação para chegar nisso? Infelizmente (ou não), as velocidades que vivenciamos no nosso cotidiano são extremamente pequenas, sendo insuficiente para realizar algum efeito notável sobre a passagem do tempo. Parece que o crédito de 1,08 bilhão é mais que suficiente…
Mas será que o banco do tempo pode entrar em falência?
Sim, quando a velocidade de um corpo é muito alta. Se uma nave andar a 1 bilhão de km/h, por exemplo, o banco estará quase falindo…
Exemplo: imagine que seu Bugatti pudesse viajar na mesma velocidade da nave. Há um bar na rodovia, e há alguém no bar. De repente, surge um ladrão, que está com uma arma na cara do sujeito. Aí você passa com seu Bugatti na rodovia à 1 bilhão de km/h. Em seu relógio, são 12h15, e quando você passar em frente ao bar não verá o sujeito sendo ameaçado pelo ladrão. Lembre-se que o tempo passou mais devagar para você que estava viajando à 1 bilhão de km/h. Enquanto seu relógio marca 12h15, o relógio do bar marca 12h30! Somente o seu tempo freou. Você viajou para o futuro.
Mas o que você vê em frente ao bar? Você verá algo que, para o homem que está com uma arma na fuça, não foi ainda decidido. O que temos? Um paradoxo. Você e o sujeito vivem o mesmo instante, um momento em que ambos chamam de agora. Mas para ele é futuro algo que já está fixado em sua memória, do seu passado.
A confusão toda ainda não acabou. De acordo com Einstein, enormes distâncias também distorcem a ideia de que haja um agora igual para todos. Ou seja, para alguém numa outra galáxia, o momento em que você lê esse artigo pode ser interpretada como um distante passado.
“A concepção dele sobre o que existe neste momento no Universo pode incluir coisas que parecem completamente abertas para nós, como o vencedor das eleições presidenciais dos EUA de 2100. Os candidatos ainda nem nasceram, mas na ideia dele sobre o que acontece exatamente agora já vai estar o primeiro presidente americano do século 22”, escreveu o físico Brian Greene, da Universidade Columbia, nos EUA, em seu livro The Fabric of the Cosmos (O Tecido do Cosmos).
Então o futuro já aconteceu…
Se essa afirmação é verdadeira, então obviamente não podemos escolher como será nosso dia de amanhã. No universo de Einstein e sua Teoria da Relatividade, não há liberdade de escolha. Tudo está escrito. Nossas escolhas já estão escritas no tecido da realidade.
Bom, já que nada podemos fazer para mudar o futuro, podemos pelo menos prevê-lo? Não. Nada pode computar mais rápido que o universo.
Sir Roger Penrose, da Universidade de Oxford e considerado o maior especialista em Relatividade do planeta, concorda: “Mesmo que o mundo seja completamente determinado, como diz a teoria, ele certamente não é computável”.
E você leitor, o que acha disso tudo? Toda a liberdade de escolha para você comentar abaixo. Ou não…

***

O sábio Salomão já tinha insights sobre isso: 


"O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há novo debaixo do sol. Há alguma coisa do que se possa dizer: Vê, isso é novo: Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós (...) Sei que tudo o que Deus faz durará eternamente, nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar (...) O que é já foi, e o que há de ser também já foi..."Eclesiastes 1:9-10; 3:14a,15
Davi também expressa sua certeza de que os dias futuros já eram história no livro de Deus:

"Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles." Salmos 139:16

Depois de séculos de bifurcação, aos poucos, fé e ciência vão se reaproximando, e, em breve, hão de formar um único rio de conhecimento. 

Seria por isso que Jesus costumava dizer "vai chegar a hora, e já chegou"? 


9 comentários:

  1. nos custa entender como o Criador faz tudo!achamos que Ele é limitado como nós!

    ResponderExcluir
  2. Segundo alguns, este também pode ser um lugar conhecido como ABSOLUTO, há quem diga que é o local onde Deus habita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:52 PM

    Hermes, não tem nada a ver com o texto, mas vi aí o Gênio que o Einstein, mas ao observar melhor o Einstein, e vi que ele está parecendo com O Silas Malafaia, ou inverso, o Silas está parecendo com o Einstein.
    Se tirar o bigode e cortar o cabelo do Einstein, a cara, o rosto do Silas Malafaia fica igualzinho a do do Einstein.
    Mas também depois da sua patética plastica que fez, o botox na bochecha, está parecendo também com com o Kikio do chaves., olha se não ao é verdade! Hehehe.
    Aproveitando o ensejo, é ridículo o que o Silas vem fazendo com o evangelho e com o povo de Deus.
    Toma vergonha na cara Silas Malafaia! Vc vai cair nas mãos do Deus vivo um dia! e aí de vc! Fica esperto meu chapa, é assim que como vc diz as pessoas.
    Hermes essa é por minha conta, poi sei que não tem nada a ver com o texto ok?
    Apesar disto este texto é muito bom como os de sempre.

    ResponderExcluir
  4. Caro Hermes , não vou comentar , mas se me deres permissão vou compartilhar uma experiência , que talvez , tem a ver com o texto.

    O que vou relatar foi tão "romântico" que até hoje recordo com muito carinho . Isso aconteceu lá pelos meados de 1.998.
    Tinha um rapaz que frequentava sempre a nossa casa naquela época, o qual gostávamos muito dele. Sentíamos seu amor para conosco também. Tinha aproximadamente uns 19 anos.
    Havia sofrido muitos com alguns namoros mal-sucedidos, onde num deles o pai da moça o ofendeu com palavras tão cortantes, que o abalou tanto, a ponto desse moço chegar a chorar com profundo sentimento, pois tais palavras eram injustas e ele não merecia ouvi-las. Isso me entristeceu muito, pois o considerava como se fosse o meu filho.
    Comecei então à adicioná-lo em minhas orações, suplicando à Deus que colocasse em seu caminho, aquela que já estava decidido desde o mundo espiritual , que seria a sua companheira aqui na Terra.
    Quando foi um dia tive uma visão com ele: Vi seu rosto de perfil, bem como de uma jovem de cabelos longos, de perfil também, de frente um do outro. Depois vi os dois rostos se aproximarem lentamente, até ficarem juntinho um ao outro, nariz com nariz. Logo em seguida, vi o rosto da jovem. Tinha os olhos verdes, cabelos longos e muito bonita.
    Quando ele apareceu aqui em casa; comentei com ele sobre a visão. Sorridente, e com uma certa ansiedade, disse que iria aguardar.
    O tempo foi passando, e por motivos de trabalho,comecou a frequentar menos a nossa casa, chegando a ficar um bom tempo sem nos visitar.
    Num certo dia, eu vinha subindo uma rua aqui perto de casa, quando o avistei de longe, caminhando de mãos dadas com uma jovem. Quando se aproximaram, ao fixar meus olhos naquela jovem , quase caí de costas! Era ela, a moça da visão! Sorridente , ele me perguntou: "-É ela?". Eu, um tanto supresa e trêmula, respondi: -"Sim , é ela"! Fizemos as apresentações, conversamos um pouco e depois seguimos nosso caminho.
    Passados uns meses, fomos convidados pra o seu noivado, e pouco tempo depois se casaram. Hoje têm 2 filhos e formam uma família muito feliz.

    Foi me mostrado o futuro daquele rapaz!

    ResponderExcluir
  5. Caro Hermes , se tu permitires , quero compartilhar mais esta experiência:

    O que vou narrar aconteceu comigo no ano de 1.998. Há tantos mistérios e cousas ocultas e de vez em quando há alguns "vislumbres" que nos deixam a pensar à respeito.
    Naquela época ainda era um terreno vazio e todo murado. De vez em quando o seu dono fazia a limpeza necessária para a sua conservação. Foi então que nesse ano de 1.998 tive o seguinte sonho que me pareceu muito real:
    Sonhei que estava dentro desse terreno e via vários boxes de concreto com uma certa metragem de largura, altura e comprimento, um ao lado do outro contornando quase todo o terreno, aproveitando os muros como fundos. Eram vários boxes. Haviam portões em cada um.
    Me dirigi até eles e olhando alguns por cima dos portões, observei que seu interior, pareciam com cômodos de uma casa no formato retangular em seu comprimento.
    Passados uns seis anos desse sonho, foram colocados nos muros daquele terreno, placas de "Aluga-se". Confesso que ficamos um tanto surprêsos pois esperávamos a sua venda para construção de residências. Em menos de um ano aquele terreno foi alugado. Logo iniciou-se a limpeza total com a retirada do mato e a reforma dos muros. Podia observar isso, pois esse terreno se localiza na passagem para minha ida às compras.
    Passado algumas semanas, iniciou-se a construção interna. Via-se muitos tijolos e areia. Dias depois quando passava enfrente, como o portão de entrada estava aberto, avistei algo que imediatamente me chamou a atenção: Vi dois boxes de concreto construídos um do lado do outro. Passou-se mais um tempo e vi mais dois, depois mais, até circundar quase todo o terreno. Eram uns 20 boxes aproximadamente.
    Até que um dia, quando me aproximei do portão e olhei para dentro, não acreditava no que via: aqueles boxes estavam todos posicionados iguaizinhos ao do sonho que havia tido há vários anos.
    Foi feito o acabamento e tudo o que era necessário para terminar o objetivo daquela construção, o qual me deixou bastante surprêsa. Aqueles boxes de concreto depois de prontos, eram na verdade cavalariças, onde até hoje alojam dezenas de cavalos de raças para serem tratados e treinados.
    Naquele sonho de 1.998, eu me encontrava naquele local em tempo real , vendo e apalpando aquela construção que haveria de ser feita 6 a 7 anos depois. Como é possível isso?

    ResponderExcluir
  6. Creio que este foi um livramento de Deus referente ao que ia acontecer no futuro: Certa vez tive um sonho com o meu filho onde assistia tudo do alto. Na época ele tinha uns 8 anos.
    Era me mostrado meu filho pedalando uma bicicleta pequena, de cor branca, numa rua aqui perto de casa que vai dar numa avenida bastante movimentada, onde passa muitos ônibus. Meu filho pedalava em sentido a essa rua perigosa. Senti que tinha alguém do meu lado que me passou essa mensagem, mas por pensamento: "Não o deixe andar, ele vai ser atropelado" Pude ver que o meu filho vestia um conjunto de roupas que ele possuia na época: um short bem colorido e uma camiseta bege.
    Acordei assustada, e mais tarde contei o sonho para ele. Não acreditou muito, até fez pouco caso...
    Passado alguns dias, já tinha até esquecido, quando vejo o meu filho saindo do quarto com aquele conjunto de roupas do sonho, sinto um calafrio pelo corpo e exclamo: "Meu Deus, o sonho!" Faço ele relembrar, mas novamente ele faz pouco caso...
    Quando foi à tarde, alguém chama pelo nome do meu filho no portão. Fui ver: era um coleguinha seu com uma bicicleta branca, pequena, igualzinha a do sonho. Levo um susto! Seu coleguinha lhe diz: "Vamos andar de bicicleta na rua de baixo?" (a rua do sonho) Eu te empresto". Meu filho olha para o menino, olha para mim, e diz bem sério: "Não, eu não posso".

    ResponderExcluir
  7. Nossas escolhas do presente é que vão definir nosso futuro. O futuro vai existir mas depende de nós fazê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Se quiseres conhecer o passado de alguém olhe para o seu presente pois ele ( o passado ) é a causa; mas se quiseres conhecer o futuro de alguém olhe para o seu presente pois ele ( o futuro ) é o efeito. O tempo é uma ilusão, existe apenas CAUSA É EFEITO!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7:25 PM

    O meu grande..ve o que voce acha de meus pensamentos.Sou um eterno estudante de fisica e quantica e irei expor aqui algumas opinioes..o futuro é algo que nao existe ainda.Futuro,como o tempo e espaco,é relativo.Primeiramente,a velocidade da luz é 299792458 m/s aproximadamente 1,079km/h e nao 1,08 bilhoes de km/h como esta no texto(esta velocidade nao existe nem mesmo para materia negra de um buraco negro).O futuro é sim algo incerto para o NOSSO tempo!Ele é algo que ainda vai acontecer no NOSSO tempo-espaco.E a uniao de acontecimentos presentes.Como voce disse no texto,uma pessoa em um universo distante piscaria o olho e passaria 100 anos aqui.Okay,isso foi o tempo dela,cerca de aproximandamente 0,12 segundos.Porem naquele mesmo momento,100 anos passaram na terra,mas o momento la foi o mesmo,e ele nao esta no futuro..somente houve uma pequena variacao do tempo..a distancia e gravidade teriam que ser realmente grandes para haver realmente essa dilatacao no espaco tempo nem mesmo em um buraco negro seria possivel termos essa variacao tao grande em um espaco de tempo tao pequena,porem nao conhecemos as dimencoes do universo)Portante,o futuro,acredito eu,algo relativo.Outro fator seria:vivemos na nossa galaxia,no nosso canto do universo,seria impossivel nos deslocarmos a uma velocidade tao grande com os recursos da terra e sobrevivermos..a nao ser por uma anomalia gravitacional do universo..Entao facamos o nosso futuro agora!Do que depende o seu futuro?Do seu cerebro.O seu cerebro faz o seu futuro.Alguns acreditam em predestinacao,mas e algo que esta bastante ligado a religiao e a suas crencas.Agora se o futuro está lá,sao futuros alternativos,e nao somente UM futuro!Acreditar que somente um futuro esta lá e acreditar que o tempo é uma dimensao.O futuro e relativo e ele depende do espaco-tempo para cada um,porem ele é incerto!

    ResponderExcluir