segunda-feira, janeiro 28, 2013

5

"Celebremos ao Deus da Carnificina!"

Lady Gaga orando pelas vítimas

Por Hermes C. Fernandes

Basta que aconteça uma tragédia como a que abateu sobre a cidade de Santa Maria no último final de semana, para que alguns "irmãos" emitam suas opiniões carregadas de religiosidade preconceituosa. Alguns até aproveitam para reforçar seu proselitismo barato e desprovido de compaixão. 

Uns creditam o desatre ao diabo, conferindo-lhe um poder que beira à soberania, esquecendo-se que sua atuação é restringida pelo próprio Deus. Outros, em seu zelo religioso, alegam peremptoriamente que o próprio Deus esteja por trás disso, trazendo juízo a uma geração hedonista, entregue aos prazeres desenfreados da carne. 

Ora, não nos atrevamos a colocar tal tragédia na conta da soberania de Deus. Não o confundamos com o "deus da carnificina", que tem prazer na morte e na destruição. 

Não seria este o caso de nos calarmos reverentemente ante a dor incomensurável das famílias enlutadas? Não seria o caso de abandonarmos nossa presunção de ter resposta pra tudo e simplesmente oferecer nossos ombros àqueles que necessitam chorar? Enquanto crentes acusam, artistas seculares como Lady Gaga se apressam a prestar solidariedade, divulgando imagens em que estaria orando pelas vítimas. 

Lamentavelmente, preferimos agir como os amigos de Jó, acusando, vociferando, arrogando-nos o papel de advogados de Deus, como se Ele nos houvesse contratado para isso. 

É diante da tragédia que percebemos o quão superficiais têm sido nossas mensagens, nossas canções, nossos estudos bíblicos, pois não nos preparam para encarar a vida como ela é, com suas demandas, suas dores, suas inquietações. Tornamo-nos numa geração mimada pela teologia da prosperidade e por uma hinologia triunfalista. Simplesmente, não estamos preparados. Nossa teologia sucumbe diante da catástrofe. Nossos púlpitos são por demais rasos. Nossos sermões estão recheados de clichês, respostas prontas, sem coração, sem amor.


Como encontrar sentido numa tragédia como esta ocorrida na boate Kiss em Santa Maria? Os mortos já ultrapassam a casa dos 240 no que está sendo considerado a segunda maior catástrofe desta natureza na história do Brasil.

Alguns crêem que foi o juízo de Deus sobre jovens ímpios que se reuniam para celebrar a promiscuidade e a licensiosidade. Se houvesse ali algum crente, no mínimo, era um desviado que preferiu o mundo às coisas de Deus. Se estivessem na igreja, ou numa vigília, ou num show gospel, teriam sido poupados (como se coisas assim jamais ocorressem num território tido como sagrado).

Repetindo o que dissemos noutra ocasião: O mundo não será impactado por uma igreja triunfalista, formada de crentes insensíveis, mimados e pirracentos, que só sabem contar vantagens como se fossem testemunhos. O mundo será transtornado por uma igreja vulnerável, que desça de seu pedestal em direção à miséria, ao desespero, e às mais profundas carências humanas. Uma igreja que se identifique e se compadeça, em vez de buscar desculpas teológicas para sua letargia e frigidez. Uma igreja que não se preocupe em teodicéias mirabulantes para tentar explicar a razão das tragédias frente à realidade de um Deus amoroso e todo-poderoso. Em vez disso, se mete em meio à tragédia para revelar, num gesto, a face neglicenciada do Deus todo-amoroso. Deus não carece de advogados, mas está recrutando embaixadores do Seu amor.


5 comentários:

  1. Tens conseguido nesses dias terríveis expressar oq não tenho tido o refino para escrever, pois me acho miserável demais para falar qualquer coisa sobre tamanha dor. Eu penso no meu filho desesperadamente...me arrependo com força bruta pelos anos de vida loka e pelas noites insones de minha mãe.

    Deus no proteja.

    ResponderExcluir
  2. Eddy Fernandes7:50 PM

    Esse é um bom momento para refletir.
    Mas... quem ousaria?

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso texto! Diante de tais comentários, vis comentários, me envergonho do cristianismo pregado, maldoso, vingativo e soberbo!

    ResponderExcluir
  4. Enquanto a igreja continuar vivendo e propagando o 5º evangelho (o dos super-homens e super-mulheres, daqueles que não sentem dor alguma, que nunca perdem nada, nunca ficam pobres, nunca adoecem, são sempre alegre, não choram nunca), Jesus continuará sendo um ilustre desconhecido, tanto para os castiçais quanto para um mundo cheio de necessidades, pois não serão propagadores das Suas virtudes

    Jesus quer ainda continuar se mostrando por meio dos castiçais (o Seu corpo vivo), mas os castiçais têm que ter também a plena consciência de que nada podem fazer se Ele não for o Alfa e o Ômega desse mesmo povo que dizem segui-Lo.

    Jesus chorou. João 11:35

    E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41

    Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. Hebreus 5:8

    Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9

    Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. Apocalipse 1:11-12,20

    Seja conosco, Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:38 AM

    Hermes, quando chega a nosso hora de partir deste mundo não podemos escapar.
    Só Deus pode reverter o quadro.
    Hermes! lembra do uns dos maiores pregador de todos os tempos o missionário reverendo David Wilkerson que fazia cruzadas evangelísticas no mundo todo e que cada cruzada tinha mais de 2 milhões de pessoas, e que ele foi um dos mais ganhador de almas principalmente com os drogados, sim! ele é o mesmo que escreveu uns dos livros mais vendidos no mundo a cruz e punhal
    Pois é, ele era um homem cheio de Deus e Deus não poupou sua vida.
    Ele estava indo para uma cruzada evangélica e teve um acidente com seu veículo o que resultou a sua morte, olha que ele ia pregar o evangelho, segundo testemunhas seu corpo foi cortado ao meio pelas ferragens ele estava todo desfigurado, olha que ele era servo sincero com Deus.
    Como se explica isto aí? Hermes? Deus queria que morresses assim? Vejo que sim! Jesus e os discípulos morreram com morte trágicas também! João Batista morreu com sua cabeça arrancada decapitado! Deus é Deus e sabe o que faz.
    Alguma coisa estava erradas com eles?`Para morrerem assim?
    Deus é Deus e faz o que quer.
    Tinha um colega era capitão das forças armadas da Aeronáutica, e era pastor da minha igreja homem de Deus, certo dia ele saiu para pregar o evangelho em uma cidade com sua família, e bateu de frente com um caminhão seu veículo, e só morreu ele, sua família sobreviveu.
    Dá pra questionar Deus? Ele é Deus! E sabe o que faz.
    Não consigo explicar porque Deus deixa isto acontecer com os cristãos sinceros, mas Deus é Deus ele sabe o porque disto.
    Agora! brincar com o pecado é morte certa, porque o salário do pecado é a morte como diz as Escrituras Sagradas.
    Hermes muitos estavam naquele lugar brincado com os prazeres da carne.
    Satanás não está brincando não! Ele está levando consigo milhares de pessoas para o inferno sem Jesus, a hora dele já chegou e ele não quer ir sozinho para o lago de fogo e enxofre não vai levar muitos seres humanos com ele com certeza.
    Mortes piores do que esta jesus passou, os discípulos passaram os apóstolos passaram e muitos cristãos estão passando.
    até o povo incrédulo está passado, olha os acidentes nas estradas que o sujeito si do carro em pedaços.
    É Deus que faz isto? Lembrem-se que temos um inimigo mortal que é Satanás e que odeia o ser humano, e quer destruí-lo.
    A Bíblia dia que Satanás está como um leão rugindo esperando para nos tragar, devorar.
    Quando chega a nossa hora tem que ser! Agora do jeito trágico? ai não comigo não!
    Ou Deus permitiu? ou Satanás levou a força!

    ResponderExcluir