quinta-feira, janeiro 19, 2012

20

Por que os enganadores prosperam?



Por Hermes C. Fernandes


Chega! Resolvi botar a boca no trombone! Chega de tentar tapar o sol com a peneira. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer.

Por que os falsos prosperam? Por que os mentirosos se gabam de suas conquistas? Onde está Deus que não faz cair um raio na cabeça desses miseráveis?

Haveria algum propósito nisso? E quanto às milhares de vítimas desses charlatões?

Que unção seria esta que atrai tanta gente? Por que Deus os permite crescer tanto? Por que temos que suportá-los enquanto se esnobam em suas aquisições?

Convido-os à uma breve incursão nas Escrituras em busca de respostas para tais questões.

Paulo diz que havia tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina, mas "tendo coceira nos ouvidos", se cercariam de mestres "segundo as suas cobiças" (2 Tm.4:3).

Eis o pulo do gato desses obreiros da iniquidade! Eles dizem o que o povão quer ouvir. Por isso atraem tanta gente.

O que as pessoas querem ouvir hoje em dia? Garanto que não estão interessadas em assuntos como arrependimento, santificação, renúncia, cruz, dar a outra face, caminhar a segunda milha. Não! Elas querem é restituição, arrepio, emocionalismo barato, conquista, prosperidade.

Quem quer que diga o que elas almejam ouvir, certamente obterá sucesso em seu ministério.

E mais: querem sair dos cultos com seu ego massageado. Buscam pastores que os acaricie com bajulações, amor hipócrita, elogios.

Ninguém quer compromisso com a verdade, mas com o último modismo. Quer encher a igreja em tempo record? Fácil! Ou entra numa de fazer essas campanhas loucas, sem pé nem cabeça, ou dana a convidar cantores e bandas gospel famosos, empurrando um monte de CD para que os irmãos ajudem a pagar os altos cachês que eles cobram. E assim a famigerada indústria gospel vai sendo alimentada. Louvor e adoração são confundidos com oba-oba. E adivinha quem paga a conta?

Definitivamente, não querem a Verdade! Preferem ser enganadas (desde que seu ego saia intacto!).

Então, Deus lhes dá o que pedem! Isso mesmo que você leu.

Paulo denuncia o ministério da iniquidade, e diz que sua operação e êxito são "segundo a eficácia de Satanás". Alguém ainda duvida que Satanás seja eficaz? Tal eficácia se revela "com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem". Agora, redobre sua atenção: "Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade" (2 Ts. 2:9-12).

À luz deste texto, podemos dizer que as inúmeras pessoas enganadas por tais ministérios não são apenas vítimas, mas sobretudo, cúmplices. E os falsos mestres nada mais são do que juízo de Deus sobre eles.

Acham que podem barganhar com Deus... então, tomem sacrifício, fogueira santa, encontro tremendo, monte Sinai, amuletos, e por aí vai...

Alguns são até certinhos em se tratando de doutrina, mas suas motivações são excusas, nojentas, interesseiras. Judas os denuncia, dizendo: "Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros" (Jd.16).

Estes se queixam de seus líderes, passando a idéia de que estão sendo perseguidos e injustiçados na denominação, para ganhar o coração dos incautos, fazendo-os sentir pena deles, e ódio de seus líderes. Esta estratégia visa preparar o caminho para uma eventual divisão. Queixam-se de uns, enquanto bajulam a outros.

São inescrupulosos! Fazem negócio em cima do rebanho que lhes fora confiado. Miseráveis! Deus os destruirá!

Confesso que eu preferia que eles se vissem pregando só para os bancos. Mas a Bíblia é clara: "E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade. Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas. Para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme" (2 Pe.2:2-3).

Quantos estragos estes lobos cruéis têm feito em famílias inteiras! Querem se meter até onde não são chamados. Estes são "os que se introduzem pelas casas" (2 Tm.3:6). Casamentos têm sido destruídos por causa de seus ensinos. Filhos preferem obedecer e honrar a eles do que a seus pais.

Apelo aos apologetas de plantão que não dêem trégua a esta raça maldita. Atentem para a admoestação de Paulo: "É preciso tapar-lhes a boca, porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância" (Tt.1:11).

Tudo quanto fazem envolve dinheiro. Querem mais, mais e mais. Seu deus é o ventre! Não se contentam com o que têm, e acham que o sucesso ministerial se mede pela ostentação.

Ufa! Eu tinha que dizer tudo isso. Estava entalado.

O que me consola é saber que o tempo do juízo de Deus sobre eles se avizinha.

Paulo nos garante: "Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez" (2 Tm.3:9). E mais: Os enganadores "irão de mal a pior, enganando e sendo enganados"(v.13).

Até os sinais que acontecem em seus ministérios são juízo de Deus, para que sejam mantidos em seu engano. Tudo quanto estão plantando, hão de colher. Toda dor que provocaram, hão de sentir na própria pele.

E sabe por quê?

"De Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7).

20 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Muito edificante

    Abraços

    Marcelo, do blog marcelothethinker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Missionário Barbosa10:25 AM

    IRMÃO HERMES, GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO O SANTO E JUSTO DE NAZARÉ. GLÓRIA AO PAI,GLÓRIA AO FILHO,GLÓRIA AO ESPÍRITO SANTO.
    Belo texto meu irmão!
    Com certeza meu irmnão amado em Cristo, com DEUS não se zomba.
    "DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER". Gl 6.7.
    Aqueles que afirmam ser nascidos de novo e seguidores de Jesus Cristo o Santo de Nazaré e têm o Espírito Santo; ler Gálatas 6.3 que diz: Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Deliberadamente semeiam na carne, e satisfazendo seus desejos pecaminosos; ler Gálatas 5.19,21, são culpados de zombar de DEUS e de desprezá-lo. Que ninguém se engane: Tais pessoas não ceifarão, herdarão a" Vida Eterna", mas a "Corrupção" e a morte eterna; ler Gálatas 6.8 diz: Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna. Em Romanos 6.20,26 diz: Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
    Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.
    "TIVERAM PRAZER NA INIQUIDADE"
    2 Tessalonicenses 2.12.
    Ter prazer no pecado, avareza, imoralidade, idolátria, etc, quando se deveria amar a Verdade será o fator decisório do julgamento da parte de DEUS nos últimos dias ler
    2 Tessalonicesses 2.10. Experimentarão a ira e a tribulação divinas aqueles que não amam a Verdade, e sim se deleitaram no mal e na imoralidade, na injustiça, e na avareza de homens amantes de si mesmos; ler 2 Timóteo 3.1,2. Serão entregues ao engano demoníaco, ao poder das trevas e à justiça divina; ler Lucas 23.35; Romanos 1.32; I Timóteo 4.1. Sofrerão julgamento no dia do Senhor não somente incrédulos, mas também os culpados de apostasia da Verdadeira Fé. Os tais preferiram o pecado do que ao prazer de DEUS, e recusaram-se a resistir à imoralidade, injustiça dos últimos dias; ler 2 Tessalonicenses 2.2; 2.3,7; 2 Timóteo 4.3,4.
    CONCLUINDO: 2 Tessalonicenses 3.6 diz: Mandamo-vos, porém irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu.
    O apóstolo Paulo referi-se a esses que andavam desordenadamente eram desoculpados e inimigos do trabalho. Tiravam proveito da generosidade da igreja do povo de DEUS; ler
    I Tessalonicenses 4.9,10, e dependiam, também dos irmãos que guanhavam a vida trabahando normalmente; ler2 Tessalonicenses 3.6,15. Paulo diz que tais pessoas devem ser disciplinadas mediante a recusa de lhes dar sustento e o privá-los da comunhão da igreja ; ler
    2 Tessalonicenses 3.6,14.
    No livro de I Coríntios 16. 1 diz: Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei à igrejas da Galácia.
    No Capítulo 16 de I coríntios Paulo dá instruções para a coleta a favor dos cristãos pobres em Jerusalém.
    Pelo o que vejo, isto não acontece nas chamadas igrejas evangélicas, o que vejo, é pura avareza e riqueza individual, amor profundo ao dinheiro de pastores que estão fazendo fortunas para seu bem-estar nos seus prazeres da carne.
    Que DEUS, tenha misericórdia do seu povo!
    Um dia isto tudo acabará! DEUS vingará o seu povo!

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu estava vendo um culto através da Rede Super da Igreja Batista da Lagoinha em BH.
    E o seu pastor presidente, Márcio Valadão, com suas próprias palavras diz: Hoje nossa Igreja tem aproximadamente 45.000 mil membros, e um dia um irmão me perguntou porque eu estou sempre com a cabeça raspada; então eu lhe disse: Meu irmão, é porque estou fazendo voto à Deus de deixar a cabeça raspada, para que a igreja consiga 50.000 mil membros.
    Futuramente esta igreja construirá um estádio; o terreno já tem e é imenso!
    Já pensaram o montantante de dinheiro que entra nesta igreja? Onde têm muitos empresários de empresas grandissímas que dão fortemente os dízimos, e também pessoas que guanham muito bem! Para onde está indo este dinheiro que é imenso?
    Para concluir, este pastor, disse que irá expandir a rede de televisão super para São Paulo, e irá montar uma rede de rádio, e disse assim: Se eu falar o quanto vamos gastar para executar isto estes projetos, vcs vão cair de costas, é muito dinheiro mesmo!
    Se a igreja têm tanto dinheiro assim para gastar em televisão, e rádio, porque não declara publicamente aos seus membros quanto entra o real montante de dinheiro.
    Isto nunca é declarado, sempre diz que está no vermelho. Mas para comprar um rede de televisão e rede de rádio tÊm!
    OBS: Gostaria de saber se esta rede de televisão e esta rede de rádio está no nome da igreja, ou no nome da família Valadão, ou de laranjas!
    Isto deveria ser investigado!
    As igrejas têm que pagarem, declarar o imposto de renda urgênte.
    Porque é muito dinheiro que corre lá dentro, e para onde vai, não sabemos!
    Porque as coisa ocultas não são reveladas.
    As igrejas estão virando : O jeitinho brasileiro. Maquiagem, corrupção total!

    ResponderExcluir
  4. O caro irmão escreveu: "Ufa! eu tinha que dizer tudo isso".
    Eu digo, Aleluia, eu esta querendo ouvir tudo isso, já há algum tempo.
    Deus tenha misericórdia de todos que O buscam em verdade.
    E saibam todos:
    V.D,M.I.Ae.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:02 PM

    é muito triste ver q o evangelho verdadeiro tem se apagado, e só ouvimos falar de sermos ricos, enquanto a bíblia diz q não levaremos nada desse mundo!!!
    onde estão as palavras de vida eterna?? ser rico ou milionário não é anunciar as verdades eternas!!
    acho que isso está entalado na garganta de todos que compreendem o q é o verdadeiro reino de Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:33 PM

      abrirei a janela do céu e desrramarei benção sem medida... olha eu acredito q o justo não medinga pão. os homens d Deus do passado tinham d Deus essas benção. fazer voto com Deus é biblico ou vc acha que um cordeiro era barato na epoca ou vc acha q agua tinha em abundancia, molhar altar numa epoca d seca era uma atitude d fé e envolvia custo sim, ananias e safira roubaram o Senhor, envolvia bens dinheiro sim ipocatra é aqueles q dizem não precisamos d nada nesta terra só pregar a palavra, pra se pregar a palavra de uma forma organizada pra que não se zombem e ridicularizem os cristão e tenha efeito tem q ter dinheiro sim, vivemos epocas onde a globalização toma conta vc usa a internet pra falar d Jesus e até mesmo pra falar mau d seu proprio povo, isto é escandalo reino dividido, é melhor focar as seitas e heresias e não criticar os metodos q cada um usa, estão pregando a salvação em Jesus? é o que importa. eu fui muito abençoada em uma igreja q faz votos e fogueira Santa, e dai? vai questionar minha benção? não olhei pra nada pra pastor pra dinhe iro prA NADA OLHEI MINHA FÉ E FUI COM FORÇA EU E DEUS E FUI ABENÇOADA. E SAI DE UM ESTADO D VERGONHA. POR ISTO NÃO CONDENO ESSAS IGREJAS NÃO MESMO, SE VC VE MAUDADE ENTÃO FICA EM UM LUGAR Q T AGRADE, MAIS NÃO FALE MAU D UMA FÉ Q VC NÃO EXPERIMENTOU, ESSA IGREJA Q VC FALA Q FAZ FOGUEIRA SANTA, REVERENCIAM JESUS NA HORA DA REUNIÃO, E PREGA A SALVAÇÃO. VC JA VIU A ESTRUTURA DE UMA ESCOLA BIBLICA PRA CRIANÇAS NESSA IGREJA VC JA VIU UM BERÇARIO NESTAS IGREJAS, TEM TODA COMODIDADE PRA QUE OS PAIS TENHAM LIBERDADE D BUSCAR O SENHOR JESUS. UM DIA EU PROPRIA FALEI MAU E DEUS ME LEVOU ATÉ LA ATRAVEZ DA DOR PRA CONHECER, EU FORMADA EM TEOLOGIA PROFESSORA D ESCOLA BIBLICA E MINISTRA DO LOUVOR. CADA UM TEM UMA FORMA D LEVAR A PESSOA ATÉ JESUS, T DIGO UMA COISA TODOS Q ESTÃO NESTA IGREJA VIERAM D UMA VIDA DESGRAÇADA E TALVES VC NÃO TERIA CORAGEM D AJUDAR, POR ISTO ESSAS PESSOAS HOJE NÃO SÃO MISERAVEIS COM A OBRA DE DEUS E TUDO Q A PESSOA CONQUISTA PERTENCE A DEUS, E ELAS DÃO PARA A OBRA, SEM DOR NENHUMA. ISTO É FÉ É DISPRENDIMENTO E ISTO LEVA A PESSOA A CONQUISTAR, QUESTIONAR ISTO NUNCA LOUCO É AQUELE Q JULGA E QUESTIONA.SE VC NÃO PODE COMER CARNE ESTÃO COMO LEGUMES MAS NÃO JULGUE A FÉ DOS OUTROS NINGUEM QUER FICAR RICO, MAS QUALIDADE D VIDA É IMPORTANTE E TODO MUNDO QUER, E SE A SUA FÉ TE LEVAR A FICAR RICO D GRAÇAS A DEUS E SE PREPARE POIS ALGUEM SEMPRE VAI TE JULGAR. MAS CONVEM Q JSEUS CRESÇA EM MIM E Q DIMINUA EU.

      Excluir
  6. Conte comigo, caro irmão, para ser uma dessas vozes de apologetas a não dar trégua a esses lobos vorazes! Que Deus me permita ser uma voz a mais a denunciar esses crápulas que leiloam a Graça de Deus.
    Outro dia ouvi uma frase que descreve esses tais.
    diz mais ou menos que Jesus é o caminho, mas tem igrejas que são o pedágio. Triste, mas real.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:21 PM

    Trabalho sim! Ganância NÃO! Esses pastores praticam a doutrina de Balaão. Lembrando que o apóstolo Paulo se sustentava armando tendas e não pregando em igrejas.

    Evelin Olívia Fróes

    ResponderExcluir
  8. Alguns pensam "Por que eu devo manter santidade diante do Senhor, sendo que conheço pessoas que não andam retamente em seus caminhos e parecem prosperar em tudo que fazem?" Mas na verdade o Senhor se levantará em Juízo contra os mesmo como dizendo "Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei; Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar, e tornarei os rios em ilhas, e as lagoas secarei." (Isaías 42.14-15.)

    Neste últimos tempos Deus se mantém em silêncio, o propósito dessa demora é a salvação, muitos se achegarão à ele como muitos endurecerão seus corações.

    Oremos para que quando o Dia do Senhor chegar possamos estar preparados!

    Fiquem na Paz, Beijoos Gih_Pepsi.

    ResponderExcluir
  9. QUE POST EDIFICANTE!!!PARABÉNS PELO CONTEÚDO DO SEU BLOG,SEMPRE PASSO POR AQUI E AMO QUANDO ENCONTRO ASSUNTO SOBRE SUA PRINCESINHA...FELICIDADES SEMPRE!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3:15 AM

    parabéns!!!!!!!!!!!!!uuffffa,até pensei que o senhor persegue a unversal, mais com certeza era impressão minha,rsrs. eu sei que este post nao era criticando o trabalho da universal! mais so para o senhor tomar nota ,foi através desse trabalho(de usurpadores)que a minha vida foi transformada,fui liberto das drogas e de inumeros vicios de uma vida miseravel,para me tornar uma pessoa bem sucedida e ainda alcancei o melhor premio de todos, conheci a DEUS!!! ALELUIA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bispo Hermes, gostaria de complementar o meu comentário da Igreja Batista da Lagoinha que fiz acima ok?
    Para não deixar dúvidas, o Tesoureiro responsável pelas finanças da Igreja era ou ainda é "o Sogro do pastor líder Márcio Valadão".
    Tudo em família não é mesmo? Será pórque?
    Deixou para quem quizer pensar o que isto dá!
    Para mim até a próxima!

    ResponderExcluir
  12. Olá Hermes Fernandes, a paz do Senhor!

    Também passo a seguir seu blog a partir de agora! Obrigado pela sua honrosa visita em meu blog.

    Conte comigo sempre!

    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Hermes, concordo que essas pessoas (As que busca a Deus apenas por interesse)tem exatamente os que elas buscam (Um evangelho de mentira), como diz Paul Washer, elas não são vítimas. Mas, fico sempre preocupado quando generalizamos, quando colocamos todo mundo no mesmo "saco" (Que não foi o caso do seu post, mas, de alguns comentários.). Julgar um ensinamento é bem mais fácil e mais prudente do que julgar intenção, motivação. E mais, não podemos confundir o fato de uma igreja ser "rica", ter rádios, tvs, seja, necessariamente, um problema, ou fruto de corrupção. Chega desse discurso hipócrita que esse dinheiro poderia ser investido em outra coisa, Será que também não é? sou membro de uma igreja simples, em um bairro simples, mas, sempre que tem um pouco mais de dinheiro o que é que pensamos? Vamos melhorar o som, trocar o piso, as cadeiras... Penso que é assim em toda igreja, ou não? Mas, se a pergunta é: A igreja precisa desempenhar um papel social mais importante? Sim!!! Todos, como igreja, precisamos olhar mais para os lados, e abençoar o próximo. Isso é evangelho.

    Marcos Paulo Correia.

    Qual sua opinião sobre composição? Inspiração divina ou talento humano? Opine lá no blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Poucas vezes vi uma explicação com citações da bíblia tão diretas e transparentes...
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  15. Olá amado Bispo Hermes,

    Excelente texto, com citações corretas e paixão na defesa da verdade. Quero aproveitar e comentar que realmente é muito difícil viver num mundo de cegos onde se enxerga alguma coisa.

    Escrevi um post sobre isto: http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/2011/01/por-que-temos-tantos-mortos-vivos-nas.html

    Gostaria de sua opinião sobre o assunto, se possível. Acho que em geral os comentários são sensatos e refletem a frustração da membresia que acordou.

    Quanto ao comentário do Ministério Geração de Davi, não acho que seja hipócrita de nossa parte achar que as igrejas deveriam investir muito mais de sua arrecadação em outras coisas que não sejam a manutenção de templos e outras coisas temporais.

    Na verdade essa roda viva nunca termina. Nunca se tem o suficiente para manter o satatus quo. No mais,

    Graça e paz, sempre.

    ResponderExcluir
  16. EM 2 TESS.O APÓSTOLO PAULO FALA ,NO CAP. 2 QUE DEUS"LHES MANDA A OPERAÇAO DO ERRO,PARA QUE CREIAM NA MENTIRA"...ESTÁ LÁ...É SÓ LER O CONTEXTO...O PROBLEMA É QUE O POVO QUE VAI AS ESTES "LUGARES",NAO TEM O MENOR INTERESSE EM LER A BÍBLIA ,TAMPOUCO AS EPÍSTOLAS NOVO-TESTAMENTÁRIAS,NESSES "LUGARES",USA-SE 90%O VELHO TESTAMENTO PARA USAR TEXTOS ISOLADOS SEM CONTEXTO,GERALMENTE SOBRE SACRIFÍCIO Q ELES DISTORCEM PARA SACRIFÍCIOS EM DINHEIRO........
    ELES SÓ LEEM O QUE O "PASTOR,BISPO OU APÓSTOLO" MANDA E NAO CONFEREM NADA.
    MAS TUDO ESTÁ LÁ,NA PALAVRA DE DEUS...QUE LÁSTIMA O POVO QUE SE QUER CHAMAR "DE DEUS",NAO CONHECER DELE A SUA PRÓPIA PALAVRA E "REPOUSAR NO ERRO"....EUFEMISMO PARA NAO DIZER LITERALMENTE:"VIAJAR NA MAIONESE"....

    ResponderExcluir
  17. Trégua? voce disse "trégua"? Mas nem pensar!!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito me alegro em perceber que voces dois, Hermes Fernandes e Renato Suhett tenho enxergado a simplicidade do evangelho. Digo isto porque a escola de voces é a mesma: teologia da prosperidade. Agradeço ao Senhor por Ele ter iluminado vossos corações. Nao recuem por dinheiro nenhum desta caminhado. vossos galardões estará nos céus em Cristo.

    ResponderExcluir
  19. Olá bispo! Que postagem maravilhosa, estou com o senhor nessa!
    Não me calarei diante disso, as pessoas me criticam por ter essa postura dizem que sou muito crítico e que ficar falando sobre isso não muda nada, mas se Deus tem me mostrado inúmeras heresias, creio que é necessário expor para que os cegos que vivem no engano possam enxergar.

    Gostaria de publicar isso no meu blog, posso?

    Ainda vou na Reina conhecê-lo pessoalmento.


    Graça e Paz!

    ResponderExcluir