domingo, dezembro 18, 2011

31

Festival Promessas: Como ovelhas levadas ao matadouro

"Sim, por amor de ti (...) somos reputados como ovelhas para o matadouro." 
Salmos 44:22

Por Hermes C. Fernandes

Jamais poderíamos imaginar que um dia a Rede Globo promoveria um festival de música cristã. É claro que suas motivações são meramente comerciais, e não poderia ser diferente. Pensar o contrário é assinar um atestado de ingenuidade, pra não dizer outra coisa. Porém, não acho que deveríamos apedrejá-la por isso. A abertura concedida demonstra que a Vênus Platinada reconhece o potencial comercial desse promissor filão. 

Enquanto a Globo celebra o sucesso da audiência, os evangélicos celebram o fato de terem conquistado a terra prometida. Chegamos ao topo! Agora seremos respeitados. Acabaram as perseguições. Essas seriam algumas das conclusões a que chegaram os adeptos da religião que mais cresce no Brasil.

Tenho a impressão de já ter visto este filme antes por pelo menos duas vezes. Na primeira, quando Herodes pede que os Magos lhe informem sobre o paradeiro do recém-nascido Jesus, tão logo o encontrassem. Suas intenções, porém, não era adorá-lo, como alegava, mas eliminá-lo. O rei fajuto da Judéia sentia-se ameaçado pelo cumprimento das profecias. A concorrência tinha quer ser calada. Ninguém podia ter mais IBOPE que ele. Que bom que os Magos, avisados pelo anjo, não voltaram mesmo caminho. O outro episódio que nos remete à inusitada aproximação entre a mídia secular e os evangélicos é o da pseudo-conversão de Constatino, imperador romano. Cessaram-se as perseguições. O cristianismo tornou-se na religião oficial do império. Constantino parece ter aderido à máxima: se não pode com eles, junte-se a eles. O preço pago pela pax romana foi altíssimo. O cristianismo tornou-se numa colcha de retalhos, assimilando todo tipo de religiosidade praticado pelos povos dominados por Roma. 

Não julgo a Rede Globo. Acho até louvável a iniciativa. Apesar disso, não nutro uma visão romântica e ingênua de sua aproximação dos evangélicos.  

Penso que seria preferível que cantores e artistas cristãos se infiltrassem na mídia secular como cantores e artistas seculares, porém, comprometidos com os princípios e valores do Reino. 

Veja, por exemplo, o caso do menino prodígio Jotta A. Mesmo assediado por gravadoras seculares, preferiu assinar contrato com a gravadora de Silas Malafaia. Com a popularidade alcançada por ele junto ao público secular, seria melhor que ele se engajasse numa carreira secular, e aproveitasse a fama para divulgar através de suas músicas os valores da fé cristã. Como tomou outro rumo, vai ficar estigmatizado como cantor gospel, com um público reduzido ao gueto religioso. Sinceramente, acho um desperdício. Alguém argumentou comigo dizendo que seria duvidoso que um menino nessa idade começasse uma carreira secular sem desviar-se da fé. Meu contra-argumento é que seria mais fácil que ele se desiludisse quando adentrasse o meio gospel, e verificasse a hipocrisia com que vivem muitos dos seus astros. 

Cantores que fazem de sua carreira um ministério, deveriam dedicar-se exclusivamente ao louvor e à evangelização. O problema é que iniciativas como o Festival Promessas e programas como o do Raul Gil, do Faustão e da Xuxa, fazem inflacionar o mercado gospel. Se aqueles cantores que se apresentaram no Festival já cobravam cachês exorbitantes, imagine agora. Entre eles, há quem cobre 60 mil reais para supostamente louvar a Deus. Ora, se é para ganhar dinheiro com isso, que se tornem cantores seculares. Certamente seria mais digno e produtivo, inclusive para o Reino de Deus. Quanto aos que se dedicam ao ministério, que se contentem em viver de ofertas voluntárias e das vendas de seus Cd's.

O mercado gospel anda tão promissor (daí o festival chamar-se 'promessas'), que muitos artistas seculares já anunciaram que vão gravar Cd's dedicados a este filão, entre eles, Latino e Belo. O público evangélico fornece um enorme rebanho, ovelhas cheias de lã, prontas para serem tosquiadas.

Se, de fato, o objetivo dos cantores que lá se apresentaram era evangelização, então, por que escolheram cantar canções sem qualquer apelo evangelístico, cheias de clichês e jargões somente compreensíveis no meio evangélico?

Foi uma oportunidade e tanto. Disso ninguém duvida. Mas terá sido aproveitada adequadamente? 

31 comentários:

  1. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? ~
    2 Coríntios 6:14

    Oremos,

    ResponderExcluir
  2. Gostei Hermes, e penso o mesmo que você com relação ao menino Jotta A!

    ResponderExcluir
  3. Aí Hermes...vc lê meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  4. enfim, um comentário lucido e sem vaidades ou precedentes envejosos,a globo como empresa esta sabendo aproveitar o público que ela quer alcançar,más fiquei me perguntando se nós saberemos aproveitar este momento.
    Pastor gostei muito do seu comentário,pois hoje li alguns que estavam falando da globo como "pessoa" e não empresa,quase que dando a ela a possibilidade de conversão coisa que somente a esquecendo que quem se converte são pessoas e não coisas/empresas.Acho que as pessoas estão confundindo as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Muito coerente, caro pastor! Parabéns!
    Rev. Ezequiel Almeida

    ResponderExcluir
  6. Fabiano Dias8:23 AM

    Muito boas palavras, que Deus continue te dando sabedoria!

    ResponderExcluir
  7. Eu não acho que nos sentimos como se tivéssemos chegado ao topo, pelo contrário, conquistamos um pedaço da Terra....porque Deus deu ela a nós...apenas isso.

    ResponderExcluir
  8. Caro pastor Hermes, parabéns pelo comentário lúcido e equilibrado. Concordo plenamente!
    Peço permissão para publicá-lo em meu blog: CASA DE LEVI(levicosta.blogspot.com), com os devidos crédito. Paz.

    ResponderExcluir
  9. Gordom10:48 AM

    Hermes, as ovelhas cristãs estão frequentando um funeral morto que se chama igrejas evangélicas.
    Milhões de pessoas " cristãos " sem rumo, atrás de diversão que possa satisfazer seus prazeres da carne, que com toda certeza estão encontrando dentro dos templos institiuições chamadas igrejas evangélicas.
    Oba oba sem limite!
    Falsas doutrinas!
    E corrupção de lavagem de dinheiro do evangelho.
    Como diz em Apocaipse, Jesus Cristo está vomitando de sua boca, estes cristãos mornos.
    Queres um nartiz de palhaço para frenquentar um 'culto' desses? Uma igreja evangélica?
    A maioria dos evangélicas o povo, é um Verdadeiro gado indo para o matadauro o inferno.
    Acordem! Com Deus não se brinca, vcs terão que prestar conta a Deus no juízo final de tudo que fizeres nesta terra.
    Isto vai acontecer e é real!
    Fiquem espertos, seus dorminhocos e cegos espiritual.
    Maranata Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Sinta-se a vontade, Pr. Levi!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:18 PM

    Hermes, sua observação foi perfeita.
    Não é necessário comentar!!
    João Tertuliano.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:42 PM

    Não se trata de jugo desigual, a luz da lamparina só vai fazer diferença se estiver no alpendre e não escondida embaixo de alguma coisa, ou seja, a nossa luz só vai brilhar na escuridão, na comunhão com os santos só vai ser mais uma luz.
    Bispo Hermes, parabéns pelo seu comentário e desejo que Deus continue lhe abençoando sempre!!!

    Ely Lopes
    https://www.facebook.com/#!/ElyALopes

    ResponderExcluir
  13. Thiago Vieira de Sousa12:47 PM

    Isso ai o "Ide e fazei" discípulos fica aonde? Fácil mesmo e pregar pra crente, difícil e dar a cara pra bater, temos mesmo que propagar a palavra de Deus aonde estivermos e dar o nosso testemunho como Cristãos, o mundo não é apenas cifras creio e sei que Deus abençoa seus filhos em tudo, no meu ver quem participou do festival fez tudo para Honra e Gloria do senhor JESUS porque ele é digno de todo louvor e adoração...

    Esse é apenas mais um passo que estamos dando para levar a palavra para as nações...

    ResponderExcluir
  14. Hermes muito bom o seu comentário.
    Sempre tive essa mesma opinião. E fico muitíssimo feliz quando encontro alguém com esse mesmo pensamento. Sabe desse jeito é muito fácil viver para a "obra de Deus", se abdicar do mundo, cobrar um valor altíssimo para "louvar a Deus" realmente é uma tarefa muito simples. Eu fico me perguntando qual trabalho (se é que podemos chamar de trabalho) se aproxima mais do verdadeiro evangelho, o missionário que longe dos holofotes arriscam a própria vida para propagar o reino ou o artista gospel que cobra uma fortuna para louvar a Deus num palco exuberante. Não sou contra a música gospel em si, até gosto de algumas, porém sou da mesma opinião no que se refere a usar este meio para enriquecer-se. Também acho mais louvável a pessoa tentar a vida no meio secular e fazer a diferença lá.

    Abraço e que Deus continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir
  15. De longe o melhor comentário que li sobre o assunto.

    Há um tempo atrás, não sei se 10 anos ou mais, crucificamos o Catedral por fazerem exatamente isso. Querer provar um pouco do que tinham no "mundo gospel" fora das 4 paredes. E "hereges", acho que foi o menor elogio que ouvi de uma igreja despreparada e sem visão.

    Você disse uma coisa que me marcou muito. Quando de fato temos A OPORTUNIDADE de tornar o EVANGELHO PURO conhecido por milhões de pessoas, preferimos vendê-lo em nome de músicas recheadas de jargões do evangeliquês e empurradas por alguns milhares de cópias e execuções.

    Somos muito inocentes ou muito astutos? Fico com a primeira opção.

    Vergonha.

    ResponderExcluir
  16. O que você pensa do cantor Jotta A. penso de alguns pastores, poderiam ser formadores de opinião, colunistas, filósofos, palestrantes, com tanto assunto e coisa pra dizer, mas infelizmente a religião os prende dentro do seu círculo os sugando até o osso…

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4:38 PM

    Paz a todos e todas.
    Caro hermes gostei do seu post, claro que divergi de alguns pontos mas, ajude-me a esclarecer uma coisa. Por gentileza me defina com detalhes o que é música secular? Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5:32 PM

    Um comentario muito pertinente!! Gostei ! sou da mesma opinião!

    ResponderExcluir
  19. Muriel6:32 PM

    Hermes se possível, publique a resposta para o anônimo aí em cima.
    MÚSICA SECULAR É: ou queres saber o que é secular?
    Relativo a século; muito antigo; ralativo aos leigos; que vive no século ou sem votos monásticos; ( mundano; temporal; civil; leigo; aquele que não pertence a ordens religiosas.
    Isto que é secular meu caro anônimo.
    É a música que não é evangélica, música do mundo.
    OBS: Mas tem um agravante nisto aí!
    As músicas do mundão, não está tendo diferença nenhuma das músicas com as músicas dos gospel, estão na mesma linha da carnalidade e cifrão, money, grana, dinheiro em seus corações.
    Aliás não sabemos mais quem é cristão ou mundano estão idênticos nos seus atos pecaminosos.
    O trigo a maioria, está ficando igual o joio e dando as mãos andando juntos para o inferno.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9:11 PM

    A Igreja brasileira esta pior que o Santos contra o Barcelona.

    ResponderExcluir
  21. Marcelus9:14 PM

    Ridiculo!!!Se contente em realizar o ministerio que Deus colocou em suas mãos. Se cantores cobram milhoes pra cantar em sua igreja pode ter certeza de que o julgamento de certo ou errado vira de Deus. Não perca seu tempo criticando, ou desenhando o que seria um "evangelho perfeito".Não se esqueça das palavras de Jesus(MC 13:10) MAs importa que PRIMEIRO o evangelho seja pregado. Só isso é o que importa!

    ResponderExcluir
  22. Gustavo1:19 AM

    Em Atos 16.16 já se mostrava esta armadilha de Satanás, uma jovem possessa de espírito adivinhador ganhava muito dinheiro proclamando que aqueles eram servos do Deus Altíssimo e anunciavam o evangelho da salvação, porém, quando Paulo, já exausto, expulsou aquele espírito(vale ressaltar que o nome do festival é promessas, seria melhor adivinhação), quando acabou o lucro, eles foram colocados no cárcere e depois eles tiveram que sair da cidade. Não é o mesmo que está acontecendo hoje? Enquanto der lucro e for o próprio Satanás anunciando o "evangelho", é claro que haverá espaço no mundo (neste contexto, entenda-se na globo). A paz de Deus que excede todo o entendimento seja para com todos os irmãos em Cristo Jesus, nosso único Mediador.

    ResponderExcluir
  23. Noel Ramos8:38 AM

    Meus caros, foi a própria Rede Globo que disse publicamente que os evangélicos estão dando mais dinheiro em músicas, do que os cantores do mundão.
    Não porque eles da globo estão gostando dos gospel, isto não é o padrão da Rede Globo em investir no evangelho.
    A rede Globo é totalmente consagrados a Satanás eles tem um pacto, e rituais de magia negra com ele, o diabo, e não podem desfazer este pacto senão a Globo vai falir.
    Isto quem me disse, foi pessoas que trabalham lá dentro da emissora.
    E a Rede Globo disse mais, que eles estão investindo nas músicas gospel dos evangélicos, porque o indíce de pirataria é baixo no meio evangélico, e terão pouco prejuizo.
    Isto foi passado em rede nacional.
    Não sejam idiotas! A luz não combina com as trevas!
    É somente interesse de dinheiro e nada mais, depois os gospel serão chutados para fora da emissora com um chute na bunda quando não derem mais lucro para a Rede Globo.
    E para mim vou rir, e dizer : BEM FEITO! AVARENTOS CRENTES!
    Satanás não é seu amigo não! Ele veio para matar, roubar e destruir.
    " IDIOTAS "!

    ResponderExcluir
  24. Bom... eu achei muito legal esse post.
    Na verdadede eu acho que no Brasil está iniciando-se algo que considero inevitavel. A comercialização do evangelho. Mas cuidado.. pois eu não vejo problema e ganhar dinheiro.. muito dinheiro com o evanvelho, desde que só haja verdade no "negocio" eu acho que igenuidade de verdade é achar que podemos nos "infiltrar". Eu realmente creio que nao haja proposito de Deus para isso. É muito mais facil uma ovelha ser tragada no meio de lobos do que um lobo desfaleças de ovelha se tornar ovelha. Então essa é a unica coisa que acho ser revisto em seus comentarios, a proposta de nos infiltrarmos....
    SAÚDE E PAZZZZZZZ!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Bom... eu achei muito legal esse post.
    Na verdadede eu acho que no Brasil está iniciando-se algo que considero inevitavel. A comercialização do evangelho. Mas cuidado.. pois eu não vejo problema e ganhar dinheiro.. muito dinheiro com o evanvelho, desde que só haja verdade no "negocio" eu acho que igenuidade de verdade é achar que podemos nos "infiltrar". Eu realmente creio que nao haja proposito de Deus para isso. É muito mais facil uma ovelha ser tragada no meio de lobos do que um lobo desfaleças de ovelha se tornar ovelha. Então essa é a unica coisa que acho ser revisto em seus comentarios, a proposta de nos infiltrarmos....
    SAÚDE E PAZZZZZZZ!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9:58 PM

    toda vez que leio comentários como estes vejo como o povo que se diz, evangélico são preconceituosos, como pode falar mal de um programa só teve louvor e adoração ao nosso senhor e salvador JESUS cristo, por favor paremde julgar e tenham bons olhos para com tudo, pois JESUS já nos advertiu, sobre isso, espero que durante o ano que vem tenha mais programa como este.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo11:21 PM

    Eu fico indignada de saber que este blog e evangelico...Qtos Juiz se levantou nesta hora...Parecem ate q esquecerao q a biblia nao dar o direito de nguem julgar nguem...Filip 1:8 diz: O que importa e q o evangelho seja pregado seja de que forma for, e tbem q seja pregado a tempo e fora de tempo, ou vcs preferem ver as pedras clamar??? Com todo respeito a sua pessoa,Deus nao esta precisando de blog como este nao, este e para sua conveniencia e para promover dissencao, tudo contrario o q a biblia prega, faca alguma coisa que promova Gloria de Deus e unidade do corpo de Cristo na terra...A igreja e unico exercito que luta contra o proprio exercito e mata os seus soldados...Mto bem colocadas suas palavras, de suma inteligencia humana, mas para mim no sentindo blibico nao passou de um lixo que eu li, ela nao tem nenhum respaldo biblico...Por isso que o mdo n creu ate hoje q Jesus foi enviado, pq nao sabemos ser um, como o Pai,o filho e o Esp Santo sao um...Essa foi a oracao de Jesus por nos que fossemos um, como eles sao um, entao o mdo haveria de crer q Jesus foi enviado...Como igreja eu nao to nem ai p os interesses da rede globo, ela n e nenhuma empresa filantropica, e nos cristao n somos alienados p achar q ela ficou boazinha, ela visou seu interesses, e nos os nossos q sao almas...Eu quero n so que ela abra as portas p o evangelho, mas q todas abram, p q atravez da midia televisiva possamos entrar em lugares q nunca poderiamos entrar e com certeza o alcance da midia como o da internet ou qualquer outro meio de comunicacao e nescessario nos dias de hoje p pregacao do Evangelho...Sera que voce esta sabendo aproveitar bem seu blog na internet??? E que venha 2012 e que mtas portas sejam abertas nem q seja p ouvir pelo menos Joao 3:16 e que todo joelho se dobre diante do nome de JESUS. pq foi assim q terminou a igreja unida gritando o nome de JESUS JESUS JESUS...Se vc nao respeita eles, respeite pelo menos nos q somos igreja!!!Deus te abencoe!!!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo11:25 PM

    A promessa que esse evento ignora é a de que a casa do Deus Pai não seria feita de mercado. O próprio Cristo profetizou isso após fazer um chicote de cordas, virar mesas e expulsar os cambistas (Jo 2:15,16). Ora, se o amoroso e manso Jesus estivesse presente nesse evento, ele quebraria câmeras de filmagem, expulsaria os cantores e destroçaria os troféus, gritando: “os cristãos (atual casa de Deus) não devem comercializar sua adoração!”.

    Fabricio POA-RS

    ResponderExcluir
  29. Cleber10:25 AM

    Este Fabrício é cego, ou parece que finge que é cego, ou é da turminha dos come quieto dos gospel.
    Não tem nada há ver meu caro!
    A Rede Globo é do diabo e ponto final.
    E detesta o evangelho.
    O negocio deles com os gospel é dinheiro para depois chutar suas bundas.
    Por enquanto os gospel estão soltos, livres com suas músicas mais depois serão vigiados e terão que fazer o que a Rede globo quer, tentar calar o evangelho original, não este evangelho falso que as igrejas estão pregando.
    A intensão da Rede globo é acabar com as músicas gospel para não atrapalahar suas vendas nos cantores do mundão seus...
    Meu caro daqui uns dias vc verá que os gospel serão atrizes e ator de novelas, olha que eu falo e verá acontecer em breve.
    estão tentando calar o Verdadeiro evangelho de jesus Cristo dos apóstolos que poucos estão pregando.
    Será que vc não enxerga que é o trem da alegria!
    Acorda Ô! Gadernal!

    ResponderExcluir
  30. Cleber11:06 AM

    Hermes me desculpe o comentário que fiz, não era para o Fabricio, que comentou a realidade, e sim para a outra anônimo acima do comentário do Fabricio que deve ser dos tira lá me dá cá!
    Deve ser alguma das baba ovo dos gospel que chora ao vê-los e de quebra pede outófrafo.
    Fica esperta minha cara anônima, Jesus Cristo virá muito em breve, e se vc ficar nesta aí? Ficará para grande e terrível tribulação.
    Pare de ser criança em seguir homens máus e corruptos, usurpadores do evangelho de Jesus e converta a Jesus Cristo que é o Verdadeiro caminho sem interferência de homens.

    ResponderExcluir
  31. Tirou as palavras da minha boca (risos).
    Sempre pensei assim, só nunca tive coragem para me expressar.

    ResponderExcluir