Quem acredita em um Deus benevolente se preocupa menos com as incertezas da vida do que aqueles que creem em uma religião cheia de punições, segundo a pesquisa do Hospital McLean, publicada no "Journal of Clinical Psychology" e que será apresentada nesta sexta-feira no encontro anual da Associação Americana de Psicologia. Os médicos responsáveis pelo estudo acreditam que a crença dos pacientes deve ser mais considerada em seus regimes de tratamento e pedem que os profissionais de saúde as integrem para acelerar a recuperação.
"Muitos não estão preparados para perceber como as crenças espirituais podem contribuir para os estados afetivos e integrar estes temas ao tratamento de forma sensível", escreve o coordenador do estudo, David H. Rosmarin.
A pesquisa tem dados de dois estudos: um deles questionou 332 indivíduos, incluindo cristãos e judeus, a partir de sites e organizações religiosas. O outro pesquisou 125 pessoas em organizações judaicas, mostrando um programa de áudio e vídeo concebido para aumentar a confiança em Deus.
No primeiro caso, os pesquisadores constataram que aqueles que acreditavam em um Deus protetor eram mais confiantes. Já o segundo grupo mostrou um aumento de confiança enquanto clínica e estatisticamente diminuíam as incertezas, preocupações e estresse. O estudo mostra ainda que 93% dos americanos acreditam em Deus ou em um poder superior e que 50% deles consideram a religião muito importante em suas vidas.
"Existem evidências que indicam que muitas áreas da espiritualidade e da religião podem prever o funcionamento psicológico, mas os profissionais de saúde sequer perguntam sobre as crenças das pessoas. É uma loucura, nem perguntamos, não somos treinados para isso. Mas é importante", destaca o pesquisador.
Fonte: O Globo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBispo Hermes, não tem nada a ver com o assunto do texto mas eu peguei um gancho do comentário da Cleciane, e respeito o seu comentário ok? Cleciane.
ResponderExcluirMas infelizmente digo: Ela, e outros que se iludem com igrjas instituições que se dizem evangélicas, são mais uma vítima desta máfia evangélica de engano!
Como tem ainda pessoas que não enxergam que a igreja de Jesus, não é igreja de paredes.
Igrejas evangélicas de paredes, a muito tempo deixou de ser templo de congregar para adorar à "jesus". Hoje pode se dizer arrecadores de dinheiro para o enriquecimento ilícito!
A maioria dos líderes pastores são lobos vestidos de ovelhas, tem aparência de piedosos, santos, fazem o bem, mais são filhos da perdição, enviados da Nova Era, a Nova Ordem Mundial para preparação do anticristo e escanadalizar o original evagelho dos apóstolos e de Jesus Cristo.
Isto está aí as claras, é só quem faz parte desta sacanagem, ou cego que vê e o povo que finge que não vê! líderes evangélicos pastores corruptos: Bando de abrutes! Lixos humanos! O inferno vós aguarda, e a justiça de Deus será feita! Aguardem!
É só olhar o que está acontecendo com as igrejas que se dizem evangélicas, e que estão aumentando, porque virou uma fonte de riquezas para seu líder fazer seus deleites carnais a custas dos outros.
Ministério Público! Olha isto aí em favor do povo que está sendo lesado, e também o Governo que está lesado, somente os pastores e líderes evangélicos estão levando grande vantagem ficando ricos! Milionários!
Igrejas que virou instituições finaceiras milionárias, estou fora! E tem que se investigado pelo Minísterio Público, tenho certeza que eles vão achar podres lá dentro, até possível estelionátarios.
Bando de sacanas! e Safados!
CHEGOU O CARA DO CONTRA!!! xD
ResponderExcluirVamos sem bem sinceros aqui, seria a "crença" ou "obra de Deus", que resulta na melhora dos pacientes. Bom, a ciência tenta dizer que a parte psicológica da pessoa a ajuda quando à algo para fazer ou algum objetivo a seguir.
Bom, se eu acredito em Deus, e na hora complicada eu busco a Deus acreditando em seu milagre, eu estarei trabalhando o meu psicológico... já se não há crença, não faço meu cérebro trabalhar, e posso até morrer...
Entendeu meu raciocínio? Sempre vão tentar colocar "Regrinhas humanas" e "Filosofia terrena" para excluir o poder de Deus e coloca-lo apenas como "simbolismo"!