segunda-feira, outubro 22, 2012

37

Quem vai me impedir de assistir a "Salve Jorge"?





Por Hermes C. Fernandes

Está marcada para hoje a estreia da nova novela das 9 na Rede Globo de Televisão. Imagino a tensão que deve envolver o lançamento de uma novela para substituir um fenômeno como foi “Avenida Brasil”. Não bastasse isso, eis que surge nas redes sociais uma campanha de boicote ao folhetim. De acordo com os promotores da campanha, o título da novela seria um insulto aos evangélicos, pois implicaria numa invocação a Ogum, entidade venerada por cultos afro-brasileiros, que graças ao sincretismo, é identificada com Jorge da Capadócia, ou simplesmente, São Jorge, santo da devoção católica. Alguns chegam a sugerir que assistir a “Salve Jorge” poderia atrair maldições.

Em se tratando de marketing, creio que Rede Globo deu um tiro no pé. Não dá pra prescindir da audiência de 40 milhões de evangélicos. A Rede Record agradece!

É claro que alguns pastores se aproveitarão para tentar incrementar a frequência dos seus cultos, abalada nas últimas semanas de “Avenida Brasil”. Nada mais eficaz do que usar o medo para coibir que os crentes deem audiência à nova novela.

Prefiro ficar fora deste tipo de campanha, por entender que qualquer que seja nossa postura, deve ser fruto de uma consciência bem resolvida e não de um boicote idiota, bem ao estilo do promovidos pelos crentes americanos aos produtos da Disney. Isso revela o grau de imaturidade e alienação em que a igreja brasileira se encontra.

Quem imagina que isso seja um fenômeno recente no cristianismo, deve checar suas fontes. A igreja em Colossos sofreu o assédio deste tipo de fundamentalismo. Paulo, como defensor da liberdade cristã, combateu-o ferozmente. “Tende cuidado”, adverte o apóstolo, “para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. E argumenta: “Se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, como: Não toques, não proves, não manuseies? (estou certo de que se fosse hoje, ele incluiria “não assistas”). Todas essas coisas estão destinadas ao desaparecimento pelo uso, porque são baseadas em preceitos e ensinamentos dos homens. Têm, na verdade, aparência de sabedoria, em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum contra a satisfação da carne” (Cl.2:8,20-23).

Ninguém tem o direito de meter-se na vida privada do seu semelhante, prescrevendo o que deve ou não ser assistido, consumido, ouvido, etc. Cada qual deve avaliar por si mesmo. Para isso, temos recebido o Espírito Santo de Deus.

Se eu estiver em casa, e a novela estiver sendo exibida, nada me impede de parar e assisti-la. Se chegar alguém na hora, não vou trocar de canal. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?” (1 Coríntios 10:29). Foi para a liberdade que Cristo nos libertou!

Caso eu resolva não assistir, terei minhas próprias razões. Não será por medo de maldição. Nem por boicote que serve aos interesses da emissora concorrente. Não sou obrigado a assistir, tampouco obrigado a não assistir. Minha consciência que decidirá.

Quanto ao título do folhetim, não me causa qualquer mal-estar. Basta conhecer um pouco a história de Jorge da Capadócia para se dar conta de quem foi um homem temente a Deus, que morreu por amor ao Evangelho e por posicionar-se contrário à idolatria.

Também não estimulo ninguém a ausentar-se do culto para assistir a qualquer que seja a novela, seriado, filme, ou mesmo, algum programa evangélico. O culto ao Senhor é insubstituível. Quem se banqueteia com o Senhor jamais vai trocar o pão que vem do céu por um prato de lentilhas azedas.

Um povo bem alicerçado na Palavra saberá ver de tudo, retendo somente o que for bom. Somos pastores, não xerifes ou censores. Nosso papel é ensinar e ser exemplos, não policiar e cercear a liberdade daqueles que nos foram confiados. 

37 comentários:

  1. Cara, demais!
    xD

    Não canso nunca de ler seu blog, leio toda noite pelo celular antes de dormir...

    @danysussa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Dany!
    Sinto-me lisonjeado.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão! Parabéns!

    Também penso assim. Não assistir por medo, ou simplesmente porque o líder proibiu. As pessoas devem assistir ou deixar de assistir, por razão convicta e não por opressão.

    Não assisto novela! E não assisto por uma razão: O tempo! O pouco tempo disponível que tenho e que poderia ser usado para a novela, prefiro gastar lendo a Bíblia ou em outra atividade que me traga mais edificação.

    Ensino que o cristão deve procurar o melhor para fortalecer a sua vida espiritual. Quem é limpo limpe-se mais!



    ResponderExcluir
  4. E isso ai Hermes. Mais uma vez vc falou de algo polêmico com muita inteligência e sensatez.Aquele abraço. Salve Hermes!!!!!!(hehe)

    ResponderExcluir
  5. Gotei de sua colocação. Ninguém poderá me dizer o que devo o o que não devo fazer. Tenho maturidade suficiente para me decidir que atitude tomar. Assistir ou não assistir.

    ResponderExcluir
  6. francisco12:51 PM

    Parece que o mais importante aqui é o chichê de ser o "contra tudo no mundo gospel". Está na moda. É igual a antiga moda de ser "anti-tudo que eu acredite que é católico romano, ainda que não seja". Novela é lixo, em todos os sentidos, moral e artístico. Quem gosta tem péssimo gosto e pouco discernimento moral.

    ResponderExcluir
  7. A nova "polêmica" do mundinho gospel é o nome da nova novela da rede globo e se é correto ou não um "crente" assistir a ela. Que coisa lamentável e que mostra bem a situação agonizante que igreja brasileira vive.
    A novela que antecedeu (e todas as outras que eu me lembre) a causa da nova polêmica, e que fez um sucesso estrondoso (em todos os seguimentos, inclusive "evangélico") continha uma história de uma imoralidade de envergonhas até os descrentes, muitas pessoas, com outros credos e até sem eles, demonstraram sua repudia ao lixo moral que nos é vendido como entretenimento, enquanto cristãos professos se esbaldavam no chiqueiro de valores (i)morais da história que passava na telinha. Agora querem fazer polêmica por causa do nome do próximo lixo que vai passar e criar um "debate" sobre se é correto ou não um Cristão assistir a essas porcarias? Seria cômico que se não fosse trágico.
    Me lembrei das palavras do Paul Washer, se a "igreja" de hoje voltasse 50 anos no tempo seria uma abominação até para os descrentes. Não que hoje já não seja, mas refiro a questão moral, e ele tbm. Lamentável!!!
    Fica aqui o meu desabafo e reflexão!!!
    #luto pela dita igreja evangélica brasileira

    ResponderExcluir
  8. A nova "polêmica" do mundinho gospel é o nome da nova novela da rede globo e se é correto ou não um "crente" assistir a ela. Que coisa lamentável e que mostra bem a situação agonizante que igreja brasileira vive.
    A novela que antecedeu (e todas as outras que eu me lembre) a causa da nova polêmica, e que fez um sucesso estrondoso (em todos os seguimentos, inclusive "evangélico") continha uma história de uma imoralidade de envergonhas até os descrentes, muitas pessoas, com outros credos e até sem eles, demonstraram sua repudia ao lixo moral que nos é vendido como entretenimento, enquanto cristãos professos se esbaldavam no chiqueiro de valores (i)morais da história que passava na telinha. Agora querem fazer polêmica por causa do nome do próximo lixo que vai passar e criar um "debate" sobre se é correto ou não um Cristão assistir a essas porcarias? Seria cômico que se não fosse trágico.
    Me lembrei das palavras do Paul Washer, se a "igreja" de hoje voltasse 50 anos no tempo seria uma abominação até para os descrentes. Não que hoje já não seja, mas refiro a questão moral, e ele tbm. Lamentável!!!
    Fica aqui o meu desabafo e reflexão!!!
    #luto pela dita igreja evangélica brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, lamentável mesmo.

      Excluir
    2. concordo plenamente, Lamentável essa teoria que varias pessoas tentar impor aos seus seguidores, afinal vivemos em um pais Laico, e como o nobre colega mencionou novela é sempre um lixo.

      Excluir
  9. Como agnóstico, posso dizer: esse post é um alento num mundo de cada vez mais acirrada intolerância religiosa. Parabéns ao Hermes.

    Lembrei-me de uma tia minha, que não deixava o filho pequeno brincar de Homem-Aranha, porque o personagem faz aquele gesto com as mãos para liberar teia... E pareceria um símbolo do diabo(!). Francamente...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:25 PM

    mas que baboseira,minha gente!esse povo não crê em Jesus não?Porque para quem acredita e vive o evangelho sabe que está protegido de qualquer maldição,pelo nome e sangue de Cristo!
    Hermes,parabéns!voce dá a sua opinião sem ofender a ninguém!
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns Sr Hermes C. Fernandes pela sensatez da postagem em foco.

    ResponderExcluir
  12. Todo fundamentalismo - digo TODO mesmo - é genocida por princípio.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4:36 PM

    Quanta sensatez e sabedoria Gória à DEUS,que os fariseus de plantão,leiam esta postagem e reflitam.

    ResponderExcluir
  14. valteir freitas4:47 PM

    Concordo amigo Hermes
    temos liberdade em Cristo, mas seria bom que não perdessem tempo com coisas que deturbam os valores de um cristão,
    em ano de eleição as pessoas estão mais preocupadas com "carminha " e " salve jorge" do que quem serão seus líderes e ainda esperam um Brasil melhor, a programação existe apenas pra te distrair, viver uma ilusão e não perceber a verdade "vivemos em um país de ladrões e corruptos com condições de vida horríveis" podemos mudar isso, mas não vamos porquê somos um bando de alienados preferimos assistir novelas....
    O povo não deveria temer seu governo, mas o governo deveria temer seu povo.

    ResponderExcluir
  15. Não assisto a esse tipo de programa , porque tenho sempre uma programação melhor: Ler um bom Livro(para quem gosta sugiro a Bíblia Sagrada),um bom papo em família, fazer um curso, faculdade, línguas estrangeiras, etc...Às vezes tem abordagens interessantes em algumas novelas, mas na maioria das vezes os princípios são contrários ao que julgo sadio. A sociedade enriqueceu, possui mais recursos tecnológicos, mas está cada vez mais solitária,vazia e egoísta.Veja os altos índices de frustrações e suicídios, decorrentes deste falso modelo de felicidade vendido pela mídia comprometida com a sociedade de consumo. A narcose televisiva nos treina a não refletir e contrapor ideias. Isso pra mim é ruim.

    ResponderExcluir
  16. Gostei dessa reflexão. É preciso pensar, mas como diz João Alexandre, "É PROIBIDO PENSAR..." Essa canção é muito inteligente. Vale a pena ouvir.

    ResponderExcluir
  17. Eu não assisto novelas, não assisti Avenida Brasil que teve enorme audiencia e não vou assistir Salve Jorge.
    As pessoas são livres para assistir o que quiserem, concordo com o que o Bispo Hermes disse: "Ninguém tem o direito de meter-se na vida privada do seu semelhante, prescrevendo o que deve ou não ser assistido, consumido, ouvido, etc. Cada qual deve avaliar por si mesmo. Para isso, temos recebido o Espírito Santo de Deus", mas com tantas opções de canais com programas melhores, pra que eu vou assistir essa novela, no mesmo horario tem Séries Antigas no canal RBTV (Rede Brasil de SP) que sintonizo no satelite Starone C1, e tem seríes legais na Ulbra TV que sintonizo no satelite Brasilsat B4, tem canais da Argentina e do Uruguai com bons programas, que sintonizo no satelite Hispasat, Alem dos canais brasileiros como Cultura, e os canais pagos como Discovery, Animal Planet, etc. Com tantos canais com programas melhores para assistir, por que eu assistiria uma novela ???

    ResponderExcluir
  18. Eu não assisto novelas, não assisti Avenida Brasil que teve enorme audiencia e não vou assistir Salve Jorge.
    As pessoas são livres para assistir o que quiserem, concordo com o que o Bispo Hermes disse: "Ninguém tem o direito de meter-se na vida privada do seu semelhante, prescrevendo o que deve ou não ser assistido, consumido, ouvido, etc. Cada qual deve avaliar por si mesmo. Para isso, temos recebido o Espírito Santo de Deus", mas com tantas opções de canais com programas melhores, pra que eu vou assistir essa novela, no mesmo horario tem Séries Antigas no canal RBTV (Rede Brasil de SP) que sintonizo no satelite Starone C1, e tem seríes legais na Ulbra TV que sintonizo no satelite Brasilsat B4, tem canais da Argentina e do Uruguai com bons programas, que sintonizo no satelite Hispasat, Alem dos canais brasileiros como Cultura, e os canais pagos como Discovery, Animal Planet, etc. Com tantos canais com programas melhores para assistir, por que eu assistiria uma novela ???

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Bispo Hermes quando diz: "Ninguém tem o direito de meter-se na vida privada do seu semelhante, prescrevendo o que deve ou não ser assistido, consumido, ouvido, etc. Cada qual deve avaliar por si mesmo. Para isso, temos recebido o Espírito Santo de Deus."
    Eu não assisto novelas, não assisti Avenida Brasil e não vou assistir essa Salve Jorge.
    Com tantos canais com programas melhores para assistir, por que eu assistiria novela?
    No Canal RBTV (rede brasil de sp) que sintonizo no satelite Starone C1, tem series antigas passando no mesmo horario da novela.
    Sem falar outros canais com programas melhores como, na Ulbra TV (que sintonizo no satelite Brasilsat B4)que tem bons programas, além de outros canais como o Conexão BR no satelite Starone C2, e é tudo aberto e gratuito, nenhum tipo de pirataria, que é crime e pecado.
    Sintonizo dezenas de canais em espanhol no satelite Hispasat, com bons programa nos canais da Argentina e do Uruguai.
    Sem falar dos canais do Brasil como Cultura, que tem programação melhor no horario da novela, e os canais pagos, como Discovery, que sintonizo na sky, e centenas de outros canais, que somados os canais abertos de diversos satelites, mais os canais da sky, é muita opção de canal com bons programas que são bem melhores que novela.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10:00 PM

    Hermes, as pessoas não param para pensar... é sempre mais fácil alguém pensar por elas, e os seus textos permitem a reflexão, o que poucas pessoas gostam de fazer...

    E tanto faz se é o a Rede Globo ou algum dito "pastor" que está falando, "Você" está sendo manipulado da mesma forma, pois "vocÊ" não parou para refletir o assunto, "Você" simplesmente fez o que o outro mandou e esqueceu de recorrer a nosso Deus, e esqueceu de ter a própria opinião...

    É isso que eu acho...

    Bjs da Mel

    ResponderExcluir
  21. Anônimo10:29 PM

    e verdade creio en deus

    ResponderExcluir
  22. Anônimo11:16 PM

    eu sou manipulado pelo meu DEUS, se ele fala: SALMO 101:
    Não porei coisa má diante dos meus olhos.

    Se Deus fala para não ver, ele manda em minha vida, por isso não assisto.

    Não é ser manipulado por "algum dito pastor", mas é obedecer a Biblia. Mas tem evangelico que por causa de alguns "falsos pastores" fazem questão de desobedecer a Biblia para poder ir contra tal denominação evangelica.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo12:23 AM

    com tanto canal pra assistir, e esse povo só assiste a globo. não pega mais canal nenhum em suas casas?

    eu não assisto muitos programas dessa globo não, só o telejornal local, no Faustão besteiras e palavrões, no Jo Soares blasfemias,e o Jo disse que a Biblia é conto de fadas, no Luciano Huck mulher pelada..

    vou assistir o Tooncast que ganho mais.

    Parece que só pega a globo na casa de voces.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo10:21 AM

    A questão não é o nome, mas sim o conteúdo que está influenciando muita gente. Não vejo graça em assistir essas novelinhas banais. Se quer Graça busque em Deus, porque isso basta.

    ResponderExcluir
  25. O único capaz de te impedir em assistir é você mesmo, pois tem o livre arbítrio, penso que basta ter um bom senso para não assistir, pois na real, novela não traz nenhum crescimento, pessoal muito menos espiritual, no máximo vai estar inserindo em sua família coisas que não te favorecem. Não generalise pois os dedos são diferentes.

    Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  26. E aê, Hermes, lembra de mim?

    Dá uma olhada nesse artigo (ou tentativa de artigo... hehe) que escreví:

    http://reformaagora.blogspot.com.br/2011/09/alguns-conselhos-para-o-novo-convertido.html

    Se gostar, publica aí no seu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Fabrício2:44 PM

    Hermes, mas teve milhões de cristão que assistiu e até chorou, e que muitos não fazem isto ao ler a bíblia e orar na comunhão com o Senhor.
    E de ver um drogado sendo morto pelas drogas.
    E em várias igrejas evangélicas o assunto foi a novela.
    Como fica isto?
    Será que é o novo evangelho da rede globo nas vidas dos "cristãos?"
    Jesus Cristo disse, eu não sou deste mundo e vós também não são, quem ama o mundo o amor do Pai não está nele.
    Não ameis o mundo e nem as coisas que nele há.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo2:50 PM

    Se a novela não tem nada a ver para a maioria que comentou, e todos sabem que a rede globo é totalmente contra o evangelho de Jesus, e sabemos que a rede globo é consagrada ao diabo.
    Então meus caros, se a novela não tem nada a ver, pode assistir o fiél cristão, então ver filmes pornograficos também é normal na vida do cristão não é mesmo?
    Se o diabo está lá, está também nas novelas pois é da globo e há consagração a demônios antes de cada cena.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7:47 PM

    a grande maioria das pessoas são viciadas na globo e assistem tudo que ela transmite, se a globo colocar um cachorrinho fazendo totô durante uma hora, as pessoas irão assistir.
    Ainda bem que eu tenho TV POR ASSINATURA.

    ResponderExcluir
  30. Manoel5:41 PM

    Assunto bom para se comentar. Mas eu queria destacar que a citação de 1Co 10:29 está redondamente mal-entendida pelo autor desse texto.
    Se formos analisar o contexto veremos que o significado é realmente o inverso do sugerido por Hermes: Paulo declara que devemos nos privar de fazer certas coisas(como comer carne sacrificada aos ídolos, posso incluir assistir certos programas e novelas, etc) que iria escandalizar meu irmão. Verifique bem esse ponto.
    Sobre o tema: Eu não assisto e não me desce goela abaixo a concepção de que um cristão assiste assiduamente novelas da Globo, Record, etc. Desafio qualquer que seja a assistir, em um único dia qualquer, a apenas um capítulo de qualquer dessas novelas, e não encontrar cenas imorais, indecentes, e que degradam os valores morais cristãos.
    .
    Cuidado com o "nada a haver" porque nós é que podemos estar "nada vendo".
    Paz de Cristo.
    manosk88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Ótima postagem, qualquer coisa que alguém diga pra nós fazermos é mera opinião e imposição, a imposição não transforma, mas forma indivíduos frustrados, o Espirito Santo transforma.

    tambemfalho.com

    ResponderExcluir
  32. ISSO É UMA TREMENDA BESTEIRA!!! Sou católico, e nem por isso que vou deixar de assistir uma maravilhosa novela que está sendo exibida pela rede globo, porque "acham que vai trazer coisa ruim", da licença. Esta novela não retrata só sobre São Jorge e sim fala de tráfico de pessoas, uma coisa que atinge muitas famílias. Deus nos deu o "livre arbitrio" assistirei sim essa novela, e eu acredito muito em Deus, e se assistir uma simples novela vai contra as coisas de Deus, imagine as pessoas que roubam, matam, traficam, usam droga e etc.
    Por isso acredito muito na nossa liberdade, pois ela é muito importante para nós.
    É um DIREITO da pessoa não querer assistir, mais ela não tem que fazer campanha pra ninguém assistir, faça mil favor, né? Porque antes de reclamar da novela, vai pesquisar sobre todos os assuntos dela, e não apenas só de um.

    ResponderExcluir
  33. ISSO É UMA TREMENDA BESTEIRA!!! Sou católico, e nem por isso que vou deixar de assistir uma maravilhosa novela que está sendo exibida pela rede globo, porque "acham que vai trazer coisa ruim", da licença. Esta novela não retrata só sobre São Jorge e sim fala de tráfico de pessoas, uma coisa que atinge muitas famílias. Deus nos deu o "livre arbitrio" assistirei sim essa novela, e eu acredito muito em Deus, e se assistir uma simples novela vai contra as coisas de Deus, imagine as pessoas que roubam, matam, traficam, usam droga e etc.
    Por isso acredito muito na nossa liberdade, pois ela é muito importante para nós.
    É um DIREITO da pessoa não querer assistir, mais ela não tem que fazer campanha pra ninguém assistir, faça mil favor, né? Porque antes de reclamar da novela, vai pesquisar sobre todos os assuntos dela, e não apenas só de um.

    ResponderExcluir