segunda-feira, abril 16, 2012

6

Igrejas Evangélicas perdem 6 milhões de fiéis em 5 anos!



Em seis anos, de 2003 a 2009, cinco milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja. De 4%, esses evangélicos aumentaram para 14%  em relação ao total dos crentes das diversas denominações — um salto e tanto. O levantamento, ainda preliminar, é da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE. Ele foi feito com base em 56 mil entrevistas.
A antropóloga Regina Novaes disse que esses “evangélicos genéricos” assemelham-se aos católicos não praticantes. “Eles usufruem de rituais de serviços religiosos, mas se sentem livres para ir e vir (de uma igreja para outra)”, disse ela à Folha de S.Paulo.
O jogador Kaká (foto) e a sua mulher Carol (foto) são exemplos desse tipo de evangélicos. Nesse caso, eles não frequentam nenhuma igreja desde que saíram da Renascer ao final de 2010.
Carol, que chegou a ser ungida como pastora, tem dito que não precisa de igreja porque Jesus está dentro dela. “Por enquanto, não tenho sentido falta de rituais”, disse em recente entrevista.
Mas há casos de evangélicos que frequentam templo de sua crença e igreja católica, como Verônica de Oliveira, 31. "Não sei explicar direito. Acho que Deus é um só."
O pesquisador Ricardo Mariano, da PUC-RS, recorreu a uma expressão criada pela socióloga britânica Grace Davie para explicar o fenômeno dos evangélicos sem pastor: believing without belonging (crer sem pertencer).
Ele disse que o fenômeno pode não ter sido tão intenso como a pesquisa mostra e vai esperar a divulgação dos dados definitivos que farão parte do Censo de 2010.
O certo, segundo Mariano, é que há uma tendência de as pessoas buscaram uma autonomia em relação a igrejas que defendem valores extemporâneos e pagamento de dízimo, entre outros custos. Ela chama esse comportamento de “desinstitucionalização”, que tem a ver com um individualismo cada vez mais forte.
O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, entende que esses evangélicos fazem parte de um contexto maior, o da democratização religiosa. Por esse processo, quem mais perde, no Brasil, é a Igreja Católica, que ainda é hegemônica.
Ele afirmou que vai se manter o crescimento dos evangélicos porque eles fazem parte de um extrato da população que tem maior fecundidade.
Pela POF, as pessoas que se declaram “sem religião” (ateus, agnósticos e aqueles que creem em um pouco de várias crenças) aumentaram de 5,1% para 6,7%.
Fonte: Folha de S.Paulo e Paulopes (Via AdonaiNews)

6 comentários:

  1. Acredito que esse número vá aumentar ainda mais, é o resultado dessa onda de prosperidade, as palavras vindas dos púlpitos cada vez mais tem sido ferramenta para iludir, tentar gerar esperança de melhora baseando-se em algo vazio (dinheiro e bens).
    Tem se tornado cada vez mais difícil achar onde congregar e ouvir realmente sobre de Deus e não só sobre dízimos, ofertas, primicias, atos profetico e por aí vai...

    ResponderExcluir
  2. Gordom2:39 PM

    Hermes, o povo já está enxergando a apostasia dentro das igrejas.
    Com toda certeza as igrejas vão ficar vazias MUITO em breve.
    O povo de Deus já está vendo que este evangelho que estão pregando é da Nova Era do Anticristo.
    A tendência E vai acontecer EM BREVE, será como no tempo do pentecoste da igreja primitiva.
    Os irmãos irão reunir em casas, residências, devido não ter lugar mais para eles os cristãos sinceros nas igrejas, onde seus líderes pastores, bispos etc, estão semeiando semente má, suas palavras são dinheiro,fama, e olofotes para a sociedade podre.
    É por estas coisas que vejo que Jesus Cristo está as porta para buscar os seus santos, os Verdadeiros servos fiéis.
    À Palavra de Deus está sendo sufocada, esmagada destorcida com hersias e falsas doutrinas dentro do meio do povo de Deus, e o homem carnal, sendo a atração especial, e o Espírito Santo do lado de fora, Jesus Cristo? Nem pensar! Está em segundo plano, porque atrapalha os negocios financeiros ilicitos nas igrejas evangélicas.
    Cristãos estão adorando homens, como os Católicos adoram imagem de escultura.
    Como e com que autoridade as igrejas evangélicas tem de falar de idolatria da Igreja Católica se eles os evangélicas estão fazendo o mesmo, adorando o seu senhor o dinheiro! Ô mamom, adorando homens podres, lixos humanos carnais em cima de um púlpito pregando heresias doutrinas do diabo.
    Hermes! Dizer maranata é para poucos cristãos nesta terra, somente podem dizer maranata, são os fiéis servos do Deus Altíssimo, que não estão se prostando diante desta geração má e perversa, deste evangelho de doutrinas antibíblica, são cristãos que estão perseverando no evangelho original de Jesus Cristo que É: " Renuncia total a este mundo, até a morte ".
    Os demais cristãos mornos que vemos que são mais de 50% é dizer: Misericórdia! Socorro Jesus Cristo, grite, ponha sua boca no pó talves ainda haja esperança para voces cristãs mornos.
    O pior de tudo Jesus Cristo diz em Apocalipse, que os cristãos mornos, ele está vomitando de sua boca.
    Tome cuidado! Não brinquem com Deus!
    Porque, Deus é fogo consumidor! Ele é Deus e Juiz que vai julgar e condenar ações e atitudes que fizemos nesta terra, será toda raça humana!
    Todos nós vamos comparecer no tribunal de Deus!
    Não se esqueça disto!
    Vai acontecer queira o homem, o não! Vai acontecer.
    Cuidado! Voce que está brincado com o evangelho.
    O evangelho de Jesus Cristo é poder, é poder de salvação, é poder de libertação, e da vida eterna aos homens que arrependem dos seus pecados.
    ASSIM DIZ DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com aqueles que dizem; o motivo do crescimento dos "evangélicos sem Igrejas" é a desilusão com a teologia da prosperidade e o abuso sofrido pelos líderes religiosos, mas é bom pensarmos uma questão: Não seria essa a proposta de Lutero quando deu o ponta pé inicial para a reforma? - Ou seja, não haver um intermediário institucionalizado ligando o homem a Deus?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:11 PM

    Agora isso tudo que acontece eu culpo as igrejas pentecostais, onde tem a manhia de profecias, revelações e isso rouba a fé das pessoas. Aconteceu comigo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:48 PM

    Podemos ver em toda parte,igrejas evangelicas fechando as portas por falta de fieis. O próprio Edir Macedo da IURD tem chorado em seu pulpito, pedindo que os fieis voltem. Mas, eles esquece que certa vez, em sua rádio, quando uma fiel lhe perguntou porque dava tantos dizimos a igreja e não aconteciam milagres e mudanças em sua vida e na de sua familia, o Edir Macedo, furioso com as palavras damulher, gritou que ele não tinha culpa alguma, e que a mulher fosse cobrar a Deus. Ele falou com desrespeito a Deus, como se fosse Deus que tivesse prometido posperidade a mulher, seela desse dinheiro a seita do Edir Macedo. Vejo pessoas que se dizem evangelicas, mas que nem sabem nada da biblia, falam coisas que foram ensinadas pelos pastores e não, por Jesus. Pregam mentiras e heresias de seus pastores e não aceitam a palavra de Deus, quando lhe é mostrada. As seitam pregaram tantas heresias para tais fieis, que eles já não sabem o que é certo ou errado. Vejam o site: CAI A FARSA, lá vão encontrar tudo o que pecisam, para escaparem dos enganos das seitas evamgelicas-protestantes!

    ResponderExcluir
  6. É o fim do protestantismo!!!

    Graças a Deus

    ResponderExcluir